A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL Professora: Andréa Carla Lima Rodrigues

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL Professora: Andréa Carla Lima Rodrigues"— Transcrição da apresentação:

1 DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL Professora: Andréa Carla Lima Rodrigues
- AGENDA 21- (MÓDULO 3) Professora: Andréa Carla Lima Rodrigues

2 INTRODUÇÃO O desenvolvimento da sociedade
A tecnologia contribui para a reversão de situação críticas De forma desordenada e sem planejamento Planejamentos, modelos matemáticos, equipamentos de controle da poluição, novas tecnologias Níveis crescentes de poluição e degradação ambiental Tecnologia é fundamental mas não é capaz de resolver todos os problemas Simplesmente dispor de um indice com bilhoes de paginas para realizacao de buscas nao garante a exibicao de resultados mais pertinentes para o usuario. O fator determinante para buscas mais precisas sao os mecanismos que classificam os dados de acordo com as palavras pesquisadas. Mesmo assim, ainda se utiliza o recurso do aumento do acervo de paginas indexadas para aumentar a potencia dos buscadores. Pesquisa nos EUA mostraram que o Yahoo! Apresentou apenas 37% dos resultados de uma busca, cuja estrategia foi a mesma aplicada ao Google. Esse resultado foi contestado porque ambos possuem estruturas diferentes. Ainda nao há um mecanismo eficiente que possa medir a eficiencia dos buscadores. Impactos negativos significantes

3 O QUE É DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL?
Vegetais Herbívoros Carnívoros Decompositores (Materiais biogeoquímicos, minerais, terra, água, ar) Poluição Produção Industrial Consumo Humano Matéria-Prima Resíduos Ciclo natural de materiais Ciclo humano de materiais Simplesmente dispor de um indice com bilhoes de paginas para realizacao de buscas nao garante a exibicao de resultados mais pertinentes para o usuario. O fator determinante para buscas mais precisas sao os mecanismos que classificam os dados de acordo com as palavras pesquisadas. Mesmo assim, ainda se utiliza o recurso do aumento do acervo de paginas indexadas para aumentar a potencia dos buscadores. Pesquisa nos EUA mostraram que o Yahoo! Apresentou apenas 37% dos resultados de uma busca, cuja estrategia foi a mesma aplicada ao Google. Esse resultado foi contestado porque ambos possuem estruturas diferentes. Ainda nao há um mecanismo eficiente que possa medir a eficiencia dos buscadores.

4 O QUE É DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL?
O Brasil adota a definição apresentada no documento “Nosso futuro comum”, publicado em (Relatório Bruntland) Desenvolvimento sustentável “o desenvolvimento que satisfaz as necessidades presentes, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de suprir suas necessidades” Simplesmente dispor de um indice com bilhoes de paginas para realizacao de buscas nao garante a exibicao de resultados mais pertinentes para o usuario. O fator determinante para buscas mais precisas sao os mecanismos que classificam os dados de acordo com as palavras pesquisadas. Mesmo assim, ainda se utiliza o recurso do aumento do acervo de paginas indexadas para aumentar a potencia dos buscadores. Pesquisa nos EUA mostraram que o Yahoo! Apresentou apenas 37% dos resultados de uma busca, cuja estrategia foi a mesma aplicada ao Google. Esse resultado foi contestado porque ambos possuem estruturas diferentes. Ainda nao há um mecanismo eficiente que possa medir a eficiencia dos buscadores.

5 CONFERÊNCIAS Conferência das Nações Unidas (Estocolmo, 1972)
Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente e Desenvolvimento (Rio de Janeiro, 1992) Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável (Johannesburg, 2002) Simplesmente dispor de um indice com bilhoes de paginas para realizacao de buscas nao garante a exibicao de resultados mais pertinentes para o usuario. O fator determinante para buscas mais precisas sao os mecanismos que classificam os dados de acordo com as palavras pesquisadas. Mesmo assim, ainda se utiliza o recurso do aumento do acervo de paginas indexadas para aumentar a potencia dos buscadores. Pesquisa nos EUA mostraram que o Yahoo! Apresentou apenas 37% dos resultados de uma busca, cuja estrategia foi a mesma aplicada ao Google. Esse resultado foi contestado porque ambos possuem estruturas diferentes. Ainda nao há um mecanismo eficiente que possa medir a eficiencia dos buscadores.

6 A organização da ECO-92 foi solicitada pela resolução da Assembléia Geral das Nações Unidas (dezembro, 1989) Essa reunião mundial (CNUMAD-92) foi organizada, para elaborar a estratégia para deter e reverter os processos de degradação ambiental e promover o desenvolvimento sustentável Simplesmente dispor de um indice com bilhoes de paginas para realizacao de buscas nao garante a exibicao de resultados mais pertinentes para o usuario. O fator determinante para buscas mais precisas sao os mecanismos que classificam os dados de acordo com as palavras pesquisadas. Mesmo assim, ainda se utiliza o recurso do aumento do acervo de paginas indexadas para aumentar a potencia dos buscadores. Pesquisa nos EUA mostraram que o Yahoo! Apresentou apenas 37% dos resultados de uma busca, cuja estrategia foi a mesma aplicada ao Google. Esse resultado foi contestado porque ambos possuem estruturas diferentes. Ainda nao há um mecanismo eficiente que possa medir a eficiencia dos buscadores.

7 DOCUMENTOS Relatório do Clube de Roma: Limites do Crescimento (1968)
Declaração de Estocolmo (1972) Relatório Bruntland: Nosso Futuro Comum (Noruega, 1986) Declaração do Rio (1992) Agenda 21 (1992) Simplesmente dispor de um indice com bilhoes de paginas para realizacao de buscas nao garante a exibicao de resultados mais pertinentes para o usuario. O fator determinante para buscas mais precisas sao os mecanismos que classificam os dados de acordo com as palavras pesquisadas. Mesmo assim, ainda se utiliza o recurso do aumento do acervo de paginas indexadas para aumentar a potencia dos buscadores. Pesquisa nos EUA mostraram que o Yahoo! Apresentou apenas 37% dos resultados de uma busca, cuja estrategia foi a mesma aplicada ao Google. Esse resultado foi contestado porque ambos possuem estruturas diferentes. Ainda nao há um mecanismo eficiente que possa medir a eficiencia dos buscadores.

8 A NOVIDADE DA DIMENSÃO AMBIENTAL NO DESENVOLVIMENTO
A Declaração de Estocolmo, pela primeira vez, introduziu, na agenda política internacional, a dimensão ambiental como condicionadora e limitadora do modelo tradicional de crescimento econômico e de uso de recursos naturais. Simplesmente dispor de um indice com bilhoes de paginas para realizacao de buscas nao garante a exibicao de resultados mais pertinentes para o usuario. O fator determinante para buscas mais precisas sao os mecanismos que classificam os dados de acordo com as palavras pesquisadas. Mesmo assim, ainda se utiliza o recurso do aumento do acervo de paginas indexadas para aumentar a potencia dos buscadores. Pesquisa nos EUA mostraram que o Yahoo! Apresentou apenas 37% dos resultados de uma busca, cuja estrategia foi a mesma aplicada ao Google. Esse resultado foi contestado porque ambos possuem estruturas diferentes. Ainda nao há um mecanismo eficiente que possa medir a eficiencia dos buscadores.

9 RELATÓRIO BRUNTLAND Elaborado pela Comissão Mundial sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento, criada pela Organização das Nações Unidas e presidida pela então Primeira-Ministra da Noruega, Gro Bruntland. Reafirma uma visão crítica do modelo de desenvolvimento adotado pelos países industrializados e reproduzido pelas nações em desenvolvimento. Simplesmente dispor de um indice com bilhoes de paginas para realizacao de buscas nao garante a exibicao de resultados mais pertinentes para o usuario. O fator determinante para buscas mais precisas sao os mecanismos que classificam os dados de acordo com as palavras pesquisadas. Mesmo assim, ainda se utiliza o recurso do aumento do acervo de paginas indexadas para aumentar a potencia dos buscadores. Pesquisa nos EUA mostraram que o Yahoo! Apresentou apenas 37% dos resultados de uma busca, cuja estrategia foi a mesma aplicada ao Google. Esse resultado foi contestado porque ambos possuem estruturas diferentes. Ainda nao há um mecanismo eficiente que possa medir a eficiencia dos buscadores.

10 RELATÓRIO BRUNTLAND Ressalta os riscos do uso excessivo dos recursos naturais sem considerar a capacidade de suporte dos ecossistemas. Aponta para a incompatibilidade entre desenvolvimento sustentável e os padrões de produção e consumo vigentes. Simplesmente dispor de um indice com bilhoes de paginas para realizacao de buscas nao garante a exibicao de resultados mais pertinentes para o usuario. O fator determinante para buscas mais precisas sao os mecanismos que classificam os dados de acordo com as palavras pesquisadas. Mesmo assim, ainda se utiliza o recurso do aumento do acervo de paginas indexadas para aumentar a potencia dos buscadores. Pesquisa nos EUA mostraram que o Yahoo! Apresentou apenas 37% dos resultados de uma busca, cuja estrategia foi a mesma aplicada ao Google. Esse resultado foi contestado porque ambos possuem estruturas diferentes. Ainda nao há um mecanismo eficiente que possa medir a eficiencia dos buscadores.

11 AGENDA 21 Simplesmente dispor de um indice com bilhoes de paginas para realizacao de buscas nao garante a exibicao de resultados mais pertinentes para o usuario. O fator determinante para buscas mais precisas sao os mecanismos que classificam os dados de acordo com as palavras pesquisadas. Mesmo assim, ainda se utiliza o recurso do aumento do acervo de paginas indexadas para aumentar a potencia dos buscadores. Pesquisa nos EUA mostraram que o Yahoo! Apresentou apenas 37% dos resultados de uma busca, cuja estrategia foi a mesma aplicada ao Google. Esse resultado foi contestado porque ambos possuem estruturas diferentes. Ainda nao há um mecanismo eficiente que possa medir a eficiencia dos buscadores.

12 QUESTIONAMENTOS O QUE É AGENDA 21? COMO FOI PREPARADA?
COMO ESTÁ ESTRUTURADA? Simplesmente dispor de um indice com bilhoes de paginas para realizacao de buscas nao garante a exibicao de resultados mais pertinentes para o usuario. O fator determinante para buscas mais precisas sao os mecanismos que classificam os dados de acordo com as palavras pesquisadas. Mesmo assim, ainda se utiliza o recurso do aumento do acervo de paginas indexadas para aumentar a potencia dos buscadores. Pesquisa nos EUA mostraram que o Yahoo! Apresentou apenas 37% dos resultados de uma busca, cuja estrategia foi a mesma aplicada ao Google. Esse resultado foi contestado porque ambos possuem estruturas diferentes. Ainda nao há um mecanismo eficiente que possa medir a eficiencia dos buscadores.

13 Agenda 21 É um programa de ação traduzido num documento de 40 capítulos . Constitui-se na intenção de promover em escala mundial, um novo padrão de desenvolvimento, conciliando métodos de proteção ambiental, justiça social e eficiência econômica. Simplesmente dispor de um indice com bilhoes de paginas para realizacao de buscas nao garante a exibicao de resultados mais pertinentes para o usuario. O fator determinante para buscas mais precisas sao os mecanismos que classificam os dados de acordo com as palavras pesquisadas. Mesmo assim, ainda se utiliza o recurso do aumento do acervo de paginas indexadas para aumentar a potencia dos buscadores. Pesquisa nos EUA mostraram que o Yahoo! Apresentou apenas 37% dos resultados de uma busca, cuja estrategia foi a mesma aplicada ao Google. Esse resultado foi contestado porque ambos possuem estruturas diferentes. Ainda nao há um mecanismo eficiente que possa medir a eficiencia dos buscadores.

14 PREPARAÇÃO Documento consensual para o qual contribuíram governos e instituições da sociedade civil de 179 países. O processo preparatório durou dois anos e culminou com a realização da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (CNUMAD), em 1992, no Rio de Janeiro, conhecida por ECO-92. Simplesmente dispor de um indice com bilhoes de paginas para realizacao de buscas nao garante a exibicao de resultados mais pertinentes para o usuario. O fator determinante para buscas mais precisas sao os mecanismos que classificam os dados de acordo com as palavras pesquisadas. Mesmo assim, ainda se utiliza o recurso do aumento do acervo de paginas indexadas para aumentar a potencia dos buscadores. Pesquisa nos EUA mostraram que o Yahoo! Apresentou apenas 37% dos resultados de uma busca, cuja estrategia foi a mesma aplicada ao Google. Esse resultado foi contestado porque ambos possuem estruturas diferentes. Ainda nao há um mecanismo eficiente que possa medir a eficiencia dos buscadores.

15 ESTRUTURA O DOCUMENTO É DIVIDIDO EM 4 SEÇÕES:
I - Dimensões sociais e econômicas II - Conservação e gestão dos recursos para o desenvolvimento III - Fortalecimento do papel dos principais grupos sociais IV – Meios de implementação Simplesmente dispor de um indice com bilhoes de paginas para realizacao de buscas nao garante a exibicao de resultados mais pertinentes para o usuario. O fator determinante para buscas mais precisas sao os mecanismos que classificam os dados de acordo com as palavras pesquisadas. Mesmo assim, ainda se utiliza o recurso do aumento do acervo de paginas indexadas para aumentar a potencia dos buscadores. Pesquisa nos EUA mostraram que o Yahoo! Apresentou apenas 37% dos resultados de uma busca, cuja estrategia foi a mesma aplicada ao Google. Esse resultado foi contestado porque ambos possuem estruturas diferentes. Ainda nao há um mecanismo eficiente que possa medir a eficiencia dos buscadores.

16 DIMENSÕES SOCIAIS E ECONÔMICAS (7)
CAPÍTULOS DA SEÇÃO I DIMENSÕES SOCIAIS E ECONÔMICAS (7) CAP.2  Cooperação internacional para acelerar o desenvolvimento sustentável dos países em desenvolvimento e políticas internas correlatas CAP.3  Combate à pobreza CAP.4  Mudança dos padrões de consumo CAP.5  Dinâmica demográfica e sustentabilidade Simplesmente dispor de um indice com bilhoes de paginas para realizacao de buscas nao garante a exibicao de resultados mais pertinentes para o usuario. O fator determinante para buscas mais precisas sao os mecanismos que classificam os dados de acordo com as palavras pesquisadas. Mesmo assim, ainda se utiliza o recurso do aumento do acervo de paginas indexadas para aumentar a potencia dos buscadores. Pesquisa nos EUA mostraram que o Yahoo! Apresentou apenas 37% dos resultados de uma busca, cuja estrategia foi a mesma aplicada ao Google. Esse resultado foi contestado porque ambos possuem estruturas diferentes. Ainda nao há um mecanismo eficiente que possa medir a eficiencia dos buscadores.

17 SEÇÃO I - Continuação CAP.6  Proteção e promoção das condições da saúde humana CAP. 7  Promoção do Desenvolvimento Sustentável dos assentamentos humanos CAP. 8  Integração entre meio ambiente e desenvolvimento na tomada de decisões Simplesmente dispor de um indice com bilhoes de paginas para realizacao de buscas nao garante a exibicao de resultados mais pertinentes para o usuario. O fator determinante para buscas mais precisas sao os mecanismos que classificam os dados de acordo com as palavras pesquisadas. Mesmo assim, ainda se utiliza o recurso do aumento do acervo de paginas indexadas para aumentar a potencia dos buscadores. Pesquisa nos EUA mostraram que o Yahoo! Apresentou apenas 37% dos resultados de uma busca, cuja estrategia foi a mesma aplicada ao Google. Esse resultado foi contestado porque ambos possuem estruturas diferentes. Ainda nao há um mecanismo eficiente que possa medir a eficiencia dos buscadores.

18 CONSERVAÇÃO E GESTÃO DOS RECURSOS PARA O DESENVOLVIMENTO (14)
CAPÍTULOS DA SEÇÃO II CONSERVAÇÃO E GESTÃO DOS RECURSOS PARA O DESENVOLVIMENTO (14) CAP.9  Proteção da atmosfera CAP. 10  Abordagem integrada do planejamento e do gerenciamento dos recursos terrestres CAP. 11  Combate ao desflorestamento CAP. 12  Manejo de ecossistemas frágeis: a luta contra a desertificação e a seca CAP. 13  Gerenciamento de ecossistemas frágeis: Desenvolvimento Sustentável das montanhas Simplesmente dispor de um indice com bilhoes de paginas para realizacao de buscas nao garante a exibicao de resultados mais pertinentes para o usuario. O fator determinante para buscas mais precisas sao os mecanismos que classificam os dados de acordo com as palavras pesquisadas. Mesmo assim, ainda se utiliza o recurso do aumento do acervo de paginas indexadas para aumentar a potencia dos buscadores. Pesquisa nos EUA mostraram que o Yahoo! Apresentou apenas 37% dos resultados de uma busca, cuja estrategia foi a mesma aplicada ao Google. Esse resultado foi contestado porque ambos possuem estruturas diferentes. Ainda nao há um mecanismo eficiente que possa medir a eficiencia dos buscadores.

19 SEÇÃO II – Continuação CAP. 14  Promoção do desenvolvimento rural e agrícola sustentável CAP. 15  Conservação da Diversidade Biológica CAP. 16  Manejo ambientalmente saudável da biotecnologia CAP. 17  Proteção de oceanos, de todos os tipos de mares - inclusive mares fechados e semifechados - e das zonas costeiras e proteção. Uso racional e desenvolvimento de seus recursos vivos CAP. 18  Proteção da qualidade e do abastecimento dos recursos hídricos: aplicação de critérios integrados no desenvolvimento, manejo e uso dos recursos hídricos Simplesmente dispor de um indice com bilhoes de paginas para realizacao de buscas nao garante a exibicao de resultados mais pertinentes para o usuario. O fator determinante para buscas mais precisas sao os mecanismos que classificam os dados de acordo com as palavras pesquisadas. Mesmo assim, ainda se utiliza o recurso do aumento do acervo de paginas indexadas para aumentar a potencia dos buscadores. Pesquisa nos EUA mostraram que o Yahoo! Apresentou apenas 37% dos resultados de uma busca, cuja estrategia foi a mesma aplicada ao Google. Esse resultado foi contestado porque ambos possuem estruturas diferentes. Ainda nao há um mecanismo eficiente que possa medir a eficiencia dos buscadores.

20 SEÇÃO II – Continuação CAP. 19  Manejo ecologicamente saudável das substâncias químicas tóxicas, incluída a prevenção do tráfico internacional ilegal dos produtos tóxicos e perigosos CAP. 20  Manejo ambientalmente saudável dos resíduos perigosos, incluindo a prevenção do tráfico internacional ilícito de resíduos perigosos CAP. 21  Manejo ambientalmente saudável dos resíduos sólidos e questões relacionadas com esgotos CAP. 22  Manejo seguro e ambientalmente saudável dos resíduos radioativos Simplesmente dispor de um indice com bilhoes de paginas para realizacao de buscas nao garante a exibicao de resultados mais pertinentes para o usuario. O fator determinante para buscas mais precisas sao os mecanismos que classificam os dados de acordo com as palavras pesquisadas. Mesmo assim, ainda se utiliza o recurso do aumento do acervo de paginas indexadas para aumentar a potencia dos buscadores. Pesquisa nos EUA mostraram que o Yahoo! Apresentou apenas 37% dos resultados de uma busca, cuja estrategia foi a mesma aplicada ao Google. Esse resultado foi contestado porque ambos possuem estruturas diferentes. Ainda nao há um mecanismo eficiente que possa medir a eficiencia dos buscadores.

21 FORTALECIMENTO DO PAPEL DOS PRINCIPAIS GRUPOS SOCIAIS (10)
CAPÍTULOS DA SEÇÃO III FORTALECIMENTO DO PAPEL DOS PRINCIPAIS GRUPOS SOCIAIS (10) CAP.23  Preâmbulo CAP.24  Ação mundial pela mulher, com vistas a um desenvolvimento sustentável eqüitativo CAP.25  A infância e a juventude no desenvolvimento sustentável CAP.26  Reconhecimento e fortalecimento do papel das populações indígenas e suas comunidades Simplesmente dispor de um indice com bilhoes de paginas para realizacao de buscas nao garante a exibicao de resultados mais pertinentes para o usuario. O fator determinante para buscas mais precisas sao os mecanismos que classificam os dados de acordo com as palavras pesquisadas. Mesmo assim, ainda se utiliza o recurso do aumento do acervo de paginas indexadas para aumentar a potencia dos buscadores. Pesquisa nos EUA mostraram que o Yahoo! Apresentou apenas 37% dos resultados de uma busca, cuja estrategia foi a mesma aplicada ao Google. Esse resultado foi contestado porque ambos possuem estruturas diferentes. Ainda nao há um mecanismo eficiente que possa medir a eficiencia dos buscadores.

22 SEÇÃO III - Continuação
CAP.27  Fortalecimento do papel das Organizações Não-Governamentais: parceiros para um Desenvolvimento Sustentável CAP.28  Iniciativas das autoridades locais em apoio à Agenda 21 CAP.29  Fortalecimento do papel dos trabalhadores e de seus sindicatos CAP.30  Fortalecimento do papel do comércio e da indústria CAP.31  A comunidade científica e tecnológica CAP.32  Fortalecimento do papel dos agricultores Simplesmente dispor de um indice com bilhoes de paginas para realizacao de buscas nao garante a exibicao de resultados mais pertinentes para o usuario. O fator determinante para buscas mais precisas sao os mecanismos que classificam os dados de acordo com as palavras pesquisadas. Mesmo assim, ainda se utiliza o recurso do aumento do acervo de paginas indexadas para aumentar a potencia dos buscadores. Pesquisa nos EUA mostraram que o Yahoo! Apresentou apenas 37% dos resultados de uma busca, cuja estrategia foi a mesma aplicada ao Google. Esse resultado foi contestado porque ambos possuem estruturas diferentes. Ainda nao há um mecanismo eficiente que possa medir a eficiencia dos buscadores.

23 MEIOS DE IMPLEMENTAÇÃO (8)
CAPÍTULOS DA SEÇÃO IV MEIOS DE IMPLEMENTAÇÃO (8) CAP.33  Recursos e mecanismos de financiamento CAP. 34  Transferência de tecnologia ambientalmente saudável, cooperação e fortalecimento institucional CAP. 35  A ciência para o Desenvolvimento Sustentável CAP. 36  Promoção do ensino, conscientização e treinamento Simplesmente dispor de um indice com bilhoes de paginas para realizacao de buscas nao garante a exibicao de resultados mais pertinentes para o usuario. O fator determinante para buscas mais precisas sao os mecanismos que classificam os dados de acordo com as palavras pesquisadas. Mesmo assim, ainda se utiliza o recurso do aumento do acervo de paginas indexadas para aumentar a potencia dos buscadores. Pesquisa nos EUA mostraram que o Yahoo! Apresentou apenas 37% dos resultados de uma busca, cuja estrategia foi a mesma aplicada ao Google. Esse resultado foi contestado porque ambos possuem estruturas diferentes. Ainda nao há um mecanismo eficiente que possa medir a eficiencia dos buscadores.

24 SEÇÃO IV - Continuação CAP. 37  Mecanismos nacionais e cooperação internacional para fortalecimento institucional nos países em desenvolvimento CAP.38  Arranjos institucionais internacionais CAP. 39  Instrumentos e mecanismos jurídicos internacionais CAP. 40  Informação para a tomada de decisões Simplesmente dispor de um indice com bilhoes de paginas para realizacao de buscas nao garante a exibicao de resultados mais pertinentes para o usuario. O fator determinante para buscas mais precisas sao os mecanismos que classificam os dados de acordo com as palavras pesquisadas. Mesmo assim, ainda se utiliza o recurso do aumento do acervo de paginas indexadas para aumentar a potencia dos buscadores. Pesquisa nos EUA mostraram que o Yahoo! Apresentou apenas 37% dos resultados de uma busca, cuja estrategia foi a mesma aplicada ao Google. Esse resultado foi contestado porque ambos possuem estruturas diferentes. Ainda nao há um mecanismo eficiente que possa medir a eficiencia dos buscadores.

25 QUAIS OS CONCEITOS-CHAVE DA AGENDA 21 GLOBAL?
QUESTIONAMENTO QUAIS OS CONCEITOS-CHAVE DA AGENDA 21 GLOBAL? Simplesmente dispor de um indice com bilhoes de paginas para realizacao de buscas nao garante a exibicao de resultados mais pertinentes para o usuario. O fator determinante para buscas mais precisas sao os mecanismos que classificam os dados de acordo com as palavras pesquisadas. Mesmo assim, ainda se utiliza o recurso do aumento do acervo de paginas indexadas para aumentar a potencia dos buscadores. Pesquisa nos EUA mostraram que o Yahoo! Apresentou apenas 37% dos resultados de uma busca, cuja estrategia foi a mesma aplicada ao Google. Esse resultado foi contestado porque ambos possuem estruturas diferentes. Ainda nao há um mecanismo eficiente que possa medir a eficiencia dos buscadores.

26 CONCEITOS-CHAVE COOPERAÇÃO E PARCERIA
EDUCAÇÃO E DESENVOLVIMENTO INDIVIDUAL EQUIDADE E FORTALECIMENTO DOS GRUPOS SOCIALMENTE VULNERÁVEIS PLANEJAMENTO Simplesmente dispor de um indice com bilhoes de paginas para realizacao de buscas nao garante a exibicao de resultados mais pertinentes para o usuario. O fator determinante para buscas mais precisas sao os mecanismos que classificam os dados de acordo com as palavras pesquisadas. Mesmo assim, ainda se utiliza o recurso do aumento do acervo de paginas indexadas para aumentar a potencia dos buscadores. Pesquisa nos EUA mostraram que o Yahoo! Apresentou apenas 37% dos resultados de uma busca, cuja estrategia foi a mesma aplicada ao Google. Esse resultado foi contestado porque ambos possuem estruturas diferentes. Ainda nao há um mecanismo eficiente que possa medir a eficiencia dos buscadores. DESENVOLVIMENTO DA CAPACIDADE INSTITUCIONAL INFORMAÇÃO

27 COOPERAÇÃO E PARCERIA Seus princípios apresentam-se como conceitos fundamentais no processo de implementação da Agenda 21 A cooperação entre países, entre os diferentes níveis de governo, nacional e local, e entre os vários segmentos da sociedade é enfatizada, fortemente, em todo o documento da Agenda 21. Simplesmente dispor de um indice com bilhoes de paginas para realizacao de buscas nao garante a exibicao de resultados mais pertinentes para o usuario. O fator determinante para buscas mais precisas sao os mecanismos que classificam os dados de acordo com as palavras pesquisadas. Mesmo assim, ainda se utiliza o recurso do aumento do acervo de paginas indexadas para aumentar a potencia dos buscadores. Pesquisa nos EUA mostraram que o Yahoo! Apresentou apenas 37% dos resultados de uma busca, cuja estrategia foi a mesma aplicada ao Google. Esse resultado foi contestado porque ambos possuem estruturas diferentes. Ainda nao há um mecanismo eficiente que possa medir a eficiencia dos buscadores.

28 EDUCAÇÃO E DESENVOLVIMENTO INDIVIDUAL
Promoção de programas educacionais cujo objetivo é propiciar a conscientização dos indivíduos sobre a importância de se pensar nos problemas comuns a toda a humanidade, buscando, ao mesmo tempo, incentivar o engajamento de ações concretas nas comunidades Simplesmente dispor de um indice com bilhoes de paginas para realizacao de buscas nao garante a exibicao de resultados mais pertinentes para o usuario. O fator determinante para buscas mais precisas sao os mecanismos que classificam os dados de acordo com as palavras pesquisadas. Mesmo assim, ainda se utiliza o recurso do aumento do acervo de paginas indexadas para aumentar a potencia dos buscadores. Pesquisa nos EUA mostraram que o Yahoo! Apresentou apenas 37% dos resultados de uma busca, cuja estrategia foi a mesma aplicada ao Google. Esse resultado foi contestado porque ambos possuem estruturas diferentes. Ainda nao há um mecanismo eficiente que possa medir a eficiencia dos buscadores.

29 As práticas participativas são essenciais
EQÜIDADE E FORTALECIMENTO DOS GRUPOS SOCIALMENTE VULNERÁVEIS Todos os grupos, vulneráveis sob os aspectos social e político, ou em desvantagem relativa, como crianças, jovens, idosos, deficientes, mulheres, populações tradicionais e indígenas, devem ser incluídos e fortalecidos nos processos de implementação da Agenda 21. As práticas participativas são essenciais Simplesmente dispor de um indice com bilhoes de paginas para realizacao de buscas nao garante a exibicao de resultados mais pertinentes para o usuario. O fator determinante para buscas mais precisas sao os mecanismos que classificam os dados de acordo com as palavras pesquisadas. Mesmo assim, ainda se utiliza o recurso do aumento do acervo de paginas indexadas para aumentar a potencia dos buscadores. Pesquisa nos EUA mostraram que o Yahoo! Apresentou apenas 37% dos resultados de uma busca, cuja estrategia foi a mesma aplicada ao Google. Esse resultado foi contestado porque ambos possuem estruturas diferentes. Ainda nao há um mecanismo eficiente que possa medir a eficiencia dos buscadores.

30 PLANEJAMENTO O desenvolvimento sustentável só será alcançado mediante estratégia de planejamento integrado, que estabeleça prioridades e metas realistas. Simplesmente dispor de um indice com bilhoes de paginas para realizacao de buscas nao garante a exibicao de resultados mais pertinentes para o usuario. O fator determinante para buscas mais precisas sao os mecanismos que classificam os dados de acordo com as palavras pesquisadas. Mesmo assim, ainda se utiliza o recurso do aumento do acervo de paginas indexadas para aumentar a potencia dos buscadores. Pesquisa nos EUA mostraram que o Yahoo! Apresentou apenas 37% dos resultados de uma busca, cuja estrategia foi a mesma aplicada ao Google. Esse resultado foi contestado porque ambos possuem estruturas diferentes. Ainda nao há um mecanismo eficiente que possa medir a eficiencia dos buscadores.

31 DESENVOLVIMENTO DA CAPACIDADE INSTITUCIONAL
Fortalecimento dos mecanismos institucionais por meio do treinamento de recursos humanos. Simplesmente dispor de um indice com bilhoes de paginas para realizacao de buscas nao garante a exibicao de resultados mais pertinentes para o usuario. O fator determinante para buscas mais precisas sao os mecanismos que classificam os dados de acordo com as palavras pesquisadas. Mesmo assim, ainda se utiliza o recurso do aumento do acervo de paginas indexadas para aumentar a potencia dos buscadores. Pesquisa nos EUA mostraram que o Yahoo! Apresentou apenas 37% dos resultados de uma busca, cuja estrategia foi a mesma aplicada ao Google. Esse resultado foi contestado porque ambos possuem estruturas diferentes. Ainda nao há um mecanismo eficiente que possa medir a eficiencia dos buscadores.

32 INFORMAÇÃO Necessidade de tornar disponíveis bases de dados e informações para subsidiar a tomada de decisão. A reunião de dados dispersos e setorialmente produzidos é fundamental para possibilitar a avaliação das informações geradas, sobretudo nos países em desenvolvimento. Simplesmente dispor de um indice com bilhoes de paginas para realizacao de buscas nao garante a exibicao de resultados mais pertinentes para o usuario. O fator determinante para buscas mais precisas sao os mecanismos que classificam os dados de acordo com as palavras pesquisadas. Mesmo assim, ainda se utiliza o recurso do aumento do acervo de paginas indexadas para aumentar a potencia dos buscadores. Pesquisa nos EUA mostraram que o Yahoo! Apresentou apenas 37% dos resultados de uma busca, cuja estrategia foi a mesma aplicada ao Google. Esse resultado foi contestado porque ambos possuem estruturas diferentes. Ainda nao há um mecanismo eficiente que possa medir a eficiencia dos buscadores.

33 AGENDA 21 NO MMA Secretaria de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental do MMA. Agenda 21: instrumento de planejamento para a construção de sociedades sustentáveis, em diferentes bases geográficas, que concilia métodos de proteção ambiental, justiça social e eficiência econômica. Simplesmente dispor de um indice com bilhoes de paginas para realizacao de buscas nao garante a exibicao de resultados mais pertinentes para o usuario. O fator determinante para buscas mais precisas sao os mecanismos que classificam os dados de acordo com as palavras pesquisadas. Mesmo assim, ainda se utiliza o recurso do aumento do acervo de paginas indexadas para aumentar a potencia dos buscadores. Pesquisa nos EUA mostraram que o Yahoo! Apresentou apenas 37% dos resultados de uma busca, cuja estrategia foi a mesma aplicada ao Google. Esse resultado foi contestado porque ambos possuem estruturas diferentes. Ainda nao há um mecanismo eficiente que possa medir a eficiencia dos buscadores.

34 AGENDA 21 NO MMA Agenda 21 Brasileira: instrumento de planejamento participativo para o desenvolvimento sustentável do país, resultado de uma vasta consulta à população brasileira. Foi coordenado pela Comissão de Políticas de Desenvolvimento Sustentável e Agenda 21 (CPDS); construído a partir das diretrizes da Agenda 21 Global; e entregue à sociedade, em 2002. Simplesmente dispor de um indice com bilhoes de paginas para realizacao de buscas nao garante a exibicao de resultados mais pertinentes para o usuario. O fator determinante para buscas mais precisas sao os mecanismos que classificam os dados de acordo com as palavras pesquisadas. Mesmo assim, ainda se utiliza o recurso do aumento do acervo de paginas indexadas para aumentar a potencia dos buscadores. Pesquisa nos EUA mostraram que o Yahoo! Apresentou apenas 37% dos resultados de uma busca, cuja estrategia foi a mesma aplicada ao Google. Esse resultado foi contestado porque ambos possuem estruturas diferentes. Ainda nao há um mecanismo eficiente que possa medir a eficiencia dos buscadores.

35 AGENDA 21 NO MMA Agenda 21 Local: processo de planejamento participativo de um determinado território que envolve a implantação, ali, de um Fórum de Agenda 21. Composto por governo e sociedade civil, o Fórum é responsável pela construção de um Plano Local de Desenvolvimento Sustentável. No Fórum são também definidos os meios de implementação e as responsabilidades do governo e dos demais setores da sociedade local na implementação, acompanhamento e revisão desses projetos e ações. Simplesmente dispor de um indice com bilhoes de paginas para realizacao de buscas nao garante a exibicao de resultados mais pertinentes para o usuario. O fator determinante para buscas mais precisas sao os mecanismos que classificam os dados de acordo com as palavras pesquisadas. Mesmo assim, ainda se utiliza o recurso do aumento do acervo de paginas indexadas para aumentar a potencia dos buscadores. Pesquisa nos EUA mostraram que o Yahoo! Apresentou apenas 37% dos resultados de uma busca, cuja estrategia foi a mesma aplicada ao Google. Esse resultado foi contestado porque ambos possuem estruturas diferentes. Ainda nao há um mecanismo eficiente que possa medir a eficiencia dos buscadores.

36 AGENDA 21 BRASILEIRA A Agenda 21 Brasileira é composta de três partes:
I. Introdução Delineando o perfil do país no limiar do séc. XXI II. Temas prioritários 1. Cidades sustentáveis 2. Agricultura sustentável 3. Infra-estrutura e integração regional 4. Gestão dos recursos naturais 5. Redução das desigualdades sociais e ciência 6. Tecnologia para o desenvolvimento sustentável III. Meios de implementação Simplesmente dispor de um indice com bilhoes de paginas para realizacao de buscas nao garante a exibicao de resultados mais pertinentes para o usuario. O fator determinante para buscas mais precisas sao os mecanismos que classificam os dados de acordo com as palavras pesquisadas. Mesmo assim, ainda se utiliza o recurso do aumento do acervo de paginas indexadas para aumentar a potencia dos buscadores. Pesquisa nos EUA mostraram que o Yahoo! Apresentou apenas 37% dos resultados de uma busca, cuja estrategia foi a mesma aplicada ao Google. Esse resultado foi contestado porque ambos possuem estruturas diferentes. Ainda nao há um mecanismo eficiente que possa medir a eficiencia dos buscadores.

37 AGENDA 21 BRASILEIRA Agenda 21 e a Sustentabilidade das Cidades Agenda 21: Um Novo Modelo de Civilização Uma Nova Agenda para a Amazônia Série Cadernos de Debate Agenda 21 e Sustentabilidade Mata Atlântica o Futuro é Agora Simplesmente dispor de um indice com bilhoes de paginas para realizacao de buscas nao garante a exibicao de resultados mais pertinentes para o usuario. O fator determinante para buscas mais precisas sao os mecanismos que classificam os dados de acordo com as palavras pesquisadas. Mesmo assim, ainda se utiliza o recurso do aumento do acervo de paginas indexadas para aumentar a potencia dos buscadores. Pesquisa nos EUA mostraram que o Yahoo! Apresentou apenas 37% dos resultados de uma busca, cuja estrategia foi a mesma aplicada ao Google. Esse resultado foi contestado porque ambos possuem estruturas diferentes. Ainda nao há um mecanismo eficiente que possa medir a eficiencia dos buscadores. Agenda 21 e o Setor Mineral Agenda 21, o Semi-Árido e a Luta contra a Desertificação

38 AGENDA 21 BRASILEIRA Agenda 21 e os objetivos de desenvolvimento do Milênio: as oportunidades para o nível local Série Cadernos de Debate Agenda 21 e Sustentabilidade Agenda 21: Articulando planos nos municípios Agenda 21 e biodiversidade Simplesmente dispor de um indice com bilhoes de paginas para realizacao de buscas nao garante a exibicao de resultados mais pertinentes para o usuario. O fator determinante para buscas mais precisas sao os mecanismos que classificam os dados de acordo com as palavras pesquisadas. Mesmo assim, ainda se utiliza o recurso do aumento do acervo de paginas indexadas para aumentar a potencia dos buscadores. Pesquisa nos EUA mostraram que o Yahoo! Apresentou apenas 37% dos resultados de uma busca, cuja estrategia foi a mesma aplicada ao Google. Esse resultado foi contestado porque ambos possuem estruturas diferentes. Ainda nao há um mecanismo eficiente que possa medir a eficiencia dos buscadores. Ética e sustentabilidade

39 AGENDA 21 LOCAL A Agenda 21 pode ser elaborada para o país como um todo, para regiões específicas, estados e municípios Não há fórmula pré-determinada para a construção de Agendas Não há vinculação ou subordinação em relação à Agenda 21 Global Simplesmente dispor de um indice com bilhoes de paginas para realizacao de buscas nao garante a exibicao de resultados mais pertinentes para o usuario. O fator determinante para buscas mais precisas sao os mecanismos que classificam os dados de acordo com as palavras pesquisadas. Mesmo assim, ainda se utiliza o recurso do aumento do acervo de paginas indexadas para aumentar a potencia dos buscadores. Pesquisa nos EUA mostraram que o Yahoo! Apresentou apenas 37% dos resultados de uma busca, cuja estrategia foi a mesma aplicada ao Google. Esse resultado foi contestado porque ambos possuem estruturas diferentes. Ainda nao há um mecanismo eficiente que possa medir a eficiencia dos buscadores.

40 CARTA DA TERRA Simplesmente dispor de um indice com bilhoes de paginas para realizacao de buscas nao garante a exibicao de resultados mais pertinentes para o usuario. O fator determinante para buscas mais precisas sao os mecanismos que classificam os dados de acordo com as palavras pesquisadas. Mesmo assim, ainda se utiliza o recurso do aumento do acervo de paginas indexadas para aumentar a potencia dos buscadores. Pesquisa nos EUA mostraram que o Yahoo! Apresentou apenas 37% dos resultados de uma busca, cuja estrategia foi a mesma aplicada ao Google. Esse resultado foi contestado porque ambos possuem estruturas diferentes. Ainda nao há um mecanismo eficiente que possa medir a eficiencia dos buscadores.

41 CARTA DA TERRA Texto extraído do MMA
1992  Durante a Rio-92 houve a proposta de uma Carta da Terra discutida mundialmente por Organizações Não Governamentais e Governos. Não houve consenso entre os Governos, pois o texto não estava suficientemente maduro. Em seu lugar adotou-se a Declaração do Rio de Janeiro sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento. A Cruz Verde Internacional e Conselho da Terra, apoiadas pelo governo holandês, assumiram o desafio de elaborar uma Carta da Terra. Simplesmente dispor de um indice com bilhoes de paginas para realizacao de buscas nao garante a exibicao de resultados mais pertinentes para o usuario. O fator determinante para buscas mais precisas sao os mecanismos que classificam os dados de acordo com as palavras pesquisadas. Mesmo assim, ainda se utiliza o recurso do aumento do acervo de paginas indexadas para aumentar a potencia dos buscadores. Pesquisa nos EUA mostraram que o Yahoo! Apresentou apenas 37% dos resultados de uma busca, cuja estrategia foi a mesma aplicada ao Google. Esse resultado foi contestado porque ambos possuem estruturas diferentes. Ainda nao há um mecanismo eficiente que possa medir a eficiencia dos buscadores.

42 CARTA DA TERRA 1995  Encontro de 60 representantes de diversas áreas em Haia, na Holanda. Foi criada a Comissão da Carta da Terra para organizar uma consulta mundial durante dois anos Resultado: “Princípios de Conservação Ambiental e Desenvolvimento Sustentado: Resumo e Reconhecimento” 1997  Redigido o 1º esboço da Carta da Terra sob a coordenação de Maurice Strong (ONU) e Mikhail Gorbachev (Cruz Verde Internacional) Simplesmente dispor de um indice com bilhoes de paginas para realizacao de buscas nao garante a exibicao de resultados mais pertinentes para o usuario. O fator determinante para buscas mais precisas sao os mecanismos que classificam os dados de acordo com as palavras pesquisadas. Mesmo assim, ainda se utiliza o recurso do aumento do acervo de paginas indexadas para aumentar a potencia dos buscadores. Pesquisa nos EUA mostraram que o Yahoo! Apresentou apenas 37% dos resultados de uma busca, cuja estrategia foi a mesma aplicada ao Google. Esse resultado foi contestado porque ambos possuem estruturas diferentes. Ainda nao há um mecanismo eficiente que possa medir a eficiencia dos buscadores.

43 CARTA DA TERRA 1998 a 1999  Amplo debate e discussão em todos continentes e em todos os níveis, de escolas primárias a ministérios (46 países e mais de pessoas envolvidas) 1999  Steven Rockfeller escreveu o 2º esboço março de 2000  a Carta da Terra foi ratificada Atualmente  Leonardo Boff é o representante da América Latina na Comissão da Carta da Terra Simplesmente dispor de um indice com bilhoes de paginas para realizacao de buscas nao garante a exibicao de resultados mais pertinentes para o usuario. O fator determinante para buscas mais precisas sao os mecanismos que classificam os dados de acordo com as palavras pesquisadas. Mesmo assim, ainda se utiliza o recurso do aumento do acervo de paginas indexadas para aumentar a potencia dos buscadores. Pesquisa nos EUA mostraram que o Yahoo! Apresentou apenas 37% dos resultados de uma busca, cuja estrategia foi a mesma aplicada ao Google. Esse resultado foi contestado porque ambos possuem estruturas diferentes. Ainda nao há um mecanismo eficiente que possa medir a eficiencia dos buscadores.

44 Documentos da Agenda 21 e Carta da Terra ONDE ENCONTRAR???
Simplesmente dispor de um indice com bilhoes de paginas para realizacao de buscas nao garante a exibicao de resultados mais pertinentes para o usuario. O fator determinante para buscas mais precisas sao os mecanismos que classificam os dados de acordo com as palavras pesquisadas. Mesmo assim, ainda se utiliza o recurso do aumento do acervo de paginas indexadas para aumentar a potencia dos buscadores. Pesquisa nos EUA mostraram que o Yahoo! Apresentou apenas 37% dos resultados de uma busca, cuja estrategia foi a mesma aplicada ao Google. Esse resultado foi contestado porque ambos possuem estruturas diferentes. Ainda nao há um mecanismo eficiente que possa medir a eficiencia dos buscadores.

45 PESQUISAR PARA A PRÓXIMA AULA
Os cadernos de debate da Agenda 21 brasileira A carta da Terra e Os princípios da declaração do rio sobre meio ambiente e desenvolvimento Simplesmente dispor de um indice com bilhoes de paginas para realizacao de buscas nao garante a exibicao de resultados mais pertinentes para o usuario. O fator determinante para buscas mais precisas sao os mecanismos que classificam os dados de acordo com as palavras pesquisadas. Mesmo assim, ainda se utiliza o recurso do aumento do acervo de paginas indexadas para aumentar a potencia dos buscadores. Pesquisa nos EUA mostraram que o Yahoo! Apresentou apenas 37% dos resultados de uma busca, cuja estrategia foi a mesma aplicada ao Google. Esse resultado foi contestado porque ambos possuem estruturas diferentes. Ainda nao há um mecanismo eficiente que possa medir a eficiencia dos buscadores. (Parte do material dessa aula foi gentilmente cedido pela professora Márcia Maria Rios Ribeiro)


Carregar ppt "DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL Professora: Andréa Carla Lima Rodrigues"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google