A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O UNIVERSO DE MOVIMENTA?

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O UNIVERSO DE MOVIMENTA?"— Transcrição da apresentação:

1 O UNIVERSO DE MOVIMENTA?
Parte 3: tudo no universo se movimenta

2 ASTRONÁUTICA LEI DA INÉRCIA Um corpo livre da ação de forças permanece com seu movimento, com a mesma velocidade e em linha reta. A sonda espacial Voiager foi lançada ao espaço em 1977. Ela já passo pelos planetas Jupter, Saturno, Urano e Netuno, sem utilizar nenhum tipo de combustível para seu movimento, e até hoje continua viajando para fora do sistema solar!

3 ASTRONÁUTICA LEI DA INÉRCIA Um corpo livre da ação de forças permanece com seu movimento, com a mesma velocidade e em linha reta. Se um astronauta não tiver nada que o prenda a sua nave, também existe o risco dele viajar para longe de sua nave para sempre.

4 Mas afinal, o que é inércia?
ASTRONÁUTICA LEI DA INÉRCIA Um corpo livre da ação de forças permanece com seu movimento, com a mesma velocidade e em linha reta. Mas afinal, o que é inércia? Inércia é a resistência que todos os corpos materiais opõem à mudança de seu estado de movimento. (fonte: Minidicionário Escolar Aurélio) Quanto maior é a massa de um corpo, maior é a sua inércia.

5 Força de resistência do ar
ASTRONÁUTICA Se um ônibus espacial se movimenta sem combustível, para que serve a força produzida pelo combustível? Para vencer forças que resistem ao movimento como: A força da gravidade. A força de resistência do ar. Força que o combustível faz no foguete. Força de resistência do ar Força da gravidade

6 ASTRONÁUTICA Se um ônibus espacial se movimenta sem combustível, para que serve a força produzida pelo combustível? Para mudar o movimento do ônibus espacial: Pra tirá-lo do repouso. Pra freia-lo. Pra mudar o sentido do movimento. forças do combustível (para frear) Acesse para fazer uma simulação de um pouso de uma sonda espacial na Lua.

7 ASTRONÁUTICA As forças apenas mudam o movimento dos corpos.
LEI FUNDAMENTAL DA DINÂMICA As forças apenas mudam o movimento dos corpos. Quanto maior é a massa de um corpo, maior é a força necessária pra mudar o movimento de um corpo. Um ônibus espacial precisa guardar um mínimo de combustível para poder mudar seu movimento e retornar à Terra. Sem a massa do tanque principal de combustível, o retorno para a Terra se torna mais fácil.

8 ASTRONÁUTICA As forças apenas mudam o movimento dos corpos.
LEI FUNDAMENTAL DA DINÂMICA As forças apenas mudam o movimento dos corpos. Quanto maior é a massa de um corpo, maior é a força necessária pra mudar o movimento de um corpo. Para fazer o foguete parar é utilizada a força de resistência do ar, através de pára-quedas, e a força de resistência entre as rodas e a pista. Força de resistência do ar (para frear)

9 ASTRONÁUTICA Questionário – questão 13
Por que objetos que são soltos caem na Terra? Questionário – questão 14 Por que o satélite da figura não cai na Terra? Isaac Newton deu a mesma resposta para as duas questões: Por causa da Lei da Gravitação Universal

10 GRAVITAÇÃO UNIVERSAL LEI DA GRAVITAÇÃO UNIVERSAL
Toda matéria atrai matéria. Quanto maior é a massa dos corpos, maior é a atração. Quanto maior é a distância entre os corpos, menor é a atração. Por não vemos a atração entre uma mesa e uma cadeira??? Só conseguimos sentir a força gravitacional quando pelo menos um dos corpos tem massa grande, como a massa de um corpo celeste.

11

12 QUESTÕES RESPONDIDAS POR ISAAC NEWTON
Se os satélites artificiais são atraídos pela Terra, por que eles não caem na Terra??? Os satélites são levados para o espaço por foguetes, e são soltos a grandes velocidades.

13 QUESTÕES RESPONDIDAS POR ISAAC NEWTON
Se os satélites artificiais são atraídos pela Terra, por que eles não caem na Terra??? Os satélites caem em direção a Terra, mas devido a sua grande velocidade, eles conseguem fazer uma curva em torno na Terra. Como no espaço não existe resistência do ar, os satélites mantém sempre a mesma velocidade (Lei da Inércia). Acesse para ver a explicação de Isaac Newton sobre a órbita de corpos celestes, ou volte na página onde você baixou esta apresentação, instale o aplicativo Modellus e depois faça o download do programa “gravitação”.

14 QUESTÕES RESPONDIDAS POR ISAAC NEWTON
Se os satélites artificiais são atraídos pela Terra, por que eles não caem na Terra??? A maioria dos satélites de comunicações gira junto com a Terra, ou seja, dá uma volta em torno da Terra em 24 horas. Estes satélites giram a uma altitude de 3500 km, com uma velocidade de km/h!!!

15 QUESTÕES RESPONDIDAS POR ISAAC NEWTON
Se a Lua é atraída pela Terra, por que ela não caem na Terra??? A Velocidade da Lua é tão grande que em vez dela cair na Terra ela dá voltas em torno da Terra. VELOCIDADE DE TRANSLAÇÃO DA LUA: 1 km/s Se a Terra é atraída pelo Sol, por que ela não cai no Sol??? A velocidade da Terra é tão grande que em vez de cair no Sol, ela dá voltas em torno do Sol. VELOCIDADE DE TRANSLAÇÃO DA TERRA: 30 km/s

16 QUESTÕES RESPONDIDAS POR ISAAC NEWTON
Se não existisse a força da gravidade, qual seria o movimento dos corpos celestes???

17

18 TUDO NO UNIVERSO SE MOVIMENTA
Como toda matéria atrai matéria, tudo o que existe no universo se movimenta!!! Todas as estrelas da Via-Láctea giram ao redor do núcleo da galáxia. O Sol gira com uma velocidade de 225 km/s, e dá uma volta completa pela galáxia a cada duzentos milhões de anos.

19 TUDO NO UNIVERSO SE MOVIMENTA
Como toda matéria atrai matéria, tudo o que existe no universo se movimenta!!! As galáxias do universo também se movimentam. O telescópio espacial Hubble já captou dezenas de imagens de galáxias se encontrando!

20 TUDO NO UNIVERSO SE MOVIMENTA
Como toda matéria atrai matéria, tudo o que existe no universo se movimenta!!! A nossa galáxia (Via Láctea) e a galáxia de Andrômeda estão se atraindo a uma velocidade de mais ou menos 130 km/s, e podem se encontrar daqui a 3 bilhões de anos. Concepção artística do encontro da galáxia de Andrômeda com a Via Láctea, vista da Terra.

21 Tudo o que existe no universo se movimenta!!!
Em resumo Tudo o que existe no universo se movimenta!!!


Carregar ppt "O UNIVERSO DE MOVIMENTA?"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google