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O Mundo do Trabalho www.nilson.pro.br www.nilson.pro.br.

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1 O Mundo do Trabalho

2 Objetivos & Conteúdo Ideologia do trabalho
O aluno deverá ser capaz de: Descrever a construção histórica do conceito de trabalho. Identificar as principais mudanças no mundo do trabalho. Discutir e levantar hipóteses explicando tais mudanças. Identificar as grandes tendências e desafios do mundo do trabalho. Ideologia do trabalho A construção da sociedade do bem estar O esgotamento do modelo taylorista-fordista e as novas concepções do trabalho

3 O que é o Trabalho? DOIS GRANDES EIXOS DE SIGNIFICADO
SACRIFÍCIO, ALGO ESGOTANTE, CARGA, FARDO. LUTA, LIDE PUNIÇÃO (origem latina: TRIPALIUM) EMPENHO, ESFORÇO PARA ATINGIR ALGO APLICAR CAPACIDADES Propicia o domínio da natureza, hominização Estrutura cognitiva (schema) “Um sistema avaliativo de representações internas mapas cognitivos IMPACTO NAS PERCEPÇÕES, ATRIBUIÇÕES E COMPORTAMENTO NO TRABALHO

4 O Homem e o Trabalho É uma ação que permite estabelecer a relação entre o homem e a natureza e a sociedade. Deriva das necessidades naturais, como fome, sede, etc. Marx: no trabalho humano, no fim do processo obtém-se um resultado que desde o início existiu na imaginação do trabalhador. O planejar diferenciando o trabalho humano daquele executado pelos outros animais.

5 O que é o Trabalho? Dimensões do Trabalho Simbólica Concreta Gerencial
Sócio-econômica: Trabalho X estrutura e política social, econômica. (foco macro em: crescimento, prosperidade, renda, emprego, conflito) Gerencial: Trabalho X sua gestão (foco meso em: planejamento, organização, controle) Concreta: Trabalho X tecnologia (foco micro em: fazer e suas condições) Ideológica:Trabalho X articulação das anteriores (foco: relações de poder) Simbólica: Trabalho X subjetividade (foco nas relações do indivíduo com seu trabalho, ou foco central da Psicologia) Ideológica Socioeconômica

6 Perspectiva Histórica
Filosofia Clássica: Platão e Aristóteles Trabalho como algo degradante, inferior e desgastante – exaltação do ócio. No Império Romano, Grécia e Oriente, o trabalho é visto sob diferentes perspectivas. Noções de trabalho: oposto do prazer ligado ao sagrado

7 As revoluções industriais
A 1a. Revolução industrial Inglaterra – séc XVIII até últimas décadas sec XIX. A 2a. Revolução industrial Final sec XIX até início anos 70 (sec XX). A 3a. Revolução industrial A partir do final do sec. XX

8 A 1a. Revolução industrial
Parâmetro de identificação: envolve a substituição da energia animal e hidráulica pelo carvão e a máquina a vapor. A indústria têxtil e, depois, a siderúrgica são impulsionadoras das demais atividades econômicas produtivas

9 A 2a. Revolução industrial
Espaço: Os Estados Unidos (não a Europa) Parâmetro de identificação: advento do motor a explosão interna, utilização do petróleo e da eletricidade. Promove a indústria petroquímica, as máquinas de automação rígida, novos meios de transporte, novas técnicas e meios de comunicação (telégrafo, rádio, tel, cinema) Gestão da Produção: Corresponde ao modelo taylorista-fordista

10 A 3a. Revolução industrial
Rompe o paradigma anterior: uso da energia atômica, progresso científico e técnico nos campos da química e biologia e pelo crescimento da tecnologia da informação (TI). TI: interação entre microeletrônica, informatização e telecomunicação Máquinas ferramentas de controle numérico, computadores, robôs, CAD, CAM, CIM, CIE, MRP, windows, redes locais, telefonia automática, fibra ótica, fax, telefonia celular, internet Gestão da produção: busca de modelos mais flexíveis.

11 OS PRIMÓRDIOS A 1ª. REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
UMA VISÃO MARXISTA DO SURGIMENTO DO CAPITALISMO

12 Como o Capitalismo Influenciou a Maneira de Perceber o Trabalho
Visão Marxista : o ponto de partida da produção capitalista – manufatura - envolve a “cooperação”: 1) A ocupação pelo mesmo capital individual de um grande número de operários; 2) A eliminação das diferenças individuais, passando o capitalista a lidar com o operário médio ou abstrato.

13 Primeiras Conseqüências
Capitalista detém os meios de produção portanto, o produto é dele Trabalhador detém a força de trabalho é a única mercadoria que possui É diante deste contexto que se funda a noção de contrato de trabalho: emprego assalariado

14 E como lucra o capitalista?
A mais-valia é a forma de lucrar com a força de trabalho. Resulta de um excedente quantitativo de trabalho na duração prolongada do processo de trabalho MAIS-VALIA Relativa Absoluta ABSOLUTA: Mais produção, pelo aumento do tempo de trabalho. RELATIVA: Mais produção, com menor quantidade de trabalho.

15 A Produtividade no Campo Teórico
O aumento da produtividade (mais-valia) era preocupação central de Adam Smith deveria ocorrer através da especialização do trabalhador em uma única tarefa Divisão do trabalho + Introdução da máquina = ampliação da mais-valia

16 Trabalho Produtivo x Improdutivo
Marx: O trabalho é produtivo quando gera diretamente mais-valia, ou seja, quando valoriza o capital. Com a transformação do trabalho em mercadoria surgia uma concepção de instrumentalidade econômica do trabalho: valia tanto mais quanto era capaz de aumentar os rendimentos do capitalista

17 A ética protestante do trabalho
Demanda de uma ideologia que valorizasse o trabalho em oposição ao ócio. Weber: mostra que o protestantismo veio resolver este problema Efeito da Reforma Protestante: aumenta a ênfase moral e o prêmio religioso para o trabalho.

18 A ´glorificação do trabalho´
A ideologia do protestantismo defendia que o trabalho deveria ser exercido de forma planejada, padronizada e disciplinada Conseqüência esperada: abundância geral e sucesso individual Séc. XVIII: as reformulações econômicas de Adam Smith + protestantismo = exploração radical da classe trabalhadora

19 A Exploração do Sistema Capitalista
O modo de produção capitalista da cooperação exige um parcelamento progressivo do trabalho em suas operações Contudo, não são apenas os trabalhos que são repartidos, mas o próprio indivíduo Modelo Capitalista Monotonia Excessiva simplificação Eliminação da necessidade de qualificação

20 A análise marxista O TRABALHO SOB O CAPITALISMO (e sua busca incessante de mais-valia) é: ALIENANTE EXPLORADOR HUMILHANTE MONÓTONO DISCRIMINANTE EMBRUTECEDOR SUBMISSO

21 Como Reagiram os Trabalhadores (século XIX)
O próprio sistema de cooperação do capitalismo dá início a: conscientização dos trabalhadores resistência dentro da fábrica conflito entre capital e trabalho

22 A EMERGÊNCIA DO TAYLORISMO-FORDISMO
A 2ª. REVOLUÇÃO INDUSTRIAL A EMERGÊNCIA DO TAYLORISMO-FORDISMO

23 Princípios da Administração Científica
Contexto: reação dos trabalhadores, concentração financeira e mudança tecnológica do início do século XX Ideal de conciliação entre trabalho e capital Para Taylor: não havia relação entre lucro e exploração do trabalhador o administrador seria um “ignorante” A redução dos custos da produção seria alcançada através da eliminação da “cera” extinção dos tempos mortos

24 Radicalização da Divisão do Trabalho
Taylor propõe a substituição dos métodos tradicionais (experiência) pelos científicos Defende ainda: Decomposição máxima de cada tarefa; Cronometragem de cada movimento operário. O trabalhador deveria ser poupado de pensar para que pudesse repetir os movimentos ininterruptamente ganhando rapidez e exatidão O administrador deveria pensar e planejar

25 A Falsa Visão Integrativa
O Taylorismo acaba por intensificar o processo de exploração e alienação Taylor: planejamento da execução das tarefas Fayol: preocupação com as funções de gerenciamento Tanto o trabalho quanto o trabalhador passaram a ser tratados como um entre outros fatores de produção.

26 Sobre Taylor e Fayol FORMALISTA
Empresa – conjunto de cargos hierarquizados MECANICISTA Operário – acomodação à empresa NATURALISTA Organização do trabalho – parcelar é natural HEDONISTA Motivação – vinculada à ganhos materiais Hopenhayn, 2001

27 O Movimento de Henry Ford
Introdução da esteira rolante na indústria automo-bilista, implicando em intensa mecanização Coerente com os os princípios tayloristas Inovações Tecnológicas – mecanização Econômicas – produção em massa Criação de departamento social que investigava a vida pessoal do trabalhador, na tentativa de sanar problemas organizacionais Conseqüências: fortalecimento do capitalismo e aumento da rejeição por parte do trabalhador

28 As idéias Keynesianas Keynes considera o capitalismo não-regulado incompatível com a manutenção do pleno emprego Propõe um equilíbrio baseado na Proteção Social e distribuição de ganhos de produtividade Ciclo progressista Consumo Demanda de produtos Geração de Empregos

29 O Modelo de Estado do Bem-Estar (décadas 40 e 50 do século XX)
Modelo de desenvolvimento apoiado no tripé: Organização do trabalho taylorista-fordista Regime de acumulação baseado no ciclo progressista Regulação de conflitos com institucionalização do trabalho (imposição de limites, definição de direitos sindicais e de greve, distribuição de ganhos por produtividade) Propicia estreitamento entre consumo e produtividade (busca de felicidade via: consumo e redução da centralidade do trabalho)

30 Questões para a Psicologia e a Administração
Como liderar e como motivar? Como combater a rotatividade? Como preparar gerentes? Quais as habilidades gerenciais? Como tornar as comunicações internas da organização mais eficientes? Como atrair pessoal para a empresa? Como selecionar tendo em vista um emprego de longo prazo? Quais as condições ideais de trabalho?

31 O Contexto Brasileiro Semelhante ao que aconteceu em outros países subdesenvolvidos, nunca se efetivou no Brasil um Estado de Bem-Estar A reação no Brasil veio através da regulamentação das relações trabalhistas, tal como a Consolidação das Leis Trabalhistas Com a ditadura militar (após 1964), os trabalhadores sofrem forte repressão e, sem a resistência dessa massa, compromisso fordista perde sua bilateralidade

32 A 3ª. REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
A CRISE DO PARADIGMA TAYLORISTA-FORDISTA Emergência de um paradigma flexivel?

33 Esgotamento do Modelo Taylorista-Fordista (anos 60 e 70 do século XX)
Financiamento do capital e da força de trabalho, pelo setor público, se esgota. Déficit comercial nos EUA e na Europa. Gigantismo das empresas e perda de flexibilidade para acompanhar mudanças externas. Perda da produtividade em decorrência da resistência organizada dos trabalhadores. Crescente processo de internacionalização da economia, reduzindo hegemonia dos EUA e eficácia das economias nacionais

34 Intenso processo de reestruturação
´Globalização´ Intenso processo de reestruturação do mundo do trabalho Muda a noção de espaço Múltiplas identidades Mundo do Trabalho Mudança de significados Alta circulação do capital financeiro. Maior competição Ampliação imprevisibilidade

35 CENÁRIO EMERGENTE Crescente automação dos processos de trabalho
CARACTERÍSTICAS DO POSTO DE TRABALHO Crescente automação dos processos de trabalho AS CONDIÇÕES DE TRABALHO AS EXPERIÊNCIAS DE TRABALHO Informática Telecomunicações + O CONCEITO DE TRABALHO

36 Novas Tecnologia: duas grandes questões
IMPACTOS SOBRE O EMPREGO IMPACTOS SOBRE A QUALIFICAÇÃO É o fim do emprego? O trabalho necessita de pessoas mais qualificadas ?

37 O Trabalho e a Tecnologia
Com a adoção de novas tecnologias, o trabalho vai se tornando uma tarefa de controle e supervisão. CCQ’s, Gestão Participativa e os Programas de Qualidade Total: Flexibilização da produção e dos novos padrões de busca por produtividade. Para uns, significam o fim dos trabalhos pesados e repetitivos. Para outros, significam maior degradação e perda do emprego.

38 Hoje: Terceira Revolução Industrial
Crescimento econômico mais lento, com quebra da certeza no futuro e no progresso Desemprego estrutural e dissociação entre crescimento econômico e de oferta de emprego Aumenta percepção de instabilidade do emprego Intensificação das desigualdades sociais Redução das incompatibilidades entre instrução formal e requisitos de postos de trabalho Persistência da troca de trabalho pobre e pouco saudável por dinheiro, em muitos setores Concepções opostas de centralidade do trabalho Maior visibilidade da diferença entre emprego e trabalho Aumento da exploração (crescimento da mais-valia)

39 Uma revolução complexa engendrando duas formas críticas de conceber o trabalho
O trabalho na forma de emprego diminui sua importância na sociedade Processo de extinção do trabalho Eliminação do trabalho repetitivo e sem interesse, pela tecnologia e pelo planejamento do trabalho O trabalho deve tornar-se leve por meio da adoção de pequenas jornadas Prevenção das conseqüências de desgaste no trabalho, a partir da organização do trabalho e das políticas organizacionais Seu conteúdo desinteressante deve ser compensado por atividades em outras esferas da vida (lazer, comunidade, religião, família) O trabalho continua sendo esfera importante estruturante da vida O trabalho deve ter baixa centralidade Forma B Forma A

40 A Psicologia: questões postas
Qual o significado do trabalho? O que esperam dele? Que resultados desejam? A relação com o trabalho tem afetado a família? Qual a centralidade do trabalho na vida das pessoas? Como as pessoas vivenciam o desemprego? Quais as suas conseqüências para a saúde mental? Elas variam por categorias ocupacionais? Existem doenças mentais associadas ao trabalho? O que fazer neste quadro? É possível ações preventivas?.

41 Outra vez, os objetivos desta Unidade ...
O aluno deve ser capaz de: Descrever a construção histórica do conceito de trabalho. Identificar as principais mudanças no mundo do trabalho. Discutir e levantar hipóteses explicando tais mudanças. Identificar as grandes tendências e desafios do mundo do trabalho.

42 Tecnologia, condições materiais e/ou ambientais
Modo pelo qual o trabalho é gerido (dividido, organizado, controlado) Vínculo com estruturas sociais econômicas e políticas (força de trabalho, ritmo de crescimento, etc)

43 Discurso articulado e compartilhado coletivamente na sociedade
Aspectos subjetivos que singularizam a relação de cada pessoa com o trabalho


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