A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Plano de Aula O Método... O que é O Método Indutivo

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Plano de Aula O Método... O que é O Método Indutivo"— Transcrição da apresentação:

1 Plano de Aula O Método... O que é O Método Indutivo
Cenas dos Próximos Capítulos

2 O Processo de Pesquisa Descobrir o Problema Explicação Explicação
Coloca Problema Precisamente Procura conhecimento relevante Tentativa de Solução Inútil Satisfatória Novas Idéias/Dados Tentativa de Solução Prova de Solução Satisfatória Não Satisfatória

3 O Método... forma pela qual alcançamos um objetivo...
em outras palavras, um conjunto de processos para conhecer uma realidade, produzir um objeto ou desenvolver certos comportamentos. Nem sempre um problema é resolvido ordenadamente... Mas o método serve para que a solução seja compreensível por todos!

4 O Método e a Ciência Não há ciência sem a utilização do método científico.... Mas o inverso não é necessariamente verdade! Seus objetivos principais são... Produzir conhecimento aplicável para previsão, explicação e controle de fenômenos Permitir a fiel reprodução do sistema de conhecimento Ser compartilhável e transmissível Ser verificável

5 A Concepção Atual de Método
Método Científico como Teoria da Investigação. Temos que considerar as seguintes etapas: Descobrimento do Problema Colocação Precisa do Problema Procura por instrumentos relevantes ao problema Tentativa de solução do problema com ajuda dos meios identificados Continua...

6 A Concepção Atual de Método
Invenção de novas idéias Obtenção de uma Solução Investigação das Conseqüências da solução obtida Prova da Solução Correção das Hipóteses, Teorias, Procedimentos ou Dados empregados na obtenção de uma solução incorreta.

7 Em Resumo... O Método nos permite corroborar as nossas hipóteses...
Mas, o que são hipóteses mesmo? Como eu monto uma???

8 O processo de prova... Esquematicamente.

9 Um parêntese... A Hipótese Científica
Independente do Método utilizado queremos... Provar nossas hipóteses Gerar modelos científicos Uma HC é Um conjunto de argumentos e/ou explicações sobre um determinado fenômeno, que ainda não foi corroborado pela experimentação. Pode ser positiva, negativa ou condicional.

10 Exemplos de HCs Positiva Negativas Condicional
Conflitos provocam mudanças cognitivas nos participantes de discussões em grupo. Negativas Não há perigo de contaminação com o vírus da aids pelo contágio indireto. Condicional Se não forem bem lubrificados, os motores bicombustível têm maior tendência a corrosão que os a gasolina.

11 Mais de um tipo de Hipótese...
Hipótese de Ocorrência Baseadas na especulação, sem fundamentação científica “Qdo morre, a pessoa perde 21 gramas”. Hipótese Empírica Baseadas em evidências experimentais preliminares. Não precisam ser consistentes Deu pau no servidor de mail por que andou chovendo muito.

12 Mais de um tipo de Hipótese...
Hipótese Plausível Se relacionam de maneira consistente com as teorias existentes Este raio provavelmente caiu a menos de 700 metros de onde estamos, pois o som do trovão levou menos de 2 seg para ser ouvido. Hipótese Convalidada Apoiadas em teorias conhecidas e com apoio de evidências ocorridas na realidade.

13 A partir do Teste de nossas hipóteses temos...
Achados Científicos Informações produzidas através dos dados coletados em nossos estudos. Mais descritivos do que explicativos Modelos Científicos Conjunto de mecanismos virtuais para a representação de um fenômeno. Avaliado por sua capacidade de descrever os fenômenos reais.

14 Nossos modelos servem prá...
Controle Ensino Simulação Otimização

15 Organizando tudo... Menor Hipótese Semelhante à especulação Baixo
Achado Resultados constatados Intermediário Modelo Estrutura lógica, confiabilidade pode ser testada Alto Teoria Previsões acerca do fenômeno, controle Maior Lei Mais robustas, confiáveis.

16 De volta às hipóteses... Como formalizar? Um exemplo... Variáveis
Constantes Um exemplo...

17 Em geral...

18 Sobre as variáveis Podem ser
Independentes – introduzidas de propósito para verificar sua relação com o comportamento de outras variáveis Dependentes ou Resposta – as cujo comportamento se quer verificar em função das variáveis independentes. Todo resultado obtido em um experimento é uma variável Dependente. Espúrias – não são objeto do estudo, mas interferem no resultado. Devem ser cuidadosamente controladas!!

19 Sobre as Variáveis... II Podem ser ainda...
Moderadoras – auxiliam na ocorrência de determinado efeito (do mesmo jeito que as independentes), mas são consideradas secundárias. Intervenientes – são variáveis que ampliam, diminuem ou anulam o efeito das variáveis independentes sobre as dependentes.não podem ser controladas. No caso da figura lá, seria o famoso F. variáveis intervenientes são consideradas causas da dependente. Antecedentes – são as causas do problema que originou a pesquisa.

20 Voltando ao método... O método então serve para Quais as opções?
Nos auxiliar a encontrar as relações entre as grandezas que compõem um fenômeno: Variáveis Constantes Quais as opções?

21 Os Tipos de Método... Indutivo Dedutivo Cartesiano Outros
Mais usado nas ciências factuais e também nas do artificial Dedutivo Comum nas ciências formais Cartesiano Outros

22 O Método Indutivo Muito utilizado nas ciências naturais...
Lembram como funciona? A partir dos exemplos, formamos as regras. Partindo de premissas particulares, inferimos uma verdade geral. Mas como temos certeza de que as regras estão corretas?

23 O Método Indutivo Possui 3 fases Ex. Observação do Fenômeno
Descoberta da Relação entre Eles Generalização da Relação Ex. Pedro, José e João são homens Pedro, José e João são mortais Logo, todos os homens são mortais.

24 Leis, Regras e Fases A indução passa por três etapas:
Observação dos fenômenos Descoberta da relação entre eles Generalização das relações Para evitar equívocos, devemos: Nos certificar de que é essencial a relação Nos assegurar de que os fatos são idênticos Não perder de vista o aspecto quantitativo dos fatos.

25 Perguntas Chave Qual a justificativa para as inferências indutivas?
O que nos leva a crer que o futuro será igual ao passado?

26 Principais Tipos de Indução
Indução formal A lei expressa todos os fenômenos observados Terra, Marte, Vênus e Júpiter não tem luz própria Todos os planetas não têm luz própria Indução Científica De fatos semelhantes “pula”para todos os outros no futuro Este imã atrai o ferro. Aquele imã atrai o ferro... Imãs sempre atraem o ferro.

27 Principais Tipos de Indução
Generalização Indutiva Todos os gêmeos univitelinos observados tem o mesmo genótipo Todos os univitelinos têm mesmo genótipo Generalização Universal Todo sangue observado é composto de plasma Todo sangue é composto de plasma Generalização Estatística 85% das pessoas tem fator RH

28 Principais Tipos de Indução
Da População para a Amostra 90% das pessoas que fazem licenciatura trabalham. 90% das pessoas que irão se matricular em licenciatura trabalham. A grande Maioria dos assalariados ganha um salário mínimo. José ganha um salário mínimo. Estatística direta Singular

29 Principais Tipos de Indução
De Amostra para Amostra Todas as barras observadas até agora dilatam-se com o calor. Estas barras que vamos escolher também se dilatam. Quase todos os estudantes de cinema gostam de curtas. João, que é estudante de Cinema, gosta de curta-metragens. Preditiva- padrão Preditiva estatística, Preditiva singular.

30 Principais Tipos de Indução
De conseqüências verificáveis da hipótese para a própria hipótese. Ex. indução da hipótese de que a terra é redonda. Por analogia Ex. experimentação de drogas com ratos (que são fisiologicamente semelhantes aos homens...

31 A amostra é importante! Quanto maior e mais representativa a amostra, mais forte é o argumento. Há problemas comuns de... Amostra Insuficiente Amostra Tendenciosa As Leis derivadas pela Indução exprimem Relações de Existência Relações de Causalidade Relações de Finalidade

32 Sobre a Amostra... a amostra é um conjunto representativo que integra o todo a ser pesquisado. Deve possuir... Mesmas características do universo considerado Amostragem probabilística e não probabilística

33 Tipos de Amostragem Amostragem Casual Simples Amostragem Sistemática
Também chamada de aleatória, ou elementar Todos os elementos têm a mesma probabilidade de pertencer à amostra. Amostragem Sistemática De cada lote, tira-se um ou mais elementos

34 Tipos de Amostragem Amostragem por Meio de Conglomerados
O universo está dividido em pequenos grupos. Um ou mais é sorteado para ser a amostra Amostragem Múltipla A amostragem é feita em etapas Modelo de Controle Viabilizam Análises Comparativas Representam os resultados conhecidos a serem comparados com os resultados da pesquisa

35 Ainda sobre Indução Apresenta duas formas:
Completa ou formal – definida por Aristóteles, induz de todos os casos. Ex – dias da semana. Incompleta ou Científica – criada por Galileu e aperfeiçoada por Bacon. Ex. Indução dos Planetas.

36 O Método Dedutivo Procura transformar enunciados complexos em particulares. O conhecimento embutido na conclusão já existe nas premissas!!! Sua forma mais comum é o silogismo... Todos os homens são mortais Platão é homem Platão é mortal.

37 Argumentos Condicionais
Há várias formas de argumentos dedutivos. Porém os mais comuns são: Modus Ponens Se a então b Ora, sabemos que a Então b Modus Tollens Se p, então q Ora, sabemos que não q Então não p

38 Exemplos Modus Ponens Modus Tollens
Se José tirar menos que 5, será reprovado José tirou menos que 5. José será reprovado. Modus Tollens Se a água ferver ,a temperatura é de 100o. A temperatura não chegou a 100. Então a água não ferveu.

39 Generalidade e Especialidade do Método Dedutivo
Como já vimos, este método serve para explicar nossos fenômenos. Explicar é relacionar casos particulares a princípios gerais. A explicação está na conexão entre premissas e conclusão. Dizer que uma teoria explica as leis é mais do que a mera dedução lógica.

40 Críticas ao Método Dedutivo
Fornecer premissas para um acontecimento não significa necessariamente explicá-lo. É preciso que compreendamos porque as premissas são verdadeiras... Dedutibilidade não é sempre necessária para que obtenhamos uma explicação. Paradoxo de Hempel Todo carro novo cinza confirma que os corvos são pretos 

41 Diferenças entre o MI e o MD
Indutivo Se todas as premissas são verdadeiras a conclusão é provavelmente verdadeira. A conclusão tem informações que não estavam nas premissas. Dedutivo Se todas as premissas são verdadeiras, a conclusão deve ser verdadeira. Toda a informação da conclusão já estava (ao menos implicitamente) nas premissas.

42 Então... Métodos diferentes para fins diferentes
Dedutivo para explicar as premissas Indutivo para ampliar conhecimento Os resultados obtidos pelo MD ou são corretos ou não Os resultados obtidos pelo MI admitem vários graus de força.

43 O Método Hipotético Dedutivo
Algumas Considerações Gerais... Enquanto que no MD procura-se provar a hipótese, no MHD a idéia é derrubar a hipótese.

44 Etapas do Método Hipotético Dedutivo
Expectativas ou Conhecimento Prévio Problema Conjectura Falseamento

45 Mais detalhadamente...

46 O Problema Primeira etapa do método Origem de Toda Investigação
A partir do problema que temos é que decidimos como e que dados queremos ter.

47 Conjecturas São soluções passíveis de teste em suas consequências.
Têm o objetivo de Explicar fenômenos ou de prever sua ocorrência. Têm que ser compatíveis com o conhecimento existente e passíveis de testagem.

48 O Falseamento Teste via observação/experimentação.
Uso do modus tollens. Conjecturas são corroboradas.

49 O método Cartesiano Baseado na intuição e dedução
Quatro Regras Básicas: Evidência Análise Síntese Enumeração

50 Outros métodos Dialético Analogia Transferência de Conceitos
Parte da destruição do sistema anterior para posterior reconstrução Analogia Transferência de Conceitos Aplicação Direta de Teorias

51 Teoria e Fatos De acordo com o Senso Comum:
Fato: realidade inquestionável Teoria: especulação De acordo com o Conhecimento Científico: Fato: observação empiricamente verificada. Teoria: relações entre fatos Então: Teoria precisa dos fatos Ambos são necessários ao Conhecimento Científico!

52 Teoria em relação aos fatos
Teoria orienta os objetos da Pesquisa Restringe a Amplitude em cada campo de conhecimento. Define os principais aspectos de uma investigação. Determina precisamente os tipos de dados que devem ser abstraídos da realidade. Ex. Copa do Mundo  Oferece um Sistema de Conceitos E de classificação dos fatos, fazendo isto através de: Representação dos fatos

53 Teoria em relação aos fatos
Fornecimento de um vocabulário Expressão de relações: f = m.a Classificação e Sistematização de fenômenos: ex.; tabela periódica. Explicação de fenômenos de maneira resumida. Resume o Conhecimento Generalizações empíricas Sistemas de inter-relações

54 Teoria em relação aos fatos
Prevê Fatos Por um processo indutivo Indica lacunas no conhecimento As teorias que temos sobre modelagem do usuário, não tratam muito bem do problema de grupos de usuários – como o contato com pares modifica nossa interação com os sistemas.

55 Cenas dos Próximos Capítulos
Outros Métodos... Método Dedutivo Hipotético-Dedutivo Como Elaborar um Projeto de Pesquisa


Carregar ppt "Plano de Aula O Método... O que é O Método Indutivo"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google