A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

NAFTA Bloco Econômico Fernanda - 7 Isabella - 14 Nicole- 25

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "NAFTA Bloco Econômico Fernanda - 7 Isabella - 14 Nicole- 25"— Transcrição da apresentação:

1 NAFTA Bloco Econômico Fernanda - 7 Isabella - 14 Nicole- 25
Guilherme – 11 8º A

2 Sumário Slide 3- Apresentação Slide 5 – Pergunta 1 Slide6- Pergunta 2
Slide 7, 8, 9 e 10 - Pergunta 3 Slide 11- Pergunta 4 Slide 12- Pergunta 5 Slide 13e 14- Pergunta 6 Slide 15- Bibliografia

3 Apresentação Esperamos que gostem!!!
Neste trabalho, vamos apresentar um pouco sobre os blocos Econômicos, mas, especificamente do Bloco Nafta Apresentaremos algumas perguntas, respostas e imagens sobre o assunto. Esperamos que gostem!!!

4 Perguntas:

5 1- O que é um bloco econômico?
Bloco Econômico é uma união de países com interesses mútuos de crescimento econômico e, em alguns casos, se estende também á integração social desses países. Os blocos comerciais, ou blocos econômicos, são um tipo de acordo intergovernamental, muitas vezes parte de uma organização intergovernamental, onde barreiras ao comércio são reduzidas ou eliminadas entre os Estados participantes. A maioria dos blocos comerciais estão definidos por uma tendência regional e podem ser classificados de acordo com seu nível de Integração econômica.

6 2- Quais são os tipos de bloco que existem em nosso planeta?
Os blocos econômicos classificam-se em: Zona de livre comércio: Zona de livre comércio, há redução ou a eliminação das taxas alfandegárias que incidem sobre a troca de mercadorias dentro do bloco. União aduaneira: A União aduaneira, além de abrir mercados inteiros, regulamenta o comércio dos países-membros com nações externas ao bloco. Mercado comum: O Mercado comum garante a livre circulação de pessoas, serviços e capitais.

7 Histórico de formação:
3-Apresentar sobre o histórico de formação, Países membros, funcionamento , bandeira, estrutura e sigla do bloco por você estudado: Histórico de formação: A geopolítica da Pós – guerra fria, impuseram aos EUA a necessidade de formar blocos econômicos. * 01/01/1988 EUA e Canadá assina acordo de liberalização. * 13/08/1992 O México adere ao acordo comercial. * 01/01/1994 O Nafta entra em vigor. Países membros são: Estados Unidos: México: Canadá:

8 Bandeira do Bloco Econômico Nafta

9 North American free trade Agrement
Estrutura: Os EUA procurarão expandir a estrutura do NAFTA para ampliar o número de países com reserva de mercado comercial para suas exportações, ao mesmo tempo em que impedir o acesso de quaisquer terceiros ao seu mercado. Sigla: NAFTA : North American free trade Agrement

10 Funcionamento: Empresas ao Estados unidos e Canadá conseguem reduzir os custos de produção. O México ganha com a geração de empresas em seu território. Todos os países em membro [podem ganhar vantagens em relação aos acordos comerciais.

11 4- Quais são os objetivos, política, e perspectivas do bloco econômico por você estudado?
O bloco econômico formado por Estados Unidos, México e Canadá (América do Norte) em 1992 tem como objetivo facilitar as transações econômicas entre esses países, assim como, abolir as taxações sobre a circulação de mercadorias e produtos. o Nafta é a política de investimentos entre os seus integrantes As perspectivas desse bloco são agregar novos países, ou se associar a outros blocos econômicos.

12 5 - Apresentar a relação econômica entre o bloco estudado e outros países, principalmente o Brasil
A sua relação com o Brasil é que é do interesse dos EUA criar uma zona de livre comércio abarcando todos os países americanos (com exceção de Cuba) e constituir a ALCA (Área de Livre Comércio das Américas), de modo a reafirmar sua hegemonia sobre o continente. As negociações foram iniciadas na Cúpula de Miami em dezembro de 1994 e os EUA pretendem implantar a ALCA até É útil e viável aos EUA pois assim poderão comercializar livremente e centralizar a mão de obra aonde ela é mais barata, no Brasil, por exemplo.

13 6- Apresentar artigo sobre o bloco estudado:
O ACORDO DE LIVRE COMÉRCIO DA AMÉRICA DO NORTE – NAFTA – E SUA IMPORTÂNCIA PARA O COMÉRCIO INTERNACIONAL MUNDIAL 1. Introdução A globalização tem sido diversamente concebida como ação a distância, em referência aos atos de agentes sociais que podem ter consequências a terceiros distantes; como compressão espaço-temporal, referindo-se principalmente à comunicação eletrônica; como interdependência acelerada, significando a intensificação da dependência entre economias e sociedades. Esse estudo se propôs a demonstrar o Acordo de Livre Comércio da América do Norte, o NAFTA, fazendo um apanhado histórico e definindo alguns conceitos básicos sobre globalização, integração econômica propriamente dita e sobre o NAFTA. A revisão bibliográfica deste trabalho foi baseada em Appleton, Moroni & Simões e dados divulgados pelo governo do Canadá.

14 94 e se configura como uma Zona de Livre Comércio, em que todas as barreiras tarifárias e não-tarifárias são eliminadas entre os países do grupo. De acordo com a OMC, Organização Mundial do Comércio, “um acordo é considerado Zona de Livre Comércio quando abarca ao menos 80% dos bens comercializados entre os membros do grupo” (MORINI & SIMÕES, 2006, p. 88). O Acordo foi assinado entre os Estados Unidos, o Canadá e o México, sendo o primeiro acordo do tipo que integrou economias de países desenvolvidos e países em desenvolvimento; além disso, o NAFTA proporcionou uma melhora significativa no escopo e na aplicação de acordos de comércio compreensivos que lidam com bens, serviços e investimentos; e por último, o NAFTA criou um novo terreno para os acordos internacionais, pois possibilitou que investidores individuais desafiassem governos diretamente, antes mesmo da criação de tribunais arbitrários (APPLETON, 1994, p. 4). Folha S.P.

15 Esperamos que tenham gostado!!
Bibliografia: economicos.html *// * economicos * 3%B4micos/ Obrigado!! Esperamos que tenham gostado!!


Carregar ppt "NAFTA Bloco Econômico Fernanda - 7 Isabella - 14 Nicole- 25"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google