A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Interpretação textual Cap. 1- Introdução à Estilística

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Interpretação textual Cap. 1- Introdução à Estilística"— Transcrição da apresentação:

1 Interpretação textual Cap. 1- Introdução à Estilística

2 O que é Estilística? É um segmento da gramática que estuda as diversas formas de expressividade dentro de um texto. Refere-se ao uso individual dos recursos expressivos da língua. Por meio da estilística de uma autor, percebemos suas intenções emotivas e estéticas. Nesse estudo, devemos considerar os sons, as palavras ou expressões, construções sintáticas etc. Na estilística, pode ocorrer desvios em relação ao padrão normativo da língua.

3 Cidadezinha qualquer Casas entre bananeiras mulheres entre laranjeiras pomar amor cantar. Um homem vai devagar. Um cachorro vai devagar. Um burro vai devagar. Devagar... as janelas olham. Eta vida besta, meu Deus. Carlos Drummond de Andrade

4 Porquinho-da-Índia Quando eu tinha seis anos Ganhei um porquinho-da-índia. Que dor de coração eu tinha Porque o bichinho só queria estar debaixo do fogão! Levava ele pra sala Pra os lugares mais bonitos, mais limpinhos, Ele não se importava: Queria era estar debaixo do fogão. Não fazia caso nenhum das minhas ternurinhas O meu porquinho-da-índia foi a minha primeira namorada. Manuel Bandeira

5 Leia as poesias de Oswald de Andrade e analise a Estilística
vício na fala Para dizerem milho dizem mio Para melhor dizem mió Para pior pió Para telha dizem teia Para telhado dizem teiado E vão fazendo telhados.   Oferta Quem sabe Se algum dia Traria O elevador Até aqui O teu amor O capoeira — Qué apanhá sordado? — O quê? — Qué apanhá? Pernas e cabeças na calçada. Pronominais Dê-me um cigarro Diz a gramática Do professor e do aluno E do mulato sabido Mas o bom negro e o bom branco Da Nação Brasileira Dizem todos os dias Deixa disso camarada Me dá um cigarro

6 Estilística literária
Volta-se para o texto literário. Os escritores usam uma linguagem que se afasta ou se desvia do uso comum da língua. Ex: Abrindo um antigo caderno foi que descobri: Antigamente eu era eterno. (Paulo Leminski)

7 Estilística linguística
Volta-se para a análise dos aspectos afetivos da língua. Os autores procuram descrever e interpretar os elementos emocionais que acompanham os textos falados e escritos. Na canção que iremos ouvir, o fonema /r/ sugere o som do roer dos ratos.

8 Estilística Fônica: Ode aos ratos
...Rato que rói a roupa Que rói a rapa do rei do morro Que rói a roda do carro Que rói o carro, que rói o ferro Que rói o barro, rói o morro Rato que rói o rato Ra-rato, ra-rato Roto que ri do roto Que rói o farrapo Do esfarra-rapado Que mete a ripa, arranca rabo Rato ruim Rato que rói a rosa Rói o riso da moça E ruma rua arriba Em sua rota de rato. -

9 Exercício 1) "A máquina do papai batia tac-tac... tac-tac-tac... O relógio acordou em tin-dlen sem poeira. O silêncio arrastou-se zzzzzz. O guarda-roupa dizia o quê? roupa-roupa-roupa. Não, não. Entre o relógio, a máquina e o silêncio havia uma orelha à escuta, grande, cor-de-rosa e morta. Os três sons estavam ligados pela luz do dia e pelo ranger das folhinhas da árvore que se esfregavam umas nas outras radiantes.”  (Clarice Lispector – Perto do coração selvagem ) O texto de Clarice se utiliza de diversas formas de recursos de expressividade, o item que estilisticamente predomina no fragmento posto em nossa avaliação é: a) estilística da palavra b) estilística fônica c) estilística sintática d) estilística da frase e) estilística léxica

10 Analise o texto:

11 O texto publicitário além de passar uma mensagem a alguém busca despertar a atenção. O recurso escolhido para a propaganda foi: a)a estilística sintática, pois toda a frase é percebida como um todo não possuindo nenhum apelo diferenciado aos seus elementos. b) a estilística fônica uma vez que o som da palavra leva o leitor a uma sensação de prazer que chega até a esquecer o teor apolítico da revista. c) a estilística léxica em que utilizando o recurso da paranomásia há o reforço do discurso de que se necessite ler a revista. d)a marca visual da revista, em que o leitor não reconhece a palavra escrita, mas sim o nome do periódico, causando assim problemas de leitura. e) a construção léxica do texto que ao escrever errado o nome da revista, chamou a atenção de vários compradores.


Carregar ppt "Interpretação textual Cap. 1- Introdução à Estilística"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google