A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

IMAGEM DO AMAZONAS E A PROMOÇÃO TURÍSTICA NACIONAL E INTERNACIONAL

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "IMAGEM DO AMAZONAS E A PROMOÇÃO TURÍSTICA NACIONAL E INTERNACIONAL"— Transcrição da apresentação:

1 IMAGEM DO AMAZONAS E A PROMOÇÃO TURÍSTICA NACIONAL E INTERNACIONAL
EMPRESA ESTADUAL DE TURISMO DO AMAZONAS AMAZONASTUR SEMINÁRIO INTERNO IMAGEM DO AMAZONAS E A PROMOÇÃO TURÍSTICA NACIONAL E INTERNACIONAL Manaus, 20 de dezembro de 2010

2 COMPETITIVIDADE 1.1. A SOCIEDADE X IMAGEM DO ESTADO - COMO O BRASIL E O MUNDO ENXERGAM O AMAZONAS? DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL; INCLUSÃO SOCIAL; ESTABILIDADE POLÍTICO-INSTITUCIONAL; SEGURANÇA; ESTADO ACOLHEDOR; TURISMO ECOLÓGICO; SAÚDE; EDUCAÇÃO; CULTURA. OBS: IMAGEM DO ESTADO. NÃO DO DESTINO TURÍSTICO.

3 COMPETITIVIDADE 1.1. O MERCADO X IMAGEM DO DESTINO - COMO O BRASIL E O MUNDO ENXERGAM O AMAZONAS? TURISMO DE PESCA ESPORTIVA; ECOTURISMO; TURISMO CULTURAL; TURISMO DE BASE COMUNITÁRIA; HOTÉIS DE FLORESTA/SELVA; TURISMO DE EVENTOS; TURISMO CORPORATIVO; TURISMO DE OBSERVAÇÃO DE AVES. EM QUE SOMOS COMPETITIVOS? OBS: ANALISAR A PESQUISA NO AEROPORTO.

4 COMPETITIVIDADE 1.1. O QUE É SER COMPETITIVO?
CAPACIDADE PARA OBTER FLUXO SUPERIOR AO DOS RIVAIS; CAPACIDADE PARA COMPETIR COM SUCESSO CONTRA OS MELHORES RIVAIS DO MUNDO. QUEM SÃO NOSSOS RIVAIS?

5 COMPETITIVIDADE 1.1. AS 5 FORÇAS QUE REDUZEM PERMANENTEMENTE A RENTABILIDADE DE UM DESTINO/NEGÓCIO. NOVOS CONCORRENTES; SUBSTITUTOS E ALTERNATIVAS (NO QUE É COMPETITIVO); PODER DOS VENDEDORES (OPERADORES RECEPTIVOS); PODER DOS COMPRADORES; RIVALIDADE ENTRE OS CONCORRENTES.

6 COMPETITIVIDADE 1.1. QUAL O OBJETIVO DE UM DESTINO/NEGÓCIO COMPETITIVO? QUALIDADE DE VIDA; PROSPERIDADE ECONÔMICA; SENTIMENTO DE BEM-ESTAR PARA QUEM O VISITA.

7 COMPETITIVIDADE 1.1. NÃO EXISTEM NAÇÕES/DESTINOS COMPETITIVOS. EXISTEM SETORES TURÍSTICOS QUE DEFINEM A DEMANDA E DEVEM SER COMPETIVIVOS; 1.2. PORÉM EXISTEM NAÇÕES/DESTINOS QUE OFERECEM CONDIÇÕES FAVORÁVEIS A ALGUNS ASPECTOS DA COMPETITIVIDADE; 1.3. AVALIAÇÃO DE PREÇOS, MÃO-DE-OBRA BARATA, NÃO SÃO FATORES COMPETITIVOS NO TURISMO. OBS: ONDE SOMOS MAIS COMPETITIVOS: NO DESTINO OU EM SEGMENTOS?

8 FALSO! Os principais determinantes da competitividade são: MITO 1
A chave é: FALSO! A Inovação A melhoria contínua do valor para o cliente A PRODUTIVIDADE no uso dos recursos Mão-de-obra barata Taxas de juros baixas Taxa de câmbio favorável

9 A melhor maneira de gerenciar a competitividade é…
MITO 2 A melhor maneira de gerenciar a competitividade é… … nível nacional através de GRANDES PROGRAMAS NACIONAIS FALSO! … nível LOCAL, onde se cria valor para o turista: O DESTINO

10 MITO 3 Melhorar a competitividade de um destino consiste, fundamentalmente, em… … criar mais VALOR, melhorando de forma abrangente TODO o modelo de negocio: …melhorar Infra-estruturas Serviços públicos Hotéis FALSO! Cooperação Público o Público Público Privado Privado Privado

11 COMPETITIVIDADE IBIZA - NIGHTLIFE

12 COMPETITIVIDADE UMA ATIVIDADE ÚNICA DIFICILMENTE IMITÁVEL

13 COMPETITIVIDADE Que inclusive exportam seu conceito a outros lugares do mundo.

14 COMPETITIVIDADE Lugar de encontro de DJ de fama internacional

15 COMPETITIVIDADE E um conceito que vai para além do vinculado a uma discoteca...

16 COMPETITIVIDADE O lugar preferido para celebrar eventos musicais e de moda.

17 UM PARAÍSO DE DIVERSÃO PARA A 3ª IDADE.
COMPETITIVIDADE BENIDORM UM PARAÍSO DE DIVERSÃO PARA A 3ª IDADE.

18 COMPETITIVIDADE Música, dances e “grandes” shows Dances cada día Shows

19 COMPETITIVIDADE … E MAIS DE 50 ATIVIDADES DE ÓCIO E DESENVOLVIMENTO PESSOAL Exercícios da memória Petanca Dominó Cursos de informática Cursos de informática Aquagym

20 COMPETITIVIDADE O DESTINO MAIS PROCURADO DO PROGRAMA IMSERSO
Hospedagem com pensão completa a baixo preço. Menu de regime, em caso necessário. Assistência médica complementar no mesmo hotel. Multiplicidade de atividades de ócio e tempo livre.

21 Vende-se como uma combinação de:
COMPETITIVIDADE E AGORA TORNOU-SE UM PROGRAMA EUROPEU Vende-se como uma combinação de: Cidade + Natureza Se vive de dia e de noite

22 COMPETITIVIDADE 1.1. CONCENTRAÇÃO DE “CLUSTERS”
OS SETORES COMPETITIVOS APRESENTAM AS SEGUINTES CARACTERÍSTICAS: CONCENTRAÇÃO NO MESMO ESPAÇO GEOGRÁFICO – COMPETITIVIDADE NA LOCALIZAÇÃO (HOTÉIS DE SELVA RIO NEGRO/SOLIMÕES); BOA GESTÃO; VANTAGENS COMPETITIVAS

23 COMPETITIVIDADE 1.1. COMPETITIVIDADE DE UM DESTINO TURÍSTICO
QUANDO A RENTABILIDADE DOS INVESTIMENTOS É ALTA E OS CUSTOS SOCIAIS E AMBIENTAIS SÃO BAIXOS; DEVE SER CRIADA E GERADA LOCALMENTE; CADA SETOR NO QUAL O DESTINO CONCORRE DEVE RECEBER GESTÃO ESPECÍFICA; DEFINIR SEU MODELO DE NEGÓCIO.

24 DESTINOS E MODELOS DE NEGÓCIOS
COMPETITIVIDADE DESTINOS E MODELOS DE NEGÓCIOS

25 COMPETITIVIDADE O CASO DE PLAYA DE PALMA

26 O CASO DE PLAYA DE PALMA Reconversão de um destino decadente
COMPETITIVIDADE O CASO DE PLAYA DE PALMA Reconversão de um destino decadente

27 Playa de Palma é um grande resort turístico…
COMPETITIVIDADE Playa de Palma é um grande resort turístico… 43.000 Leitos de hotel 450 Bares e restaurantes 570 Lojas 6.600 Empregos direitos 5 km de praias Um aeroporto hiper-conectado

28 Custos serviços públicos Estrutura de rendimentos
COMPETITIVIDADE O MODELO ATUAL Partners chaves Recursos clave Proposta de valor Relações clientes Praia Hotéis Bares/lojas Infra-estruturas Sol e Praia Diversão Preços baixos Sem gestão Administração Canais Tour Operadores Segmentos Estrutura de custos Custos serviços públicos Custo do desemprego Infra-estruturas Turismo massivo Alemães jovens Estrutura de rendimentos 55€/día

29 COMPETITIVIDADE O NOVO MODELO DE NEGÓCIO
Partners chaves Recursos Chaves Proposta de valor Relações clientes Relação emocional Setor Público Atractivos turísticos únicos Experiências vocacionais e memoráveis Setor Privado Sistema de experiências Canais Palma/ Ilha Nova hotelaria Web 2.0 & 3.0 Tour operadores Segmentos Estrutura de custos Custos de educação Inovação Custos de Marketing Custos serviços públicos Custo do desemprego Infra-estruturas Turismo massivo Alemães jovens 6 novos setores Estrutura de rendimentos Gasto médio diário 158€ Benefícios sociais e econômicos 55€/día

30 1. COMPETITIVIDADE 6 novos segmentos
Hoje Férias 2020 Viagens Wellness Desporto Int. Especial Business 120 milhões Mercado potencial 250 milhões 64 milhões Consumo médio/dia 140 €

31 1. COMPETITIVIDADE 50+ EXPERIÊNCIAS MEMORÁVEIS
2 O hotel mais bio do mundo 3 O Centro de wellness mediterráneo 4 O Centro Esportivo 6 O Forte de Cap Enderrocat 5 O Palácio de Dança, Música e Espetáculos 1 O Centro Mare Nostrum

32 Um novo uso do mar Taxi marítimo Etc. PdP flotante Barquing

33 4 “town center” com 4 ambientes muito diferentes
Povo mediterráneo “Lifestyle” Centro animado Povo de pescadores Can Pastilla Sometimes Las Maravillas S’Arenal

34 Reestruturação da oferta de restaurantes e cafés
A culinária é uma experiência 50% Mediterránea 25% Países de origem 25% Temática

35 Idem de lojas e Shopping
As compras são uma experiência 50% Local/ regional/ artesanal 30% Marcas 20% Compra funcional

36 Investimento total Público 250 M/€ Privado 1.800 M/€

37 Principais Estados Emissores

38 Principais Países Emissores

39 Quantidade Anual de Turistas no Amazonas

40 OBRIGADO! Empresa Estadual de Turismo – AMAZONASTUR
Rua Saldanha Marinho, Centro CEP: Manaus – Amazonas Tel: (92) / Fax:


Carregar ppt "IMAGEM DO AMAZONAS E A PROMOÇÃO TURÍSTICA NACIONAL E INTERNACIONAL"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google