A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Colégio de Nossa Senhora de Fátima 2013/2014

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Colégio de Nossa Senhora de Fátima 2013/2014"— Transcrição da apresentação:

1 Colégio de Nossa Senhora de Fátima 2013/2014
Os obstáculos ao desenvolvimento Soluções Filipe Botelho

2 Pontos a abordar Obstáculos ao desenvolvimento: Soluções:
Fatores naturais Fatores históricos Fatores demográficos Fatores políticos Fatores económicos Estrutura económica Dependência comercial Endividamento Papel das multinacionais Soluções: Cooperação internacional O investimento estrangeiro Ajuda monetária Ajuda humanitária (ONG)

3 Fatores naturais As condições naturais são um importante obstáculo ao desenvolvimento, nomeadamente as climáticas e meteorológicas, pois os climas excessivamente secos ou húmidos dificultam as atividades económicas como a agricultura (que nos países em desenvolvimento é a atividade mais importante) e o turismo. Os países em desenvolvimento apresentam ainda um conjunto de fatores demográficos e económicos que os torna muito vulneráveis a catástrofes naturais, nomeadamente a grande concentração humana, as habitações frágeis, a ausência de previsões ou ineficácia dos sistemas de socorro e a falta generalizada de meios.

4 Fatores históricos Países colonizados Durante a colonização
Fonte matérias-primas que eram transformadas nas metrópoles Depois da colonização Sem quadros qualificados para desenvolver o seu país Apesar de independentes continuam dependentes economicamente das antigas potências

5 Fatores demográficos

6 Fatores demográficos Nos países em desenvolvimento, o sucessivo aumento da população, devido à descida da mortalidade e à manutenção de uma elevada natalidade, não foi acompanhado por um aumento dos recursos alimentares e outros, levando a que haja uma carência generalizada a nível alimentar Uma população desnutrida não contribui para o desenvolvimento e crescimento económico de um país.

7 Fatores demográficos

8 Fatores políticos/conflitos

9 Fatores políticos/conflitos

10 Fatores políticos/conflitos
A guerra, ou qualquer outra forma de instabilidade política, é seguramente um dos maiores entraves ao desenvolvimento de um país. De facto, um conflito armado ou a existência de um grande instabilidade social conduz: Paralisia económica (abandono das atividades económicas e saída dos investimentos estrangeiros) Destruição de infraestruturas (estradas, escolas, hospitais); Fuga das populações; Colapso da saúde e da educação; Canalização dos recursos que poderiam servir para melhorar a qualidade de vida e o bem-estar das populações para o esforço de guerra.

11 Fatores económicos – a estrutura económica dos países em desenvolvimento
Predomínio de uma agricultura tradicional  A agricultura é apoiada em técnicas arcaicas, que acaba por não produzir alimentos que supram as necessidades das populações. Economia muito frágil  A economia baseia-se em produtos agrícolas (agricultura de plantação) e em recursos mineiros e energéticos, cuja exploração é feita maioritariamente por empresas multinacionais, sendo ínfimos os lucros para a economia local. Debilidade das infraestruturas económicas  As infraestruturas como os transportes, a rede viária, a rede elétrica, etc são muito pouco desenvolvidas, condicionando o investimento estrangeiro que possa haver. Países em desenvolvimento

12 Fatores económicos – a dependência comercial/endividamento
A nível mundial verifica-se a existência de um processo de dependência económica, decorrente do processo de globalização, que assenta em trocas comerciais desiguais entre os países desenvolvidos e em desenvolvimento. Atualmente as trocas comerciais encontram-se organizadas da seguinte forma: Países desenvolvidos  Exportam, para os países menos desenvolvidos, produtos industriais/transformados de elevados custo/valorização (maquinaria, automóveis, produtos farmacêuticos, etc) Países em desenvolvimento  Exportam matérias-primas e recursos energéticos cujo valor comercial é muito baixo importando os produtos industriais produzidos nos países desenvolvidos ou pelas multinacionais.

13 Fatores económicos – a dependência comercial/endividamento
Consequências desta dependência comercial a nível económico nos países desenvolvidos/produtores de petróleo Balança comercial positiva (exportações maiores que as importações), não só porque exportam mais mas também porque os produtos exportados valem mais que os importados; Maior criação de riqueza e mais inovação Menor endividamento porque não precisam de pedir emprestado para comprar os produtos de que precisam; Permite que estabeleçam os preços dos produtos que vendem e que compram, controlando assim o comércio internacional.

14 Fatores económicos – a dependência comercial/endividamento
Consequências desta dependência comercial a nível económico nos países em desenvolvimento Balança comercial negativa (exportações maiores que as importações), não só porque importam mais mas também porque os produtos exportados valem muito menos que os importados; Menor criação de riqueza e menos inovação; Maior endividamento porque precisam de pedir emprestado para comprar os produtos de que precisam; Caso as suas exportações estejam dependentes de um só produto a sua economia fica mais suscetível às flutuações do mercado e consequentemente a crises. Atualmente verifica-se que os preços dos produtos exportados por estes países têm vindo a descer devido à concorrência entre países exportadores e à sua substituição por outros materiais mais modernos (ex: cobre/fibra ótica).

15 Fatores económicos – a dependência comercial/endividamento

16 Fatores económicos – a dependência comercial/endividamento
Valores da balança comercial

17 Valores da balança comercial em Portugal
Fatores económicos – a dependência comercial/endividamento Valores da balança comercial em Portugal

18 Fatores económicos – a influência das multinacionais
Multinacionais  Empresas que desenvolvem a sua atividade em diversos países, através de filiais que neles se instalam. Problemas: Controlam todos o sistema económico desde a produção até à venda do produto final; Controlam os preços dos produtos. Procuram quase sempre os locais onde a mão-de-obra é mais barata, abandonando os países quando os custos da mão-de-obra aumentam (deslocalização); Contribuem pouco para o desenvolvimento o país onde se instalam pois normalmente prejudicam os produtores/comerciantes locais; Maiores multinacionais do mundo

19 Que soluções?

20 Para se ultrapassarem estes problemas deve-se apostar:
Cooperação internacional (ajuda ao desenvolvimento): prestação de serviços ou transferência de conhecimentos/tecnologia/dinheiro a custo muito reduzido ou a fundo perdido, de modo a que os países menos desenvolvidos possam ultrapassar os seus problemas que impedem o seu desenvolvimento.

21 Para se ultrapassarem estes problemas deve-se apostar:
Cooperação internacional (ajuda ao desenvolvimento): prestação de serviços ou transferência de conhecimentos/tecnologia/dinheiro a custo muito reduzido ou a fundo perdido, de modo a que os países menos desenvolvidos possam ultrapassar os seus problemas que impedem o seu desenvolvimento.

22 Para se ultrapassarem estes problemas deve-se apostar:
Cooperação internacional (ajuda ao desenvolvimento): prestação de serviços ou transferência de conhecimentos/tecnologia/dinheiro a custo muito reduzido ou a fundo perdido, de modo a que os países menos desenvolvidos possam ultrapassar os seus problemas que impedem o seu desenvolvimento. Países recetores (2011) Dinheiro (milhões de $) Afeganistão 6710 Porto Rico 6500 R. P. do Congo 5532 Vietname 3595 Etiópia 3532 Paquistão 3508 India 3221 Turquia 3193

23 Para se ultrapassarem estes problemas deve-se apostar:
Cooperação internacional (ajuda ao desenvolvimento): prestação de serviços ou transferência de conhecimentos/tecnologia/dinheiro a custo muito reduzido ou a fundo perdido, de modo a que os países menos desenvolvidos possam ultrapassar os seus problemas que impedem o seu desenvolvimento.  Portugal

24 Para se ultrapassarem estes problemas deve-se apostar:
Investimento estrangeiro: Instalação de algumas empresa/indústrias nos países em desenvolvimento. Se por um lado promove a criação de riqueza e de emprego, muitas empresas apenas se deslocam para os países em desenvolvimento em busca de mão-de-obra mais barata e trabalhadores com menos direitos. No entanto, ainda são os países desenvolvidos e alguns NPIs os países que recebem mais investimento.

25 Para se ultrapassarem estes problemas deve-se apostar:
Ajuda monetária: Concessão de empréstimos por parte do FMI e do Banco Mundial de modo a fomentar o desenvolvimento. Pode levar a situações de endividamento. Ajuda humanitária: Auxílio prestado aos países em desenvolvimento, por organizações não governamentais (ONGs) e outros países, em caso de situações de catástrofe (sismos, fome, seca, furacões)


Carregar ppt "Colégio de Nossa Senhora de Fátima 2013/2014"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google