A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

«perdoar é um ato libertário» e atua - beneficamente e diretamente - na psiquê humana, suas emoções e sentimentos!” CONCEITO: Perdoar: do lat. Med. Perdonare.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "«perdoar é um ato libertário» e atua - beneficamente e diretamente - na psiquê humana, suas emoções e sentimentos!” CONCEITO: Perdoar: do lat. Med. Perdonare."— Transcrição da apresentação:

1

2 «perdoar é um ato libertário» e atua - beneficamente e diretamente - na psiquê humana, suas emoções e sentimentos!” CONCEITO: Perdoar: do lat. Med. Perdonare significa “desculpar”, “absolver”,“evitar”. É o estado de ânimo em que se encontra alguém, agravado por outrem, seu agressor, e sente-se desagravado. O pecado, na Religião é um agravo a Deus, e o perdão consiste em não considerar-se Deus agravado; ou seja, desagravo. (Santos, 1965)

3 O conceito de perdão, segundo o Espiritismo, é idêntico ao do Evangelho, que lhe é fundamento:
- concessão indefinida, de oportunidades para que o ofensor se arrependa, o pecador se recomponha, o criminoso se libere do mal e se erga, redimido, para a ascensão luminosa. (Equipe FEB, 1995)

4 Enganamos o mundo, mas não conseguimos enganar nossa consciência.
Reconciliação Reconciliação – do lat. reconciliato, de reconciliare, constituído por re = prefixo iterativo + conciliare = conciliar, trazer a um acordo significa restabelecimento de relações ou de acordo entre duas pessoas que se haviam desentendido. (Pequena Enciclopédia de Moral e Civismo) Enganamos o mundo, mas não conseguimos enganar nossa consciência.

5 Subconsciente - estão inseridos todos os acontecimentos passados e futuros. É através dele que somos levados a estar exatamente no lugar certo, na hora certa e as pessoas certas, necessidades evolutivas. Nele estão gravados os nossos merecimentos e os nossos impedimentos, levando-nos a agirmos quase que automaticamente em direção das provações e experiências necessárias ao nosso crescimento. É o nosso cordão umbilical ligando-nos ao Criador! Acessamos a suprema inteligência que atua no universo cósmico de onde podemos subtrair valiosos conhecimentos de forma intuitiva.

6 O consciente se restringe apenas ao presente
O consciente se restringe apenas ao presente. O subconsciente, além de abranger o presente, abrange o passado e o futuro ! Fiscal implacável das nossas vidas. A tudo registra, transformando em clichês etéreos que compõem nosso campo magnético ou campo de equilíbrio. É nesse escaninho maravilhoso da nossa mente que Deus está presente com o Seu amor, com a Sua justiça e com a Sua misericórdia.

7 O perdão de Deus está presente a cada encarnação que Ele nos concede.
Só a renovação constante dos nossos sentimentos é que pode alterar as gravações registradas no nosso subconsciente e, consequentemente, alterar nosso presente imediato e nosso futuro distante. O perdão de Deus está presente a cada encarnação que Ele nos concede.

8 PERDOAR É ESQUECER ? Perdoar é independente de esquecer.
Quem perdoa não tem que, necessariamente, esquecer do agravo sofrido. O que é preciso, na verdade, é esquecer no sentido de diluir a mágoa, a raiva ou o ressentimento que o fato gerou, caso contrário o perdão é superficial ou até mesmo ilusório. Há mãos ocultas que se escondem quando o outro tomba no precipício” Amélia Rodrigues

9 Perdão e autoperdão A culpa não emerge de maneira consciente, são liberados conflitos que a mascaram, levando a inquietações e sofrimentos sem aparente causa. Ressumam de maneira inquietadora, produzindo mal-estar, inquietação, insatisfação pessoal, em caminho de transtorno de conduta. A culpa é sempre responsável por vários processos neuróticos, que deve ser enfrentada com serenidade e altivez. Ninguém se pode considerar irretocável enquanto no processo da evolução.

10 Mesmo aquele que segue retamente o caminho do bem está sujeito a alternância de conduta, tendo em vista os desafios que se apresentam e o estado emocional do momento.

11 " Os escribas e fariseus trouxeram à sua presença uma mulher surpreendida em adultério,  fazendo-a ficar de pé  no meio de todos e disseram a Jesus: "Mestre, esta mulher foi apanhada em flagrante adultério. E na lei nos mandou Moisés que tais mulheres sejam apedrejadas; tu, pois, que dizes? Mas Jesus, inclinando-se escrevia na terra com o dedo. Como insistissem na pergunta, Jesus se levantou e lhes disse:" Aquele dentre vós que estiver sem pecado seja o primeira que lhe atire pedra".

12 E tornando a inclinar-se, continuou a escrever no chão
E tornando  a inclinar-se, continuou a escrever no chão. Mas, ouvindo eles esta resposta e acusados pela própria consciência, foram se retirando um por um , a começar pelos mais velhos até os últimos, ficando só Jesus e a mulher no meio onde estava. Erguendo-se Jesus e não vendo ninguém mais além da mulher, perguntou-lhe: "Mulher, onde estão teus acusadores? Ninguém te condenou?" "Ninguém, Senhor" Respondeu ela. "Então eu tampouco te  condeno; vá e não peques mais" Disse Jesus.           João 8 - 3,11

13 infinita sabedoria e inexcedível amor.
“Seria a mulher a única responsável? Se existia uma chaga no organismo coletivo, requisitando intervenção a fim de ser extirpada, em que furna se ocultava o homem que ajudava a fazê-la?...“ Livro “Pão Nosso”, Emmanuel Atitude de Jesus infinita sabedoria e inexcedível amor.

14 Já edificaste o Reino de Deus no íntimo de teu espírito?
Quantas vezes perdoarei ao meu irmão? Perdoá-lo-eis, não sete vezes, mas setenta vezes sete. Jesus, o justo por excelência, responde a Pedro: Perdoarás, mas sem limites; perdoarás cada ofensa, tantas vezes quantas ela vos for feita; ensinarás a teus irmãos esse esquecimento de si mesmo, que nos torna invulneráveis às agressões, aos maus tratos e às injúrias, serás doce e humilde de coração, não medindo jamais a mansuetude; e farás, enfim, para os outros, o que desejas que o Pai celeste faça por ti. SIMEÃO Bordeaux, 1862 Já edificaste o Reino de Deus no íntimo de teu espírito?

15 15 – Perdoar aos inimigos é pedir perdão para si mesmo; perdoar aos amigos é dar prova de amizade; perdoar as ofensas é mostrar que se melhora. Perdoai, pois, meus amigos, para que Deus vos perdoe. Porque, se fordes duros, exigentes, inflexíveis, se guardardes até mesmo uma ligeira ofensa, como quereis que Deus esqueça que todos os dias tendes grande necessidade de indulgência? PAULO Apóstolo, Lyon, 1861

16 Perdoar a si mesmo O autoperdão é fundamental.
A partir do momento em que você erra, vem o arrependimento. Se ele continuar lhe sufocando, você não terá força para reagir(Remorço). As pessoas mais orgulhosas têm mais dificuldade para isso — a humildade é fundamental. Se sou orgulhoso, acho-me muito bom. “Como um ser tão perfeito foi fazer isso?”. Se tenho humildade, penso o contrário e fico mais leve. Errei porque sou imperfeito, tenho defeitos, e está na hora de parar para consertar.

17 O autoperdão então ajuda a eliminar o sentimento de culpa.
Ao invés de se deixar dominar pelo sentimento de culpa, use o autoperdão. Mude —culpa não resolve o problema de ninguém. Tive capacidade de fazer o mal? Então eu tenho capacidade. Vou usá-la para fazer o bem. Dá trabalho? Claro. Mas vou conseguir. "Não perdoar a si mesmo é julgar-se impassível de erros ou não ter humildade para assumi-los."

18 Para nos libertarmos, tanto da culpa, quanto da desculpa, necessitamos cultivar o processo da ação responsável. Ele é fruto da observação amorosa, tanto de nós mesmos, quanto dos outros, pela qual nos responsabilizamos pelos nossos atos. Somente através do amor é que podemos nos libertar da culpa e da tentativa de fugir dela.  A ação responsável é um processo de autoconsciência composto das seguintes atitudes: responsabilização, arrependimento, autoanálise, aprendizado e reparação. Alírio de Cerqueira Filho Livro : Psicoterapia a luz do Evangelho de Jesus


Carregar ppt "«perdoar é um ato libertário» e atua - beneficamente e diretamente - na psiquê humana, suas emoções e sentimentos!” CONCEITO: Perdoar: do lat. Med. Perdonare."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google