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Glívia Angélica Rodrigues Barbosa Raquel Oliveira Prates

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Apresentação em tema: "Glívia Angélica Rodrigues Barbosa Raquel Oliveira Prates"— Transcrição da apresentação:

1 Glívia Angélica Rodrigues Barbosa Raquel Oliveira Prates
Caracterização da Interação Social de Usuários Surdos em Redes Sociais Online: Um estudo de caso no Orkut Glívia Angélica Rodrigues Barbosa Raquel Oliveira Prates

2 Contextualização Potencial das Redes Sociais na inclusão social de pessoas com diferentes condições físicas e psicológicas Interfaces não adequadas para pessoas com necessidades especiais Desafio da SBC : “acesso participativo e universal do brasileiro ao conhecimento” Pesquisas para avaliar e melhorar na interação de usuários com deficiência na web (atenção para deficiência visual)

3 Definição do Problema No Brasil existem mais de 9 milhões (5,1%) de pessoas com deficiência auditiva Os desafios para os surdos são minimizados A maioria das redes sociais online não oferece elementos de áudio em suas interfaces Primeira língua é a Língua de Sinais - espaço visual (Libras) Embora possam ver, interagir através da escrita pode ser um grande desafio para os usuários surdos

4 Motivação e Objetivo Desafio da SBC Potencial das RSO para Surdos Analisar e caracterizar o uso que os surdos têm feito das redes sociais online, bem como, verificar se a interface e interação propostas, atualmente, pelos projetistas estão apoiando, adequadamente, a interação social desses usuários

5 Trabalhos Relacionados
Grupo 1 - Caracterizam fenômenos de interação em redes sociais online Grupo 2 - Avaliações e proposta de melhorias das aplicações web para usuários surdos Grupo 3 - Analisam a importância e o impacto dos softwares sociais na socialização dos usuários com deficiência

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Grupo 1 - Caracterizam fenômenos de interação em redes sociais online Grupo 2 - Avaliações e proposta de melhorias das aplicações web para usuários surdos (e.g., Souza & Pinto, 2002; Fajardo et al. 2008; Yao et al. 2009, Martins & Filgueiras, 2010) Grupo 3 - Analisam a importância e o impacto dos softwares sociais na socialização dos usuários com deficiência

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Grupo 1 - Caracterizam fenômenos de interação em redes sociais online Grupo 2 - Avaliações e proposta de melhorias das aplicações web para usuários surdos Grupo 3 - Analisam a importância e o impacto dos softwares sociais na socialização dos usuários com deficiência (e.g., Garcêz, 2006; Horst & Vieira, 2008; Montardo & et al. 2008; Hibbard & Fels, 2011)

9 Cultura Surda Os surdos gostam de trocar ideias e informações em grupos e associações offline Interação com outros surdos é importante (fortalecimento da identidade surda) Redes sociais online representam... Possibilidade de autonomia, expressão, comunicação e expansão da rede de relacionamentos para os surdos

10 Metodologia da Pesquisa – Visão Geral
Análise da Rede de Amizades Online (Quantitativa) Análise do Apoio das Redes Sociais na Interação Social dos Surdos (Qualitativa) Análise das Preferências e Necessidades dos Surdos (Questionário) Triangulação e Avaliação dos Resultados Obtidos 1 2 3 4 Estudo de Caso no Orkut Avaliação dos Resultados

11 Porque o Orkut e não o Facebook
2010 – 2011 Embora o uso do Facebook tenha aumentado no Brasil, o Orkut era a rede social mais acessada pelos Brasileiros O Orkut é a rede mais utilizada pelos surdos

12 Questão de Pesquisa i “Existem diferenças significativas na rede de relacionamentos dos surdos, se comparada a rede dos ouvintes”? [Barbosa et al., INTERACT 2011]

13 Fase 1: Análise da Rede de Amizades Online
(Quantitativa) Análise do Apoio das Redes Sociais na Interação Social dos Surdos Análise das Preferências e Necessidades dos Surdos (Questionário) Triangulação e Avaliação dos Resultados Obtidos 1 2 3 4 Estudo de Caso no Orkut Avaliação dos Resultados [Barbosa et al., INTERACT 2011]

14 1. Análise e Caracterização da Rede de Relacionamentos Online dos Usuários Surdos
Objetivo Verificar se assim como nos grupos offline, os surdos mantêm uma rede de relacionamentos online mais conectada Potencial ocorrência de Homofilia por Seleção Fenômeno Homofilia por Seleção Indica que duas pessoas (ou um grupo) estabelecem relações por que ambas possuem características imutáveis em comum (e.g., idade, deficiência ou etnia) [Barbosa et al., INTERACT 2011]

15 Caracterização da Rede de Relacionamentos Online
Metodologia - Análise e Caracterização da Rede de Amizades Online dos Usuários Surdos Definição dos Dados Coleta dos Dados Análise dos Dados Caracterização da Rede de Relacionamentos Online 1 2 3 4 [Barbosa et al., INTERACT 2011]

16 4 3 2 1 1 2 3 4 1.1. Definição dos dados Orkut não disponibiliza um espaço específico para que seus membros se identifiquem como surdos Solução: Investigar membros de comunidades declarativas (e.g., Sou surdo sim) A maioria dos membros são surdos do Brasil Essas comunidades podem favorecer o estabelecimento de amizades online entre os surdos Para comparação: Análise dos membros de comunidades com diferentes focos (i.e., homossexuais, famílias e aleatórias) Maioria ouvinte Fora de escopo aprofundar nos fenômenos observados para esses grupos [Barbosa et al., INTERACT 2011]

17 1.2. Coleta dos Dados – Seleção
4 3 2 1 1 2 3 4 1.2. Coleta dos Dados – Seleção 1º - Comunidades declarativas destinadas a surdos Busca por palavras chave (e.g., “Surdo”, “Surda” e “Surdos”) Critérios de Seleção Comunidades cujo nome e descrição indicassem que seus membros eram surdos do Brasil Comunidades com o mesmo intervalo de membros ( ) Nome da Comunidade Surdos do Brasil, uni-vos! ID da Comunidade Descrição “Comunidade de surdos para curtir a amizade, trocas de fotos, encontros, namoros e algo mais...”. Membros (na época da seleção) 147 [Barbosa et al., INTERACT 2011]

18 1.2. Coleta dos Dados – Seleção
4 3 2 1 1 2 3 4 1.2. Coleta dos Dados – Seleção 2º - Comunidades destinadas a famílias e homossexuais Busca por palavras chave (e.g., sobrenomes (“Rodrigues”) e “homossexual” respectivamente) Critérios de seleção: (1) Comunidades declarativas; (2) intervalo de membros equivalante a faixa estabelecida 3º - Comunidades selecionadas aleatoriamente Sorteio de palavras chave (Random Word Generator) Busca utilizando a palavra sorteada (traduzida para PT) Seleção da 1º comunidade com o intervalo de membros equivalentes a faixa estabelecida [Barbosa et al., INTERACT 2011]

19 1.2. Coleta dos Dados – Obtenção
4 3 2 1 1 2 3 4 1.2. Coleta dos Dados – Obtenção Dados obtidos entre: 16/out e 20/nov de 2010 membros, distribuídos em 35 comunidades Para cada membro das comunidades foi obtido ID no Orkut Nº amigos no Orkut Ids e nomes de todos os amigos do usuário Categoria Surdos Homossexuais Famílias Aleatórias # Comunidades 14 6 9 [Barbosa et al., INTERACT 2011]

20 4 3 2 1 1 2 3 4 1.3. Análise dos dados Distribuição de amigos dos membros das comunidades no Orkut, nas próprias comunidades e a relação entre esses valores Uso da CDF devido a variabilidade dos dados Análise comparativa: Por restrições da amostra, serão apresentadas evidências dos resultados obtidos comparando-os com aspectos do comportamento offline dos surdos [Barbosa et al., INTERACT 2011]

21 1.4. Caracterização da rede de relacionamentos online dos surdos
3 2 1 1 2 3 4 1.4. Caracterização da rede de relacionamentos online dos surdos Quanto menor o crescimento da CDF, maior o número de amigos Amigos no Orkut Amigos na Comunidade Aproximadamente, a partir de “mais de 400 amigos” a diferença entre os surdos e os demais se torna evidente

22 1.4. Caracterização da rede de relacionamentos online dos surdos
3 2 1 1 2 3 4 1.4. Caracterização da rede de relacionamentos online dos surdos

23 1.4. Caracterização da rede de relacionamentos online dos surdos
3 2 1 1 2 3 4 1.4. Caracterização da rede de relacionamentos online dos surdos Resultados Se comparados aos membros das demais comunidades, os surdos formam uma rede de amizades mais conectada no Orkut e dentro das comunidades destinadas a eles nesse sistema Evidência da Homofilia por Seleção Não é possível afirmar “como” a Homofilia acontece Potencialmente reflexo de aspectos culturais (firmar a cultura e identidade surda) Identificação contribui para a criação de recursos que atendam as necessidades desse grupo na rede social [Barbosa et al., INTERACT 2011]

24 Questão de Pesquisa II “Os recursos disponibilizados pelo Orkut, através das comunidades online, oferecem apoio à sociabilidade dos usuários surdos”? [Barbosa & Prates, WebScience 2011], [Barbosa et al., IHC & CLIHC 2011]

25 Fase 2: Análise da Sociabilidade
Análise da Rede de Amizades Online Análise do Apoio das Redes Sociais na Interação Social dos Surdos (Qualitativa) Análise das Preferências e Necessidades dos Surdos (Questionário) Triangulação e Avaliação dos Resultados Obtidos 1 2 3 4 Estudo de Caso no Orkut Avaliação dos Resultados [Barbosa & Prates, WebScience 2011], [Barbosa et al., IHC & CLIHC 2011]

26 2. Análise da sociabilidade de Comunidades online para usuários surdos
Objetivo Verificar se a maior conectividade entre os surdos está refletindo em uma maior interação social mediada pelas comunidades do Orkut Analisar se a interface proposta pelos projetista está apoiando a sociabilidade dos surdos [Barbosa & Prates, WebScience 2011], [Barbosa et al., IHC & CLIHC 2011]

27 Análise do registro de uso
Metodologia - Análise do Apoio das Redes Sociais na Interação Social dos Surdos Análise da interface Análise do registro de uso 1 Análise da Sociabilidade de Comunidades Online para os Usuários Surdos Método de Inspeção Semiótica (MIS) [Barbosa & Prates, WebScience 2011], [Barbosa et al., IHC & CLIHC 2011]

28 Avaliação da sociabilidade
“Comunidades com uma boa sociabilidade são aquelas que têm políticas sociais (regras) estabelecidas que apoiam a proposta do grupo e que, além disso, são compreensíveis e aderidas pelas pessoas (membros)” [Preece, 2000] Avaliar tanto aspectos tecnológicos quanto a qualidade da interação social Aplicabilidade do MIS para avaliar sociabilidade [De Souza & Preece, 2004; Leitão et al. 2007; Reis & Prates, 2011]

29 Método de Inspeção Semiótica (MIS)
Teoria da Engenharia Semiótica Interface como uma comunicação, unidirecional e indireta, do projetista aos usuários (metacomunicação) Dar um exemplo aqui com a metamensagem das redes sociais

30 Método de Inspeção Semiótica (MIS)
Signos Metalinguísticos Estáticos – Estado Dinâmicos – Comportamento Dinâmico Estático Metalinguístico

31 Método de Inspeção Semiótica (MIS)
Avalia a comunicabilidade Detectar rupturas de comunicação

32 Análise do registro de uso
2.1 Análise da Interface 4 3 2 1 1 2 3 Análise da interface Análise do registro de uso 1 Proposta do Projetista Potenciais Rupturas (Sociabilidade) Análise da Sociabilidade de Comunidades Online para os Usuários Surdos Método de Inspeção Semiótica (MIS) [Barbosa & Prates, WebScience 2011], [Barbosa et al., IHC & CLIHC 2011]

33 2.1. Análise da Interface e impacto na sociabilidade - MIS
4 3 2 1 2.1. Análise da Interface e impacto na sociabilidade - MIS 1 2 3 Período: entre 18 e 25 de Novembro de 2010 1 avaliador + 1 especialista para análise dos resultados Escopo: Páginas em Português Tarefas: (1) Criar comunidades; (2) Tornar-se membro de uma comunidade e; (3) Participar ativamente de uma comunidade Foco: Identificar potenciais rupturas que impactam na sociabilidade dos surdos Escopo da Análise dos Signos Metalinguísticos: Conteúdo de ajuda do Orkut relacionado especificamente as comunidades desse sistema Estáticos: Formulário de cadastro e página principal (perfil) da comunidade Dinâmicos: Interação com as interfaces destinadas respectivamente ao cadastro, visualização e submissão de conteúdo da comunidade. [Barbosa et al., IHC & CLIHC 2011]

34 2.1. Comunidades do Orkut oferecem
4 3 2 1 1 2 3

35 2.1. Comunidades do Orkut oferecem
4 3 2 1 1 2 3 Uma comunidade refere-se a uma espaço virtual (i.e., uma funcionalidade) para conectar pessoas (não necessariamente amigos) que desejam discutir questões, expressar crenças e valores e compartilhar idéias. [Barbosa et al., IHC & CLIHC 2011]

36 2.1. Comunidades do Orkut oferecem
4 3 2 1 1 2 3 As comunidades têm.. Membros Comunidades Relacionadas Nome Descrição [Barbosa et al., IHC & CLIHC 2011]

37 2.1. Comunidades do Orkut oferecem
4 3 2 1 1 2 3 Pode ser pública ou moderada O conteúdo postado na comunidade pode ser aberto ou fechado para não membros Membros da comunidade podem ter disponíveis fóruns, enquetes e eventos para interação [Barbosa et al., IHC & CLIHC 2011]

38 2.1. Rupturas e Potenciais Impactos na Sociabilidade dos Surdos
4 3 2 1 2.1. Rupturas e Potenciais Impactos na Sociabilidade dos Surdos 1 2 3 RP1 - Papel do moderador não é claro RP2 - Falta de instruções sobre informações a serem disponibilizadas sobre a comunidade RP3 - Restrição da forma e receptores de mensagens RP4 - Impossibilidade de apagar ou editar mensagens em alguns contextos RP5 - Falta de notificação sobre a comunicação RP6-Falta de clareza sobre possibilidade de promoção da comunidade RP7 - Utilização de termos ambíguos [Barbosa et al., IHC & CLIHC 2011]

39 Orkut anuncia adaptações na interface das comunidades – Nov/2011
4 3 2 1 Orkut anuncia adaptações na interface das comunidades – Nov/2011 1 2 3 Essas modificações não invalidam os resultados apresentados. Elas mostram que os problemas identificados realmente impactavam de forma negativa o uso das comunidades, de forma que os próprios projetistas do Orkut fizeram um (re)projeto da interface a fim de melhorá-la. R5 R6 R7

40 Orkut anuncia adaptações na interface das comunidades – Nov/2011
4 3 2 1 Orkut anuncia adaptações na interface das comunidades – Nov/2011 1 2 3 Os problemas mais críticos para os surdos ainda persistem Ausência de elementos espaço visuais para instrução Comunicação limitada ao formato textual

41 4 3 2 1 1 2 3 “As rupturas identificadas estão impactando no uso que tem sido feito das comunidades”? [Barbosa et al., IHC & CLIHC 2011]

42 2.1. Análise do Registro de Uso
4 3 2 1 1 2 3 Análise da interface Análise do registro de uso 1 Análise da Sociabilidade de Comunidades Online para os Usuários Surdos Análise de 35 comunidades (surdos; homossexuais; famílias; aleatórias) Entre: 18 e 25 /11/2010 Método de Inspeção Semiótica (MIS) Foco: Através de signos estáticos, inspecionar como elementos de interface e interação estavam sendo utilizados [Barbosa et al., IHC & CLIHC 2011]

43 2.1. Análise do Registro de Uso
4 3 2 1 2.1. Análise do Registro de Uso 1 2 3 Comparando a comunidade de surdos com as demais... Pessoas Maior número de comunidades requer solicitação para participação (s:29% x o:14%) e o conteúdo é público (s:100% x o:95%) Regras Nenhuma delas apresentou regras ou políticas da comunidade no campo descrição Surdos fazem mais uso de moderadores (s:40% x o:10%) Além disso, em algumas situações aproveitavam o espaço para divulgar outras informações, como por exemplo, em uma delas em que o proprietário aproveitou para divulgar links de outras comunidades que ele havia criado, mesmo que essas não fossem diretamente relacionadas à comunidade em questão (e.g., na comunidade “Para Deus nada é impossível”, o proprietário divulga outras comunidades como: “Eu amo viajar”). Observou-se que em nenhuma das comunidades fatores de sociabilidade, como as regras ou políticas da comunidade, foram apresentados no campo descrição. “Família Santos e dos Santos”, onde a única comunidade relacionada era “Eu amo Batata Frita”. [Barbosa et al., IHC & CLIHC 2011]

44 2.1. Análise do Registro de Uso
4 3 2 1 2.1. Análise do Registro de Uso 1 2 3 Propósito Surdos Expressam claramente seu objetivo Comunidades relacionadas: normalmente voltados para o foco da comunidade Ouvintes Descrição mais breve, e em algumas situações aproveitavam o espaço para divulgar outras informações Comunidades relacionadas: muitas vezes usadas para expressar preferências particulares do dono da comunidade Comunicação na Comunidade Não há diferenças significativas na comunicação Baixo uso dos recursos oferecidos (apenas fóruns) Além disso, em algumas situações aproveitavam o espaço para divulgar outras informações, como por exemplo, em uma delas em que o proprietário aproveitou para divulgar links de outras comunidades que ele havia criado, mesmo que essas não fossem diretamente relacionadas à comunidade em questão (e.g., na comunidade “Para Deus nada é impossível”, o proprietário divulga outras comunidades como: “Eu amo viajar”). Observou-se que em nenhuma das comunidades fatores de sociabilidade, como as regras ou políticas da comunidade, foram apresentados no campo descrição. Propósito surdos: Objetivo geral: envolviam reunir usuários surdos com interesse em interagir e discutir sobre os assuntos relacionados à Comunidade Surda do Brasil ; (e.g., outras comunidades surdas, associações de surdos, e mensagens instantâneas para surdos) x “Família Santos e dos Santos”, onde a única comunidade relacionada era “Eu amo Batata Frita”. Baixo uso dos fóruns: menos de 2 posts por mês [Barbosa et al., IHC & CLIHC 2011]

45 “Onde essa socialização acontece”?
Até o momento... Os surdos estão mais conectados dentro das comunidades Porém, eles não têm interagido socialmente nesse ambiente “A restrição do conteúdo e da comunicação à forma textual está refletindo nessa baixa sociabilidade”? “Onde essa socialização acontece”? [Barbosa et al., IHC & CLIHC 2011]

46 Metodologia - Análise do Apoio das Redes Sociais na Interação Social dos Surdos
Análise da interface Análise do registro de uso Análise de outros meios de comunicação Consolidação dos resultados obtidos 1 2 3 Análise da Sociabilidade de Comunidades Online para os Usuários Surdos Método de Inspeção Semiótica (MIS) Análise das Mensagens [Barbosa et al., IHC & CLIHC 2011]

47 2.2. Análise de outros meios de comunicação
4 3 2 1 1 2 3 Análise da interface Análise do uso Análise de outros meios de comunicação Consolidação dos resultados obtidos 1 2 3 Análise da Sociabilidade de Comunidades Online para os Usuários Surdos Método de Inspeção Semiótica (MIS) Análise das Mensagens [Barbosa et al., IHC & CLIHC 2011]

48 2.2. Análise de outros meios de comunicação
4 3 2 1 Análise de outros meios de comunicação 2.2. Análise de outros meios de comunicação 1 2 3 Período: 02 a 10 maio/2011 Participantes: 2 avaliadores Análise das Mensagens Mensagens enviadas através da página pessoal de recados dos usuários surdos (30) e ouvintes (30). Forma (texto, imagem, vídeo ou a combinação destas) Conteúdo (conversa, afetividade, informação, entretenimento, cartão de data comemorativa, protesto/manifestação e/ou SPAM) Receptores (apenas o dono do perfil ou um grupo de usuários) Análise de recursos oferecidos pelas comunidades do Orkut e seus potenciais impactos na sociabilidade dos surdos Análise do uso de comunidades do Orkut por usuários surdos Investigação do uso de outros meios de comunicação do Orkut por usuários surdos 1) conversa, toda mensagem indicando algum fluxo de diálogo (e.g. “Oi, vou avisar ao João, obrigada por lembrar!”); (2) afetividade, mensagens que expressam sentimentos como amor, amizade (e.g. “Te amo”); (3) informação, mensagens que divulgam algum tipo de notícia como, por exemplo, festas, curso de Libras, empregos e outros; (4) entretenimento, conteúdo de piadas, brincadeira, trailers de filmes, música e outros; (5) cartão de data comemorativa (e.g. Cartões de Aniversário e Natal); (6) protesto/manifestação, mensagens que remetem a ideia de reclamação ou insatisfação e chamada para manifestações sobre um determinado tema (e.g. passeata pelos direitos dos surdos não atendidos); e/ou (7) spam Foco: Verificar a possibilidade dos surdos estarem se socializando fora do ambiente das comunidades [Barbosa et al., IHC & CLIHC 2011]

49 2.2. Comunicação Através da Página de Recados
4 3 2 1 2.2. Comunicação Através da Página de Recados 1 2 3 Análise forma x conteúdo x receptores da mensagem: Surdos Expressar sentimento a um grupo de amigos através de imagens Divulgar informações importantes para um grupo de amigos através de vídeos Ouvintes Recursos textuais para expressar sentimentos e estabelecer conversas (individuais) com seus amigos do Orkut [Barbosa et al., IHC & CLIHC 2011]

50 2.3. Consolidação dos resultados
4 3 2 1 1 2 3 Análise da interface Análise do uso Análise de outros meios de comunicação Consolidação dos resultados obtidos 1 2 3 Análise da Sociabilidade de Comunidades Online para os Usuários Surdos Método de Inspeção Semiótica (MIS) Análise das Mensagens [Barbosa et al., IHC & CLIHC 2011]

51 4 3 2 1 2.3 Análise da sociabilidade de Comunidades online para usuários surdos 1 2 3 Resultados O projetista oferece recursos que possibilitam a interação social mediada pela comunidade, mas não potencializa sociabilidade A restrição do conteúdo e da comunicação à forma textual está refletindo nessa baixa sociabilidade Limitação das comunidades a um “ponto de encontro” A interação social tem ocorrido através da página de recados (fora do ambiente da comunidade) [Barbosa et al., IHC & CLIHC 2011]

52 Fase 3: Avaliação dos Resultados
Análise da Rede de Amizades Online Análise do Apoio das Redes Sociais na Interação Social dos Surdos (Qualitativa) Análise das Preferências e Necessidades dos Surdos (Questionário) Triangulação e Avaliação dos Resultados Obtidos 1 2 3 4 Estudo de Caso no Orkut Avaliação dos Resultados

53 Avaliação dos resultados
4 3 2 1 Avaliação dos resultados Objetivo: Avaliar e entender melhor os resultados obtidos nas etapas posteriores Metodologia: Triangulação com outras fontes de investigação para a mesma questão de pesquisa Questionário Foco: Identificar as motivações e preferências dos surdos ao interagir socialmente através do Orkut 24 questões (10 perfil e 14 sobre o uso do Orkut e de Comunidades – Questões Fechadas) Período de Aplicação: 27/06 a 20/07/2011 Divulgação: Comunidades do Orkut, Comunidades do Facebook, Listas de Discussão, Associações de Surdos, Contatos Pessoais 111 pessoas responderam ao questionário, dessas, 89 utilizavam o Orkut – pessoas de todas as regiões do Brasil

54 Triangulação Fase 1 – Rede de Relacionamentos Online
4 3 2 1 Triangulação Fase 1 – Rede de Relacionamentos Online Os surdos estão mais conectados no Orkut e dentro das comunidades destinadas a eles Fase 2 – Análise de Sociabilidade A alta conectividade não reflete em uma maior sociabilidade nas comunidades Comunidades como “ponto de encontro virtual”

55 Triangulação Fase 1 – Rede de relacionamentos Online
4 3 2 1 Triangulação Fase 1 – Rede de relacionamentos Online Os surdos estão mais conectados no Orkut e dentro das comunidades destinadas a eles Fase 2 – Análise de Sociabilidade A alta conectividade não reflete em uma maior sociabilidade nas comunidades Comunidades como “ponto de encontro virtual” Triangulação (Questionário) Motivação de uso do Orkut e das comunidades para encontrar novos amigos, principalmente surdos Reforça os resultados referentes ao “ponto de encontro” e “maior conectividade”

56 Triangulação Fase 2 – Análise de Sociabilidade
4 3 2 1 Triangulação Fase 2 – Análise de Sociabilidade A restrição do conteúdo e da comunicação à forma textual está refletindo nessa baixa sociabilidade A interação social tem ocorrido através da página de recados (fora do ambiente da comunidade)

57 Triangulação Fase 2 – Análise de Sociabilidade
4 3 2 1 Triangulação Fase 2 – Análise de Sociabilidade A restrição do conteúdo e da comunicação à forma textual está refletindo nessa baixa sociabilidade A interação social tem ocorrido através da página de recados (fora do ambiente da comunidade) Triangulação (Questionário) Preferência por uso de recursos espaço visuais para se comunicar (i.e., imagens e vídeos) Comunicação com os amigos da comunidade utilizando página de recados, MSN e ooVoo Reforça os resultados da baixa sociabilidade nas comunidades por questões de restrições na interface

58 Caracterização da Interação Social de Usuários Surdos em Redes Sociais Online Considerações Finais e Contribuições

59 Considerações Finais Embora o Orkut possa favorecer o encontro dos surdos, as decisões do projeto de interface e interação... Não estão totalmente adequadas as necessidades e preferências desses usuários Podem estar dificultando ou até mesmo inviabilizando a socialização dos surdos através das comunidades

60 Contribuições Desafio SBC 2006 - 2016
Análise do Orkut, mas mostra como decisões de projeto de redes sociais online impactam diretamente a sociabilidade dos usuários surdos Levantamento dos pontos relevantes para sociabilidade podem ser usados no projeto e avaliação de outras redes sociais

61 Contribuições Em termos de metodologia Teoria da Engenharia Semiótica
Vantagens de se combinar aspectos quantitativos e qualitativos para a análise proposta Quantitativos – mostrou tendências (e.g., Homofilia) Qualitativos – entender e explicar o que foi observado Teoria da Engenharia Semiótica MIS para análise da comunicabilidade e sociabilidade da interface Inspeção Semiótica baseada no MIS em ambientes onde o uso fica parcialmente registrado Análise do uso e contraste com intenção do projetista

62 Trabalhos Futuros Entrevistas com surdos e questionários com ouvintes
Auxiliar no melhor entendimento o papel social e impacto das redes sociais na vida dos surdos comparados com ouvintes Análise de outras redes sociais e segmentação por diferentes perfis de surdos Expandir o conhecimento sobre a adequação desses sistemas para a sociabilidade das pessoas com deficiência auditiva Investigar a possibilidade de identificar classes de signos de sociabilidade Ajudar na avaliação da sociabilidade de outros sistemas

63 Publicações - Contribuições
Interact 2011 1º Fase - Characterizing Interactions among Members of Deaf Communities in Orkut [Barbosa et al., 2011] ACM WebScience 2011 Proposta 2º Fase - An Analysis of Sociability of Deaf Users in Orkut Communities [Barbosa & Prates, 2011] X IHC & V CLIHC’11 2º Fase - Análise da Sociabilidade de Comunidades Online para os Usuários Surdos: Um Estudo de Caso do Orkut [Barbosa et al. 2011]

64 Obrigado!!! Caracterização da Interação Social de Usuários Surdos em Redes Sociais Online: Um estudo de caso no Orkut Perguntas

65 Rupturas Sociabilidade
Rede amizades Rupturas Sociabilidade Slides Auxiliares Uso Scraps Questionário

66 Análise Rede de Relacionamentos
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67 Voltar

68 Voltar

69 Voltar

70 Voltar

71 Voltar

72 Voltar

73 Voltar

74 Inspeção da interface –
Potenciais impactos na sociabilidade dos surdos Voltar

75 RP1 – Papel do moderador não é claro
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76 RP1 – Papel do moderador não é claro
A falta de clareza no papel do moderador pode impactar no gerenciamento e mesmo na sociabilidade da comunidade, uma vez que políticas e regras (implícitas ou explícitas) podem não estar sendo seguidas ou reforçadas Voltar

77 RP2 – Falta de instruções sobre informações a serem disponibilizadas sobre a comunidade
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78 RP2 – Falta de instruções sobre informações a serem disponibilizadas sobre a comunidade
O projetista perde a oportunidade de apoiar criadores na definição ou comunicação de aspectos relevantes (e.g., propósitos e regras) para o sucesso da comunidade. Fica a cargo do criador desta comunidade saber ou perceber o impacto que as informações apresentadas na descrição podem ter na comunidade criada Voltar

79 RP3 - Restrição da forma e receptores de mensagens
O projetista restringe a comunicação dentro da comunidade ao conteúdo textual e a um canal público Voltar

80 RP3 - Restrição da forma e receptores de mensagens
Essa decisão limita as possibilidades de expressividade e pode ser crítica para usuários, como os surdos, que não se comunicam bem utilizando o texto. Isso pode fazer com que os membros procurem recursos de comunicação fora das comunidades diminuindo a socialização mediada por esse ambiente Voltar

81 RP4 - Impossibilidade de apagar ou editar mensagens em alguns contextos
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82 RP4 - Impossibilidade de apagar ou editar mensagens em alguns contextos
O fato de não comunicar essa intenção, de forma clara, no momento em que o usuário emite sua fala pode fazer com que membros acreditem que posteriormente possam editá-la ou removê-la e criem falas que não tinham intenção de serem permanentes Voltar

83 RP5 - Falta de notificação sobre a comunicação
Os membros não podem definir se desejam ou não ser notificados quando ocorrem atualizações em conversas (através de fórum, eventos ou enquetes) de seu interesse na comunidade. Essa decisão pode ser um empecilho na participação ativa do usuário na conversa da comunidade. Voltar

84 RP6 - Falta de clareza sobre possibilidade de promoção da comunidade
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85 RP6 - Falta de clareza sobre possibilidade de promoção da comunidade
Essa falta de informação pode fazer com que o usuário opte por não promover a comunidade, por não saber as consequências dessa ação. A falta de divulgação pode ter impactos na sociabilidade, uma vez que a comunidade pode não atingir massa crítica (i.e., mínimo de usuários para seu sucesso) Voltar

86 RP7 - Utilização de termos ambíguos
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87 RP7 - Utilização de termos ambíguos
Essas ambiguidades podem dificultar, ou até mesmo inviabilizar a identificação e uso dos recursos disponíveis dentro da comunidade, por usuários surdos Voltar

88 Análise do Uso da Página de Recados
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89 Comunicação Através da Página de Recados
Formato da Mensagem Surdos utilizam principalmente imagens e vídeos para se comunicar e quando usam texto ele é curto; Voltar

90 Comunicação Através da Página de Recados
Conteúdo da Mensagem Todos os usuários estabelecem diálogos e trocam mensagens que expressam sentimento. Porém, observou-se que se comparado aos ouvintes, os surdos trocam mais mensagens informativas utilizadas para divulgar manifestações, cursos, emprego e entretenimento entre eles. Voltar

91 Respostas Questionário
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92 Usam Orkut Voltar

93 Usam Orkut – Regiões do brasil
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94 Porque Usa Orkut Voltar

95 Preferências por Comunicação
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96 Como comunica e como Prefere - Grau de Surdez
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97 Como comunica e como Prefere – Língua utilizada
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98 Usam Comunidades Voltar

99 Comunicação na Comunidade
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