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PROPAGANDA & PUBLICIDADE
O que é? Para que serve? Como se faz?
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Conceito A palavra PROPAGANDA vem do latim propagare que quer dizer propagar, multiplicar, estender e difundir. Fazer PROPAGANDA é propagar ideias, crenças, princípios e doutrinas.
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Conceito O termo PROPAGANDA foi usado primeiramente pela Igreja Católica, no século XVII, através da criação de uma Comissão de Propagação da Fé.
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Exemplo Hitler disse: “A propaganda permitiu-nos conservar o poder, a propaganda nos possibilitará a conquista do mundo”.
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Conceito Publicidade deriva de público (do latim publicus) e designa a qualidade do que é público. Significa o ato de vulgarizar, de tornar público um fato, uma ideia” (SANT’ANNA, 1998, p. 75)
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O que distingue uma da outra?
Quando alguém pede um minuto da sua atenção para falar sobre a vinda de Jesus, ela está fazendo propaganda da sua religião. Se no meio desse discurso aparecer a marca de uma loja de artigos religiosos, transforma-se em publicidade.
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O que distingue uma da outra?
Outro exemplo é a campanha de combate à dengue. Quando o Governo veicula peças mostrando as formas de prevenção ao mosquito, isso é propaganda. Se a Raid faz o mesmo, é publicidade.
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Site Raid
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Publicidade & Propaganda
No dia a dia, essa diferença é irrelevante, os publicitários trabalham com as duas formas de comunicação e em alguns momentos, elas se misturam.
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Linha do tempo.... Tabuletas anunciavam os combates dos gladiadores, e as diversas casas de banho existentes em Pompéia. Propaganda oral – pregoeiros anunciavam a venda de escravos, gados e outros produtos
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Linha do tempo.... Idade Média - Uso dos símbolos para identificar o local de trabalho. Com o passar do tempo, estes símbolos tornaram-se emblemas de marca e logotipos e serviam para identificar oficinas de artesões, de consertos, estabelecimentos de venda de produtos.
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Primeiros anúncios publicitários
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Revistas Femininas
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Lançamentos ...
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Linha do tempo... Linha do tempo
Advento da era industrial – produção em massa necessidade de aumentar o consumo > a técnica publicitária foi se aperfeiçoando e passa a ser mais persuasiva e perde o sentido informativo.
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Comunicação de massa A publicidade serve para realizar a tarefas de comunicação de massa com economia, velocidade e volume maiores que os obtidos através de quais quer outros meios”. (SANT’ANNA, 1998, p. 76)
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Meios de massa Rádio – atinge um maior número de pessoas de forma mais rápida e ao mesmo tempo. Jingles
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Meios de massa TV – une o som e a imagem – depois dos anos 1960.
A televisão começou se transforma no meio publicitário mais poderoso para atingir as massas.
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Concorrência A concorrência desenfreada entre as várias marcas, obrigou o aparecimento de uma propaganda mais agressiva, chamada de propaganda combativa, com a tentativa de impor um produto ao outro.
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Para que serve a propaganda
Informar: busca criar conscientização e conhecimento e, também, tem a finalidade de informar sobre novos lançamentos, alterações no produto, modificações no preço, novas promoções, novos usos para o produto, explicar como funciona, entre outros.
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Propaganda de varejo
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Propaganda Varejo
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Campanha Social
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Para que serve... Persuadir: procura criar simpatia, preferência, convicção e a compra de um produto. Lembrar: estimula a repetição de compra e busca a fidelização. Reforçar: busca convencer os atuais compradores de que fizeram a compra certa.
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Para que serve... A PROPAGANDA não tem como função vender um produto.
A venda é uma consequência do processo de comunicação persuasiva que envolve a propaganda.
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FUNÇÃO SOCIAL e EDUCATIVA
Ajuda a promover entidades sem fins lucrativos; Campanhas de combate às drogas, alcoolismo e outras de caráter social Ensina e Educa – Campanhas de educação no trânsito, uso de preservativos, câncer de mama, prevenção da dengue.
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Liberdade de imprensa Meios de comunicaçao de massa não existiriam sem a propaganda. É um dos pilares da liberdade de imprensa. O que sustenta os meios de comunicação é o faturamento arrecadado com a venda dos espaços publicitários.
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Conteúdo dos programas
Programação e conteúdos de veículos de comunicação são totalmente pagos pela propaganda. Eventos culturais (peças de teatro, exposições e outros) são gratuitos por conta de patrocínios.
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Propaganda: Direito do Consumidor
Permite que o consumidor conheça as características dos diferentes produtos e serviços, Faça comparações racionais e tome a decisão que melhor satisfaça as suas necessidades.
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Movimenta a economia A publicidade estimula o mercado, gera produção e consumo e movimenta a economia. Gera empregos. Lançar novos produtos, ampliar vendas, promover concorrência que resulta em qualidade melhor e preço menor.
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Antes de criar, levar em conta
O QUÊ? Qual o produto ou serviço que será divulgado? PORQUE ? Crescimento? Conquista de mercado? Manutenção da marca? Lançamento de um novo produto? COMO? Que argumento usar? (analisar a concorrência)
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Antes de criar, levar em conta
QUANDO? Quando a campanha será veiculada e qual será a sua duração?(épocas do ano, sazonalidade). QUEM? Quem é o público alvo que se quer atingir? Quais são seus hábitos de consumo? Qual o seu comportamento em relação aos diferentes veículos?
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ESTRATÉGIAS CRIATIVAS
Usar linguagem simples, clara e direta
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Estratégias criativas
Imagem e texto = inusitado/ surpreender
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Forte apelo visual
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Unidade de tema
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Apelo emocional
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Apelo emocional
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Humor
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Crianças
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Animais
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Linguagem GTA
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Testemunhal
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Referências atuais Bancos: propaganda de serviço.
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Referências atuais Bancos: propaganda de serviço.
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Referências atuais Propaganda de serviço.
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Referências atuais Propaganda de serviço.
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Obrigada pela atenção!! Mara Kunzler Diretora Atendimento
ArtMeio Propaganda
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