A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

a FRATERNIDADE E A VIDA NO PLANETA “A criação geme em dores de parto”

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "a FRATERNIDADE E A VIDA NO PLANETA “A criação geme em dores de parto”"— Transcrição da apresentação:

1 a FRATERNIDADE E A VIDA NO PLANETA “A criação geme em dores de parto”
Rm 8,22 Aquecimento global. O que é, como se revela? a

2 É o aumento das temperaturas do planeta e traz muitos desdobramentos e efeitos :-
O que era uma exceção torna-se cotidiano acentua-se: furacões, tornados, enchentes, secas,calor, incêndios, derretimento das geleiras aumentando o nível do mar... A espécie humana está em perigo. A CF nasce num cenário de degradação socioambiental com muitos refugiados ambientais gerando empobrecimento e inúmeros problemas...

3 Mas o que levou o Planeta ficar assim...?
A política e a economia é que determinam a vida do homem na terra Revolução Industrial (motor a vapor, combustível fóssil, transformação do mundo, expansão ilimitada, crescimento, progresso e problemas socioambientais. Poluição de grande proporção Chernobil,1986.Phobal,1984,Fukushima2011 (mortos e outros sofreram em decorrência) Uso intenso,rápido demais dos recursos naturais comprometendo a vida no Planeta.

4 A população mundial quadriplicou nos últimos séculos, pesa sobre os recursos naturais
+ as desigualdades Hoje existe uma vaca por família, gerando com isto o gás metano. O uso excessivo de petróleo causa aquecimento global O consumismo desenfreado de coisas supérfluas, sustentados pela mídia que se mantém, é preciso uma “reeducação para sobriedade de consumo”.A Educação Ambiental, tem um papel preponderante

5 Diante da “crise ambiental está o poder destruidor do pecado, que nega a relação dialógica com o Deus da Vida e do Amor.” Na Ação Humana desfigura-se a Imagem do Criador= Deus da Vida Pobreza, violência, desigualdade ocupações irregulares causando destruição, degradação humana e ambiental ( com a poluição do ar, solo,água, os desmatamento, ocasionam erosão do solo, assoreamento dos rios, extinção de espécies, envenenamento... Revela a alienação, ausência do sentimento de pertença a natureza

6 Para haver desenvolvimento humano sustentável
é necessário que ocorra mudanças nos estilos, padrões de vida, que se diminua o consumismo, utilizando fontes de energias limpas. Assim haverá desenvolvimento humano e sustentável. Diante da realidade de degradação humana e ambiental qual nossa Missão? Que apelo fica para a VRC? Que iniciativas já sinalizamos com nossa Missão?

7 O Documento de Aparecida art. 83
O Documento de Aparecida art alerta para cuidado quanto a devastação da Amazônia,visando interesses econômicos e colocando os povos tradicionais em perigo Com sua biodiversidade ela regula o clima no Planeta

8 A defesa da Ecologia deve fazer parte da missão,espiritualidade da VRC e impulsionar a mudanças de atitudes através da EA A fé ficou muito tempo desvinculada do meio ambiente, como se o ser humano não fosse parte integrante do meio ambiente. Que atitudes proféticas o Criador nos suscita a viver como seres integrantes do meio ambiente? Que Santo que conhecemos que soube viver a espiritualidade integrada com a criação?

9 São Francisco modelo de sobriedade,na riqueza viveu a pobreza, o encantamento pela vida.
Sua relação irmandade (ex: irmão sol, lua, terra, água...) Amou os pobres(leprosos). Viveu a espiritualidade integrada. Hoje quem são os leprosos em nossa sociedade e que interpelações me fazem?

10 Conseguimos como VRC visibilizar ações na sociedade, diante da realidade de degradação socioambiental?

11 Visibilizar, celebrar passos que profeticamente já estamos concretizando em nossos espaços de MISSÃO no sentido de frear os efeitos climáticos, com mudanças de atitudes pessoais no cuidado dos recursos naturais. A EA, deveria ser parte integrante de nossa espiritualidade e MISSÃO.

12 Que interpelações a espiritualidade do cuidado me faz diante desta realidade?
Reflexão: Gn 1 (submeter = zelar) Tempo para refletir!!!


Carregar ppt "a FRATERNIDADE E A VIDA NO PLANETA “A criação geme em dores de parto”"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google