A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

II Encontro Diocesano da Pastoral da Saúde

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "II Encontro Diocesano da Pastoral da Saúde"— Transcrição da apresentação:

1 II Encontro Diocesano da Pastoral da Saúde
“Estive doente e foste me visitar” (Mt 25,39) Diocese de Amparo

2 14h – Acolhida e Oração Inicial 14h – Reflexão: “O que é Pastoral da Saúde ?” 15h – Café 15h15 – Reflexão: Como formar a Pastoral da Saúde na Paróquia 16h – Avisos e Oração Final

3 Oração Inicial Em nome do Pai, Em nome do Filho,
Em nome do Espírito Santo, Estamos aqui.(Bis) Para Louvar e agradecer, Bendizer e adorar, Estamos aqui Senhor, Ao seu dispor, Te aclamar, Deus Trino de Amor

4 Oração ao Espírito Santo (Papa Paulo VI)
Ó Espírito Santo, dai-me um coração grande, desejoso de se tornar semelhante ao coração do Senhor Jesus. Dai- me um coração grande e forte para amar a todos, para servir a todos, para sofrer por todos! Um coração grande e forte para superar todas as provações, todo o tédio, todo o cansaço, toda a desilusão, toda a ofensa! Um coração grande e forte, constante até ao sacrifício, quando este for necessário!  Oração ao Espírito Santo (Papa Paulo VI) Ó Espírito Santo, dai-me um coração grande, aberto à vossa Palavra silenciosa, mas forte e inspiradora, fechado a todas as ambições mesquinhas, alheio a qualquer desprezível competição humana, compenetrado do sentido da Santa Igreja!  Ó Espírito Santo, dai-me um coração cuja felicidade seja palpitar com o coração de Cristo e cumprir humilde, fiel e firmemente a vontade do Pai. Amem!

5 Canto: A nós descei, divina luz!  A nós descei, divina luz!  Em nossas almas acendei  O amor, o amor de Jesus! (Bis) Eu vim para escutar Tua palavra, tua palavra, tua palavra de amor Eu gosto de escutar Tua palavra, tua palavra, tua palavra de amor Eu quero entender melhor Tua palavra, tua palavra, tua palavra de amor O mundo ainda vai viver Tua palavra, tua palavra, tua palavra de amor

6 Evangelho Mateus 25 , 32.Todas as nações se reunirão diante dele e ele separará uns dos outros, como o pastor separa as ovelhas dos cabritos.33.Colocará as ovelhas à sua direita e os cabritos à sua esquerda. 34.Então o Rei dirá aos que estão à direita: - Vinde, benditos de meu Pai, tomai posse do Reino que vos está preparado desde a criação do mundo,35.porque tive fome e me destes de comer; tive sede e me destes de beber; era peregrino e me acolhestes;36.nu e me vestistes; enfermo e me visitastes; estava na prisão e viestes a mim.37.Perguntar-lhe-ão os justos: - Senhor, quando foi que te vimos com fome e te demos de comer, com sede e te demos de beber?38.Quando foi que te vimos peregrino e te acolhemos, nu e te vestimos?39.Quando foi que te vimos enfermo ou na prisão e te fomos visitar? 40.Responderá o Rei: - Em verdade eu vos declaro: todas as vezes que fizestes isto a um destes meus irmãos mais pequeninos, foi a mim mesmo que o fizestes.

7 32.Todas as nações se reunirão diante dele e ele separará uns dos outros, como o pastor separa as ovelhas dos cabritos.33.Colocará as ovelhas à sua direita e os cabritos à sua esquerda. 34.Então o Rei dirá aos que estão à direita: - Vinde, benditos de meu Pai, tomai posse do Reino que vos está preparado desde a criação do mundo,35.porque tive fome e me destes de comer; tive sede e me destes de beber; era peregrino e me acolhestes;36.nu e me vestistes; enfermo e me visitastes; estava na prisão e viestes a mim.37.Perguntar-lhe-ão os justos: - Senhor, quando foi que te vimos com fome e te demos de comer, com sede e te demos de beber?38.Quando foi que te vimos peregrino e te acolhemos, nu e te vestimos?39.Quando foi que te vimos enfermo ou na prisão e te fomos visitar? 40.Responderá o Rei: - Em verdade eu vos declaro: todas as vezes que fizestes isto a um destes meus irmãos mais pequeninos, foi a mim mesmo que o fizestes.

8 34.Então o Rei dirá aos que estão à direita: - Vinde, benditos de meu Pai, tomai posse do Reino que vos está preparado desde a criação do mundo,35.porque tive fome e me destes de comer; tive sede e me destes de beber; era peregrino e me acolhestes;36.nu e me vestistes; enfermo e me visitastes; estava na prisão e viestes a mim.37.Perguntar-lhe-ão os justos: - Senhor, quando foi que te vimos com fome e te demos de comer, com sede e te demos de beber?38.Quando foi que te vimos peregrino e te acolhemos, nu e te vestimos?39.Quando foi que te vimos enfermo ou na prisão e te fomos visitar? 40.Responderá o Rei: - Em verdade eu vos declaro: todas as vezes que fizestes isto a um destes meus irmãos mais pequeninos, foi a mim mesmo que o fizestes.

9 Onde Reina o amor, fraterno amor (2x)
41.Voltar-se-á em seguida para os da sua esquerda e lhes dirá: - Retirai-vos de mim, malditos! Ide para o fogo eterno destinado ao demônio e aos seus anjos.42.Porque tive fome e não me destes de comer; tive sede e não me destes de beber;43.era peregrino e não me acolhestes; nu e não me vestistes; enfermo e na prisão e não me visitastes.44.Também estes lhe perguntarão: - Senhor, quando foi que te vimos com fome, com sede, peregrino, nu, enfermo, ou na prisão e não te socorremos?45.E ele responderá: - Em verdade eu vos declaro: todas as vezes que deixastes de fazer isso a um destes pequeninos, foi a mim que o deixastes de fazer.46.E estes irão para o castigo eterno, e os justos, para a vida eterna.  Silencio Meditativo Canto Onde Reina o amor, fraterno amor (2x) Onde reina o amor Deus aí está (2x)

10 Oração do visitador de Enfermo
Senhor Jesus, peço-lhe pelos enfermos que me foram encomendados pela comunidade cristã, pelos enfermos que o Senhor mesmo me confiou. Aumente minha fé: faça que, acreditando verdadeiramente em sua Palavra, creia que é o Senhor mesmo a quem visitou em casa irmão enfermo, e que veja como feito a você mesmo tudo o que fizer por eles. Faça que, o me aproximar, os enfermos sintam mais próxima a sua presença. Dê-me sua graça para que eu seja capaz de levar-lhes, em nome do Senhor, a Boa Nova. Que eu seja para eles o rosto de minha comunidade cristã, seu mensageiro, a ponte entre minha comunidade e os enfermos.

11 Dou-lhe graças por este ministério tão belo que me confiou
Dou-lhe graças por este ministério tão belo que me confiou. Ensine-me a desempenhá-lo dignamente, com muita fé, consciente de que assim faço presente a Igreja e aproximo um pouco mais o Reino de Deus de nós. Torne a passar de novo hoje, Senhor, junto aos enfermos, com aquele gesto carinhoso com que os buscava na Galiléia. Coloque-se em meu lugar, entre em mim, venha sobre meus gestos, põe suas palavras de ânimo em minha boca, põe seus gesto carinhoso em meus gesto, seu amor compreensivo em meu coração para que, com amor mais do que com palavras, possa eu repetir o milagre que o Senhor fazia em favor dos doentes que curou: transmiti-lhes fé, amor e esperança. Obrigado, Senhor.

12 1 ª Reflexão : “O que é a Pastoral da Saúde ?”

13 A palavra Pastoral deriva de Pastor
A palavra Pastoral deriva de Pastor. Pastor é aquele que cuida, guia e orienta seu rebanho. Pastoral é uma ação organizada e realizada pela Igreja em união com o Pai, o Filho e o Espírito Santo. Além de ser uma ação voluntária, de pessoas que agem em nome da fé, dando continuidade à missão de Jesus, é uma ação comunitária em favor da vida e da dignidade humana. “Quem pode participar ?” Qualquer pessoa da comunidade que se coloca a disposição de seus semelhantes, contribuindo para descobrir formas simples e adequadas para que todos tenham saúde. Quem se propõe a trabalhar na Pastoral da Saúde deve procurar a secretaria paroquial, a comunidade mais próxima de sua casa ou até mesmo um agente da Pastoral da Saúde para buscar mais informações.

14 O interessado deve estar disposta:
Participar de encontros, assembleias, reuniões, momentos de estudos e cursos; Comprometer-se com a saúde preventiva e conhecer as políticas de saúde; Estar atento a cultura, religiosidade e sabedoria popular; Ter em seu trabalho uma visão ecumênica e conhecer a doutrina cristã; Ter um bom relacionamento com o próximo e acreditar que o seu trabalho estará ajudando na construção de um mundo mais humano, justo, fraterno e solidário. “O que é Saúde ?” Saúde não significa apenas ausência de doença, mas também qualidade e estilo saudável de vida e esta interessa a todos, independente da crença, sexo, raça e classe social.

15 A Organização Mundial da Saúde – OMS – define saúde como “o completo bem-estar físico, mental e social” e não somente a simples ausência de doença ou enfermidade, sendo que, para a Pastoral da Saúde, devemos ainda acrescentar o bem-estar espiritual. A VIII Conferência Nacional da Saúde (1986), realizada em Brasília, divulgou o seguinte conceito de Saúde: “Saúde é a resultante das condições de alimentação; habitação; educação; renda; meio ambiente; trabalho; emprego; lazer; liberdade; acesso e posse da terra e acessos aos serviços de saúde.” A Saúde é um dom de Deus e uma conquista da comunidade e de cada pessoa, sendo que cada um participa como agente missionário de sua própria saúde. A Saúde está garantida na Lei, pois a Constituição Brasileira atual diz que “A saúde é direito de todos e deve do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem a redução do risco de doenças e de outros agravos e o acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação”. (Art CF)

16 “O que é Pastoral da Saúde?”
Para que a Saúde se concretize e a lei não fique só no papel, é necessária sua atuação como agente transformador da realidade, participando dos movimentos populares, associações, grupo pastorais, conferência de saúde e, ainda exercendo a cidadania nos conselhos de Saúde (Loca, Distrital, Municipal, Estadual e Nacional). “O que é Pastoral da Saúde?” É toda ação do povo de Deus comprometido em promover, defender, recuperar, cuidar e celebrar a VIDA. A pastoral da Saúde é uma das Pastorais Sociais da CNBB – Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. É uma sociedade cívico-religiosa, sem fins lucrativos, legalmente constituída por Estatuto e Regimento Interno próprios e desenvolve o seu trabalho em três áreas de atuação: Solidária, Comunitária e Político- Institucional.

17 Quem é o Agente da Pastoral da Saúde?
Onde e quando Acontece? A Pastoral da Saúde acontece em domicílios, hospitais, asilos, creches, escolas, ou seja, em todo lugar que se importa com a saúde. Para a Pastoral da Saúde, ter saúde não é só estar bem com o próprio corpo, mas com os pensamentos , as emoções e o ambiente em que vive, além do bem- estar espiritual. Quem é o Agente da Pastoral da Saúde? O Agente da Pastoral da Saúde é todo servo de Deus que se sentir chamado para levar esperança e conforto aos irmãos enfermos ou ainda trabalhar no mundo da saúde, em toda sua complexidade, desempenhando um autêntico serviço de agente missionário de anuncio do Evangelho, de humanização, de prevenção e de promoção da saúde.

18 Perfil do bom agente da Pastoral da Saúde:
Ser missionário, interessado e motivado para o trabalho em favor da vida e da saúde plena; Ser humano, capaz de escutar e acolher o outro, respeitando a sua individualidade; Ter equilíbrio emocional, com personalidade, bom senso, segurança e maturidade psicológica; Buscar a transformação da realidade de sofrimento, dor e morte em realidade de vida e esperança; Ser um bom educador e sempre aberto à formação e capacitação permanentes; Ser bom ouvinte, acolhedor e comunicador (“saber transmitir o que sabe”); Ser ético, responsável e perseverante no trabalho pastoral e na fé cristã; Se otimista, sem excessos, com semblante sereno e alegre;

19 Ter certo conhecimento teológico e noção básica em saúde;
Saber apresentar diálogo ecumênico; Ser capaz de trabalhar em equipe, relacionando-se bem com todos.

20 2 ª Reflexão: “Como formar a Pastoral da Saúde ?”

21 Pastoral da Saúde na Paróquia
A atuação evangelizadora de Jesus não se resume apenas a curar os enfermos, mas também a irradiar de muitas maneiras forças salvadores e curadores. Isso significa que a comunidade cristã que deseja ser continuadora da missão de Jesus precisa cuida amorosamente dos doentes e ser portadora de saúde. Portanto, esta pastoral tem um objetivo mais importante: tratar o doente como um ser físico, psíquico, social e espiritual. Ou seja, saúde e salvação. Sua missão é proclamar e tornar visível a salvação em sua totalidade, usando a força curadora de Jesus Cristo para defender e educar para a saúde, Difundir uma concepção mais sadia de vida, promover costumes mais saudáveis no comportamento individual e coletivo, lutar contra o alcoolismo, as drogas, a solidão e a depressão, promover uma velhice mais sadia, etc.

22 Como iniciar a Pastoral da Saúde na paróquia?
O primeiro passo foi escolher um coordenador para dar início às atividade de formação da equipe de trabalho. O Segundo passo foi sugerir que as pessoas fizessem cursos de preparação para agentes da Pastoral da Saúde e tivessem acesso a livros e material sobre o tema. O Pároco que participava da equipe como o responsável último, animador e orientador das atividade pastorais escolheu algumas pessoas para exercer as funções de ministro da Eucaristia.

23 Principais atividade “Passar de uma pastoral dos sacramentos para uma pastoral de evangelização.” Dimensão é a atuação da Pastoral da Saúde na defesa da dignidade de todos enfermo, da atenção integral ao enfermo em todas as suas necessidades, da solidariedade e apoio à família e a quantos sofrem as consequências da enfermidade, da humanização progressiva do mundo sanitário. “Passar de uma pastoral da morte para uma pastoral da vida” Numa sociedade em que se difunde uma “cultura antivida”, que tende a favorecer o aborto e a eutanásia, a Pastoral da Saúde deve defender toda vida e os valores que a protegem, Promover a cultura da doação de órgãos, de prevenção das enfermidade, de luta contra a deterioração da vida, etc., por meio da sensibilização, da educação e do exemplo.

24 “Passar de uma pastoral da compaixão para uma pastoral da justiça”
Sendo fiel ao ensinamento evangelizador de Jesus, a Pastoral da Saúde deverá desenvolver, com mais força, a dimensão profética da justiça. A Pastoral da Saúde deverá fazer com que a comunidade paroquial lute contra todo tipo de “coisificação” e “instrumentalização” do enfermo, defendendo seus direitos inalienáveis e promovendo um cuidado humano que o ajude a viver dignamente na enfermidade. “Passar de uma pastoral do doente comum para uma pastoral dos doentes mais necessitados Um dos desafios mais importantes na Pastoral da Saúde na paróquia é chegar preferencialmente até aqueles enfermos de quem ninguém se aproxima e atender aqueles que ninguém atende.

25 Os menos conhecido e sem assistência deverão ocupar lugar privilegiado durante a convalescença, entre eles os sem0lugar, os anciãos solitários, os doentes mentais sem assistência, os que sofrem de doenças crônicas, os necessitados, os depressivos, os abandonados, etc. Eles são os primeiros que precisam ser vistos pela comunidade cristã, os que primeiros de quem devemos nos aproximar, quer estejam hospitalizados, quer vivam recolhidos em algum asilo ou abrigo. Passar de uma pastoral da visita para uma pastoral de acompanhamento fraterno A pastoral exige, em primeiro lugar, conhecer os enfermos que vivem na paróquia: crônicos, inválidos e fracos, velhos, acidentados, convalescentes, hospitalizados ou internados em algum centro. E agir de tal maneira que todos os doentes possam sentir-se aceitos e queridos pela comunidade.

26 Por outro lado, gestos sensíveis como o transporte dos enfermos acamados, a eucaristia paroquial, a celebração comunitária da unção emprestam um rosto novo, mais evangélico e evangelizador, à comunidade paroquial e eliminam barreiras. De uma pastoral individual para uma pastoral coordenada e integrada Neste mesmo espírito, para se ter uma pastoral mais bem coordenada, é necessário dar passos concretos na relação e colaboração entre a pastoral organizada no hospital e a pastoral da saúde na paróquia, com o fim de responder melhor ás situações e atender adequadamente as verdadeiras necessidades dos enfermos hospitalizados.

27 De uma pastoral improvisada para uma pastoral organizada
O projeto compartilhado deve nascer do espírito evangelizador de Jesus e responder à realidade de determinada paróquia. Nessa organização as metas estão assim definidas: Reunião Mensal, para integração e formação do grupo, troca de experiências e programação de atividade. Preparar a visita do padre á casa do doente quando este solicita, para atender suas necessidades espirituais. Intercâmbio com o serviço religioso hospitalar quando o doente for internado. Presença efetiva e frequente do agente na casa do doente, no hospital e no velório, em caso de falecimento. Visitas aos doentes nas famílias. Estar presente nas ocasiões de luto na família do doente assistido pela Pastoral da Saúde. Manter contatos telefônicos frequentes com a família do doente.

28 Procurar envolver a comunidade em temas relacionados com as doenças e a saúde.
Levar a comunidade a tomar consciência de seus direitos e deveres para com a saúde e melhores condições de vida. Ajudar as pessoas a assumir a responsabilidade por sua saúde e pela de seus irmãos. Encaminhar doentes aos postos de saúde, clinicas e hospitais, orienta-los na utilização de ambulâncias. Objetivos da Pastoral paroquial Conscientizar o povo sobre seu direito à vida e sobre seu dever de lutar por condições dignas de viver (terra, trabalho, salário, justo, habitação, alimentação, lazer e transporte, educação e saneamento básico.) Ajudar o povo a ser agente da sua saúde e não objeto de cuidado.

29 Capacitar o povo para desenvolver ações básicas de saúde; formar agentes de saúde indicados pela comunidade. Organizar e incentivar o povo a reivindicar seus direitos e assumir suas obrigações. Preparar agentes para anunciar a Boa Nova ao homem, diante do confronto com o sofrimento, a doença e a morte. Educar na oração como solicitação confiante de ajuda e de sustento no momento de sofrimento. Proporcionar assistência espiritual aos enfermos internados e em domicílio.

30 Como implantar a Pastoral da Saúde na paróquia ?
Conhecer a realidade. Trabalhar a ideia Aproveitar os recursos da comunidade Constituição da equipe e escolha da coordenação Apresentação Reunião mensal Encaminhamento para cursos preparatórios

31 Sugestões de como organizar reuniões.
Boas Vindas e apresentação de todos os presente; Oração Inicial Leitura, discussão e aprovação da ata da reunião anterior; Esclarecimento e ajustes na pauta da reunião; Discussão sobre os temas Estabelecer tarefas e definir responsáveis; Momento de troca de experiências; Informações gerais(avisos) e agendar a próxima reunião; Redigir ata de maneira sucinta com relato sobre os assunto abordados e coletar assinatura dos presentes; Oração Final e encerramento.

32 Oração Final Eu pensei muitas vezes parar e não dar nem resposta. Canto: Eu pensei na fuga esconder-me, ir longe de ti, mas tua Me chamaste para caminhar na vida contigo, Força venceu e ao final eu fiquei seduzido. é difícil Decidi para sempre segui-te, não voltar atrás. Agora viver sem lembrar-me de ti. Me puseste uma brasa no peito e uma flecha na alma, é Ó Jesus, não me deixes jamais caminhar solitário, Difícil agora viver sem lembrar-me de ti. Pois conheces a minha fraqueza e o meu coração. Te amarei, Senhor (bis), eu só encontro Vem ensina-me a viver a vida na tua presença, A paz e a alegria bem perto de ti (2x) No amor dos irmãos, na alegria, na paz, na união

33 Oração do Agente de Pastoral da Saúde
Acalma meu passo, apressado, ó Senhor, Torna-me um instrumento mais eficaz da tua misericórdia. Abençoa a minha mente para que eu não seja indiferente ou insensível, mas esteja atento às necessidades do irmão que sofre. Abençoa meus olhos para que estejam abertos para reconhecer o teu rosto no rosto de cada doente, leva-me a descobrir a luz e os tesouros interiores de cada um. Abençoa meus ouvidos para que acolham as vozes dos que pedem para serem escutados e respondam as mensagens dos que não sabem expressar-se

34 Dá-me o dom de promover o diálogo silencioso do doente contigo
Abençoa minhas mãos para que não permaneçam fechadas e indiferentes, mas transmitam calor e proximidade a quem precisa de uma presença amiga Abençoa meus lábios para que não pronunciem frases feitas de palavras vazias, mas transmitam compreensão e carinho de um coração que ama. Abençoa meus pés, ó Senhor, para que possam deixar rastros de minha passagem por este mundo. Dá-me o dom de promover o diálogo silencioso do doente contigo Amém. Benção Final

35 “Estive doente e foste me visitar” (Mt 25, 39)
Diocese de Amparo Pastoral da Saúde “Estive doente e foste me visitar” (Mt 25, 39)


Carregar ppt "II Encontro Diocesano da Pastoral da Saúde"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google