A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

RECURSOS HUMANOS RH GESTÃO DE PESSOAS O QUE É ?

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "RECURSOS HUMANOS RH GESTÃO DE PESSOAS O QUE É ?"— Transcrição da apresentação:

1 RECURSOS HUMANOS RH GESTÃO DE PESSOAS O QUE É ?

2 O RH é uma sigla que significa recursos humanos e pode ser visto de diversas formas. Como um departamento ou função é a unidade ou o setor de uma organização (inclusive na Igrejas,) responsável pela operacionalização e prestação de serviços ao recrutamento, seleção, treinamento, remuneração, (depto pessoal) etc.

3

4 Como uma prática podemos dizer que é a política adotada pelas organizações. Já os profissionais de RH são aqueles que trabalham diretamente naquelas áreas citadas acima, ou seja, em todos os subsistemas de RH. Há um autor considerado o mais completo em RH que se chama Idalberto Chiavenato. Ele tem vários livros sobre o assunto. Cremos que um bom título para começar é o Gestão de pessoas - o novo papel dos recursos humanos nas organizações da Editora Campus.

5 A Gestão de Pessoas é uma atividade a respeito da qual se tem a expectativa de ser executada por todos gestores de uma dada organização, contando com o apoio do seu setor de recursos humanos com a finalidade de alcançar um desempenho que possa combinar as necessidades individuais das pessoas com as da organização

6 Na gestão organizacional, é chamado recursos humanos ao conjunto dos colaboradores dessa organização. Assim a função que o colaborador ocupa deve propiciar a aquisição, o desenvolvimento e o uso das informações transformando-as em conhecimento para organização.

7 Segundo Professor Doutor do Programa de Pós-Graduação em Administração, UFRN
Dividiu em três pontos na visão de RH A Administração de Pessoal trata da parte dita cartorial, que são principalmente os registros dos membros da organização. Em suma, encarrega-se das rotinas trabalhistas e de pessoal, tendo sob sua responsabilidade a administração dos eventos burocráticos decorrentes do contrato de trabalho. Sem dúvida, não se pode admitir que não sejam importantes essas funções, já que é imprescindível o controle da vida funcional dos empregados, com vistas à avaliação de desempenho, treinamento, remuneração, controles de freqüência, entre outras tarefas específicas.

8 Relações Industriais é outra área relacionada a Pessoal, que cuida das relações trabalhistas externas da empresa com os sindicatos, com o Governo e com outros órgãos públicos. Em muitas empresas há um setor específico com esta denominação, além do de Pessoal ou de Recursos Humanos, para os relacionamentos explicitados. A Administração de Recursos Humanos, por seu lado, cuida da parte referente ao desenvolvimento das pessoas que pertencem à organização. Isto quer dizer que ela não cuida somente da remuneração, da avaliação ou do treinamento das pessoas, mas do seu desenvolvimento como um todo. Encarrega-se, especificamente de promover a integração do trabalhador à organização, por meio da coordenação de interesses entre a empresa e a mão de obra disponível.

9

10 O importante é que a Administração de Recursos Humanos, quer como significado ou como denominação departamental, tem predominância gradativa, sendo cada vez mais utilizada pelas organizações.

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

31

32

33

34

35

36

37 FIM Muito Obrigado


Carregar ppt "RECURSOS HUMANOS RH GESTÃO DE PESSOAS O QUE É ?"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google