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Depto. de Ciência da Computação da USP

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Apresentação em tema: "Depto. de Ciência da Computação da USP"— Transcrição da apresentação:

1 Depto. de Ciência da Computação da USP
MEIOS ELETRÔNICOS E EDUCACÃO, NO LAR E NA ESCOLA: TV, JOGO ELETRÔNICO E COMPUTADOR Valdemar W. Setzer Depto. de Ciência da Computação da USP Ver artigos e esta apresentação em google: valdemar setzer Valdemar Setzer Meios eletrônicos (completa) - 6/11/12

2 Depto. de Ciência da Computação da USP
MEIOS ELETRÔNICOS E EDUCACÃO, NO LAR E NA ESCOLA: NOVA VIDA OU DESTRUIÇÃO? Valdemar W. Setzer Depto. de Ciência da Computação da USP Ver artigos e esta apresentação em google: valdemar setzer Valdemar Setzer Meios eletrônicos (completa) - 6/11/12

3 Depto. de Ciência da Computação da USP
O IMPACTO DOS MEIOS ELETRÔNICOS EM CRIANÇAS, ADOLESCENTES E ADULTOS – O QUE FAZER? Valdemar W. Setzer Depto. de Ciência da Computação da USP Ver artigos e esta apresentação em google: valdemar setzer Valdemar Setzer Meios eletrônicos (completa) - 6/11/12

4 TÓPICOS 2. Pensar, sentir e querer 3. Leitura 4. Rádio 5. TV
1. Introdução 2. Pensar, sentir e querer 3. Leitura 4. Rádio 5. TV 6. Jogo eletrônico 7. Computador 8. Internet 9. Conclusões Valdemar Setzer Meios eletrônicos (completa) - 6/11/12

5 Valdemar Setzer Meios eletrônicos (completa) - 6/11/12

6 Alguns casos de pesquisas sobre efeitos negativos:
1. Introdução Alguns casos de pesquisas sobre efeitos negativos: Crianças que assistem TV são mais propensas a intimidação (Bullying) (F. Zimerman, 4/2005) Jogos eletrônicos violentos podem aumentar a agressividade de crianças e adolescentes (Nicoll & Kieffer, 8/2005) Usuários de sofrem queda de 10% no QI, o dobro do que se usassem maconha (G. Wilson, 4/2005) Valdemar Setzer Meios eletrônicos (completa) - 6/11/12

7 1. Introdução (cont.) Conseqüências de usos dos meios eletrônicos (ver meu artigo “Efeitos negativos dos meios eletrônicos em crianças e adolescentes”): 1. Excesso de peso e obesidade Robinson (1999), Hancox et al. (2004), Vandewater et al. (2004), Wiecha et al. (2006), Goldfield et al. (2006), Barlow (2007), AAP Mozaffarian et al. (2011) 2. Aumento do risco de doenças, como coronarianas, pressão alta, diabetes, bem como outras devido ao aumento do consumo de cigarros Wong et al. (1992), Hancox et al. (2004), Ballard e Wiest (1996), Stamakis et al. (2011 – aumento de mortalidade!), , Grontved (2011) 3. Problemas de atenção e hiperatividade Rosen e Weil (2001), Christakis et al. (2004), Christakis & Zimmerman (2006) , Swing (2009) Valdemar Setzer Meios eletrônicos (completa) - 6/11/12

8 Conseqüências de usos dos meios (cont.)
1. Introdução (cont.) Conseqüências de usos dos meios (cont.) 4. Agressividade e comportamento antisocial Centerwall (1992), Barry (1997), Seawall (1997), Myrtek e Scharff (2000), Anderson & Dill (2000), Huesmann et al. (2003), Anderson & Murphy (2003), Anderson et al. (2003), Gentile et al. (2004), Krahé & Möller (2004), Bushman & Anderson (2009) 5. Produção de depressão e medo G. Gerbner et at. (1990), Kraut et al. (1998), Spitzer (2005) 6. Intimidação (bullying) Zimmerman et al. (2005) 7. Indução de atitude machista Walsh et al., 2002 Valdemar Setzer Meios eletrônicos (completa) - 6/11/12

9 1. Introdução (cont.) Conseqüências de usos dos meios (cont.)
8. Dessensibilização dos sentimentos Molitor & Hirsh (1994), Grossman (1999), Myrtek & Scharff (2000), Anderson et al. (2003), Funk et al. (2004), Carnagey et al. 2005, Bushman & Anderson (2009 9. Indução de mentalidade de que o mundo é violento e violência não gera castigo Seawall (1997), Koepp et al. (1998) 10. Prejuízo para a leitura Koolstra et al. (1997), Ennmoser (2003) 11. Diminuição do rendimento escolar Myrtek & Scharff (2000), Hancox (2005), Angrist & Lavy (2001), Fuchs & Woessmann (2004), Sprietma (2007), Dwyer, Warnier et al. (UNICAMP) (2007), Kirschner (2010) Valdemar Setzer Meios eletrônicos (completa) - 6/11/12

10 1. Introdução (cont.) Conseqüências de usos dos meios (cont.)
12. Confusão de fantasia com realidade Spitzer (2005) 13. Produção de isolamento social Kraut et al. (1988), Myrtek & Scharff (2000), Patzlaff (2000), Thalemann et al. (2004), Christakis et al. (2009) 14. Aceleração do desenvolvimento Brown (2006) 15. Diminuição da criatividade Singer (1995) 16. Aumento de chance de autismo Waldman, Nicholson & Adilov (2006) Valdemar Setzer Meios eletrônicos (completa) - 6/11/12

11 Conseqüências de usos dos meios (cont.)
1. Introdução (cont.) Conseqüências de usos dos meios (cont.) 17. O problema do vício Christakis e Zimmerman (2006), Ennmoser (2003), Johnson et al. (2007), Hofmann (2012) 18. Indução ao consumismo Associação Médica Americana (2007), Linn (2006), Rideout e Hamel (2006), Instituto Alana 19. Problemas causados pela Internet Smith (2007), Carr (2010), Spitzer (2012) Valdemar Setzer Meios eletrônicos (completa) - 6/11/12

12 Conseqüências de usos dos meios (cont.)
1. Introdução (cont.) Conseqüências de usos dos meios (cont.) Os autores não justificam por que ocorrem esses efeitos Previ praticamente muitos deles e outros efeitos Vamos entender por que eles ocorrem e entender por que minha previsão tinha que ser correta Valdemar Setzer Meios eletrônicos (completa) - 6/11/12

13 Método 1. Introdução (cont.) Entender os aparelhos
Examinar o estado dos usuários, especialmente crianças e jovens Impacto dos aparelhos nas atividades interiores pensar, sentir e querer; começando com leitura e rádio Conseqüências, especialmente educacionais Inicialmente: pensar, sentir e querer Valdemar Setzer Meios eletrônicos (completa) - 6/11/12

14 TÓPICOS 2. Pensar, sentir e querer 3. Leitura 4. Rádio 5. TV
 1. Introdução 2. Pensar, sentir e querer 3. Leitura 4. Rádio 5. TV 6. Jogo eletrônico 7. Computador 8. Internet 9. Conclusões Valdemar Setzer Meios eletrônicos (completa) - 6/11/12

15 2. Pensar, sentir e querer Pensar O que é?
Sempre envolve conceitos ou imagens Ponte entre percepção e conceito ou entre conceitos Ex.: porta Pode ser puramente objetivo (ex. conceitos matemáticos, como o de circunferência) Consciente, clareza Ver A Filosofia da Liberdade, de R. Steiner Ver também em meu site meu artigo “I.A. - Inteligência Artificial ou Imbecilidade Automatizada? As máquinas podem pensar e ter sentimentos?” Valdemar Setzer Meios eletrônicos (completa) - 6/11/12

16 2. Pensar, sentir e querer (cont.)
Sentir (ter sentimento) Distinção com relação a ter sensações Ex: sensação de sabores como azedo, doce, amargo, salgado, gosto da banana, do quiabo; sensação do vermelho Sentimento: gostar ou não de azedo, etc. Sentimentos típicos: simpatia e antipatia Mais básicos: atração e repulsa Sempre individual Impossível sentir uma sensação ou sentimento de outra pessoa Valdemar Setzer Meios eletrônicos (completa) - 6/11/12

17 2. Pensar, sentir e querer (cont.)
Sentir (cont.) Puramente subjetivo Ninguém pode sentir o que o outro está sentindo Faz a pessoa sentir-se não-indiferente perante si e o mundo Só o pensamento cognitivo daria indiferença Citação de Steiner Valdemar Setzer Meios eletrônicos (completa) - 6/11/12

18 2. Pensar, sentir e querer (cont.)
Sentir (cont.) Subconsciente, nebuloso (onde sentimos?) Não dá segurança, pode enganar-nos Solução: conscientização dos sentimentos e controle das ações neles baseadas Não se trata de racionalismo! Valdemar Setzer Meios eletrônicos (completa) - 6/11/12

19 2. Pensar, sentir e querer (cont.)
“Nosso pensar nos une ao mundo; nosso sentir nos reconduz a nós próprios, fazendo de nós um ser individual. Se fôssemos apenas seres pensantes e dotados de percepção, a nossa vida transcorreria numa indiferença total. Se apenas nos reconhecêssemos como Eu, nosso Eu nos seria completamente indiferente. Apenas porque, além de reconhecermos a nós mesmos, sentimos também o nosso ser, somos entes individuais, cuja existência não se esgota em estabelecer relações conceituais entre as coisas, mas possui também um valor particular em si mesma.” Rudolf Steiner, A Filosofia da Liberdade, 8ª ed. p. 80 Valdemar Setzer Meios eletrônicos (completa) - 6/11/12

20 2. Pensar, sentir e querer (cont.)
Querer (vontade, leva a ações) 7 formas cf. Steiner: instinto, impulso, desejo/cobiça, motivo, aspiração, anseio, decisão Puramente subjetivo Ninguém pode ter a vontade de outro Inconsciente, totalmente nebuloso (onde temos vontade?) Não dá segurança, pode ser fruto de condicionamento inconsciente, pode enganar-nos Solução: conscientização dos impulsos de vontade e controle das ações neles baseadas O ser humano é tanto mais humano e menos animal quanto mais controla suas ações conscientemente Valdemar Setzer Meios eletrônicos (completa) - 6/11/12

21 2. Pensar, sentir e querer (cont.)
Livre arbítrio: Pode ser vivenciado no pensar Exs.: escolha entre 2 números bobos de 3 algarismos Teste de concentração mental: mostrador com números de 100 a 0 Querer o que se quer Agir não por necessidade ou imposição, mas por amor à ação (Steiner: A Filosofia da Liberdade) Valdemar Setzer Meios eletrônicos (completa) - 6/11/12

22 2. Pensar, sentir e querer (cont.)
Pensar, sentir e querer são muitas vezes confundidos pois normalmente ocorrem juntos e cada um produz os outros Muito importante reconhecer que são atividades interiores distintas Valdemar Setzer Meios eletrônicos (completa) - 6/11/12

23 TÓPICOS 3. Leitura 4. Rádio 5. TV 6. Jogo eletrônico 7. Computador
 1. Introdução  2. Pensar, sentir e querer 3. Leitura 4. Rádio 5. TV 6. Jogo eletrônico 7. Computador 8. Internet 9. Conclusões Valdemar Setzer Meios eletrônicos (completa) - 6/11/12

24 3. Leitura Pensar Sentir Querer Ativado Esforço de concentração mental
Romance: imaginar pessoas, ambiente Filosofia, ciência: associar conceitos Impossível ler sem pensar conscientemente Sentir A partir de imagens interiores Querer Esforço de concentração mental Contra-ex.: ler sem prestar atenção Valdemar Setzer Meios eletrônicos (completa) - 6/11/12

25 Se alguém quer treinar e desenvolver seu pensamento, deve
3. Leitura (cont.) Se alguém quer treinar e desenvolver seu pensamento, deve Ler ... Valdemar Setzer Meios eletrônicos (completa) - 6/11/12

26 TÓPICOS 4. Rádio 5. TV 6. Jogo eletrônico 7. Computador 8. Internet
 1. Introdução  2. Pensar, sentir e querer  3. Leitura 4. Rádio 5. TV 6. Jogo eletrônico 7. Computador 8. Internet 9. Conclusões Valdemar Setzer Meios eletrônicos (completa) - 6/11/12

27 4. Rádio (notícias) Pensar Sentir Querer (ações) Ativado Ativados
Imaginar pessoas, situações, associar conceitos Velocidade imposta pelo locutor Sentir Ativados A partir de imagens interiores e da emoção da voz do locutor Querer (ações) Esforço de concentração mental Maior tendência de se “desligar” a atenção do que na leitura pois se faz mais esforço para acompanhar Valdemar Setzer Meios eletrônicos (completa) - 6/11/12

28 TÓPICOS 5. TV 6. Jogo eletrônico 7. Computador 8. Internet
 1. Introdução  2. Pensar, sentir e querer  3. Leitura  4. Rádio 5. TV 6. Jogo eletrônico 7. Computador 8. Internet 9. Conclusões Valdemar Setzer Meios eletrônicos (completa) - 6/11/12

29 Características do aparelho
5. TV Características do aparelho Imagem Feita por varredura; formada pela retina; 30/seg Extremamente grosseira ( pontos) Em pessoa focada por inteiro não se vêem detalhes e expressão do rosto Por isso nas novelas e notícias foca-se apenas do tórax para cima HD: melhora bem (1080 linhas em vez de 525; imagem 2 a 5 vezes mais nítida) Campo visual extremamente limitado (6°, em aparelhos de tamanho normal) Fóvea (área de nitidez): 2° Pára a varredura normal do olho Valdemar Setzer Meios eletrônicos (completa) - 6/11/12

30 Características do aparelho (cont.)
5. TV (cont.) Características do aparelho (cont.) Som pontual, fixo, metálico, distorcido Comparar com FM Cacterísticas físicas do telespectador Estático, confortavelmente instalado Dos sentidos, apenas visão e audição ativos, mas extremamente parciais Anti-educação da visão: não adianta chegar mais perto que a imagem não melhora, pelo contrário Ambiente em penumbra Valdemar Setzer Meios eletrônicos (completa) - 6/11/12

31 5. TV (cont.) Pensar Sentir Abafado Ativados
Não é possível acompanhar conscientemente Exercício: tentar assistir a qualquer programa e pensar em cada imagem e no que se está dizendo Sobrevém exaustão mental após ½ a 1 minuto Sentir Ativados A partir de imagens e voz exteriores Em situação irreal Sentimentos exagerados, fortes Valdemar Setzer Meios eletrônicos (completa) - 6/11/12

32 5. TV (cont.) Querer (ações) Totalmente inoperante
Nem mais se levanta para mudar de canal! É preciso fazer um esforço enorme de vontade para desligar! Valdemar Setzer Meios eletrônicos (completa) - 6/11/12

33 5. TV (cont.) Conseqüências (cont.)
Telespectador é reduzido a um estado de sonolência, semi-hipnótico Já demonstrado por estudos neurofisiológicos Krugman (1971), usando EEG; No. de ondas x frequência: Leitura TV TV (anúncio Max Factor) (3 anúncios, (3a. exposição) 1a. exposição) Valdemar Setzer Meios eletrônicos (completa) - 6/11/12

34 Conseqüências (cont.) 5. TV (cont.)
Telespectador é reduzido a um estado de sonolência, semi-hipnótico (cont.) Já demonstrado por estudos neurofisio- lógicos (cont.) Devido a Piscar da tela Velocidade de mudança de imagens Caso contrário, o telespectador passaria do estado de sonolência para o sono profundo Exercício: fazer um levantamento Normal: 20/s; video-clip: 1 mudança/s; Campo de visão restrito Teoria evolucionista Valdemar Setzer Meios eletrônicos (completa) - 6/11/12

35 Valdemar Setzer Meios eletrônicos (completa) - 6/11/12

36 5. TV (cont.) Conseqüências (cont.)
Telespectador é reduzido a um estado de sonolência, semi-hipnótico (cont.) Daí o casamento perfeito: TV e PROPAGANDA Devido à gravação no subconsciente e o ser humano incorporar todas as suas vivências MacDonald’s nos EUA em 2002 (Susan Linn, p. 132): US$ 510,5 milhões só em TV! Valdemar Setzer Meios eletrônicos (completa) - 6/11/12

37 5. TV (cont.) Conseqüências (cont.)
A atitude estática e o estado de sonolência são tais que UM TELESPECTADOR GASTA MENOS ENERGIA DO QUE UMA PESSOA DEITADA SEM DORMIR (Klesges, Shelton e Klesges (1993) Círculo vicioso: falta de exercício + docinhos, salgadinhos e refrigerantes da propaganda  excesso de peso  falta de exercício Valdemar Setzer Meios eletrônicos (completa) - 6/11/12

38 5. TV (cont.) Conseqüências (cont.) = Violência!!!
Condicionamento, e não informação ou educação Falta de contexto (educação sempre foi altamente contextual) Aceleração indevida do desenvolvimento (“desaparecimento da infância”, cf. N. Postman) Hiperatividade em crianças Prejudica a fantasia e a criatividade Para prenderem a atenção, programas são agitados, tipo show têm imagens rápidas (exerc.: contar mudanças de imagem) atingem os sentimentos com imagens e sons grosseiros = Violência!!! Valdemar Setzer Meios eletrônicos (completa) - 6/11/12

39 Valdemar Setzer Meios eletrônicos (completa) - 6/11/12

40 transmitidos (Jerry Mander, 1978)
5. TV (cont.) Conseqüências (cont.) Programas violentos são os melhores transmitidos (Jerry Mander, 1978) Por isso houve mais um casamento perfeito: TV e VIOLÊNCIA Valdemar Setzer Meios eletrônicos (completa) - 6/11/12

41 5. TV (cont.) Conseqüências (cont.)
Além da violência, há outro tipo de transmissão que atinge fortemente os sentimentos: EROTISMO Terrível para crianças (acelera indevidamente o desenvolvimento emotivo) e adolescentes Mais um casamento perfeito (é o 3º, promiscuidade...): TV e EROTISMO Banaliza os sentimentos, principalmente o sofrimento Prejudica a capacidade de ter compaixão, empatia (Bushman e Anderson, 2009) e a responsabilidade social Valdemar Setzer Meios eletrônicos (completa) - 6/11/12

42 5. TV (cont.) Conseqüências (cont.) Prejudica a força de vontade
Pois não é exercitada É dominada Telespectador é “agarrado” pelo aparelho Destruição da vida familiar Prejudica o ritmo e o sono saudável Terrível para crianças e adolescentes Valdemar Setzer Meios eletrônicos (completa) - 6/11/12

43 5. TV (cont.) Conseqüências (cont.) Massifica
em lugar de individualizar Indução de impulsividade e negatividade Indução de admiração pelas máquinas Indução de mentalidade materialista Ver meu artigo “A TV ANTIEDUCATIVA” Valdemar Setzer Meios eletrônicos (completa) - 6/11/12

44 5. TV (cont.) Grouxo Marx (1890-1977):
“Acho a televisão muito educativa. Todas as vezes que alguém liga um aparelho, vou para a outra sala e leio um livro” Valdemar Setzer Meios eletrônicos (completa) - 6/11/12

45 5. TV (cont.) O que fazer – no lar Mais fácil: NÃO TER
Evita-se a tentação quase irresistível e a luta interior para resistir Quando não existe no lar, não faz falta!!! Se é para ter: TRANCAR EM UM ARMÁRIO OU INSTALAR CHAVE INTERRUPTORA (COM CHAVE) NO CABO DE ENERGIA ELÉTRICA, OU USAR SENHA O aparelho não deve fazer parte do ambiente Ligar (quanto mais trabalho, melhor) apenas para UM programa MUITO especial Observar o esforço necessário para desligar Não instalar cabo Se for para ver fotos, também não precisa ficar sempre à disposição Filmes em DVD: são realmente necessários? Há coisas construtivas (e não destrutivas como a TV) para se fazer, inclusive em lazer! Valdemar Setzer Meios eletrônicos (completa) - 6/11/12

46 5. TV (cont.) O que fazer – na escola Nunca funcionou!
Por falta de conhecimento Minha proposta (para funcionar!): usar apenas para ilustração (com DVD) Apenas a partir do novo 8º ano Apenas alguns minutos de cada vez Repetir várias vezes entremeando explicações Assim evita-se o estado de sonolência E a gravação total no subconsciente Valdemar Setzer Meios eletrônicos (completa) - 6/11/12

47 TÓPICOS 6. Jogo eletrônico 7. Computador 8. Internet 9. Conclusões
 1. Introdução  2. Pensar, sentir e querer  3. Leitura  4. Rádio  5. TV 6. Jogo eletrônico 7. Computador 8. Internet 9. Conclusões Valdemar Setzer Meios eletrônicos (completa) - 6/11/12

48 6. Jogo eletrônico Trataremos apenas de jogos do tipo ação-reação, ou “combate” ou “mata- mata” (95% dos jogos usados) Características do aparelho TV + dispositivo de deteção da ação do jogador (teclado, joy stick, revólver, etc.) Circuito fechado: jogador e aparelho 1. Jogador vê uma mudança na imagem 2. Jogador faz alguma ação com algum dispositivo 3. Computador detecta a ação 4. Computador muda a imagem 5. Volta para o passo 1 Valdemar Setzer Meios eletrônicos (completa) - 6/11/12

49 6. Jogo eletrônico (cont.)
Características do jogador Fisicamente estático, a menos de pequenos movimentos muito mecânicos dos dedos/mãos Pensar Consciente: totalmente eliminado (não dá tempo) Sentir Ativados do exterior Principalmente “de desafio” Levam a uma excitação Valdemar Setzer Meios eletrônicos (completa) - 6/11/12

50 6. Jogo eletrônico (cont.)
Características do jogador (cont.) Querer (ações), Somente movimentos pequenos dos dedos e mãos Automáticos (inconscientes) Mecânicos Conseqüências Jogador é reduzido a um autômato (máquina) especializado em transformar impulsos visuais em pequenos movimentos de dedos e mãos Reações inconscientes como nos animais Valdemar Setzer Meios eletrônicos (completa) - 6/11/12

51 6. Jogo eletrônico (cont.)
Conseqüências (cont.) TV condiciona pela imagem, jogo eletrônico pela imagem e pela ação Portanto, ele é muitíssimo pior! Lembrar que o ser humano incorpora todas as suas vivências Pela atração que exercem, prejudicam o autocontrole (força de vontade, querer) Valdemar Setzer Meios eletrônicos (completa) - 6/11/12

52 6. Jogo eletrônico (cont.)
Conseqüências (cont.) Em uma situação de inconsciência ou semiconsciência, o condicionamento pode conduzir a uma ação Isso explica muitos casos de violência Atitudes agressivas verbais ou físicas Aumentam, como comprovado estatisticamente Em casos extremos, homicídios O ser humano é moralmente muito resistente (dependendo da educação!), pois deveria haver muito mais casos trágicos – mas vai piorar! Origem dos jogos tipo “mata-mata” (ego shooter): uso pelo exército americano para dessensibilizar soldados (cf. D. Grossman, Stop Teaching our Kids to Kill) Banalizam os sofrimentos Diminuem (acabam eliminando) a compaixão Valdemar Setzer Meios eletrônicos (completa) - 6/11/12

53 6. Jogo eletrônico (cont.)
Conseqüências em crianças e jovens “Curto-circuito” neurológico Especialização precoce Desenvolve ânsia de competir e de vencer Anti-social! Como a TV, prejudica (mas muito mais) a fantasia e a criatividade Força de vontade Prejudica o desenvolvimento em crianças e adolescentes Diminui nos adultos Mesmo efeito de todas as drogas (incluindo álcool e fumo) Vicia Valdemar Setzer Meios eletrônicos (completa) - 6/11/12

54 6. Jogo eletrônico (cont.)
Aparelho incompreensível Brinquedos deveriam ser simples (sujeitos apenas às leis da natureza) rústicos (para ativar a imaginação) ex.: boneca de pano Waldorf Valdemar Setzer Meios eletrônicos (completa) - 6/11/12

55 6. Jogo eletrônico (cont.)
Conseqüências em crianças e jovens (cont.) Benefícios que estão sendo alardeados Melhoria da motricidade Melhoria na reação automática São falsos pois aplicam-se a casos especializados e os prejuízos globais são infinitamente maiores Ex.: pesquisa de Green e Bavalier (2003) mostrando aumento de atenção visual Só que usaram tela de computador! Efeito de catarse (dar vazão à agressividade): não há prova O que fazer Jogar no lixo Não dê um aparelho tão anti-educativo e prejudicial nem para seu pior inimigo! Valdemar Setzer Meios eletrônicos (completa) - 6/11/12

56 6. Jogo eletrônico (cont.)
Uma palavrinha sobre jogos de estratégia Todos exigem raciocínio lógico Trataremos dessa questão em seguida Todos apresentam um cenário irreal Simulação com modelos matemáticos Ex.: jogo de empresas, simulação de um lago ou de cidades Não têm nada com a realidade Dão uma falsa idéia da realidade Pelo menos, muito parcial Forçam pensamento lógico-simbólico Péssimo para crianças Valdemar Setzer Meios eletrônicos (completa) - 6/11/12

57 6. Jogo eletrônico (cont.)
Uma palavrinha sobre jogos com ação física, como o WII Pelo menos leva a alguma atividade física Mas a atividade é muito mecânica repetição dos mesmos movimentos quando simula um jogo esportivo, pode viciar em não fazer a atividade original Falta todo o ambiente, parceiros e oponentes Provavelmente devem tornar-se muito monótonos Saíram de moda? Valdemar Setzer Meios eletrônicos (completa) - 6/11/12

58 TÓPICOS 7. Computador 8. Internet 9. Conclusões  1. Introdução
 2. Pensar, sentir e querer  3. Leitura  4. Rádio  5. TV  6. Jogo eletrônico 7. Computador 8. Internet 9. Conclusões Valdemar Setzer Meios eletrônicos (completa) - 6/11/12

59 Características do aparelho
7. Computador Características do aparelho Máquina matemática de manipular símbolos (todas as suas funções podem ser expressas matematicamente) Causa-e-efeito matemáticos (determinismo) Exige linguagem formal (mesmo a icônica) Computador exige muito Conhecimento Discernimento Autoconsciência Autocontrole que crianças e adolescentes não têm, estão desenvolvendo! Valdemar Setzer Meios eletrônicos (completa) - 6/11/12

60 Características do aparelho (cont.)
7. Computador (cont.) Características do aparelho (cont.) Para que serve um computador? Comparação com outras máquinas: Tipos de máquinas Outras máquinas Computadores Transformam Transportam Armazenam Matéria/energia Dados Valdemar Setzer Meios eletrônicos (completa) - 6/11/12

61 Características do aparelho (cont.)
7. Computador (cont.) Características do aparelho (cont.) Mas o que são dados? Representações simbólicas quantificadas ou quantificáveis (ver artigo “Dado, informação, conhecimento e competência” em meu site) Texto, imagem, som gravado, animação São elementos formais, puramente sintáticos (apenas com estrutura) Quando texto, sua origem está em pensamentos Dados de entrada Programas Valdemar Setzer Meios eletrônicos (completa) - 6/11/12

62 Características do aparelho (cont.)
7. Computador (cont.) Características do aparelho (cont.) Informação não é dado! Deve ter algum significado, semântica, para a pessoa que a detém Quando dados têm significado para quem os recebe tornam-se informações Exemplo: texto em língua desconhecida Valdemar Setzer Meios eletrônicos (completa) - 6/11/12

63 Температура завтра (20/10/10) (градусов по Фаренгеит)
7. Computador (cont.) Contra-exemplo de informação: Город Температура завтра (20/10/10) (градусов по Фаренгеит) Париж 30,2/50,0 Рио 55,4/84,2 Лондон Мockba 32,0/51,8 37,4/42,8 Para quem não entende russo, esses são dados, e não informação! Depois de se os entender, viram informação! Valdemar Setzer Meios eletrônicos (completa) - 6/11/12

64 Características do aparelho (cont.)
7. Computador (cont.) Características do aparelho (cont.) Computadores processam dados, não informação!!! Não associam significado, não têm nenhuma compreensão daquilo que processam São máquinas puramente sintáticas A expressão “informática” está completamente errada! Devia ser “dadótica” Valdemar Setzer Meios eletrônicos (completa) - 6/11/12

65 Características físicas do usuário
7. Computador (cont.) Características físicas do usuário Estático, pequenos movimentos de braços, mãos e dedos Sentidos: visão e tato, muito parciais Pensar Força, mas lógico-simbólico, algorítmico O resultado deve poder ser introduzido na máquina e ser por ela corretamente interpretado É o que denomino de “Pensamento maquinal” Valdemar Setzer Meios eletrônicos (completa) - 6/11/12

66 7. Computador (cont.) Sentir Querer (ações) Abafados
Em geral, somente de Poder: a máquina sempre faz o que se a comanda a azer Desafio: achar o comando ou o caminho correto Frustração: quando há incapacidade de executar algo (achar um comando, achar um site, achar um erro em um programa) Ansiedade: pode-se perder todo o trabalho Querer (ações) Movimentos restritos Concentração mental Exige esforço para desligar Valdemar Setzer Meios eletrônicos (completa) - 6/11/12

67 7. Computador (cont.) Conseqüências Força pensamento “maquinal”
Prejudica a criatividade – mas o que ela é? Criatividade = fantasia + concretividade (D. di Masi) Fragmentação mental Fazer várias coisas ao mesmo tempo Fazer tudo rápido Prejudica a capacidade de concentração, vicia Alienação da realidade (espaço virtual) Induz indisciplina do pior tipo: mental Substitui esforço mental Valdemar Setzer Meios eletrônicos (completa) - 6/11/12

68 7. Computador (cont.) Conseqüências (cont.) Produz isolamento social
Prejudica a sociabilidade real Programas atraentes sempre com características de jogo eletrônico Vicia Exige enormes auto-consciência e auto-domínio “Estou sendo agarrado pela máquina?” “Devo fazer um intervalo ou parar totalmente?” “Devo fazer coisas mais importantes?” Valdemar Setzer Meios eletrônicos (completa) - 6/11/12

69 Conseqüências na educação
7. Computador (cont.) Conseqüências na educação Pela necessidade de enorme auto-controle e por forçar pensamento lógico-simbólico, indução de indisciplina, falta de contexto, fragmentação mental etc., só deve ser usado Idealmente, após os 17 anos Só no ensino médio, preferivelmente 2ª - 3ª séries Ver justificativas e proposta em meu livro Meios Eletrônicos e Educação (Ed. Escrituras, 3ª ed.) e artigos em meu site Em QUALQUER aplicação! Antes dessa idade: produz o “desaparecimento da infância” (N. Postman) e da juventude Valdemar Setzer Meios eletrônicos (completa) - 6/11/12

70 em www.allianceforchildhood.org e meu artigo
7. Computador (cont.) Ver Cordes, C. e E. Miller, Fool’s Gold: a Critical Look at Computers in Childhood. USA: Alliance for Childhood, 2000 em e meu artigo “Considerações sobre o projeto ‘um laptop’ por criança” Valdemar Setzer Meios eletrônicos (completa) - 6/11/12

71 Conseqüências na educação (cont.)
7. Computador (cont.) Conseqüências na educação (cont.) Produz mentalidade de que educação é divertimento Produz mentalidade de que o ser humano é uma máquina Pois o computador executa alguns processos mentais melhor e mais rápido O que fazer? Usar apenas para coisas essenciais e não como lazer No lar, não permitir o uso pelas crianças Se pequenas, usar apenas quando estão dormindo Não instalar software atraente para crianças Valdemar Setzer Meios eletrônicos (completa) - 6/11/12

72 7. Computador (cont.) O que fazer?
Na escola, usar para ensinar o que é um computador e usos avançados, como usá-lo bem e os problemas que causa Ver meu artigo com minha proposta Usar apenas para coisas realmente essenciais Não deixar crianças usarem Adolescentes: evitar ao máximo Não incentivar o uso Especialmente professores Idade mínima ideal: 17 anos Maturidade suficiente Autocontrole suficiente Interesse por coisas sérias Valdemar Setzer Meios eletrônicos (completa) - 6/11/12

73 TÓPICOS 8. Internet 9. Conclusões  1. Introdução
 2. Pensar, sentir e querer  3. Leitura  4. Rádio  5. TV  6. Jogo eletrônico  7. Computador 8. Internet 9. Conclusões Valdemar Setzer Meios eletrônicos (completa) - 6/11/12

74 Herda todas as características do computador, mais
8. A Internet Herda todas as características do computador, mais Acesso imediato a um número enorme de dados Contato virtual com pessoas ( , chat, blog, redes de relacionamento) Prejudica a sociabilidade real Ânsia de se mostrar “Será que estou sendo notado?” “O que os outros estão pensando de mim?” Valdemar Setzer Meios eletrônicos (completa) - 6/11/12

75 Valdemar Setzer Meios eletrônicos (completa) - 6/11/12

76 Herda todas as características do computador, mais (cont.)
8. A Internet Herda todas as características do computador, mais (cont.) “Distrativa” por natureza Ver Nicholas Carr: A Geração Superficial – o que a Internet está fazendo com nossos cérebros, Ed. Agir Caso dos vínculos (links) Prejudica a “leitura profunda” Prejudica a capacidade de se concentrar Mentalmente Na observação “Ouvir em silêncio” Valdemar Setzer Meios eletrônicos (completa) - 6/11/12

77 Herda todas as características do computador, mais (cont.)
8. A Internet Herda todas as características do computador, mais (cont.) Exige muito maior conhecimento, discerni- mento, autoconsciência e autocontrole Que crianças e adolescentes não têm!!! Adultos não têm autocontrole, imaginem-se crianças e adolescentes! Na educação: “educação libertária” Sem limites! Falácia: “crianças devem aprender a ser críticas” Aí não serão mais infantis! Falácia: preparar-se para a vida futura Valdemar Setzer Meios eletrônicos (completa) - 6/11/12

78 8. A Internet (cont.) O que uma criança ou adolescente vão fazer com um computador conectado à Internet? Vão brincar e se divertir, obviamente! Não vão usar para nada útil por conta própria Adultos não estão se controlando, imaginem-se crianças e adolescentes Valdemar Setzer Meios eletrônicos (completa) - 6/11/12

79 8. A Internet (cont.) Não há NENHUMA necessidade de uso de Internet (e do computador) por crianças e adolescentes Em educação, há um tempo certo para cada coisa (base da Pedagogia Waldorf) Queima de etapas é altamente prejudicial “Inclusão digital”: para adultos! Valdemar Setzer Meios eletrônicos (completa) - 6/11/12

80 É EXTREMAMENTE PERIGOSA para crianças e adolescentes
8. A Internet (cont.) É EXTREMAMENTE PERIGOSA para crianças e adolescentes Ver livro de Gregory Smith Como proteger seus filhos na internet (Ed. Novo Conceito) e meu artigo “Como proteger seus filhos da Internet” Crianças e adolescentes são ingênuos Revelam dados pessoais e da família Marcam encontros com desconhecidos Lêem e vêem coisas impróprias para a idade Recomendação de G. Smith: Instalação de software de controle de acesso e de monitoramento Fazer um “contrato”, assiná-lo e cumpri-lo rigorosamente Valdemar Setzer Meios eletrônicos (completa) - 6/11/12

81 É EXTREMAMENTE PERIGOSA para crianças e adolescentes (cont.)
8. A Internet (cont.) É EXTREMAMENTE PERIGOSA para crianças e adolescentes (cont.) Minha recomendação com crianças Não deixar usar a Internet (é só não dar a senha do micro!) Se deixar usar, ficar SEMPRE ao lado! Com adolescentes Grande problema “Juventude está perdida” Recomendação: deixar algo ruim acontecer (ex: notas baixas) e aí acabar com os aparelhos em casa Crianças e jovens vão agradecer! Valdemar Setzer Meios eletrônicos (completa) - 6/11/12

82 8. A Internet (cont.) Por que o computador e a Internet estão sendo usados por crianças e adolescentes no lar e nas escolas? Mercenarismo (venda de software, equipamentos, matrículas) Falta de conceituação, pelos educadores, do que vêm a ser O computador e a Internet Educação e desenvolvimento das crianças e jovens O ser humano (se é “máquina”, deixemos as máquinas educá-lo) Os prejuízos que o computador e a Internet causam e os seus perigos Valdemar Setzer Meios eletrônicos (completa) - 6/11/12

83 Por que está sendo usada em escolas? (cont.)
8. A Internet (cont.) Por que está sendo usada em escolas? (cont.) Mania de modernismo Ex: caso da cidade de Almécegas, CE Popularidade, prestígio político Comodismo dos pais Falta de coragem de ir contra a onda Mas o mundo está cada vez mais agressivo Está cada vez mais necessário criar um ninho protetor para as crianças, até que possam “voar” por si sós! Valdemar Setzer Meios eletrônicos (completa) - 6/11/12

84 8. A Internet (cont.) O que fazer?
Usar apenas para o que é essencial e útil e não como divertimento Usar apenas em casa ou no trabalho No trabalho, apenas para o que diz respeito a ele NÃO usar a qualquer hora e local, com celulares, smartphones, tablets Se necessário muito uso, controlar o uso e compensar com atividades como as descritas em meu artigo “O que a Internet está fazendo com nossas mentes?” Valdemar Setzer Meios eletrônicos (completa) - 6/11/12

85 TÓPICOS 9. Conclusões  1. Introdução  2. Pensar, sentir e querer
 3. Leitura  4. Rádio  5. TV  6. Jogo eletrônico  7. Computador  8. Internet 9. Conclusões Valdemar Setzer Meios eletrônicos (completa) - 6/11/12

86 9. Conclusões Resumo Querer (ações) Sentir Pensar Rádio (notícias)
ativa, na concentração mental Querer (ações) ativa, imagens interiores e emoção do locutor ativa, a partir de imagens interiores Sentir força imagens e associações, velocidade induzida força imagens e associações, velocidade própria Pensar Rádio (notícias) Leitura Valdemar Setzer Meios eletrônicos (completa) - 6/11/12

87 Resumo 9. Conclusões (cont.) abafa, mecaniza automatiza, mecaniza,
condiciona elimina, Querer (ações) desafio ativa, irreal, desafio, competição, banaliza banaliza, exagerado Sentir ativa, formal, elimina Pensar Computador Jogo eletrônico TV Valdemar Setzer Meios eletrônicos (completa) - 6/11/12

88 Agora podemos compreender as consequências vistas inicialmente:
9. Conclusões (cont.) Agora podemos compreender as consequências vistas inicialmente: 1. Excesso de peso e obesidade 2. Aumento do risco de doenças, como coronarianas, pressão alta, diabetes, bem como outras devido ao aumento do consumo de cigarros, aumento da mortalidade 3. Problemas de atenção e hiperatividade 4. Agressividade e comportamento antisocial 5. Produção de depressão e medo 6. Intimidação (bullying) Valdemar Setzer Meios eletrônicos (completa) - 6/11/12

89 Agora podemos compreender as consequências vistas inicialmente (cont):
9. Conclusões (cont.) Agora podemos compreender as consequências vistas inicialmente (cont): 7. Indução de atitude machista e comportamento antisocial 8. Dessensibilização dos sentimentos 9. Indução de mentalidade de que o mundo é violento e violência não gera castigo 10. Prejuízo para a leitura 11. Diminuição do rendimento escola 12. Confusão de fantasia com realidade Valdemar Setzer Meios eletrônicos (completa) - 6/11/12

90 Agora podemos compreender as consequências vistas inicialmente (cont):
9. Conclusões (cont.) Agora podemos compreender as consequências vistas inicialmente (cont): 13. Produção de isolamento social 14. Aceleração do desenvolvimento 15. Diminuição da criatividade 16. Aumento de chance de autismo 17. O problema do vício 18. Indução ao consumismo 19. Problemas causados pela Internet Valdemar Setzer Meios eletrônicos (completa) - 6/11/12

91 Válido para todas as pessoas, especialmente crianças e adolescentes
9. Conclusões (cont.) QUALQUER BENEFÍCIO (NOVA VIDA) DOS MEIOS ELETRÔNICOS É SUPLANTADO INFINITAMENE PELOS MALEFÍCIOS (DESTRUIÇÃO) Válido para todas as pessoas, especialmente crianças e adolescentes Valdemar Setzer Meios eletrônicos (completa) - 6/11/12

92 9. Conclusões (cont.) É preciso reverter o processo de degeneração do ser humano, da sociedade e da natureza O único meio é uma educação mais humana, e não mais tecnológica No lar e na escola! Muito mais individual, com educação artística e social (para cooperação e não para a competição) Essa educação já existe; qualquer pessoa interessada (preferivelmente sem preconceitos) pode vê-la e ler sobre ela: A PEDAGOGIA WALDORF que foi uma das bases para estas considerações Valdemar Setzer Meios eletrônicos (completa) - 6/11/12

93 Não sabe o que deve ser um desenvolvimento e educação sadios, ou
9. Conclusões (cont.) Quem não reconhece os males dos meios eletrônicos e não procura evitá-los, especialmente com crianças e adolescentes Não sabe o que deve ser um desenvolvimento e educação sadios, ou Não tem capacidade de observar os efeitos negativos, ou Não conhece a literatura científica ou decidiu ignorá-la Valdemar Setzer Meios eletrônicos (completa) - 6/11/12

94 Sem livre arbítrio não pode haver
9. Conclusões (cont.) Os meios eletrônicos diminuem a força de vontade, e portanto o livre arbítrio Sem livre arbítrio não pode haver Responsabilidade Dignidade Valdemar Setzer Meios eletrônicos (completa) - 6/11/12

95 9. Conclusões (cont.) É preciso reverter o processo de degeneração do ser humano, da sociedade e da natureza O único meio é uma educação mais humana, e não mais tecnológica No lar e na escola! Muito mais individual, com educação artística e social (para cooperação e não para a competição) Essa educação já existe; qualquer pessoa interessada (preferivelmente sem preconceitos) pode vê-la e ler sobre ela: A PEDAGOGIA WALDORF que foi uma das bases para estas considerações Valdemar Setzer Meios eletrônicos (completa) - 6/11/12

96 9. Conclusões (cont.) www.sab.org.br A PEDAGOGIA WALDORF
Ver material sobre PW em e Lanz, R. A Pedagogia Waldorf - Caminho para um Ensino mais Humano. S.Paulo: Ed. Antroposófica Desde 1919; mais de mil escolas no mundo todo – origem do ensino continuado (com sucesso!) Ex: em nenhuma EW genuína usa-se o computador a não ser no ensino médio, como ferramenta para ensinar a usá-lo criticamente Valdemar Setzer Meios eletrônicos (completa) - 6/11/12

97 9. Conclusões (cont.) A PEDAGOGIA WALDORF Com crianças
NADA de brinquedos eletrônicos Matam a fantasia Contra-exemplo: bonecas Waldorf Valdemar Setzer Meios eletrônicos (completa) - 6/11/12

98 9. Conclusões (cont.) BONECAS WALDORF Valdemar Setzer
Meios eletrônicos (completa) - 6/11/12

99 www.ime.usp.br/~vwsetzer 9. Conclusões (cont.)
“O problema não é o mundo que vamos deixar para nossos filhos, mas que filhos vamos deixar para o mundo” Federico Mayor Zaragoza Ex-diretor geral da UNESCO, presidente da Fundación para una Cultura de Paz (Ver referência em meu artigo sobre tolerância) “Deixe as crianças serem infantis: não lhes dê acesso a TV, jogo eletrônico e computador” Valdemar Setzer Meios eletrônicos (completa) - 6/11/12

100 9. Conclusões (cont.) CONTRA-EXEMPLO: UMA “BARBIERIDADE”
Ver meu artigo “Barbie: uma barbieridade que se comete com as crianças” Valdemar Setzer Meios eletrônicos (completa) - 6/11/12

101 9. Conclusões (cont.) “O problema não é o mundo que vamos deixar para nossos filhos, mas que filhos vamos deixar para o mundo” Federico Mayor Zaragoza Ex-diretor geral da UNESCO, presidente da Fundación para una Cultura de Paz “Deixe as crianças serem infantis: não lhes dê acesso a TV, jogo eletrônico e computador” Valdemar Setzer Meios eletrônicos (completa) - 6/11/12

102 TÓPICOS  1. Introdução  2. Pensar, sentir e querer  3. Leitura
 4. Rádio  5. TV  6. Jogo eletrônico  7. Computador  8. Internet  9. Conclusões Valdemar Setzer Meios eletrônicos (completa) - 6/11/12

103 MEIOS ELETRÔNICOS E EDUCACÃO, NO LAR E NA ESCOLA: TV, JOGO ELETRÔNICO E COMPUTADOR – O QUE FAZER?
Valdemar W. Setzer Depto. de Ciência da Computação da USP Ver artigos e esta apresentação em google: valdemar setzer Valdemar Setzer Meios eletrônicos (completa) - 6/11/12

104 MEIOS ELETRÔNICOS E EDUCACÃO, NO LAR E NA ESCOLA: TV, JOGO ELETRÔNICO E COMPUTADOR
Valdemar W. Setzer Depto. de Ciência da Computação da USP Ver artigos e esta apresentação em Valdemar Setzer Meios eletrônicos (completa) - 6/11/12

105 O IMPACTO DOS MEIOS ELETRÔNICOS EM CRIANÇAS, ADOLESCENTES E ADULTOS
Valdemar W. Setzer Depto. de Ciência da Computação da USP Ver artigos e esta apresentação em Valdemar Setzer Meios eletrônicos (completa) - 6/11/12

106 MEIOS ELETRÔNICOS E EDUCACÃO, NO LAR E NA ESCOLA: NOVA VIDA OU DESTRUIÇÃO?
Valdemar W. Setzer Depto. de Ciência da Computação da USP Ver artigos e esta apresentação em Valdemar Setzer Meios eletrônicos (completa) - 6/11/12


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