A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

TGA TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "TGA TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO"— Transcrição da apresentação:

1 TGA TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO
Das origens às Perspectivas Contemporâneas

2 A Administração e o Administrador
Capítulo 1 A Administração e o Administrador Prof.Dr. Rui Otávio Bernardes de Andrade Prof. Dr. Nério Amboni Aula 1 – TGA I – Professora: Neuma Maria Simões Alves

3 O que é administração? Administração é a arte de liderar pessoas e gerir recursos escassos e valiosos (tecnológicos, econômicos, financeiros, humanos, dentre outros), visando a otimização da distribuição dos recursos para as organizações alcançarem seus objetivos.

4 Administrar diz respeito ao desempenho da organização como um todo, em um determinado contexto. Desempenho, por sua vez, está relacionado aos conceitos de eficiência, eficácia, efetividade e relevância.

5 Eficiência A eficiência está relacionada ao conceito de racionalidade econômica, ou seja, a razão custo/benefício que a organização pode lograr para prestar ou produzir determinados bens. A eficiência, desta forma, demonstra a coerência entre MEIOS E FINS.

6 Produção de 500 pares de sapatos
O que é Eficiência Meios Fins Recursos Humanos Tecnologia Insumos Processos Métodos de Trabalho Produção de 500 pares de sapatos Coerência Meios e Fins = Eficiência

7 Eficácia A eficácia demonstra a capacidade da organização e/ou do dirigente na exploração de recursos escassos e valiosos (financeiros, humanos, tecnológicos, etc.), visando a correção dos meios para favorecer o alcance dos objetivos.

8 Efetividade A efetividade demonstra se os produtos ou serviços prestados pelas organizações estão ou não atendendo as necessidades e expectativas de mercado.

9 Relevância É um critério de desempenho filosófico e antropológico medido em termos de significância, do valor, da importância ou da pertinência dos atos e dos fatos administrativos para a vida dos participantes do sistema educacional.

10 Para as organizações alcançarem o desempenho esperado, elas precisam contar com as funções que englobam o processo administrativo conhecidas por funções do administrador. Planejamento Organização Controle Direção

11 Níveis Organizacionais
O administrador é essencial para uma organização qualquer que seja o seu tamanho ou tipo. E dentro da organização o administrador pode ser um presidente ou diretor, um gerente ou supervisor, dependendo do nível que ocupa.

12 Níveis Organizacionais
Figura 1.2 Pág. 6

13 Níveis Organizacionais
Nível Estratégico: Corresponde ao nível de cúpula da empresa. É representado pelo Presidente e/ou pelos seus diretores. Neste nível o administrador deve pensar muito mais a empresa ao invés de executar.

14 Níveis Organizacionais
Nível Tático: Nível gerencial de uma organização. É responsável pela articulação do que é feito em cada subsistema da empresa, para as pessoas que se encontram na base poderem desenvolver as atividades com qualidade superior. Deve atuar como um multiplicador para assegurar o alinhamento estratégico entre todos os níveis.

15 Níveis Organizacionais
Nível Operacional: Representa o “chão da fábrica”. É o nível responsável pela execução e realização das tarefas e atividades cotidianas. Nesse nível o administrador deve possuir visão operacional, isto é, conhecimento técnico para orientar e dirigir os funcionários.

16 Atividades Fins e Meio Atividades Fins: São vinculadas diretamente ao “carro chefe” da empresa. Atividades Meio: São as que dão suporte ao desenvolvimento das atividades fins.

17 Administração Como Ciência
Lida com fenômenos complexos, sobre os quais o administrador tem pouco conhecimento. Por ser uma ciência inexata, o administrador toma decisões com informações incontroláveis, devido aos limites cognitivos de racionalidade e por serem os negócios altamente mutáveis e circunstanciais.

18 Administração como Arte
É uma arte no sentido em que proporciona o desenvolvimento por meio do treinamento e do educativo de habilidades requeridas para o administrador desenvolver com desenvoltura as atividades nas organizações.

19 Administração como Profissão
Teorias de Administração Administração de Recursos Humanos Administração Estratégica de Serviços ÁREAS DE ATUAÇÃO DO ADMINISTRADOR Planejamento Estratégico Administração da Produção Administração de Marketing Administração Financeira

20 As Habilidades do Administrador
Habilidade Técnica Pode-se dizer que uma pessoa possui habilidade técnica quando ela compreende e tem domínio da atividade que realiza. Exige conhecimento especializado, habilidade analítica dentro da especialidade e facilidade no uso das técnicas e do instrumental voltados especificamente para as atividades que desenvolve.

21 As Habilidades do Administrador cont...
Habilidade Humana É a habilidade que demonstra a capacidade das pessoas trabalharem com eficácia como membros de uma equipe no sentido de conseguirem esforços cooperativos em prol do alcance dos objetivos comuns.

22 As Habilidades do Administrador cont...
Habilidade Conceitual Habilidade de visualizar a organização como um conjunto integrado, implica na capacidade de se posicionar no ponto de vista da organização, perceber como as várias funções (marketing, finanças, contabilidade, produção, etc.) são interdependentes e como uma alteração em uma delas afeta todas as demais.

23 Os Papéis do Administrador em Condições de Incerteza, Instabilidade e Imprevisibilidade

24 As ênfases agora são dadas em dois sentidos:
ADMINISTRADOR Conhecimento da teoria das organizações O papel do administrador dentro da organização

25 Na ciência administrativa, o novo padrão produtivo exige que o gerente tenha um papel ativo nas empresas para discernir a melhor forma de executar suas metas e atingir objetivos, de maneira que alcance resultados eficazes.

26 Trabalho Gerencial: Características
Compartilhar obrigações; Generalista e especialista; Acesso e domínio de informações; Diversidade e complexidade; Intuição

27 Cargo Gerencial Pessoa no cargo Essência do contexto

28 O administrador deve ter a capacidade de abstração
O administrador deve ter a capacidade de abstração. Vemos, então, uma forte interligação entre habilidades, competências e pensamentos sistêmicos, este último voltado principalmente para a ecologia. Pois no futuro teremos de entender os princípios básicos da ecologia.

29 O objetivo principal das organizações deve estar, então, voltado para o desenvolvimento do pensamento sistêmico e ecológico, para fazer com que o colaborador perceba a importância dessa forma de pensar.


Carregar ppt "TGA TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google