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Nos media ou Above the Line Fora dos media ou Below the line

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Apresentação em tema: "Nos media ou Above the Line Fora dos media ou Below the line"— Transcrição da apresentação:

1 Nos media ou Above the Line Fora dos media ou Below the line
Quais são os elementos de comunicação Below the Line? Nos media ou Above the Line Investimentos publicitários: Imprensa TV Outdoors Cinema Internet Mix da comunicação Fora dos media ou Below the line Investimentos de promoção e outros: Marketing directo Sponsoring, mecenato Relações públicas Salões, feiras, exposições Promoções Internet

2 O que são as relações públicas?
Actividade da empresa de procurar informar e de estabelecer relações de confiança e simpatia de forma planeada e continuada, entre ela própria e os seus públicos. Público em Geral Associações Patronais Comunidade Local Órgãos de Soberania Administração Central e local Sindicatos Comunidade Financeira Consumidores Comunidade Local Distribuidores Prescritores GESTORES Líderes de Opinião Órgãos de Comunicação Social Fornecedores Outros Accionistas Accionistas de referência Trabalhadores

3 Quais são os meios de que a empresa dispõe?
Contactos pessoais Encontros Participação em congressos e seminários Reuniões Clubes ou associações de índole profissional e social Acolhimento e integração de trabalhadores Acções de formação Eventos Realização de encontros, colóquios e seminários Concursos Conferências de imprensa Galas e festas Organização de feiras Road Shows Publicações Relatório anual Brochuras e folhetos Artigos e notícias em revistas Jornal e revista da empresa Audiovisuais Cartazes Quadros informativos Manual de acolhimento

4 Quais são os meios de que a empresa dispõe?
Patrocínios Apoio financeiro a manifestações de carácter desportivo, cultural ou outras, com contrapartidas negociadas em termos de visibilidade do patrocinador. Mecenato Apoio financeiro a manifestações de carácter eminentemente cultural, ambiental ou de solidariedade social, que podem ser inclusivamente ser abrangidas por incentivos fiscais. Projecto Esco7as – Uma iniciativa da Chip 7

5 Em que consiste o merchandising e as promoções?
“ Conjunto dos estudos e das técnicas de aplicação utilizados, separada ou conjuntamente, pelos distribuidores e pelos produtores com vista a aumentar a rentabilidade do local de venda e escoamento dos produtos, através de uma adaptação permanente dos aprovisionamentos às necessidades do mercado e da apresentação apropriada das mercadorias”. (Instituto Francês do Merchandising, 1972) Tem como objectivos: Organização e gestão: Mais centrado na rentabilidade do espaço na loja Sedução: Criar um ambiente e uma exposição que favorece a compra.

6 Em que consiste o merchandising e as promoções?
As duas dimensões do merchandising: Organização e Gestão: Determinação do local e da dimensão do linear Determinação de gamas Determinação do número de facings por produto Sedução: Ambiente e decoração do espaço de venda Escolha do mobiliário/expositores (prateleiras, armários e montras) Escolha de material de ponto de venda (bandeirolas, posters, etc… )

7 Em que consiste o merchandising e as promoções?
“ Uma acção promocional consiste em associar a um produto uma vantagem temporária destinada a facilitar ou a estimular a sua utilização, a sua compra e/ou distribuição”. As principais técnicas de promoção: EXPERIMENTAÇÃO GRATUITA Distribuição de amostras do produto Prova do produto (degustação) Ensaio (demonstração) REDUÇÕES TEMPORÁRIAS DO PREÇO Redução directa do preço de venda ao consumidor Desconto sobre a quantidade Couponing (distribuição de cupões) PRÉMIOS, OFERTAS E BRINDES CONCURSOS, JOGOS E SORTEIOS

8 E o marketing directo… O que é?
MKT DIRECTO “É uma forma de comunicação em marketing, direccionada individualmente ao seu alvo, que recorre com frequência para o seu estabelecimento a bases de dados, que contêm informação relativa ao público a atingir” As principais técnicas de marketing directo: Telemarketing Correio directo (direct mail ou mailing) Fax Mensagens por telemóvel (SMS, MMS…) Personalização do ambiente do website

9 Será um meio de comunicação Below The Line ?
E a internet… Será um meio de comunicação Below The Line ? INTERNET PUBLICIDADE MARKETING DIRECTO RELAÇÕES PÚBLICAS COMUNICAÇÃO ABOVE THE LINE COMUNICAÇÃO BELOW THE LINE

10 Será um meio de comunicação Below The Line ?
E a internet… Será um meio de comunicação Below The Line ? Banners, localizações privilegiadas, etc… PUBLICIDADE publicitário, personalização do ambiente do site… MARKETING DIRECTO viral, fóruns, chats, etc… RELAÇÕES PÚBLICAS

11 Questões para reflectir...
1ª) Explique o que pode ser objecto de comunicação na empresa. 2ª) Diferencie comunicação below the line de comunicação above the line 3ª) Apresente os objectivos da publicidade. 4ª) O que é um briefing de uma campanha publicitária? 5ª) Qual a diferença entre a promessa no “eixo” da mensagem e o suporte da promessa? 6ª) Diferencie acções de merchandising de acções promocionais. 7ª) “Um especialista em marketing, considera que o marketing directo é um meio de acção publicitária”. Concorda? Justifique. 8ª) E a internet… Será um meio de comunicação Below the Line? Apresente a sua opinião.


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