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ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL DAS ORGANIZAÇÕES

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Apresentação em tema: "ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL DAS ORGANIZAÇÕES"— Transcrição da apresentação:

1 ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL DAS ORGANIZAÇÕES
A IDÉIA DA RESPONSABILIDADE SOCIAL Segundo surgiram no início do século XX, mas somente em 1942 a idéia apareceu num manifesto subscrito por 120 industriais ingleses. É de responsabilidade dos que dirigem a indústria manter um equilíbrio justo entre os vários interesses dos públicos interno e externo, tais como: consumidores, funcionários e investidores, além de dar a maior contribuição possível ao bem-estar da nação como um todo. No Brasil, tem sido debatida por Duarte e Dias (1986), Melo Neto e Fróes (1999, 2001), Instituto ETHOS e SEBRAE (2003), Patrícia Ashley (2004), entre outros.

2 FILANTROPIA EMPRESARIAL
É o apoio, em recurso financeiro ou material, dado pela empresa a alguma ação social individual ou a entidades, sem acompanhar o uso desse recurso ou se envolver diretamente no projeto. Trata-se da ação social externa à empresa, tendo como beneficiário principal a comunidade em suas diversas formas: Organizações não governamentais Conselhos Comunitários. Associações e entidades do terceiro setor em geral.

3 STAKEHOLDERS Parceiros da organização/empresa e que atuam em torno do seu negócio ou atividade. São todas as partes interessadas com as quais a empresa se relaciona (acionistas, clientes, funcionários, fornecedores, comunidade, entidades associativas, sindicatos, concorrentes, meio ambiente). BALANÇO SOCIAL É o instrumento de divulgação dos projetos e ações sociais da empresa, seus dados concretos de uso e aplicação de recursos, além do registro dos tópicos obrigados legalmente. No Brasil surgiram os primeiros balanços sociais de empresas nos anos 80. A partir da década de 90 corporações de diferentes setores passaram a publicar balanço social anualmente. A proposta só ganhou visibilidade nacional quando o sociólogo Herbert de Souza, o Betinho, lançou, em junho de 1997, uma campanha pela divulgação voluntária do balanço social.

4 RESPONSABILIDADE SOCIAL - CONCEITO
É a forma ética e responsável que a empresa desenvolve todas as suas ações, suas políticas, suas práticas, suas atitudes, tanto com a comunidade quanto com o seu corpo funcional. Enfim, com o ambiente interno e externo à organização, e com todos os agentes interessados no processo. (Instituto Ethos). A responsabilidade social pode ser definida como o “compromisso que uma organização deve ter para com a sociedade, expresso por meio de atos e atitudes que a afetem positivamente (...), agindo proativamente e coerentemente no que tange ao seu papel específico na sociedade e à sua prestação de contas para com ela”. Patrícia Ashley

5 ÉTICA Conjunto de princípios morais e valores que governam as ações e as decisões de um indivíduo ou grupo e que servem de diretrizes para se agir com correção e equidade ao se defrontar com dilemas morais.

6 COMO A ÉTICA SE RELACIONA COM RESPONSABILIDADE SOCIAL?
Ética é a base da Responsabilidade Social e se expressa através dos princípios e valores adotados pela organização. Não adianta uma empresa Por um lado pagar mal seus funcionários; Corromper a área de compras de seus clientes; Pagar propinas à fiscais do governo e; Desenvolver programas junto a entidades sociais da comunidade. ESSA POSTURA NÃO CONDIZ COM UMA EMPRESA QUE QUER TRILHAR UM CAMINHO DE RESPONSABILIDADE SOCIAL.

7 Cultura e normas societais
Cultura de negócios e práticas industriais Filosofia moral pessoal e comportamento ético Fonte: Melo Neto e Fróes (1999). Cultura e expectativas organizacionais Estrutura do comportamento ético.

8 Três níveis da Responsabilidade Social.
com lucros Proprietários/ acionistas Responsabilidade para com o stakeholder Clientes Empregados Fornecedores / distribuidores Público em geral Meio ambiente ecológico Grupos de interesse público Responsabilidade Societal Fonte: Berkowitz (2001). Três níveis da Responsabilidade Social.

9 Três Níveis de Responsabilidade Social:
Responsabilidade pelo lucro - admite que as empresas tenham uma única responsabilidade - maximizar os lucros dos seus proprietários ou acionistas. Responsabilidade para com o Stakeholder - se concentra nas obrigações que uma organização tem para com aqueles que podem afetar a realização dos seus objetivos. Responsabilidade Societal - refere-se às obrigações que as organizações têm: na preservação do ambiente ecológico e com o público em geral.

10 RESPONSABILIDADE SOCIAL M P E
O conceito de responsabilidade social nas micro, pequenas e médias empresas, segundo a pesquisa do IPEA (2000), é muito abrangente, considerando-se qualquer atividade que elas realizam para atender às comunidades nas áreas de assistência social, alimentação, saúde, educação e desenvolvimento comunitário, dentre outras. Essas atividades abrangem desde pequenas doações eventuais a pessoas ou instituições, até grandes projetos mais estruturados, podendo, inclusive, estender-se aos empregados das empresas e seus familiares.

11 PESQUISA DO IPEA (2000) AS ATIVIDADES DAS EMPRESAS COM RELAÇÃO A RESPONSABILIDADE SOCIAL SÃO: Assistência social (57%) Alimentação (40%) São, de longe, as mais realizadas pelo empresariado. Esse resultado é parcialmente explicado pelo comportamento das pequenas e médias empresas, onde predomina, de forma mais acentuada, o atendimento assistencial. A segurança (17%) A educação e ações educacionais (14%).

12 VANTAGENS DA EMPRESA QUE ADOTA POLÍTICAS E PRÁTICAS DE RESPONSABILIDADE SOCIAL?
A prática demonstra que um programa de RSE só traz resultados positivos para a sociedade, e para a empresa, se for realizada de forma autêntica. A empresa precisa ter a cultura da responsabilidade social incorporada ao seu pensamento. Desenvolver programas sociais apenas para divulgar a empresa, ou como forma compensatória, não traz resultados positivos sustentáveis ao longo do tempo. As empresas que incorporarem os princípios e os aplicarem corretamente, percebem a valorização da imagem institucional e da marca, maior lealdade do consumidor, maior capacidade de recrutar e manter talentos, flexibilidade e capacidade de adaptação.

13 V PESQUISA NACIONAL SOBRE RSE NAS EMPRESAS /2004 (ADVB)
63% das empresas que responderam à pesquisa pretendem implementar novos projetos sociais em 2004, e aumentar os recursos em média 30% em relação ao investimento atual. 51% das organizações divulgam suas ações sociais. 86% são favoráveis à criação de leis de incentivo fiscal às empresas que investem em projetos de responsabilidade social. 73% não publicam o Balanço Social como forma de divulgar seus investimentos e despesas em programas de cunho social. 83% das empresas não conhecem a opinião do seu cliente quanto ao seu entendimento, sobre a organização atuar em Programas de Responsabilidade Social como diferencial na sua escolha para compra.

14 V PESQUISA NACIONAL SOBRE RSE NAS EMPRESAS /2004 (ADVB)
6. 56% das empresas não conhecem a aplicação da Norma SA 8000 e sua influência na ação relacional ética no ambiente interno das organizações. 7. O Programa Fome Zero teve 24% de indicação de investimento pelas empresas. 8. 72% das avaliações dos projetos sociais das empresas estão acima dos resultados esperados.

15 LEGISLAÇÃO BRASILEIRA
As ações de responsabilidade social das empresas, não estão sendo cobradas por nenhum instrumento legal. A pressão dos consumidores, que levam as organizações a formularem seus planejamentos, privilegiando não só os ganhos econômicos/financeiros, mas também ganhos de caráter social. É a forma de demonstrar para a sociedade compromisso com todas as dimensões da RSE. Vem se tornando uma exigência para a legitimidade da organização (Orati, 2003).

16 “HOJE EM DIA, PARECE QUE JÁ NÃO BASTA AOS CONSUMIDORES SABEREM O QUE UM PRODUTO OFERECE, OU QUE IMAGEM ELE TRANSMITE AO COMPRADOR: AGORA ELES PRECISAM SABER EM QUE A MARCA QUE ELES COMPRAM ACREDITA. NO ENTANTO, ALÉM DE INFORMAR AOS CONSUMIDORES SOBRE SEU CONJUNTO DE VALORES E NO QUE ACREDITA, UMA MARCA TAMBÉM PRECISA DAR MOSTRAS, ATRAVÉS DE AÇÕES CONCRETAS E EFETIVAS, DE QUE PRATICA O QUE PREGA”

17 CASO PARA ESTUDO E REFLEXÃO:
Os 11 mandamentos da responsabilidade social Discussão e síntese dos conceitos.


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