A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

8, 15 e 22 de Outubro de 2011.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "8, 15 e 22 de Outubro de 2011."— Transcrição da apresentação:

1 8, 15 e 22 de Outubro de 2011

2 Mackenzie Voluntário (MV)?
O que é o Mackenzie Voluntário (MV)? É um projeto de voluntariado que visa à prática da cidadania por meio do trabalho voluntário, sendo suas ações baseadas nos 8 Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, estabelecidos pela ONU em 2000. 8 Objetivos de Desenvolvimento do Milênio É um projeto em que diversas ações solidárias são realizadas em entidades sociais ou comunidades carentes, por mackenzistas ou não, culminando em um dia de muita alegria.

3 Erradicar a extrema pobreza e a fome
Arrecadação e doação de alimentos; Realização de cursos de alimentação enriquecida e uso integral dos alimentos; Criação de campanhas de combate à fome e promoção da cidadania; Criação de hortas populares;Realização de mutirões; Promoção de palestras; Outros.

4 Atingir o ensino básico universal
Preparação de atividades que envolvam pais e alunos, desenvolvidas em escolas públicas; Preparação de material pedagógico para escolas públicas; Realização de oficinas de redação e de reforço escolar; Montagem de bibliotecas e brinquedotecas; Doação de material de escritório; Doação de computadores; Outros.

5 Promover a igualdade entre os sexos e a autonomia das mulheres
Desenvolver oficinas com atividades direcionadas de integração; Promover ações na comunidade que estimulem as mulheres a buscar alternativas na geração de renda; Organizar atividades de conscientização; Promover palestras sobre empreendedorismo para grupos de mulheres; Outros.

6 Reduzir a mortalidade infantil
Promover oficinas sobre cuidados infantis; Promover ações na comunidade sobre conscientização da importância do: Pré-Natal, vacinações dos bebês, aleitamento materno e cuidado infantil, gravidez de risco; Promover ações de prevenção a acidentes domésticos; Realizar doação de remédios; Realizar pesagem de crianças; Promover palestras tais como planejamento familiar; Outros.

7 Melhorar a saúde materna
Realizar orientação para gestantes; Realizar orientação sobre prevenção do câncer de mama e de colo de útero; Realizar orientação sobre os locais que prestam atendimento à saúde da mulher; Promover palestras sobre o tema; Outros.

8 Combater o HIV / Aids, Malária e outras Doenças
Realizar doação de remédios; Realizar doação de cestas básicas; Promover palestras; Organizar atividades de conscientização (dengue, febre amarela); Promover cursos de prevenção às doenças sexualmente transmissíveis; Outros.

9 Garantir a sustentabilidade ambiental
Realizar programas para redução e melhor reaproveitamento do lixo; Realizar campanhas de redução ao desperdício; Realizar campanhas de arrecadação de material fora de uso; Realizar oficinas de reciclagem e reaproveitamento de materiais; Realizar programas de reflorestamento / plantio de mudas; Outros.

10 Estabelecer uma Parceria Mundial para o Desenvolvimento
Realizar capacitação profissional; Realizar atendimento jurídico; Realizar programas de inclusão digital, gincana da cidadania, doação de livros para montagem de bibliotecas; Promover palestras e movimentos de conscientização de cidadania; Criar situações de aprendizagem sobre a inclusão de portadores de deficiência; Entre outros.

11 Estados da Federação em que
foram realizadas as ações do Mackenzie Voluntário 2010:

12 Objetivos do MV 2011 Propiciar uma estrutura adequada para o exercício consciente e crítico da cidadania, preparando o indivíduo para a liderança e estimulando a dedicação e disposição para o trabalho voluntário; Desenvolver ações de solidariedade baseadas nos oito Objetivos de Desenvolvimento do Milênio estabelecidas pela ONU; Beneficiar a população carente; Envolver cerca de indivíduos para atuar como voluntários.

13 Benefícios para o voluntário:
O voluntário doa sua energia e criatividade, mas ganha em troca contato humano, convivência com pessoas diferentes, oportunidade de aprender coisas novas, satisfação de se sentir útil.

14 O líder Quem poderá ser líder?
Comandará uma equipe de voluntários na realização do projeto. Quem poderá ser líder? Quem se sentir motivado a coordenar o trabalho de uma equipe de voluntários.

15 Funções do líder Planejar uma ação; Inscrever seu projeto no site;
Convidar voluntários a ingressarem no seu projeto; Coordenar o planejamento das atividades a serem desenvolvidas; Coordenar a arrecadação de recursos necessários para a realização das ações;

16 Funções do Líder 6. Liderar o desenvolvimento das atividades propostas; 7. Realizar a “chamada” e depois registrar no site a presença dos participantes; 8. Preencher o “relatório final” das ações na área restrita ao líder; 9. Encaminhar os materiais de registro das ações (ex.:fotografias, vídeos, etc.); 10. Comunicar e orientar os voluntários do seu projeto.

17 Como participar 1.Acesse o link e preencher o cadastro para ser líder de um projeto. 2. No cadastro constam alguns itens a serem respondidos: Qual(is) a(s) área(s) de atuação do projeto; Quantidade máxima de voluntários; Descrever as ações que serão realizadas na fase preparatória do projeto; Descrever as ações que serão realizadas no Mackenzie Voluntário; Onde serão desenvolvidas as atividades do projeto; Resumo do projeto; Contato do líder. 3. Após avaliação, a Equipe Mackenzie Voluntário entrará em contato para outras orientações.

18 voluntariado@mackenzie.br www.mackenzievoluntario.com.br
Redes sociais:

19 “...e eu, com as obras, te mostrarei a minha fé.”
(Tiago 2:18)


Carregar ppt "8, 15 e 22 de Outubro de 2011."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google