A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SEJAM BEM VINDOS!!!! SINTEGRA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SEJAM BEM VINDOS!!!! SINTEGRA."— Transcrição da apresentação:

1 SEJAM BEM VINDOS!!!! SINTEGRA

2 TÓPICOS O que é? Gerar arquivo Validar Arquivo Erros comuns

3 SINTEGRA O que é? Sintegra -Legislação Em conformidade com o disposto nos artigos 10, 11 e 39, da parte 1 do Anexo VII do regulamento de ICMS/MG

4 SINTEGRA O que é? Sintegra - Sistema Integrado de Informações Sobre Operações Interestaduais com Mercadorias e Serviços. Visa o controle, por parte da fiscalização estadual, de todas as operações de entrada e saída de mercadorias. Esta em vigor desde Agosto/2002.

5 SINTEGRA O que é? O Sintegra permitirá a troca de informações entre fornecedores e contribuintes, por exemplo: Ao final do mês a Coca Cola comunica ao fisco que ocorreu saída de mercadoria de sua fábrica para os contribuintes A, B e C. A fiscalização então procura no sintegra de cada contribuinte a entrada da mercadoria fornecida pela Coca Cola.

6 Para adequar-se ao Sintegra é necessário antes cumprir algumas etapas.
1- Estar usando ECF no frente de loja ou emitir Nota Fiscal por formulário contínuo impresso por microcomputador. 2-Estar lançando no sistema S.A.T. todas as notas fiscais de entradas de mercadorias e as Reduções Z de todas as ECFs.

7 Para adequar-se ao Sintegra é necessário antes cumprir algumas etapas.
3-Ter instalado no micro a última versão do sistema SatWin, Satcxa 3.0, ManICM e do SatSintegra. 4-Ter instalado o programa Validador Sintegra2006.exe que foi desenvolvido pelas Secretarias da Fazenda, para validação do arquivo SintXX-200X.txt.

8 SINTEGRA Iniciando: Instalar Validador Sintegra 2006
Adquirir SatSintegra.exe atualizado Adquirir ManICM.exe atualizado

9 SINTEGRA ManICM: Abra o ManICM para iniciar o processo de preenchimento da redução de base de cálculo no arquivo Sintegra. Esse processo é obrigatório para os lançamentos efetuados na versão SATWIN ou anterior.

10 SINTEGRA ManICM: Algumas NF apresentam no campo “Dados Adicionais “ os produtos que possuem base de cálculo diferenciada

11 SINTEGRA ManICM: Algumas NF apresentam no campo “Dados Adicionais” os produtos que possuem base de cálculo diferenciada

12 SINTEGRA Algumas NF não apresentam as informações completas. Nesse caso consulte seu contador.

13 SINTEGRA ManICM: Abra o menu Atualização de Notas e clique no botão Atualizar.

14 SINTEGRA ManICM: Abra o menu Cadastro/Produtos, selecione o produto e corrija a base de cálculo.

15 SINTEGRA Gerando o arquivo SintXX-200X.txt.
No SatSintegra.exe abra o menu Suporte/Banco de dados e atualize. 2. No SatSintegra.exe abra o menu Cadastro/Dados da Empresa, e confirme todas as informações. 3. Abra o menu Suporte/Configuração no SatSintegra e marque as informações que deseja gerar. 4. Abra o menu Sintegra/Gera Arquivo.

16 Gerando o arquivo SintXX-200X.txt.
SINTEGRA Gerando o arquivo SintXX-200X.txt. Selecione o período mensal Sempre primeiro dia e último dia de cada mês. Período 01/04/2006 a 30/04/2006 Clique em Gera Dados

17 Sintegra - Validar Execute o programa VALIDADOR SINTEGRA.EXE fornecido pela SEF do seu estado. Configure a pasta de armazenamento do arquivo e o número de linhas.

18 Sintegra - Validar Execute o programa VALIDADOR SINTEGRA.EXE fornecido pela SEF do seu estado. Escolha o texto gerado pelo SatSintegra, para Validar

19 SINTEGRA Guia - Resumo Depois de validá-lo o arquivo vai ser aceito ou rejeitado.

20 SINTEGRA Guia - Críticas
Observe o número da linha com erro. SINTEGRA Guia - Críticas Observe a mensagem de erro Observe o tipo de Registro e veja o que ele corresponde

21 SINTEGRA Registros - Arquivo Sintegra.txt
Registro 10 - Identificação do Contribuinte Registro 11 - Complemento do registro 10 Registro 50 - Totais de cada nota fiscal por alíquota e cfop. Registro 51 -Totais de NF modelo 1 com IPI Registro 54 -Totais de cada produto por alíquota e cfop. Registro 60 - Totais do ECF. Registro 60A - Informa dados de cada situações tributárias do ECF. Registro 60M - Contém dados totalizando informações diárias de cada ECF e informa dados do equipamento ECF. Registro 60D - Totais por código de produto.

22 SINTEGRA Registro 60I - Apenas em caso de ação fiscalizadora
Registro 61 - Para documentos emitidos a mão (bilhetes de passagem) Registro 61R – Totais por código de produto. Não e usado em MG. Registro 70 - Dados de transportadora Registro 71 - Dados da carga e transportada Registro 74 – Inventario dos produtos.(Só mês de Dezembro e Janeiro) Registro 75 – Contém todos produtos comercializados na empresa em todo período. Registro 76 - Notas fiscais modelo 21 e 22 (telecomunicações) Registro 77 - Serviços de telecomunicação. Registro Tipo 50 separados por CFOP entrada / saída . Registro 90 - Somatório de todos os registros acima.

23 SINTEGRA Guia - Críticas
ABAIXO DA CRÍTICA SELECIONADA, VOCÊ VERÁ O QUE O SINTEGRA REJEITOU. COM ISSO VOCÊ PODERÁ CORRIGI-LO.

24 SINTEGRA Guia - Validar
O ícone Visualizar permite ver o arquivo Sint-200X.txt O arquivo Sint-2006.txt é a cópia fiel dos lançamentos no sistema S.A.T.

25 Visualizando o arquivo SintXX-200X.txt
SINTEGRA Visualizando o arquivo SintXX-200X.txt

26 SINTEGRA Altera Dados Corrigindo o arquivo SintXX-20XX.txt
Na guia críticas observe o erro e corrija se tratar de uma nota de ENTRADA E SAÍDA

27 SINTEGRA Só quando o arquivo é aceito, ele deve ser enviado.

28 SINTEGRA Faça a leitura de cada registro e de cada CFOP do arquivo e compare com os valores informados pelo contador.

29 Certifique-se que não existe nenhum erro ou advertência.
SINTEGRA Certifique-se que não existe nenhum erro ou advertência.

30 ERROS COMUNS??

31 ERROS COMUNS?? SEM TIPO 75: EXCLUÍRAM O PRODUTO NO CADASTRO DE PRODUTOS. SOLUÇÃO : RECADASTRAR PRODUTO NO SISTEMA S.A.T.. REGISTRO 54 SEM TIPO 75 CORRESPONDENTE: EXCLUÍRAM OS PRODUTOS DA NOTA. SOLUÇÃO : RECADASTRAR A NOTA NO SISTEMA S.A.T. OU OBSERVE A MEMORIA DA MAQUINA QUE ESTA SENDO GERADA. A NOTA FISCAL DE SAIDA PODE ESTAR COM A INSCRIÇAO PREENCIDA COM ZERO ....ALTERAR PARA ISENTO

32 ERROS COMUNS?? FORMATO INVÁLIDO: INDEPEDENTE DO REGISTRO PODE-SE OBSERVAR QUE LAYOUT ESTÁ ERRADO. SOLUÇÃO : CONFERIR AS CONFIGURAÇÕES. REGIONAIS, SE NÃO RESOLVER PROVAVELMENTE O CLIENTE PRECISA DE SER ATUALIZADO. CFOP INVÁLIDO / MODELO INVÁLIDO/ SÉRIE INVÁLIDA: ITENS QUE FORAM INSERIDOS ESTÃO INCORRETOS. SOLUÇÃO: NO SatSintegra.exe, SUB-MENU ALTERA DADOS, INFORMAR A LINHA QUE CONTÉM O ERRO ALTERAR E GRAVAR. SE NÃO CONSEGUIR BD1

33 ERROS COMUNS?? REGISTRO 60 A SOMA DOS ANALÍTICOS DIVERGEM DO ECF: CONTÉM DADOS ERRADOS CADASTRADOS NA REDUÇÃO Z, GERANDO PROBLEMAS AO GRAVAR A SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA, CUPONS EXCLUÍDOS E DESCONTOS. SOLUÇÃO: CONFERIR O CADASTRAMENTO DAS REDUÇÕES DO PERÍODO COM ERRO.

34 ERROS COMUNS?? CNPJ IGUAL AO INFORMADO NO REGISTRO 10: VERIFICAR SE O CONTRIBUINTE VENDEU UM PRODUTO PARA UM DETERMINADO CONSUMIDOR, MAS O CONSUMIDOR NÃO LEVOU O PRODUTO ENTÃO O CONTRIBUINTE EMITE UMA NOTA FISCAL DE DEVOLUÇÃO COLOCANDO A SI PRÓPRIO COMO FORNECEDOR. SOLUÇÃO: CONSULTE O CONTADOR SOBRE COMO LANÇAR ESSA NOTA COM CNPJ DIFERENTE DO CONTRIBUINTE, SEM COMPROMETER O ESTOQUE.

35 ERROS COMUNS?? CLIENTES O FORNECEDORES COM O CNPJ E A INCRIÇÃO DO CONTRIBUINTE: SOLUÇÃO: CADASTRAR A INCRIÇÃO E O CNPJ CORRETOS. CFOP DE TRANSPORTE: NOTA DE ENTRADA COM CFOP ERRADO SOLUÇÃO: VERIFICAR NA CONTABILIDADE O CFOP ADEQUADO PARA A NOTA DE TRANSPORTE.

36 ERROS COMUNS?? INSCRIÇÃO INVÁLIDA PARA CNPJ: O CNPJ REALMENTE ESTÁ ERRADO OU QUANDO EXECUTOU A ENTRADA NÃO HAVIA INSCRIÇÃO SOLUÇÃO: SOLICITAR AO SUPORTE APOIO PARA CORRIGIR OS DADOS DO CONTRIBUINTE NAS NOTAS QUE JÁ FORAM EMITIDAS. CONTEÚDO INEXISTENTE: O PRODUTO DA NOTA FISCAL FOI EXCLUÍDO SOLUÇÃO: RECADASTRAR O CÓDIGO DO PRODUTO NO S.A.T..

37 ERROS COMUNS?? EXISTE INTERVALO NA SEQUÊNCIA DE NUMERAÇÃO NA NOTA DE SAÍDA: O CONTRIBUINTE AO INVÉS DE CANCELAR A NOTA, EXCLUIU. SOLUÇÃO: INFORMAR AO CONTRIBUINTE QUE NUNCA EXCLUA A NOTA, MAS SEMPRE CANCELE. DEVE RECADASTRAR A NOTA COM APOIO DO SUPORTE DA M.M. Informática.

38 ERROS COMUNS?? SITUAÇÃO DEVE SER "S", "N" ,"E" OU "X“: DURANTE A ENTRADA DE MERCADORIA INFORMOU NO CAMPO ICMS DE CADA PRODUTO VALORES ERRADOS. SOLUÇÃO: AO SELECIONAR A LINHA, NO SUB-MENU ALTERA DADOS DO PROGRAMA SatSintegra.exe, VERIFIQUE O SEQUENCIAL DA NOTA DE ENTRADA E O CÓDIGO DO FORNECEDOR. É SÓ LOCALIZAR ESTA NOTA E CORRIGIR O ICMS DO PRODUTO QUE ESTÁ ERRADO.

39 ERROS COMUNS?? DIVERGE DE OUTROS REGISTROS 50 DA MESMA NF: ALGUNS PRODUTOS DA NOTA ESTÃO COM VALORES ERRADOS NO ICMS CAUSANDO ERROS EM OUTROS REGISTRO DE ENTRADA. SOLUÇÃO: COLOCAR NO PROGRAMA SatSintegra.exe SUB-MENU ALTERA DADOS O NÚMERO DA LINHA COM ERRO, VER O SEQUENCIAL DA NOTA E O CÓDIGO DO FORNECEDOR, LOCALIZAR A NOTA NO S.A.T. E CORRIGIR.

40 ERROS COMUNS?? TAMANHO DO REGISTRO ESTÁ INCORRETO DEVE TER 126 POSIÇOES: AO DAR ENTRADA DE MERCADORIA TEMOS O CAMPO ICMS QUE TEM 02 DÍGITOS. QUANDO O CLIENTE INFORMA UM NÚMERO MAIOR QUE 99 ENTRA EM CONFLITO PORQUE O VALIDADOR ESTÁ ESPERANDO ATÉ 02 DÍGITOS SOLUÇÃO: COLOCAR NO PROGRAMA SATSINTEGRA.exe, SUB-MENU ALTERA DADOS O NÚMERO DA LINHA COM ERRO, VER O SEQUENCIAL DA NOTA O CÓDIGO DO FORNECEDOR, LOCALIZAR A NOTA NO S.A.T. E CORRIGIR

41 ERROS COMUNS?? PARA CFOPS INICIADOS EM 1, DEVE SER IGUAL AO INFORMANTE: CFOP DA NOTA DE ENTRADA OU DA NOTA DE SAÍDA ESTÃO ERRADOS. SOLUÇÃO: ALERTAR AO CONTRIBUNTE QUE O CFOP VAI VARIAR DE ACORDO COM O TIPO DE NOTA E ESTADO. CONFIRMAR COM O CONTADOR O CFOP ADEQUADO, E CORRIGIR NO SATSINTEGRA.exe, SUB-MENU ALTERA DADOS E LOCALIZAR A LINHA DO ERRO E CORRIGIR.

42 ERROS COMUNS?? NÚMERO DE NOTAS FISCAIS COM MAIS DE 06 DÍGITOS: NÃO EXISTE PARA O SINTEGRA NOTAS COM NÚMEROS ACRECIDOS DE BARRA, TRAÇO OU LETRAS. SOLUÇÃO: USE APENAS NÚMEROS. CORRIGIR NO SATSINTEGRA.exe, SUB-MENU ALTERA DADOS E LOCALIZAR A LINHA DO ERRO E CORRIGIR.

43 ERROS COMUNS?? NÚMERO DE NOTAS FISCAIS COM MAIS DE 06 DÍGITOS: NOTAS SEM ITENS. EM CASO DE DANO NO BANCO DE DADOS OU POR ERRO DO OPERADOR PODE EXISTIR NOTAS ABERTAS SEM ITENS. SOLUÇÃO: EXCLUA A NOTA DE ENTRADA E REFAÇA O LANÇAMENTO. NUNCA EXCLUA PRODUTOS DO CADASTRO DO S.A.T..

44 São mais de 250 tipos diferentes de CFOP.
SINTEGRA Tabela de CFOPs Exemplo: 5.102 Saída – Entrada O CFOP refere-se a saída de mercadoria do fornecedor. Para o contribuinte a mercadoria refere-se a entrada com CFOP e quando for o contribuinte deverá colocar Portanto durante o lançamento da nota fiscal no sistema S.A.T. é necessário ter a tabela de equivalência de CFOP. São mais de 250 tipos diferentes de CFOP.

45 SINTEGRA OBSERVAÇÕES: OS ARQUIVOS DO SINTEGRA, SÃO GERADOS COM BASE NAS INFORMAÇÕES CADASTRADAS NO SISTEMA S.A.T., PORTANTO NUNCA EXCLUA UM CLIENTE, FORNECEDOR OU PRODUTO. O SINTEGRA IRÁ VERIFICAR CADA REGISTRO E COMPARAR COM O REGISTRO ANTERIOR, CASO HAJA DIFERENÇA REJEITARÁ O ARQUIVO. MANTENHAM OS CADASTROS PREENCHIDOS POR COMPLETO.

46 Envie o arquivo para o contador avaliar e remeter ao fisco.
SINTEGRA Envie o arquivo para o contador avaliar e remeter ao fisco.


Carregar ppt "SEJAM BEM VINDOS!!!! SINTEGRA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google