A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

GRAVIDEZ, EXAMES PRÉ-NATAIS E NEO- NATAIS

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "GRAVIDEZ, EXAMES PRÉ-NATAIS E NEO- NATAIS"— Transcrição da apresentação:

1 GRAVIDEZ, EXAMES PRÉ-NATAIS E NEO- NATAIS
Prof. Bruno Menezes

2 Exame de gravidez Gonadotrofina coriônica humana (hCG) é um hormônio de glicoproteína produzido na gravidez que é feito pelo embrião logo após a concepção e mais tarde pelo sinciciotrofoblasto (parte da placenta). A gonadotrofina coriônica humana (bHCG) interage com os receptores LHCG e promove a manutenção do corpo lúteo durante o início da gravidez, fazendo-o secretar o hormônio progesterona. A progesterona enriquece o útero com um espesso revestimento dos vasos sanguíneos e capilares para que ele possa sustentar o crescimento fetal. A gonadotrofina coriônica humana também desempenha um papel na diferenciação celular / proliferação e pode ativar a apoptose.

3 Mulheres após a menopausa
Exame de gravidez Gonadotrofina coriônica - Beta HCG Semanas Valores (mUI/mL) 1 semana 5 a 50 mUI/mL 1 a 2 semanas 50 a 100 2 a 3 semanas 100 a 5000 3 a 4 semanas 500 a 4 a 5 semanas 1000 a 5 a 6 semanas a 6 a 8 semanas a 2 a 3 meses Análise do Resultado Resultado (mUI/mL) Situação Até 49 (mUI/ ml) Negativo 10 a 100 (mUI/ ml) Indeterminado Acima de 100 (mUI/ ml) Positivo Mulheres após a menopausa menos de 9.5

4 Gestação

5 Gestação A situação transversa e a apresentação pélvica em fim de gestação podem significar risco no momento do parto. Nessas condições, a mulher deve ser, sempre, referida para unidade hospitalar com condições de atender distocia.

6 Exames 1º Trimestre - Obrigatórios
Exames 1º Trimestre - Obrigatórios Hemograma completo: verifica sinais de infecção, anemia ou alterações nas plaquetas. Tipagem sanguínea: verifica a possibilidade de eritroblastose fetal. Caso positivo é necessária injeção de imunoglobulina na 28ª semana na gravidez e até 72 horas após o parto. Sorologia para sífilis (Treponema pallidum) Sorologia para HIV, Hepatite A, B e C, Rubéola e Citomegalovírus Sorologia para toxoplasmose (Toxoplasma gondii)

7 Exames 1º Trimestre - Obrigatórios
Exames 1º Trimestre - Obrigatórios Urina e urocultura: verifica sinais de infecção urinária. Papanicolau: câncer de colo de útero. Ultrassom endovaginal: presença e número de embriões, tempo de gravidez e batimentos cardíacos do feto. Translucência nucal: mete o tamanho da prega da nuca do feto, para avaliar uma possível retenção de líquidos na região cefálica. Ultrasom pélvico ou transvaginal. Teste oral de tolerância a glicose (TOTG): diabetes.

8 Exames 1º Trimestre - Recomendados
Exames 1º Trimestre - Recomendados TRH, TSH, T3 e T4: funções da tireoide Ecocardiografia fetal: verifica problemas cardíacos no feto (Doppler).

9 Exames 1º Trimestre – Casos Específicos
Exames 1º Trimestre – Casos Específicos Coombs Indireto: presença de anti-Rh no sangue da mãe Perfil bioquímico materno: anomalias cromossômicas

10 Exames 1º Trimestre – Casos Específicos
Exames 1º Trimestre – Casos Específicos PPF (Protoparasitológico de Fezes): presença de vírus, cistos de protozoários ou ovos de helmintos. Cariótpo: determinação do padrão cromossômico 11ª a 14ª semana – biópsia do vilo corial (punção da placenta) 15ª a 22ª semana – amniocentese (líquido amniótico) 23ª semana em diante – cordocentese (punção do sangue via cordão umbilical)

11 Exames 1º Trimestre – Casos Específicos
Exames 1º Trimestre – Casos Específicos Teste de Enzimas Hepáticas – em doenças do fígado ou pré-eclâmpsia (hipertensão grave) na gestante. Ecocardiograma e Eletrocardiograma Medida da pressão arterial Sexagem fetal - grande porcentagem de acerto a partir da 8ª semana, através da PCR. (Ultrasom 17ª semana).

12 Exames 2º Trimestre – Obrigatório
Exames 2º Trimestre – Obrigatório Ultrasom morofológico: formação e sexo do feto

13 Exames 2º Trimestre – Casos específicos
Exames 2º Trimestre – Casos específicos Amniocentese: cariótipo, doenças genéticas e infecciosas Ecocardiograma fetal Cordocentese: transfusão de sangue intra uterina. Dosagem de uréia, ácido úrico e creatinina: gestantes com problemas renais. Teste de Enzimas Hepáticas – em doenças do fígado ou pré-eclâmpsia (hipertensão grave) na gestante. Ecocardiograma e Eletrocardiograma Medida da pressão arterial

14 Exames 2º Trimestre – Casos específicos
Exames 2º Trimestre – Casos específicos Amniocentese: cariótipo, doenças genéticas e infecciosas Ecocardiograma fetal Cordocentese: transfusão de sangue intra uterina. Dosagem de uréia, ácido úrico e creatinina: gestantes com problemas renais. Teste de Enzimas Hepáticas – em doenças do fígado ou pré-eclâmpsia (hipertensão grave) na gestante. Ecocardiograma e Eletrocardiograma Medida da pressão arterial

15 Exames 3º Trimestre – Obrigatórios
Exames 3º Trimestre – Obrigatórios Ultrasom obstetrício (abdominal) Cardiotocografia (início do trabalho de parto): batimentos cardíacos, contração uterina, oxigenação cerebral, compressão do cordão umbilical. Dopplervelocimetria colorida: fluxo sanguíneo nos vasos do feto e resistência vascular.

16 Exames 3º Trimestre – Casos específicos
Exames 3º Trimestre – Casos específicos Dosagem de uréia, ácido úrico e creatinina: gestantes com problemas renais. Teste de Enzimas Hepáticas – em doenças do fígado ou pré-eclâmpsia (hipertensão grave) na gestante. Ecocardiograma e Eletrocardiograma Medida da pressão arterial Perfil Biofísico Fetal: Movimentos físicos e respiratórios fetais, tônus e reatividade da frequência cardíaca.

17 Teste do Pezinho

18 Teste do Pezinho

19 Teste do Pezinho

20 Teste do Pezinho Galactosemia - A galacose presente no leite causa, nas crianças com galactosemia, um quadro grave marcado por catarata, convulsões e diarréia. Hipotireoidismo - A falta do hormônio produzido na glândula tireóide causa deficiência mental e retardo de crescimento. Hiperplasia Adrenal - Distúrbio no metabolismo que pode levar à desidratação aguda e na menina, a masculinização dos órgãos genitais. Fibrose cística - Doença genética que causa problemas respiratórios e gastrointestinais crônico

21 Teste do Pezinho Biotidinase- carência da biotina pode levar a convulsões, falta de equilíbrio, hipotonia, lesões na pele, perda de audição, retardo no desenvolvimento a acidose metabólica. Toxoplasmose - Infecção adquirida pela gestante que, se transmitida ao feto, pode causar microcefalia, lesões oculares entre outros. G6PD - A deficiência de Glicose-6-Fosfato Desidrogenase é a enzimopatia mais comum podendo apresentar grave icterícia neonatal ("amarelão") ou anemia hemolítica (ruptura dos glóbulos vermelhos) Rubéola - Infecção viral transmitida pela mãe ao feto que pode causar deficiência mental, retardo no crescimento, deficiência auditiva, defeitos cardíacos, catarata, lesões ósseas e outros problemas.

22 Teste do Pezinho MCAD - Distúrbio Genético que interfere na utilização dos Ácidos Graxos como fonte de energia para o organismo. É uma doença genética potencialmente fatal que pode provocar o quadro de Síndrome da Morte Súbita. Sífilis - A criança que adquire essa doença durante a gestação pode apresentar, ao nascimento, problemas de pele, ossos, baço, fígado e sistema nervoso. Em alguns casos, a doença só se manifesta após alguns anos. Citomegalovírus - Entre as manifestações associadas à infecção congênita pelo citomegalovírus estão a hidrocefalia, calcificações cerebrais e seqüelas visuais, auditivas e mentais.

23 Teste do Pezinho Mutação 35delG do gene da Conexina 26 - é uma das causas mais comuns de Surdez Congênita não Sindrômica. Seu modelo de herança é autossômico recessivo. Em países desenvolvidos, 60% dos casos de surdez tem origem genética. Espectrometria de Massa em Tandem - é uma técnica que permite uma extensa pesquisa relacionada a Erros Inatos do Metabolismo dos ácidos orgânicos e dos aminoácidos

24


Carregar ppt "GRAVIDEZ, EXAMES PRÉ-NATAIS E NEO- NATAIS"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google