A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

“ESTE VASO SOU EU...” Isaias 64:8 Contudo Senhor, tu és o nosso Pai.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "“ESTE VASO SOU EU...” Isaias 64:8 Contudo Senhor, tu és o nosso Pai."— Transcrição da apresentação:

1 “ESTE VASO SOU EU...” Isaias 64:8 Contudo Senhor, tu és o nosso Pai.
Nós somos o barro; tu és o Oleiro. Todos nós somos obras das tuas mãos. “ESTE VASO SOU EU...”

2 OQUE A BÍBLIA DIZ SOBRE OS VASOS DE BARRO?
1. A SOBERANIA DE DEUS E A LIMITAÇÃO HUMANA Is.45:9 - Ai daquele que, sendo apenas um vaso de barro, se atreve a discutir com o seu Criador! Porventura a argila vai dizer ao oleiro: Que é que estás fazendo? Porque me fizeste assim? 2. A DEPENDÊNCIA HUMANA DA ESCOLHA DE DEUS. Rm.9:21 - O oleiro não tem direito de fazer do mesmo barro um vaso para fins nobres e outro para uso desonroso? OQUE A BÍBLIA DIZ SOBRE OS VASOS DE BARRO?

3 OQUE A BÍBLIA DIZ SOBRE OS VASOS DE BARRO?
3. A FRAGILIDADE HUMANA FOI REVESTIDA DA FORÇA DE DEUS: IICor.4:7 - Temos, porém, esse tesouro em vasos de barro, para que a excelência do poder seja de Deus e não de nós. Apesar da nossa humanidade, Deus nos escolheu à nós para receber os tesouros do Céu. OQUE A BÍBLIA DIZ SOBRE OS VASOS DE BARRO?

4 PORQUE DEUS ESCOLHEU O BARRO PARA EXPRESSAR A SUA VERDADE?
PODERIA SER A MADEIRA? É moldável, mas não suporta o fogo. (não vai até o final) FERRO OU OUTRO METAL? Metais só se moldam no fogo e a base de pancadas Mt.12:20 - Não quebrará o caniço rachado, não apagará o pavio fumegante... O OURO OU PRATA? é raro de mais, para se a realidade de todos nós. I Cor.1:26 – fostes chamados não porque fossem sábios segundo a carne, nem poderosos, nem porque fossem nobres A PEDRA? É forte resistente e pode ser moldada: porém, uma vez pronta não pode ser refeita. Jr.19:11 - Quebrarei eu a este povo, e a esta cidade, como se quebra o vaso do oleiro, que não pode mais refazer-se... PORQUE DEUS ESCOLHEU O BARRO PARA EXPRESSAR A SUA VERDADE?

5 PORQUE O BARRO? Porque eu?...
O BARRO TEM PERSONALIDADE PRÓPRIA: NÃO SUPORTA VIOLÊNCIA NA MANIPULAÇÃO: Não é como ferro, que se funde com fogo Nem como a pedra, que se molda com pancada Zc.4:6: “Nem por força nem por violência, mas pelo Meu Espirito...” Se quer conseguir alguma forma ter que ser com calma e delicadeza Deus respeita nosso livre harbitrio. BARRO PRECISA SER “PERSUADIDO” Barro exige um tempo até chegar na forma desejada Barro não se torna vaso, sem antes passar por um longo processo e etapas Rm.8:32 - Aquele que nem mesmo a seu próprio filho poupou, antes o entregou por todos nós, como nos não dará também com Ele todas as coisas? PORQUE O BARRO? Porque eu?...

6 O BARRO TEM MEMORIA O barro fica na forma que foi trabalhado

7 Lm.3:21 – quero trazer a memoria aquilo que me traz esperança.
O BARRO É CAPAZ DE “REGISTRAR OU MEMORIZAR” O TRABALHO QUE FOI FEITO NELE: Cada vaso carrega a marca da mão do Oleiro. Quem já esteve na “Escola de Deus”, nunca esquece o que aprendeu Dele! Que tipo de marca Deus tem deixado em você? Ex: Moises saiu com rosto brilhando da presença do Oleiro. Ex: Filho prodigo, saiu transformado Ex: Paulo, todo convencido, saiu convertido... Ex: Judas, saiu como entrou (não deixou ser marcado) Lm.3:21 – quero trazer a memoria aquilo que me traz esperança.

8 O BARRO NÃO É CAPAZ DE SUSTENTAR SEU PRÓPRIO PESO:
QUANTO MAIOR O VASO MAIOR O RISCO DE DESABAR SOBRE SI MESMO: Não queira crescer mais do que é capaz de suportar. Ex: soberba precede a queda Ex: riqueza e status pode inflar mas não se sustenta Ex: Dons, capacitações e habilidades podem te deixar grande mas não forte. O BARRO NÃO É CAPAZ DE SUSTENTAR SEU PRÓPRIO PESO:

9 PARA MOLDAR O VASO, O OLEIRO TRABALHA COM TORNO
IICor. 7:5 – por fora combates e temores e por dentro IICor.4:16 - Por isso não desanimamos. Embora exteriormente estejamos a desgastar-nos, interiormente estamos sendo renovados dia após dia. Deus não molda só um lado da nossa personalidade (dentro e fora juntos) Vaso de benção não tem só aparência de transformação Deixe toda sua vida nas mãos Dele! Sl.139:5 - O Senhor me cerca por trás e por diante, e sobre mim põe a mão. Todas as áreas da nossa vida precisam estar nas Mãos de Deus para uma transformação completa: Por trás: o que se passou, o passado Por diante: meu futuro minhas novas escolhas Por cima: minha cobertura espiritual, não pode ser outra coisa – “Sua Mão” PARA MOLDAR O VASO, O OLEIRO TRABALHA COM TORNO O Oleiro só pode dar forma ao barro Se Sua mão tocar o barro por todos os lados ao mesmo tempo:

10 AS FAZES DA TRANSFORMAÇÃO DO BARRO EM VASO DE HONRA:
1ª FAZE: A ESCOLHA DO BARRO: Nem todo barro será um vaso um dia, alguns serão apenas lama ou pó. Há um tipo de material para cada tipo de vaso, todos tem valor, e cada um tem sua importância. AS FAZES DA TRANSFORMAÇÃO DO BARRO EM VASO DE HONRA:

11 AS FAZES DA TRANSFORMAÇÃO DO BARRO EM VASO DE HONRA:
2º FAZE: CURTIMENTO DO BARRO Depois da escolha, vem o período de repouso e amadurecimento do barro É a faze em que ninguém parece perceber seus talentos Que Deus atente a todos, menos a você: O barro precisa estar curtido, amadurecido entes de ser usado: Ex: Moises no deserto Ex: João batista no Vale do Jordão. Ex: Paulo no deserto da Arábia Ex: Elias em Querite AS FAZES DA TRANSFORMAÇÃO DO BARRO EM VASO DE HONRA:

12 AS FAZES DA TRANSFORMAÇÃO DO BARRO EM VASO DE HONRA:
4ª FAZE: A PREPARAÇÃO E PURIFICAÇÃO DO BARRO: O barro vem misturado com pedras e contaminado com elementos estranhos aos barro. A barro é limpo e lavado. (Jo.3:15, estais limpos pela palavra...) Imperfeições dentro do barro são tiradas, para não estragar o vaso Pisado e amassado até se tornar uma massa maleável e tratável. AS FAZES DA TRANSFORMAÇÃO DO BARRO EM VASO DE HONRA:

13 AS FAZES DA TRANSFORMAÇÃO DO BARRO EM VASO DE HONRA:
5ª FAZE: MOLDAGEM DO BARRO: Barro é colocado no torno, para ser tocado pela mão do Oleiro A mudança se inicia por todos os lados Jr. 18:4 - O vaso de barro que ele estava formando se estragou-se em suas mãos; e ele o refez, moldando outro vaso de acordo com a sua vontade. Se o vaso não aguentar e se quebrar, Ele faz tudo de novo A forma e o tamanho será dado por conta do Oleiro AS FAZES DA TRANSFORMAÇÃO DO BARRO EM VASO DE HONRA:

14 AS FAZES DA TRANSFORMAÇÃO DO BARRO EM VASO DE HONRA:
6º FAZE: FORNO E ACABAMENTO A fase final é sempre a mais desafiadora Minutos finais de uma competição exige sempre mais de um campeão IPd.1:7 Assim acontece para que fique comprovado que a fé que vocês têm, muito mais valiosa do que o ouro que perece, mesmo que refinado pelo fogo, é genuína e resultará em louvor, glória e honra... ICor. 3:13 – A obra de cada um se manifestará; porque pelo fogo será descoberta; e o fogo provará qual seja a obra de cada um.  AS FAZES DA TRANSFORMAÇÃO DO BARRO EM VASO DE HONRA:

15 Quanto mais resistente e valioso o material maior a caloria:
Argila comum graus Louça caseira graus Louça pintada graus Porcelana graus O fogo estabelece a durabilidade e a firmeza do vaso No cozimento o vaso encolhe e perde parte da sua massa (de 11 à 16%) O FORNO DO OLEIRO

16 “ESTE VASO SOU EU...” Isaias 64:8
Contudo, Senhor, tu és o nosso Pai. Nós somos o barro; tu és o oleiro. Todos nós somos obra das tuas mãos. “ESTE VASO SOU EU...”


Carregar ppt "“ESTE VASO SOU EU...” Isaias 64:8 Contudo Senhor, tu és o nosso Pai."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google