A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Gestão Administrativa

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Gestão Administrativa"— Transcrição da apresentação:

1 Gestão Administrativa
Adm. Leandro Nectoux

2 Introdução Administração Latim: Ad + Minister
Ad (direção, tendência para, junto de) Minister (servir, subordinação ou obediência)

3 Planejar Organizar Dirigir (executar) Controlar Recursos x Objetivos
Administração Planejar Organizar Dirigir (executar) Controlar Recursos x Objetivos

4 É a forma como são administradas que torna as organizações mais ou menos capazes de utilizar corretamente seus recursos para atingir os objetivos corretos. (Maximiano, 2000)

5 Administração é uma Ciência?
Humanas ou Exatas?

6 Relações Humanas que levam aos objetivos...

7 Funções Administrativas
Planejar (definir objetivos e metas) Analisar (identificar problemas) Solucionar problemas Organizar e alocar recursos Liderar (comunicar, dirigir e incentivar) Negociar Tomar decisões Controlar (mensurar e avaliar)

8 Funções Administrativas
O conhecimento tecnológico da Administração é importantíssimo, básico e indispensável, mas depende, sobretudo, da personalidade e do modo de agir do administrador, ou seja, de suas habilidades e atitudes.

9 “Fazer cada vez mais, com cada vez menos.” Como?
Qual o maior desafio? “Fazer cada vez mais, com cada vez menos.” Como?

10 Ver ≠ Entender

11 Quantos quadrados você está vendo na figura abaixo?

12

13 Precisamos ver e analisar para entender a melhor maneira de resolver os problemas.
Isso é Planejamento!

14 Por que, na maioria das vezes, não conseguimos realizar o que planejamos?

15 FALTA EXECUÇÃO APÓS O PLANEJAMENTO.

16 Não executamos completamente, e a tempo, os planos de ação.
Não desdobramos as metas adequadamente – ou não definimos nossos problemas de forma correta. Não fazemos bons planos de ação (falta de conhecimento dos métodos, falta de informações e conhecimento técnico). Não executamos completamente, e a tempo, os planos de ação. Por circunstâncias fora de nosso controle. (Falconi, 2009)

17 Administração por Objetivos
Administrar com foco nos objetivos. Quais são os objetivos? Qual a diferença entre metas e objetivos?

18 Administração por Objetivos
Base = processo participativo Princípios Objetivos claros e específicos (metas) Tempo definido para cada objetivo (inclusive revisão) Feedback (avaliação e novo plano)

19 Você sabia que: em torno de 51% das pessoas não sabem o que fazer para alcançar as metas? Stefhen Covey Perguntar se todos concordam com esta estatística. Acontece mesmo? Acontece com você? E com a sua equipe? O que podemos fazer para ajudá-los a entender o que devem fazer? Como Gerente Geral e Gerente Adjunto estão trabalhando para melhorar esta estatística. Após este slide, exibir o vídeo “Goal” – de Franklin Covey.

20 Apenas 15% dos colaboradores sabem identificar a meta mais importante da organização.
Perguntar aos participantes as prováveis causas disto. Anotar no quadro branco e solicitar que todos anotem em seus blocos. A ideia é a partir deste momento fazer um levantamento das possíveis causas e os problemas que atrapalham a execução das prioridades e atingimento das metas.

21 As pessoas podem conhecer as metas, mas podem não estar comprometidas com elas.
É possível fazer com que as pessoas se comprometam com as metas? O que você, como gerente, está fazendo? Fazer menção novamente aos módulos anteriores (coaching).

22 Mais da metade do nosso tempo disponível é alocado em atividades não importantes.
Perguntar se isso acontece aos participantes. O que é necessário fazer para dedicarem-se ao que é realmente importante. Anotar no quadro branco os motivos e solicitar que todos anotem em seus blocos.

23 1 2 3 4 Divisão do Tempo Urgente Não Urgente Importante Não Importante
- Problemas - Crises - Projetos atrasados - Reuniões Urgentes - Preparação - Planejamento Prevenção Atividades focadas Importante 1 2 - Interrupções - Telefonemas - Reuniões sem Importância Assuntos triviais - Atividades desfocadas - Atividades de lazer em excesso Não Importante Fazer o desdobramento da apresentação. Ressaltar que tudo isto ocorre no nosso dia-a-dia. Perguntar onde, em qual quadrante, passamos a maior parte do tempo. Perguntar os motivos/causas que levam a este tempo gasto no 1º quadrante. Frisar que precisamos nos focar no quadrante 2. Esta seria a melhor maneira de aproveitar o tempo e alcançar os melhores resultados. Os incêndios do quadrante 1 acontecem geralmente porque não estamos sendo eficazes no quadrante 2. Perguntar para a turma – Vocês são BOMBEIROS ou são GERENTES? Se são gerentes, em qual quadrante vocês deveriam permanecer a maior parte do tempo? Não existe receita pronta – cada pessoa deve desenvolver o seu próprio “timing”. BRINDE! Entregar para os participantes o texto “Tempo” e recomendar que o leiam em momento oportuno. 3 4

24 Quantas horas têm um dia? Conseguiremos aumentá-las?

25 Se não podemos mudar o tempo, o que precisamos mudar?

26 Conseguiremos resultados melhores fazendo as mesmas coisas?

27 Fatores que garantem resultados
Método Conhecimento do Processo Liderança Falconi (2009)

28 Então, o que está faltando?
Escolha um caminho! Estabeleça o MÉTODO! A palavra Método é de origem grega (Meta + Hodós) Meta = Resultado a ser atingido Hodós = Caminho Método então é o CAMINHO PARA O RESULTADO. Desenvolver métodos é uma atividade que facilita a gestão dos negócios.

29 Sucesso a todos!


Carregar ppt "Gestão Administrativa"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google