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AULA 1 A Comunicação e a sua importância no mundo em que vivemos

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Apresentação em tema: "AULA 1 A Comunicação e a sua importância no mundo em que vivemos"— Transcrição da apresentação:

1 AULA 1 A Comunicação e a sua importância no mundo em que vivemos
Objetivos: • Compreender o que é a comunicação e a sua importância nas relações pessoais. • Perceber como a forma de comunicação pode gerar ganhos e promover a construção de sua imagem. • Reconhecer suas habilidades e pontos de desenvolvimento para uma comunicação eficaz. • Conhecer e intervir no processo de comunicação contido em nosso ambiente social, virtual e real. • Vivenciar situações para garantir uma comunicação eficaz. Comunicação Oral

2 AULA 1 A Comunicação e a sua importância no mundo em que vivemos
Conteúdos: • A comunicação como o principal meio de se relacionar com as pessoas e com o mundo. • As diferentes formas de comunicar-se e como obter ganhos por meio de uma comunicação diferenciada. • A comunicação nos dias atuais, fatores e comportamentos para ter uma comunicação eficaz. • O processo de comunicação na linguagem verbal e não-verbal a favor do autoconhecimento e das relações humanas. Comunicação Oral

3 Comunique-se, dê seu recado e conquiste o seu espaço!
Curso de Comunição Oral Comunicação Oral

4 PARTE 1 - O QUE É COMUNICAÇÃO
“Quem não se comunica, se trumbica!” Quem é o autor dessa frase? Figura 1 - Justin Bieber Figura 2 - Chacrinha Figura 3 - Michel Teló Comunicação Oral

5 PARTE 2 - FORMAS DIFERENTES DE COMUNICAÇÃO
Línguagem verbal e não-verbal Símbolos / Gestos / Olhares Comunicação Oral

6 PARTE 3 - A COMUNICAÇÃO E O RELACIONAMENTO ENTRE AS PESSOAS
• Transmitem sentimentos, emoções e experiências. • Permitem adquirir e ampliar outros conhecimentos. • Ampliam a nossa rede de relacionamentos. • Permitem alcançar nossos propósitos. Comunicação Oral

7 PARTE 4 - GANHOS DE UMA COMUNICAÇÃO DIFERENCIADA
Com a construção positiva da imagem: • Destaca-se • Vende-se melhor (escola, amigos e oportunidades de trabalho) • Convence-se Figura 1 Figura 2 Figura 3 Comunicação Oral

8 Redes Sociais Virtuais
PARTE 5 - COMO A COMUNICAÇÃO É USADA NOS DIAS DE HOJE Internet Redes Sociais Virtuais Superficial? O que escolher? Pode limitar? Sem aprofundamento? Relacionamentos Saberes Pesquisas Rapidez Comunicação Oral

9 PARTE 6 - FATORES E COMPORTAMENTOS PARA A COMUNICAÇÃO EFICAZ
• Objetividade • Interesse • Vocabulário adequado • Leitura • Observação • Compartilhar ideias • TREINAR Comunicação Oral

10 AULA 2 A Comunicação verbal e não-verbal
Objetivos: • Conhecer as vantagens na utilização adequada da fala visual (oral e escrita) no processo de comunicação. • Educar o olhar para perceber a importância da expressão corporal no intercâmbio de ideias, sentimentos e informações com outras pessoas. • Reconhecer a importância da postura no ambiente em que se encontra para a construção da cidadania. • Vivenciar por meio de exercícios práticos a dimensão da linguagem não-verbal para compreender-se e compreender o outro. Comunicação Oral

11 AULA 2 A Comunicação verbal e não-verbal
Conteúdos: • A fala visual (oral e escrita), suas vantagens e formas de utilização. • A linguagem não-verbal associada à fala no processo de comunicação de conduta (escola, família, comunidade, trabalho, etc.). • Reconhecer seu espaço e respeitar o espaço do outro e o quanto isso interfere ou ajuda nas relações sociais. • Formas de percepção (auditiva, visual e cinestésica) para auxiliar no processo de aprendizagem pessoal e na comunicação. Comunicação Oral

12 Comunicação: Sessão Remember! • Promove a nossa imagem em
nosso meio social. Remember! • Permite o entendimento entre as pessoas. • Constrói relacionamentos pessoais e profissionais. • Está presente na internet para ampliar relacionamentos e conhecimentos quando usada adequadamente. • É facilitada quando temos objetividade, vocabulário adequado e treinamos constantemente. Comunicação Oral

13 PARTE 1 - COMUNICAÇÃO VERBAL: A PALAVRA ESCRITA E FALADA
ESCRITA: livros, s, conversas no MSN, jornais e etc. ORAL: fala, conversas ao telefone, conversas pessoais, música, rádio e etc. Comunicação Oral

14 PARTE 2 - COMUNICAÇÃO NÃO VERBAL: O CORPO É UMA MENSAGEM
• Atividade voluntária e involuntária. • Permite e favorece a expressão de intenções e de estados afetivos. • Corresponde a 65% da comunicação social. • Gestos: maneira de proceder; agir; revelar atitude. Exemplo: acenar. Comunicação Oral

15 PARTE 3 - COMUNICAÇÃO DE CONDUTA: INTERCÂMBIO SOCIAL
• Intercâmbio com o outro. • Obter informações, ideias, compartilhar sentimentos. • Tribos urbanas: redes de amigos com interesses comuns. • Padrões: procedimentos e atitudes aceitas e validadas pela sociedade. Comunicação Oral

16 PARTE 4 – POSTURA E ESPAÇO SOCIAL NA COMUNICAÇÃO
• Postura: comportamento físico que demonstra nossas intenções. • Respeito ao espaço físico do outro. • “Panelinhas”: pequenos grupos que não permitem opiniões ou valores diferentes. Comunicação Oral

17 PARTE 5 – ESTILOS DE APRENDIZAGEM NA COMUNICAÇÃO
• Visual: obtém e retém informações com a visão. • Auditivo: absorve melhor os conteúdos a partir da escuta. • Cinestésico: aproveita-se de recursos visuais, auditivos e do movimento para guardar informações. • Temos os 3 estilos, sendo que um deles pode sobressair. Comunicação Oral

18 AULA 3 Ruídos na comunicação
Objetivos: • Compreender o que se entende por ruído da comunicação e como agir para promover a comunicação eficaz. • Reconhecer suas capacidades e estimular suas habilidades para identificar os ruídos e prejuízos causados pelas falhas na comunicação. • Conhecer e intervir no processo de comunicação. Vivenciar situações para garantir uma comunicação eficaz. Comunicação Oral

19 AULA 3 Ruídos na comunicação
Conteúdos: • Compreender o processo de comunicação e como intervir para que o mesmo seja eficaz. • Estimular o desenvolvimento de habilidades que evitem as falhas na comunicação. • Ampliar a consciência dos ruídos durante o processo de comunicação e como aumentar sua capacidade de se perceber como agente responsável pela comunicação eficaz. • Experimentar por meio de atividades e simulações as percepções e ações preventivas o entendimento e promover a comunicação. Comunicação Oral

20 AULA 3 - RUÍDOS NA COMUNICAÇÃO
• O que são ruídos na comunicação? • Quais são os ruídos? • Principais falhas do processo de comunicação. • Dicas para uma comunicação eficaz. Comunicação Oral

21 Falando em ruído no processo de comunicação...
Os ruídos impedem o desenvolvimento de uma comunicação efetiva, por falta, falhas e até mesmo excesso de informação. Comunicação Oral

22 Falando em ruído no processo de comunicação...
Causas dos ruídos na comunicação: • Ambiente – barulho ou distrações. • Distração do receptor – falar com quem não está disposto a ouvir. • Linguagem inadequada – falar termos desconhecidos. • Exposição descuidada – falar do que não interessa. Comunicação Oral

23 Por que a comunicação falha?
“Parece que estou falando grego?” Porque nós não... • Conhecemos o outro • Observamos o outro • Ouvimos pensamentos diferentes dos nossos • Respeitamos valores diferentes Comunicação Oral

24 Impactos da comunicação falha...
Resultados: • Relações estremecidas • Tarefas mal ou não executadas • Comentário mal interpretado • Fofoca Comunicação Oral

25 Comunicação eficaz é essencial!
Dicas: • Observar as pessoas. • Falar pausadamente. • Pronunciar as palavras corretamente. • Esclarecer suas dúvidas. • Ser objetivo. • Ouvir atentamente as pessoas. • Observar os ruídos no ambiente e perceber se é possível se comunicar. • Interagir com as pessoas, mas não atropelar ninguém. • Expor sua opinião, com respeito aos demais e sem ofender ninguém. • Buscar o “sim”; acreditar em sua capacidade de se comunicar. • Não perca tempo: comunique-se! Comunicação Oral

26 AULA 4 A arte de saber ouvir
Objetivos: • Estimular os alunos a compreender a importância da escuta ativa. • Compreender a diferença entre ouvir e escutar e como isso poderá contribuir no processo de comunicação. • Aprimorar o entendimento e identificação a respeito do canal de comunicação predominante e sua aplicabilidade no meio social. • Despertar nos alunos a necessidade de exercitar a arte de saber ouvir para ter uma comunicação eficaz. Comunicação Oral

27 AULA 4 A arte de saber ouvir
Conteúdos: • A capacidade de ouvir para o processo de comunicação eficaz. • Canal de comunicação predominante e reconhecimento no outro com o objetivo de aprimorar a comunicação. • Saber ouvir e identificar a mensagem do outro para chegar à escuta empática. • A habilidade de saber ouvir por meio de atividades, simulações e dicas. Comunicação Oral

28 Relembrando... RUÍDOS NA COMUNICAÇÃO
• Ruído: falha, prejuízo na comunicação. • Vários tipos: ambiente, linguagem inadequada,falta de atenção. • Causam conflitos pessoais, perda de tempo, dificuldades no entendimento da mensagem. • São superados: - quando falamos e somos entendidos. - quando conseguimos controlar as causas. Comunicação Oral

29 AULA 4 - A ARTE DE SABER OUVIR
VOCÊ OUVE OU ESCUTA? Comunicação Oral

30 Ouvir x Escutar Ouvir é algo mais superficial, não exige atenção.
Escutar é algo ativo: quando escutamos precisamos da atenção para entender, reter e compreender a informação. Quem escuta ouve, mas quem ouve não escuta, necessariamente. Comunicação Oral

31 Escutar Você sabe ouvir? Empaticamente Atenciosamente Seletivamente
Fingir Ignorar Comunicação Oral

32 TESTE DO CANAL PREDOMINANTE
“Eu vejo o que você quer dizer...” “Escute essa...” “Isso tem sabor de vitória” Comunicação Oral

33 Empatia... É a capacidade de se colocar no lugar no outro. • Escutar
• Aceitar • Observar Comunicação Oral

34 ATITUDES IMPORTANTES • Ouvir é superficial, escutar exige atenção.
• Quando escutamos participamos da conversa, registramos, entendemos e aprendemos. • Saber escutar é essencial para ser um bom comunicador. • Quem sabe escutar evolui para a escuta empática. • Desenvolva todos os canais de comunicação. • A empatia gera um clima de confiança entre você e as pessoas. Comunicação Oral

35 AULA 5 A assertividade na comunicação
Objetivos: • Habilitar os alunos a identificarem o impacto da assertividade no processo de comunicação. • Desenvolver e ampliar comportamentos assertivos. • Estimular a compreensão dos diferentes estilos de comportamentos e as consequências destes no processo de comunicação. Comunicação Oral

36 AULA 5 A assertividade na comunicação
Conteúdos: • Compreender o que é assertividade e os diferentes estilos de comportamento. • Identificar sua autoimagem e reconhecer o seu estilo de comportamento. • Perceber que é possível dizer não sem ser agressivo. • Desenvolver um plano para o seu desenvolvimento pessoal e acompanhar o seu próprio desempenho. Comunicação Oral

37 Relembrando... ARTE DE SABER OUVIR
• Ouvir: falta de atenção, registro de ruídos externos, fisiológico. • Escutar: atenção, foco, direção para o assunto de interesse. Relembrando... • Treinar observação: perceber no outro interesse (faz perguntas), atitudes não-verbais. • Utilize 3 canais: visual (ver), auditivo (escutar) e cinestésico (sentir). • Empatia: colocar-se no lugar do outro. Comunicação Oral

38 PARTE 1 – O QUE É ASSERTIVIDADE E QUAL A SUA INFLUÊNCIA NA COMUNICAÇÃO
Assertivo: expressa convicções e defende seus direitos sem desrespeitar o outro. Comportamento assertivos: Comunicação Oral

39 PARTE 2 – ESTILOS DE COMPORTAMENTO
AGRESSIVO: • Objetivo de dominar pela imposição de ideias. • Tem dificuldade para aceitar opiniões diferentes da sua. • Não é empático. Às vezes grita para ganhar uma discussão. • Critica em demasia. SUBMISSO: • Objetivo de ocultar-se para não expor suas ideias. • Tem dificuldades para manifestar-se. • Não reconhece valor em sua opinião. • Inseguro. Comunicação Oral

40 PARTE 2 – ESTILOS DE COMPORTAMENTO
ASSERTIVO: • Bom ouvinte e comunicador. • Postura positiva. • Aceita negativas e opiniões diferentes. • Sabe relacionar-se e fazer amizades. • Justo consigo mesmo e com os outro. SINAIS CARACTERÍSTICOS: • A fala é firme e segura. • Muda de opinião quando não tem razão. • Não julga as pessoas. Comunicação Oral

41 PARTE 3 – A DOSE CERTA DA ASSERTIVIDADE
• Habilidade decisiva na comunicação eficaz. • Coerência entre “como falar” e o “que falar”. Comunicação Oral

42 PARTE 4 – SAIBA DIZER NÃO • A recusa precisa ter fundamento.
• Esclareça os motivos. • Tenha educação e tranquilidade. • Seja simples e direto (evite rodeios). • Tenha transparência, o que move nossas ações. Você sabe escutar uma resposta negativa? Coloque-se no lugar do outro. Use a empatia! Comunicação Oral

43 PARTE 5 – PLANO DE DESENVOLVIMENTO INDIVIDUAL
O futuro é hoje! Comunicação Oral

44 AULA 6 A comunicação e o marketing pessoal
Objetivos: • Conhecer o que é o marketing pessoal suas ferramentas, ganhos e implicações no processo de comunicação. • Perceber a importância da apresentação pessoal na comunicação junto à comunidade e o âmbito profissional. • Identificar maneiras para vencer a timidez, o medo e a insegurança em sua comunicação pessoal. • Vivenciar por meio de atividades a importância da mudança no processo de crescimento pessoal. Comunicação Oral

45 AULA 6 A comunicação e o marketing pessoal
Conteúdos: • O que é marketing e marketing pessoal. • Ganhos ao cuidar da imagem pessoal. • Regras indispensáveis para a construção da boa imagem perante a escola, família, amigos e trabalho. • Promover a mudança para o crescimento humano. Comunicação Oral

46 Relembrando... A ASSERTIVIDADE NA COMUNICAÇÃO
• Assertivo: afirma com muita segurança o que diz. • Assertividade: habilidade social de se expor de forma firme, educada e respeitosa. • É preciso ter: autoestima, determinação, empatia, adaptabilidade, autocontrole, tolerância e sociabilidade. • Três estilos de comportamento: agressivo, submisso e assertivo. • Quando disser “não” sempre explique o motivo com bom argumentos e tranquilidade. Comunicação Oral

47 PARTE 1 – O MARKETING PESSOAL COMO FERRAMENTA DA COMUNICAÇÃO
• Market: mercado • Marketing: técnicas para tornar um produto conhecido, apreciado e comprável. • Marketing pessoal: conjunto de atitudes e comportamentos que apresentam as qualidades de uma pessoa perante as outras. Comunicação Oral

48 PARTE 2 – GANHOS NA UTILIZAÇÃO DO MARKETING PESSOAL
• Boas atitudes ajudam a construir a nossa imagem positiva perante as outras. • Perceber oportunidades no dia-a-dia: atividades escolares, tarefas em casa, trabalhos sociais em comunidades. • Ganhos: a) Crescimento emocional e profissional nas relações sociais. b) Melhora no relacionamento com parentes e professores. c) Sucesso (realização pessoal). Comunicação Oral

49 PARTE 3 – COMUNICAÇÃO E MARKETING PESSOAL: SINÔNIMO DE CREDIBILIDADE
• As ações apresentam as nossas qualidades. • O discurso precisa ser coerente com a sua forma de agir. • Praticar o marketing pessoal espontaneamente. • A aparência ajuda a construir sua imagem pessoal. • Oportunidades de trabalho: procure causar uma primeira boa impressão. Comunicação Oral

50 PARTE 4 – OPORTUNIDADES DE MELHORIA: IDENTIFICAR E SUPERAR
Medo: sensação que provoca um estado de alerta demonstrado pelo receio de fazer alguma coisa. Como vencê-lo? • Enfrentar a situação • Acreditar em suas condições • Afirmar. “Se errar, eu acerto da próxima vez” • “Eu posso” (atitude positiva) Comunicação Oral

51 PARTE 5 – PREPARANDO-SE PARA VÔOS MAIORES
Estamos em permanente mudança! Comunicação Oral

52 AULA 7 A atitude e a percepção na comunicação
Objetivos: • Compreender que nosso olhar em relação ao outro muitas vezes não é construído pelo que as pessoas são, mas pelo que elas significam. • Conhecer o conceito de paradigma, sua aplicação na comunicação e quanto pode interferir ou auxiliar o crescimento humano. • Identificar comportamentos de inferência que conduzem a percepções inadequadas e equívocadas na comunicação. • Vivenciar por meio de atividades o processo de observação seletiva durante a comunicação. Comunicação Oral

53 AULA 7 A atitude e a percepção na comunicação
Conteúdos: • O que é comportamento percebido no outro por meio de nossa visão. • Todo o comportamento é comunicação. • O que é paradigma e como se aplica a nossa vida. Escada de inferência: definição e consequências na comunicação. Comunicação Oral

54 Relembrando... COMUNICAÇÃO E MARKETING PESSOAL
• Marketing pessoal: conjunto de atitudes e comportamentos que apresentam as qualidades de uma pessoa perante as outras. • Boas atitudes ajudam a construir a nossa imagem positiva perante o outro. • A aparência ajuda a construir sua imagem pessoal. • Medo é algo normal. Mais forte deve ser a nossa vontade de lutar por aquilo que vale a pena. • Estamos em permanente mudança! Comunicação Oral

55 PARTE 1 – MINHA PERCEPÇÃO: CORRETA OU EQUIVOCADA?
• O ser humano não consegue captar e reter tudo o que está à sua volta. • Muitas vezes julgamos as pessoas por nossos filtros pessoais. • Vencer esses obstáculos com assertividade e clareza de intenções. Comunicação Oral

56 PARTE 2 – TODO COMPORTAMENTO É COMUNICAÇÃO
O comportamento sempre comunica algo às pessoas envolvidas, mesmo que aparentemente nada esteja comunicando. Comunicação Oral

57 PARTE 3 – PARADIGMA: CONCEITO E APLICAÇÃO
Modelo, representação de um padrão a ser seguido Figura 1 Figura 3 Comunicação Oral

58 PARTE 4 – A ESCADA DA INFERÊNCIA
Inferir: concluir, deduzir, supor a partir de referências pessoais. Comunicação Oral

59 PARTE 5 – AVALIAÇÃO FINAL
Confie em você! Desejo bons resultados! Seu monitor. Comunicação Oral

60 AULA 8 Oratória Objetivos:
• Identificar o potencial comunicativo para a atividade de falar em público. • Compreender a importância e ganhos com a maneira de expressar-se corretamente no ambiente escolar, social e profissional. • Vivenciar por meio de exercícios algumas técnicas que auxiliam no desenvolvimento do falar em público. • Conhecer a importância da voz na comunicação. Comunicação Oral

61 AULA 8 Oratória Conteúdos:
• O que é falar em público, importância e ganhos no processo de comunicação. • O que provoca o nervosismo diante de outras pessoas e técnicas para obter mais confiança. • Importância da voz para o convencimento do que é dito ao outro. • Exercícios práticos para melhorar postura, voz e apresentação pessoal em trabalhos escolares e outras atividades que exijam exposição pessoal. Comunicação Oral

62 Relembrando... A ATITUDE E A PERCEPÇÃO NA COMUNICAÇÃO
• Muitas vezes julgamos as pessoas por nossos filtros pessoais. • Paradigma: modelo, representação de um padrão a ser seguido. • Inferir: concluir, deduzir, supor a partir de referências pessoais. • O comportamento sempre comunica algo as pessoas envolvidas, mesmo que aparentemente nada esteja comunicando. Comunicação Oral

63 PARTE 1 – FALAR EM PÚBLICO
• Permite que nosso jeito de ser apareça claramente. • facilita nossa interação, influência e convencimento em relação àqueles que nos escutam. • Exige treino. Comunicação Oral

64 PARTE 2 – A VOZ NOS APRESENTA AO MUNDO
• É parte da identidade pessoal. • É a forma de comunicação mais imediata e eficaz. • Transmitimos sentimentos e emoções. Comunicação Oral

65 PARTE 3 – A COMUNICAÇÃO ORAL
• Introdução: o que não devo dizer e o que eu devo dizer. • Desenvolvimento: tranquilidade, boa articulação das palavras, gestos das mãos, bom volume da voz e entonação com “colorido”, não fixar o olhar num ouvinte e controlar o tempo. • Conclusão: retomar a ideia principal e encerrar. • Finalização: em tom gentil agradeça a atenção de todos. Comunicação Oral

66 Caminhe rápido enquanto puder. Caminhe lentamente quando for preciso.
Mas, seja o que for, continue andando e você conseguirá alcançar seus objetivos... Comunicação Oral

67 Precisamos saber a sua opinião a respeito do nosso curso.
PARTE 4 – AVALIAÇÃO DE REAÇÃO Precisamos saber a sua opinião a respeito do nosso curso. Comunicação Oral

68 AULA 9 Oratória Objetivos:
• Identificar o potencial comunicativo para a atividade de falar em público. • Reconhecer a importância da voz na comunicação. • Aplicar ações para melhoria na comunicação em trabalhos escolares. • Vivenciar, por meio da apresentação do seminário as técnicas que auxiliam no desenvolvimento do falar em público. Comunicação Oral

69 AULA 9 Oratória Conteúdos:
• O que é falar em público, importância e ganhos no processo de comunicação. • O que provoca o nervosismo diante de outras pessoas e técnicas para obter mais confiança. • Importância da voz para o convencimento do que é dito ao outro. • Exercício prático de apresentação de trabalhos escolares para desenvolvimento pessoal na comunicação. Comunicação Oral

70 AULA 10 Comunicação na prática
Objetivos: • Reforçar os principais conceitos aprendidos na comunicação oral. • Identificar oportunidades de melhoria. • Vivenciar, por meio de exercícios práticos aspectos da entonação, projeção, articulação e comunicação não-verbal que auxiliam no desenvolvimento do falar em público. Comunicação Oral

71 AULA 10 Comunicação na prática
Conteúdos: • A comunicação oral: reafirmando conceitos. Exercícios de aprimoramento da voz (entonação, projeção e articulação). • Exercícios de aprimoramento da linguagem não-verbal. Comunicação Oral


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