A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Instituto Superior de Educação Equipe Fundamentos da Ação Pedagógica em Língua Portuguesa I Aluna Raquel Leão Freitas da Motta.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Instituto Superior de Educação Equipe Fundamentos da Ação Pedagógica em Língua Portuguesa I Aluna Raquel Leão Freitas da Motta."— Transcrição da apresentação:

1 Instituto Superior de Educação Equipe Fundamentos da Ação Pedagógica em Língua Portuguesa I Aluna Raquel Leão Freitas da Motta

2 Os verbos Observe:

3 Os verbos Responda : Para que serve uma agenda?
Quem, normalmente, usa uma agenda? Na página da agenda, a data é importante? Por quê? O dono dessa agenda é um menino ou uma menina? Que pista você seguiu para chegar a essa conclusão? Como você imagina que seja o dono dessa agenda?

4 Leia, adivinhando que palavra preenche os espaços:
Agenda Se não_______ a minha agenda, _______ a receita nova, __________ a encomenda, Não ___________ pra prova. Se não _______ a minha agenda, não _______ solução. Só _______ uma vantagem: não _______ mais lição!

5 Normalmente elas aparecem terminando em: -ar, -er, -ir
As palavras que você sugeriu indicam ação, movimento, estado...São chamadas verbos. Normalmente elas aparecem terminando em: -ar, -er, -ir e depois é que são conjugadas. Quer ver? Nas lacunas aparecerão os verbos e você deverá conjugá-los. É fácil. Tente!

6 leia Agenda Se não ser a minha agenda, perder a receita nova,
esquecer a encomenda, Não estudar pra prova. não ter solução. Só teruma vantagem: não fazermais lição!

7 leia Agenda Se não fosse a minha agenda, perdia a receita nova,
esquecia a encomenda, Não estudava pra prova. não teria solução. Só teria uma vantagem: não faria mais lição!

8 Os verbos normalmente aparecem no presente, no passado e no futuro.
No link abaixo que palavras são utilizadas para indicar esses tempos? Os verbos normalmente aparecem no presente, no passado e no futuro. No link abaixo que palavras são utilizadas para indicar esses tempos? Os verbos normalmente aparecem no presente, no passado e no futuro. No link abaixo que palavras são utilizadas para indicar esses tempos?

9 Leia o bilhete e diga que ideia de tempo passam os verbos: presente, passado ou futuro?
Mariana, Dona Juliana tem cada uma... Nessa história de bilhetinho,a gente descansa a garganta, mas não cansa a mão né? Pelo menos estamos livres dos gritos da Virgínia. Minha canetinha azul está seca, me empresta a sua? Camila

10 Leia o bilhete ,diga em que tempo verbal ele está e diga o que indica esse tempo?
Cleber, Briguei com o Joel no jogo. Eu estava na cara do gol, o fominha de bola fingiu que não me viu e tentou driblar dois pra entrar na área de chutar. Você viu, a bola acabou acertando o professor de Educação Física. De onde eu estava teria feito o maior golaço! Mauro

11 Reescreva o bilhete começando assim: “Eu e o Fábio não...”
Samanta. Não consigo parar de pensar que você e o Paulinho mudarão de cidade e que não verei mais meus amigos aqui na escola. Será que no próximo ano encontrarei colegas tão legais quanto vocês? Já com saudades, Bruna

12 Agora,explique o motivo de ter feito algumas mudanças ao reescrever o bilhete.

13 Observe

14 Responda Qual das noticias foi publicada primeiro?Como você descobriu?
Qual a sílaba tônica dos verbos que estão no futuro? Com que sílaba terminam esses verbos? Os verbos da notícia B informam fatos que já aconteceram ou vão acontecer? Qual a sílaba tônica dos verbos que estão no pretérito?

15 Faça frases com os verbos abaixo,prestando atenção se a ação que eles indicam já aconteceu ou vai acontecer. a)Receberão b)Receberam c)Voltaram d)Voltarão


Carregar ppt "Instituto Superior de Educação Equipe Fundamentos da Ação Pedagógica em Língua Portuguesa I Aluna Raquel Leão Freitas da Motta."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google