A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Ser Seropositivo e ter SIDA: Quais as Diferenças?

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Ser Seropositivo e ter SIDA: Quais as Diferenças?"— Transcrição da apresentação:

1 Ser Seropositivo e ter SIDA: Quais as Diferenças?
Pode-se estar sempre no estado de Seropositividade sem passar a SIDA? Quantos anos de vida tem uma pessoa seropositiva? Quem tem um teste positivo tem SIDA?

2 Qual a diferença entre ter SIDA e ser Seropositivo?
Quando um indivíduo é infectado com o vírus VIH, torna-se seropositivo e adquire de imediato a capacidade de o transmitir a outrem. Uma vez no organismo e após ter resistido ao sistema imunitário do mesmo, o vírus VIH começa a destruir as importantes defesas do indivíduo, ficando este muito debilitado e sujeito a contrair diversas doenças com muita facilidade. A verdade é que não se morre de SIDA, directamente, mas de várias outras complicações oportunistas que surgem no organismo debilitado do indivíduo portador do vírus.

3 Ser seropositivo não quer dizer que se tenha SIDA, antes significa que se contraiu o vírus da respectiva doença. Porém, ter o vírus no organismo, não significa que o sujeito venha a desenvolver a doença. Ele pode ter o vírus no organismo durante anos e nunca desenvolver sintomas, (tais como: fraqueza, dor de cabeça, manchas na pele,...).

4 Pode-se estar sempre no estado de seropositividade sem passar a SIDA?
Sem tratamento específico para o VIH (com os medicamentos anti-retrovirais) todos os infectados com o vírus virão a ter SIDA mais cedo ou mais tarde. Desde que se adquire a infecção até entrar no estádio de SIDA decorre um período de tempo que é, em média, de 8 a 10 anos. Com tratamento é possível aumentar a duração do período assintomático da doença prevenindo o aparecimento das infecções e tumores que definem a fase de SIDA. Para tal é fundamental o acompanhamento médico periódico adequado.

5 Indivíduo com SIDA Sarcoma de Kaposi  Tipo de Cancro de pele que se desenvolve no corpo de uma pessoa que se encontra no estádio de SIDA

6 Quantos anos de vida tem uma pessoa Seropositiva?
Desde que se adquire a infecção até que surjam sintomas da doença decorre um período de tempo, designado como fase assintomática da infecção pelo VIH, que pode durar em média 8 a 10 anos. Nalgumas pessoas este período pode ser apenas de dois ou três anos e noutras de 15 ou 20 anos. Após o aparecimento de uma infecção oportunista, ou seja, após se entrar na fase de SIDA, o tempo médio de sobreviver é de cerca de um ano e meio, na ausência de tratamento anti-retroviral. Com os medicamentos a capacidade de sobrevivência dos doentes pode ser mais longa desde que se cumpra rigorosamente o tratamento e as indicações médicas. Actualmente existem algumas pessoas que vivem com esta infecção há mais de 20 anos.

7 O teste da SIDA… Existe um teste simples e grátis para descobrir se está ou não infectado/a com o VIH. Detecta a presença de anticorpos contra o vírus no sangue. Se tiver anticorpos contra o VIH no sangue significa que está infectado/a com o vírus e é seropositivo/a. Se não existirem anticorpos contra o VIH então não foi infectado/a com o vírus e é seronegativo/a. Um resultado negativo não significa que não se possa ser infectado/a pelo vírus no futuro.

8 O Teste Positivo e Negativo…

9 Quando se deve fazer o teste?
Se teve relações sexuais sem estar protegido/a deve fazer o teste da SIDA o mais rapidamente possível. Se teve outros comportamentos de risco, também deverá fazer o teste.

10 Se o teste der positivo, o que se deve fazer?
Uma pessoa que descobriu estar infectada deve procurar apoio médico para sua orientação. Qualquer pessoa que sabe estar infectada pelo VIH deverá adoptar comportamentos seguros para não correr o risco de contagiar outras pessoas e, também, não se infectar com outros agentes infecciosos.

11 Trabalho realizado por:
Guadalupe Cabrita, nº 8, 9ºB Jéssica Gomes, nº 10, 9ºB Fauzia Velji, nº 21, 9ºB


Carregar ppt "Ser Seropositivo e ter SIDA: Quais as Diferenças?"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google