A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

FLÁVIA REGINA DE AMORIM

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "FLÁVIA REGINA DE AMORIM"— Transcrição da apresentação:

1 FLÁVIA REGINA DE AMORIM
QUÍMICA GERAL Aula nº 01 FLÁVIA REGINA DE AMORIM 2013.1

2 O CURSO DE QUÍMICA GERAL
Ementa : Estudo da Matéria; Leis Ponderais; Átomos e Elementos; Distribuição Eletrônica; Tabela periódica; Ligações Químicas e Forças Intermoleculares; Funções Inorgânicas; Reações Químicas, Balanceamento e Cálculos Estequiométricos.

3 Bibliografia O CURSO BIBLIOGRAFIA ADOTADA
ATKINS, Peter; ONES, Loretta. Princípios de química: questionando a vida moderna e o meio ambiente. 3. ed. Porto Alegre: Bookman, p. LEE, J. D. Química inorgânica não tão concisa. São Paulo: E. Blücher, p. KOTZ, John C.; TREICHEL, Paul M. Química geral e reações químicas: Rio de Janeiro: Thomson, p. v. 1. ARTIGOS A SEREM INDICADOS PELO PROFESSOR. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR RUSSELL, John Blair. Química geral. 2.ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, v. 2. SHRIVER, Duward F.; ATKINS, P. W. Química inorgânica. 4.ed. Porto Alegre: Bookman, p. BROWN, T. L.; LEMAY, H. E.; BURSTEN, B. E. Química: a ciência central. São Paulo: Pearson Prentice Hall, p.

4 UNIDADE 1. Fundamentos Importância da química na engenharia e para a sociedade Conceitos fundamentais (matéria, energia, sistema, sistema aberto, fechado e isolado, estados físicos da matéria, curvas de aquecimento e resfriamento, densidade, temperaturas de fusão e ebulição, processos endotérmicos e exotérmicos, transformações físicas e químicas, reversibilidade, elementos, símbolos, fórmulas, substâncias puras e misturas, substâncias simples e compostas. Propriedades da matéria (geral e específica, intensiva e extensiva, química e física).

5 Por que estudar QUÍMICA?
INTRODUÇÃO Áreas como eletrônica, materiais, química fina, química farmacêutica, medicina e a própria pesquisa científica, seja ela acadêmica ou tecnológica, utilizam largamente os conceitos da química quântica para interpretarem seus resultados experimentais, para preverem comportamentos e, mais recentemente, para planejarem experimentos e sínteses de novas substâncias.

6 INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO O que é química? Focos de interesse da química.
Qual a visão de aprendizagem subjacente aos currículos que´enfatizam o ensino de conceitos? É possível a aprendizagem de conceitos como “átomos conceituais” em estruturas complexas, relacionadas logicamente, mas sem relação com os contextos em que essa estrutura foi criada e é utilizada? É possível separar contexto, conteúdo, objetivos e processos usados na aprendizagem de um conceito científico? Se a aprendizagem é vista como dependente da interação entre estrutura conceitual e contexto, é possível pensar uma estrutura conceitual mínima que orientaria o currículo? Por que essa estrutura permanece oculta na maioria dos currículos e textos didáticos tradicionais? Fonte: MORTIMER & ROMANELLI, 2000.

7

8 Matéria e energia Unidade 1 Conceitos iniciais SISTEMA MATÉRIA ENERGIA
Aberto Fechado Isolado Na verdade, não existe uma definição satisfatória para energia. Porém, pode-se afirmar que o conceito de energia está diretamente relacionado à realização de trabalho, ao fato de provocar modificações na matéria e de ser interconversível em suas várias formas (USBERCO) QUAIS SÃO OS TIPOS DE ENERGIA QUE CONHECEMOS? TEMPERATURA? MEDIÇÃO DE NERGIA? ENERGIA

9 Unidades usuais

10 Propriedades e estados físicos da matéria
Unidade 1 Por que estudar as propriedades dos materiais? Propriedades da matéria Geral Específica Intensiva Extensiva Química Física

11 Transformações de estado da matéria
Unidade 1 Processos físicos!

12 Transformações de estado da matéria
Unidade 1

13 Transformações de estado da matéria
Unidade 1

14 Unidade 1

15 Transformações de estado da matéria
Unidade 1 Mistura eutética

16 Transformações de estado da matéria
Unidade 1 Mistura azeotrópica

17 Elementos, símbolos, fórmulas, substâncias puras e misturas, substâncias simples e compostas
Unidade 1 Elemento químico Substâncias: Simples Composta

18 Fórmula química

19 Elementos, símbolos, fórmulas, substâncias puras e misturas, substâncias simples e compostas
Unidade 1 Mistura

20 Fases Unidade 1

21 Sistemas homogêneos e heterogêneos
Unidade 1

22 Transformações físicas e químicas
Unidade 1 Processos (tranformações) físicos Processos (transformações) químicos EQUAÇÃO QUÍMICA REAÇÃO QUÍMICA REVERSÍVEL?

23 Transformações físicas e químicas
Unidade 1 Equação química

24 Exercício 1 Substância simples ou composta?

25 Exercício 2

26 Exercícios Unidade 1 3) Na respiração, durante a inspiração nosso organismo absorve o gás oxigênio e na expiração, libera gás carbônico. Quais as fórmulas dos gases mencionados? 4) Qual a diferença entre as representações: 3O e O3? 5) Qual é a diferença entre evaporação e ebulição? Apresente exemplos.

27 6) Indicar o número de fases de uma mistura de areia, carvão em pó, água e pouco sal. 7) Quantos componentes e quantas fases apresenta um sistema formado por: um pouco de areia, uma pitada de sal de cozinha, 100mL de álcool, 100mL de água e dois cubos de gelo? 8) Escreva os nomes e os símbolos de dois elementos cujos nomes comecem com a letra S. 9) O alumínio é o metal mais abundante da crosta terrestre e o nitrogênio está presente em maior proporção no ar atmosférico. Dar o símbolo do alumínio e a fórmula do gás nitrogênio. Unidade 1

28 Exercícios Unidade 1 10) Calcular a densidade de uma barra de alumínio cujo volume é 5,26 cm3 e cuja massa é 14,2g. 11) Calcular o volume de uma moeda de cobre que pesa (massa) 3,14g.

29 Exercício 12

30 Exercício 13 Unidade 1 Conceitue: Sistema aberto. Matéria e energia
Sistema fechado. Temperatura de fusão e ebulição Sistema isolado. Sistema homogêneo. Mistura azeotrópica. Dê um exemplo. Sistema heterogêneo. Propriedades intensivas da matéria. Dê dois exemplos. Mistura eutética. Dê um exemplo. Substância simples. Dê três exemplos. Propriedades extensivas da matéria. Dê dois exemplos. Substância composta. Dê três exemplos. Sistema.

31 Unidade 1 fim


Carregar ppt "FLÁVIA REGINA DE AMORIM"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google