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RECURSOS AUDIOVISUAIS Prof. Luciene Santoro
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Por que usar um recurso? Capacidade de retenção Condições de ensino
Os estudos estatísticos mostram que quanto mais sentidos usamos no ato da aprendizagem, melhor ela se dá. audição (11%) visão (83%) Capacidade de retenção Condições de ensino Associação: visão + audição + discussão + prática
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Problemas que dificultam escolha e uso de recursos:
Falta ou nº insuficiente; Recursos com defeitos; Espaço inadequado; Despreparo para seu uso; Tempo... Observação: Recursos são válidos em todos os níveis de ensino! O que estou considerando recursos? Meios usados para provocar uma resposta no aprendiz - livros, objetos variados, mapas, tv, vídeos, fotografias, quadro de giz, textos, computador e até a voz do professor. O que estou considerando recursos audiovisuais? Todos os recursos que servirem de suporte à comunicação.
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Critérios para seleção:
Adequação; Economia; Disponibilidade; Precisão. Cuidados na utilização: Funcionamento Conteúdo Tempo Preparação Vantagens: Atenção; Aplicação; Retenção; Avaliação. Desvantagem: Passividade
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QUADRO DE GIZ
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Vantagens: Acessibilidade; Praticidade; Versatilidade; Possibilidade de participação; Estímulo ao interesse. Como usar este recurso? Planejamento; Limpeza; Seqüência; Postura.
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Usos inadequados do quadro
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Usos inadequados do quadro
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RETROPROJETOR
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CUIDADOS!! Vantagens: Ambiente semi-escurecido;
Variação no local de uso; Arrumação da turma; Versatilidade. Como preparar este recurso? Caneta para retroprojetor / transparência ou celofane; Papel comum e cópia em transparência; Computador e impressão em transparência; Cuidado com letra, cores e imagens usadas. CUIDADOS!! Ponteira ou laser point; Superposição ou strip-tease; Textos e imagens; Organização.
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Observe as transparências
apresentadas a seguir e avalie sua qualidade.
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ÁLBUM SERIADO
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Observações importantes:
PSF / Programas de Educação Sanitária. Folhas de aproximadamente 1 m de comprimento por 0,5 m de largura – uso de cavalete. Cuidado com letra, cores e imagens usadas. Orienta a seqüência da exposição e permite utilizar a “memória”. Deve-se resguardar o elemento-surpresa da apresentação. É semelhante ao flip chart.
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PÔSTER
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Observações importantes:
É afixado em Placards; Deve "falar por si”, contendo número razoável de palavras; Deve ser atrativo, de fácil compreensão e legível a 2m. Observações importantes: • A área de apresentação deve ser de 1,20m por 0,90m; Deve haver equilíbrio entre espaço livre, texto e imagens; Dados numéricos devem ser em gráficos, tabelas, desenhos; Não deve-se usar todas as letras do texto maiúsculas; Deve-se usar linha dupla para espaços entre parágrafos; Deve ter: título e autores, introdução, objetivos, métodos, materiais, resultados, discussão e conclusões; Polêmica: Colocação ou não de cabeçalho e bibliografia.
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Exemplo Organização de pôsteres do II Colóquio Educação, Cidadania e Exclusão : Local: UERJ O pôster deverá ter dimensões de no máximo 1m x 1m, incluindo: título do trabalho; nome(s) do(s) autor (es); instituição; órgão financiador e corpo do trabalho (introdução, objetivos, metodologia e conclusão). Sugerimos uso de textos curtos acompanhados de recursos visuais com imagens, figuras, etc. Pelo menos um dos autores deverá permanecer junto ao pôster durante toda a sessão, devendo recolhê-lo ao final.
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Exemplo de Pôster
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VIDEOCASSETE
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Cuidados em seu planejamento e organização:
Vantagens: • Custo razoável; • Qualidade de imagem; • Sincronização som-imagem. • Disponibilidade de material; • Observação de detalhes; • Apresentação de experiências de aula; Cuidados em seu planejamento e organização: • Conteúdo relacionado aos objetivos da aula; • Filmes de curta duração; • Conteúdo para reflexões e discussões; • Esclarecimento sobre os objetivos do vídeo; • Marcação dos pontos que serão mostrados; • Marcação dos pontos para intervenção. Trabalho após o vídeo: discussão para caso-problema ou caso-análise; questões sobre o vídeo para debate, registros...
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COMPUTADOR
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Possibilidades de uso:
Uso de CD Uso de Editores de Texto (Word) Uso da Internet: Web, Chat, , Lista e Fórum. Vantagens: • Valorização da auto-aprendizagem; • Incentivo à formação permanente, pesquisa e descoberta; • Debate, diálogo e discussão; • Elaboração de trabalhos, artigos e textos.
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PROJETOR DE MULTIMÍDIA
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Pouco usado na maioria das instituições de ensino;
Necessita de algum conhecimento de computação. Vantagens: • Possibilidade de fazer animação para a apresentação. • Interatividade; • Apresentação de imagens estáticas ou em movimento e som; Cuidados: • Tipo e tamanho das fontes; • Domínio da seqüência de sua apresentação; • Cor das fontes usadas; • Imagens e textos utilizados; • Estímulo à participação dos aprendizes.
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Tradição e Renovação na Escola.
VÍDEO É importante lembrar que a aprendizagem não ocorre apenas porque nós, professores, assim desejamos, mas ocorre porque o aluno encontrou as condições necessárias para aprender. Tradição e Renovação na Escola.
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Leitura complementar Textos: Estratégias de Aprendizagem Recursos Audiovisuais
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