A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Biodiversidade dos Animais

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Biodiversidade dos Animais"— Transcrição da apresentação:

1 Biodiversidade dos Animais

2 Centro Educacional 01 de Planaltina
CIÊNCIAS NATURAIS Professora: Andréia Cristina

3 O nosso planeta é formado por uma grande variedade de ambientes, como oceanos, rios, matas,desertos,montanhas,regiões cobertas de gelo, cidades e outros, por isso é possível abrigar infinidades de seres vivos também diferentes.

4 Alguns só vivem em determinado ambiente;
Tem o exemplo: Peixes, polvos, lula, tubarão.. Outros ocupam diversos ambientes; Tem o exemplo: Minhocas, lesmas, borboletas

5 OS MAMÍFEROS Características dos mamíferos
Geralmente, têm o corpo coberto de pêlo. Nascem no útero da mãe. Quando são pequenos, alimentam-se do leite materno. A maior parte anda; outros nadam e outros voam. Têm esqueleto interno. São animais vertebrados.

6 Alguns animais mamíferos …

7 OS RÉPTEIS Características dos répteis
Geralmente, têm o corpo coberto de escamas e alguns têm uma carapaça com placas. Nascem de ovos. Alguns répteis rastejam pelo solo, outros nadam, outros andam e nadam. Têm ossos. São animais vertebrados.

8 Alguns répteis …

9 OS PEIXES Características dos peixes
Os peixes vivem e respiram dentro da água. Nascem de ovos. Têm o corpo coberto de escamas. Para nadar, possuem barbatanas. Têm ossos. São animais vertebrados.

10 AS AVES Características das aves
Têm o corpo coberto de penas. Nascem de ovos. Quase todas as aves voam. Têm ossos. São animais vertebrados.

11 OS INSETOS Características dos insectos
Os insetos têm duas antenas e seis patas. Alguns insetos têm duas asas, como a mosca, e outros quatro asas, como a mariposa (borboleta). Nascem de ovos. Não têm ossos. São animais invertebrados.

12 OS ANFÍBIOS Características dos Anfíbios
Têm a pele húmida. Os anfíbios vivem na terra e na água. Nascem de ovos. Os anfíbios têm ossos. São animais vertebrados.

13 DIVERSIDADE É grande a diversidade de animais na BIOSFERA.
podemos encontrar diferenças: na cor, forma e dimensões; no revestimento do corpo; na forma como se deslocam; no regime alimentar; nas formas de reprodução; nos sons que emitem; nos comportamentos.

14 Tão diferentes…

15 Como é a forma do corpo dos animais?
Cilíndrica Fusiforme Simétrica Estrelada Achatada Esférica ou globosa

16 Como é a forma do corpo dos animais?
Animais em que se distingue a cabeça, o tronco e os membros Animais com forma irregular, isto é são assimétricos

17 Como é revestido o corpo dos animais vertebrados?
Mamíferos Têm o corpo coberto de pêlos Os pêlos nascem na camada mais superficial da pele – epiderme Os pêlos mudam de cor em certas alturas do ano – camuflagem Os pêlos mantêm a temperatura do corpo constante Muitas vezes, os pêlos, são impermeáveis à água

18 Como é revestido o corpo dos animais vertebrados?
AVES Tem o corpo coberto de penas As penas são isoladoras – evitam as trocas de calor entre o corpo do animal e o meio ambiente As penas são impermeáveis – não deixam passar a água por causa de uma camada de gordura

19 Como é revestido o corpo dos animais vertebrados?
Peixes Têm o corpo coberto de escamas As escamas provêm da derme que é a camada mais profunda da pele As escamas não estão ligadas umas às outras Mantêm-se no corpo do animal toda a sua vida

20 Como é revestido o corpo dos animais vertebrados?
Alguns Répteis Alguns répteis , além de escamas têm: placas ósseas ou carapaças ósseas

21 Outros répteis Têm o corpo coberto de escamas
Estas escamas têm origem na epiderme Estão ligadas umas às outras Não acompanham o crescimento do animal À medida que o animal cresce vão sendo substituídas – muda

22 Como é revestido o corpo dos animais vertebrados?
Apresentam a pele sem protecção – pele nua A pele é coberta por um líquido gelatinoso – o muco O muco mantém a pele húmida A pele húmida é importante para a respiração

23 Como é revestido o corpo dos animais invertebrados?
A epiderme é protegida por uma fina camada impermeável – a cutícula

24 Como é revestido o corpo dos animais invertebrados?
Corpo revestido por uma substância dura, resistente e impermeável – a quitina Protege o corpo do animal da perda excessiva de água

25 Como é revestido o corpo dos animais invertebrados?
O corpo da estrela do mar está coberto por placas calcárias. Algumas apresentam espinhos calcários. O ouriço-do-mar tem o corpo coberto por placas e espinhos calcários

26 Na natureza há uma grande variedade de animais.
Os animais apresentam diferentes características externas e modos de vida. Cada animal está adaptado ao ambiente onde vive (habitat), por isso têm o corpo com formas diferentes, deslocam-se e alimentam-se de modo diverso.

27 OS BATRÁQUIOS Características dos Batráquios
Têm a pele nua e viscosa. Vivem na terra e na água. Nascem de ovos. Respiram por guelras enquanto pequenos e por pulmões quando adulltos.

28 Alguns batráquios…

29 ANIMAIS DOMÉSTICOS

30 Ajudam as pessoas a viver melhor.
OS ANIMAIS DOMÉSTICOS Ajudam as pessoas a viver melhor.

31 ANIMAIS SELVAGENS

32 VIVEM NOS CAMPOS, NOS BOSQUES, NOS RIOS, NOS MARES…
OS ANIMAIS SELVAGENS

33 OS ANIMAIS VIVEM NA TERRA, NA ÁGUA E NO AR.
O SEU CORPO ESTÁ ADAPTADO AO MEIO AMBIENTE.

34 HÁ ANIMAIS QUE SÃO TERRESTRES.
Alimentam-se de animais ou plantas. Estes animais andam, saltam, correm ou rastejam.

35 HÁ ANIMAIS QUE SÃO VOADORES.
Estes animais alimentam-se de grãos, outras sementes e insectos que apanham no voo.

36 HÁ ANIMAIS AQUÁTICOS. Nadam por meio de barbatanas. Alimentam-se de peixes e substâncias, que encontram na água.

37 ECOSSISTEMA Ecossistema designa o conjunto formado por todas as comunidades que vivem e interagem em determinada região e pelos fatores abióticos que atuam sobre essas comunidades. Consideram-se como fatores bióticos os efeitos das diversas populações de animais, plantas e bactérias umas com as outras e abióticos os fatores externos como a água, o sol, o solo, o gelo, o vento. Em um determinado local, seja uma vegetação de cerrado, mata ciliar, caatinga,mata atlântica ou floresta amazônica, por exemplo, a todas as relações dos organismos entre si, e com seu meio ambiente chamamos ecossistema. Ou seja, podemos definir ecossistema como sendo um conjunto de comunidades interagindo entre si e agindo sobre e/ou sofrendo a ação dos fatores abióticos.

38 São exemplos de ecossistema uma floresta, um rio, um lago ou um jardim
São exemplos de ecossistema uma floresta, um rio, um lago ou um jardim. A própria camada ao redor da Terra onde vivem todos os organismos vivos, chamada de biosfera, é considerada por alguns cientistas um único e enorme ecossistema.

39 CADEIA ALIMENTAR Cadeia alimentar - É o ciclo vital que garante o equilíbrio e a reprodução dos ecossistemas. A transferência de matéria e energia de um organismo para outro é feita sob a forma de alimento. Os diferentes seres vivos de um ecossistema ocupam posições bem definidas dentro da cadeia alimentar. Ela é formada por três níveis: produtor, consumidor e decompositor. O produtor são as plantas verdes, os únicos seres vivos capazes de fabricar seu próprio alimento por meio da fotossíntese. O consumidor, que não produz seu próprio alimento, pode ser animal, herbívoro ou carnívoro. O decompositor completa o ciclo vital ao decompor a matéria orgânica presente em plantas e animais mortos, transformando-a novamente em compostos inorgânicos que alimentam as plantas. A manutenção da estabilidade da cadeia alimentar depende, entre outros fatores, da preservação das espécies.

40 Biomas São as comunidades-clímax dos ecossistemas de terra firme, as grandes formações faunísticas e florísticas que formam as paisagens. Entre as florestas podemos destacar a floresta tropical úmida, a floresta temperada, a floresta de mangues e a floresta de coníferas. A floresta tropical úmida é o bioma mais exuberante da terra com imensa variedade de espécies. A floresta amazônica e a mata atlântica são exemplos A floresta temperada decídua é caracterizada por árvores que perdem as folhas periodicamente e são comuns em regiões de verões quentes, úmidos e chuvosos, como nos EUA e na América Central. A floresta de mangues é um ambiente de transição entre o biociclo marinho e o dulcícola, é importante como fonte de alimento e local de reprodução dos animais marinhos As florestas de coníferas (gimnospermas) ocorrem em regiões frias e montanhosas. Os campos são muitos variáveis. Podemos distinguir a campina, a pradaria, a savana, o pampa, a tundra, a estepe, o cerrado, a taiga, etc. A caatinga é um meio termo entre o campo e o deserto. Entre os desertos podemos destacar o Saara, o de Gobi e o do Arizona, todos com aspectos bem diferentes.

41 As estações do ano parecem estar em risco de desaparecer, tal como as conhecemos. Estávamos habituados a temperaturas perfeitamente definidas e estáveis. Só que o tempo já nos começa a pregar peças, e agora o frio já se espalha por todas as estações, tal como o calor. Muitos fatores são apontados como responsáveis, como o caso do buraco na camada de Ozônio, o efeito de estufa, entre outros. Mas pior do que isso, produz-se um medo generalizado de que a terra esteja sujeita, num futuro próximo, a uma diversa sucessão de catástrofes.

42 Se nada for feito no sentido de minimizar este problema, calcula-se que no final do milênio os níveis de C02 terão ultrapassado a marca das 540 ppm. Antevendo uma semelhante concentração, esta irá aumentar globalmente a temperatura em cerca de dois graus. Não parece muito, mas se vissem as sua conseqüências diria, certamente, que é uma catástrofe. O aumento da temperatura em dois graus, "só" desencadearia o seguinte: um degelo descontrolado nas calotas polares, indo aumentar as marés. Conseqüentemente, assistiríamos à inundação das grandes áreas do nosso planeta com catastróficos danos, como se calcula. Por todos estes fatores, é necessário o controlo de emissão de gases na atmosfera, não só por estes trágicos efeitos, mas também por outros não menos nefastos para a humanidade. Calcula-se que a permanência mínima desses gases na atmosfera é de cerca - imagine anos.

43 Os Principais Ecossistemas Brasileiros
O Brasil possui uma grande diversidade de ecossistemas. Quase todo o seu território está situado na zona tropical. Por isso, nosso país recebe grande quantidade de calor durante todo o ano, o que favorece essa grande diversidade. Veja, no mapa a seguir, exemplos dos principais ecossistemas encontrados no Brasil.

44 Floresta Amazônica Estende-se além do território nacional, com chuvas freqüentes e abundantes. Apresenta flora exuberante, com espécies, como a seringueira, o guaraná, a vitória-régia, e é habitada por inúmeras espécies de animais, como o peixe-boi, o boto, o pirarucu, a arara. Para termos uma idéia da riqueza da biodiversidade desses ecossistemas, ele apresenta, até o momento, 1,5 milhão de espécies de vegetais identificadas por cientistas.

45 Mata de cocais A mata de cocais situa-se entre a floresta amazônica e a caatinga. São matas de carnaúba, babaçu, buriti e outras palmeiras. Vários tipos de animais habitam esse ecossistema, como a arara canga e o macaco cuxiú.

46 CONCEITO DE BIODIVERSIDADE
Variabilidade de organismos vivos de todas as origens, compreendendo os ecossistemas terrestres, marinhos e outros ecossistemas aquáticos, compreendendo ainda a diversidade dentro de espécies, entre espécies e de ecossistemas. Complexo dinâmico de comunidades vegetais, animais e o seu meio inorgânico, com o qual interagem como unidade funcional. Condições naturais que permitem a satisfação mútua das necessidades básicas de cada ser: alimento, abrigo e clima ideal para viver e procriar. A Biodiversidade refere-se à variedade de seres vivos no Planeta.

47 Toda nação possui três formas de riqueza: material, cultural e biológica. A palavra biodiversidade, que possui amplo significado, vem sendo utilizada para tratar da variabilidade genética, da diversidade biológica e dos processos ecológicos existentes em algum local. A fauna e a flora também são parte do patrimônio de uma nação, produto de milhões de anos de evolução concentrada naquele local, e tão merecedora da atenção quanto as particularidades  da língua e cultura.

48 *Muitas das espécies brasileiras são exclusivas no mundo !
O Brasil  é o país com a maior diversidade biológica do mundo, contando com um número estimado de mais de 20% do número total de espécies do Planeta. Aqui existe o maior número de primatas com 55 espécies, o que corresponde a 24 % do total mundial; de anfíbios, com 516 espécies e de animais vertebrados, com 3010 espécies de vertebrados vulneráveis ou em perigo de extinção. *Muitas das espécies brasileiras são exclusivas no mundo !

49 Existem leis que proíbem a posse de animais silvestres.
É possível comprar animais silvestres que tenham nascidos em cativeiros para serem mantidos como animais de estimação.Para isso os filhotes precisam sair do criadouro com identificação e nota fiscal.

50 Todos os seres vivos estão adaptados a um determinado ambiente.
Mudanças radicais nesse ambiente podem acarretar risco de morte. No caso de alterações menos drásticas, os organismos não chegam a morrer, mas modificam o seu modo de vida, é o que acontece com animais que vivem em cativeiro.

51 BIOÉTICA E BEM ESTAR ANIMAL
ÉTICA- refere-se aos valores, às normas de conduta e ‘as regras de comportamento. Hoje em dia, vai sendo substituída pela Bioética. A BIOÉTICA busca uma reflexão sobre os aspectos éticos da relação homem-animal, discutindo sobre os direitos dos animais e as responsabilidades éticas, morais e legais com outras formas de vida que compartilham o ambiente natural e artificial em que vivemos. Reflete ainda sobre os sentido de nossas ações, decisões e atitudes sobre a vida e os animais. Estas ações nascem de uma vivência pessoa de compartilhar sua vida e sua morte, sua saúde e enfermidade, de estudar e observar sua conduta. Cada ser, tem suas semelhanças e diferenças em relação aos demais. Por ser diferente tem sua individualidade, quer nos hábitos quer na estrutura física e mental. Por ser semelhante, deve compartilhar  como os demais, proteção e direitos, principalmente a uma vida digna.

52 “A grandeza de uma nação e seu progresso moral podem ser medidos pelo modo como seus animais são tratados” Ghandi


Carregar ppt "Biodiversidade dos Animais"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google