A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

REencontrar 6°ano/2013!!.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "REencontrar 6°ano/2013!!."— Transcrição da apresentação:

1 REencontrar 6°ano/2013!!

2 ROTINAS PEDAGÓGICAS: Horários
Ao chegar à escola, o aluno deverá dirigir - se à porta da sua sala de aula, e colocar a sua mochila, marcando uma “ fila”. 07:00 – Abertura das salas: Entrada em sala de aula – 07:10 Tolerância : 10 minutos – 07:20 –Após este horário, só é permitida a entrada em sala às 08:00- na segunda aula. Intervalo - Das 09:35 às 10: 05; neste horário , o aluno já deverá estar em sala de aula.

3 EDUCAÇÃO FÍSICA E LABORATÓRIO – ocorrerão no contra-turno
Terça- feira das 14:00 às 17:10- Turmas B e C. Quinta-feira das 14:00 às 16:20- Turma A (...) Conclusivamente, pode-se afirmar que a Educação Física deve estar inserida na proposta pedagógica das escolas no ensino fundamental e médio, nos cursos oferecidos no período diurno. Despacho do Ministro em 21/11/2001, publicado no Diário Oficial da União de 3/12/2001, Seção 1, p. 9. De acordo com a revista do CREF7 - Ano X - Nº abril/2010, os professores de ED. FÍSICA propuseram a mudança da disciplina Educação Física para o turno contrário ao da carga horária normal, uma vez que as aulas,ao serem configuradas no turno inverso, não têm influência no não reconhecimento desta disciplina como componente curricular. E, por fim, destacam que, com as aulas nesse horário, há um maior reconhecimento e envolvimento por parte dos alunos.

4 Pontos relevantes: Desconforto dos alunos nas aulas posteriores, devido ao suor decorrente das atividades agitadas da Educação Física( como as aulas de laboratório são em grupos menores, contorna-se melhor essa situação) Dificuldade na organização do horário de aulas , já que os professores não têm uma carga horária exclusiva nas escolas. A carga horária de disciplinas como Matemática e Língua Portuguesa ( dentro da proposta da EJPI ) seriam reduzidas. O espaço físico não favorece o equilíbrio dessa prática com as demais atividades curriculares da escola. O aluno teria que vir à escola ,no turno oposto, para as aulas práticas de Laboratório . O espaço físico da escola permite ao aluno fazer um “ turnão” neste dia: além de almoçar com os colegas, eles realizam as atividades, o que cria um ambiente favorável às amizades e elaboração do estudo em grupo.

5 LDB – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – 5a edição /2010 - § 3º
§ 3o A educação física, integrada à proposta pedagógica da escola, é componente curricular obrigatório da educação básica, sendo sua prática facultativa ao aluno: (Redação dada pela Lei nº , de 1º ) I – que cumpra jornada de trabalho igual ou superior a seis horas; (Incluído pela Lei nº , de 1º ) II – maior de trinta anos de idade; (Incluído pela Lei nº , de 1º ) III – que estiver prestando serviço militar inicial ou que, em situação similar, estiver obrigado à prática da educação física; (Incluído pela Lei nº , de 1º ) IV – amparado pelo Decreto-Lei no 1.044, ( DISPENSA COMPROVADA POR LAUDO MÉDICO) de 21 de outubro de 1969; (Incluído pela Lei nº , de 1º ) V – (VETADO) (Incluído pela Lei nº , de 1º ) VI – que tenha prole. (Incluído pela Lei nº , de 1º ) A Educação Física é componente curricular obrigatório da Educação Básica, sendo sua prática facultativa ao aluno nos casos acima. A LDB determina ainda que cada escola  é responsável por construir seu projeto pedagógico e definir os pressupostos para o trabalho com a respectiva disciplina.

6 ROTINAS PEDAGÓGICAS: armários
O que é ? Um escaninho com chaves para guardar material escolar. O aluno receberá a sua chave, pela qual será responsável; em caso de 2ª cópia, deverá solicitar original à coordenação. Há regimento para o uso. Horário de uso: Ao chegar à escola; No intervalo; Na saída.

7 ROTINAS PEDAGÓGICAS : uso e função do material escolar
CADERNO O caderno é o principal suporte para os registros das aulas, por isso é utilizado diariamente; PARA QUE SERVE? Registrar os encaminhamentos feitos pelo professor, como orientação dos procedimentos a serem realizados pelo estudante e indicação dos conceitos (assuntos) em estudo, na forma de ROTEIRO de AULA. COMO DEVE SER ORGANIZADO? Por disciplinas, simplesmente AGENDA Instrumento importantíssimo de anotação diária das atividades escolares extraclasse

8 NUCA - 6°ANO NUCA – NÚCLEO DE ATIVIDADES O que é ?
O que é ? Atividades selecionadas e elaboradas pelo professor da disciplina, com uma linguagem mais próxima das avaliações sistemáticas ,e embasadas em exames como : ENEM, Prova Brasil, Olimpíadas Estudantis do Conhecimento e Vestibulares, adaptadas ao nível/série. Um recurso didático de “ampliação” - Prática que faz parte da metodologia do Fundamental II da Escola João Paulo I. COMO SERÁ UTILIZADO ? Os professores determinarão o uso de acordo com as práticas de aula e necessidades da sua disciplina. NUCA - 6°ANO

9 ROTEIRO DE AULA : O assunto e as ações das situações de aula
O que é? Índice organizador da aula - roteiro de aula, esquema, mapa conceitual, explicação sistemática do conteúdo, retomadas de pesquisas ou questões previamente orientadas, leituras, filmes... que devem ser registrados no caderno escolar, com a respectiva data da aula. Norteador dos conteúdos trabalhados pelo professor , das aprendizagens e das práticas do ensino.

10 Pra que serve? Socializar o conteúdo. Envolver o estudante com sua aprendizagem, levando–o a buscar alternativas de interpretações para uma certa explicação, ao invés de ficar preso a um só pensamento – geralmente o primeiro que lhe vem à mente. Relacionar o conteúdo com outros – tanto de variadas disciplinas quanto do saber social. Referência para o estudo no livro didático.

11 CORREÇÃO / AUTOCORREÇÃO
Não haverá mais recolhimento das atividades para correção do professor, a não ser que seja uma atividade avaliativa. Verificação do professor – uso dos carimbos. Correção oral – no coletivo; escrita, quando for o objetivo do professor, ou quando se fizer necessário.

12 ORGANIZAÇÃO DAS AVALIAÇÕES
Os alunos realizarão duas avaliações sistemáticas por Ciclo de estudo – Avaliação I e Avaliação II. Os conteúdos e expectativas de aprendizagem serão entregues aos alunos, por escrito, até duas semanas antecedendo as avaliações, juntamente com datas e horários das respectivas provas. O professor não trabalhará com “ listas de revisão” antecedendo uma semana do período da avaliação; cada atividade de classe ou extraclasse , no momento de correção, constitui-se num instrumento de revisão do conteúdo trabalhado. Ao final de cada Ciclo de estudo, o aluno que não obtiver a nota mínima ( 6,0) nas disciplinas de estudo, poderá optar por fazer a prova de RECUPERAÇÃO PARALELA, mediante pagamento e inscrição na tesouraria da Escola. O horário e conteúdos serão divulgados após as inscrições.

13 Mediante atestado médico, o aluno que faltar alguma avaliação terá direito à 2ª Chamada que segue as mesmas condições da Recuperação Paralela. As provas de Recuperação Paralela e 2ª Chamada ocorrerão no turno oposto. Ao final de cada Ciclo, os alunos receberão os boletins em sala. Será divulgado no site do colégio o período de entrega dos boletins. A data do resultado da primeira avaliação será divulgada no cronograma de avaliações. Todas as notas de avaliações, trabalhos e média final serão entregues ao aluno, em sala de aula, pelo professor da disciplina. Mudará o formato da reunião de pais; o aviso com a data das reuniões será entregue ao aluno em sala e divulgado no site. Está em andamento a ativação da agenda on-line. Site:

14 Disciplinas com 1 período de aula semanal, e a disciplina ARTE realizam 1 prova do trimestre e avaliações intermediárias. Todas as disciplinas podem sugerir trabalhos para as suas avaliações intermediárias. Os trabalhos distribuídos ao longo do ano letivo podem acontecer em grupo—com número de estudantes sugerido (ou não) pelo professor— e individuais. Os trabalhos podem ser interdisciplinares ( ou não ) conforme assunto e orientações para o trabalho, e serão avaliados segundo critérios pré –estabelecidos. PRENEM- JPI – Preparatório para o ENEM.

15 PROJETOS INSTITUCIONAIS DE APRENDIZAGEM
6º ANO 07 / 03- Visita ao Dispensário Santana- RED/ FILOS/ LÍNG.PORT 23 / 05 ( poderá haver outras saídas)- Andarilhos da cultura - Saída cultural - ART/ RED/ L. PORT/ FILOS 20/ Catástrofes naturais - Trabalho interdisciplinar - HIST/ GEOG/ CIÊNC / LAB / ING / ESP / LÍNG. PORT / RED 13 a 15 / 09 - Viagem de estudos - HIST/ ART/ CIÊN /GEO 08 / 11 - Mostra de Ciências- CIÊN / LAB ATIVIDADES COMUNS A TODAS AS SÉRIES: Mês: 02, 03 e 04 - JOGOS INTERNOS - ED. FÍS 24 / 08- CORRIDA DE ORIENTAÇÃO/ GINCANA DE MATEMÁTICA - GEOG / MAT /GEOM / LAB 27/ AMERICAN LATIN DAY 19 E 20 / DIA DO ADOLESCENTE - OLIMPÍADAS - SOE / ED. FÍS Novembro–PRENEM-JPI

16 ESTUDO REFLEXIVO E ROTINA DE ESTUDOS – Uma prática do fundamental II da EJPI
1º) Sala de aula: anotação – interação – atividades. 2º) Em casa: estudo( livro+caderno)– anotação das dúvidas–realização das atividades–anotação detalhada das dúvidas. 3º) Em sala: Atenção na correção – apesentar as dúvidas detalhadas ao professor - anotar a nova compreensão. Continuar o processo com a sequência dos conteúdos.

17 4º) Antes das avaliações ( 2 semanas) – Fazer um horário para estudo de revisão dos conteúdos das disciplinas, dando atenção às dúvidas que surgiram e às soluções. Anotar novas dúvidas e retirá –las com o professor. 5º) Estudar para a avaliação – Revisão de todas as anotações , atividades e resumos que foram realizados.

18 Mas. ele precisará do seu acompanhamento. da sua observação
Mas ... ele precisará do seu acompanhamento...da sua observação... para organizar-se nessa nova etapa de estudo!


Carregar ppt "REencontrar 6°ano/2013!!."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google