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FTAD – FORMAÇÃO TÉCNICA EM ADMINISTRAÇÃO MÓDULO DE MARKETING

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Apresentação em tema: "FTAD – FORMAÇÃO TÉCNICA EM ADMINISTRAÇÃO MÓDULO DE MARKETING"— Transcrição da apresentação:

1 FTAD – FORMAÇÃO TÉCNICA EM ADMINISTRAÇÃO MÓDULO DE MARKETING
Professor: Arlindo Neto

2 REVISÃO Gestão de Marketing publicidade e propaganda gestão comercial
Competências a serem trabalhadas REVISÃO Gestão de Marketing publicidade e propaganda gestão comercial

3 REVISÃO Vamos rever os pontos mais relevantes, para nossa revisão.
FTAD – FORMAÇÃO TÉCNICA EM ADMINISTRAÇÃO REVISÃO Vamos rever os pontos mais relevantes, para nossa revisão.

4 O que é o Marketing ? O Marketing envolve a identificação e a satisfação das necessidades humanas e sociais, isto é, o Marketing supre as necessidades lucrativamente. Philip Kotler

5 O que não é Marketing? Marketing não é apenas publicidade;
Marketing não é apenas marketing direto; Marketing não é apenas telemarketing; Marketing não é apenas folheteria; Marketing não é apenas show busines;

6 O que não é Marketing? Marketing definitivamente não é contar piadas;
Marketing definitivamente não é mostrar-se inteligente; Marketing definitivamente não é complicação ; Marketing definitivamente não é um santo milagre;

7 Os 4Ps do marketing Produto; Preço; Praça; Promoção;

8 Plano de Marketing O plano de MKT identifica as oportunidades que podem gerar bons resultados para a organização, mostrando penetrar com sucesso para obter as posições desejadas nos mercados. Cobra, 1992

9 Planejamento estratégico da empresa
Definição do papel do Marketing Cada empresa deve encontrar o plano para a sobrevivência e o crescimento de longo prazo que faça mais sentido diante de sua situação, suas oportunidades, seus objetivos e seus recursos específicos.

10 O que é o planejamento estratégico?
É o processo de desenvolver e manter um alinhamento estratégico dos objetivos de uma organização com as oportunidades de marketing em um mercado em mutação.

11 Estrutura de um plano de MKT
Dentro de um plano de Marketing vamos abordar o que mais importante deve haver em sua estrutura. I- Sumário Executivo, Índice, Conteúdo: Consiste em um breve sumário das demais seções do plano, bem como índices de capítulos, figuras, gráficos etc.

12 Publicidade e Propaganda
Público Alvo A determinação do público-alvo é provavelmente a parte mais importante de seus esforços de marketing, porque não importa o que você diga se isso não for direcionado à pessoa certa.

13 O que é publicidade? É, portanto, um tipo específico de propaganda mas com fins exclusivamente comerciais que, no âmbito do marketing, faz parte da política de comunicação da organização ou empresa.

14 Esquema da Pirâmide de Maslow

15 Qual o melhor meio para atingir o objetivo?
Planejamento de Mídia Qual o melhor meio para atingir o objetivo? TV em geral é o mais eficiente TV a cabo permite excelente segmentação Revista e Jornal são bem apropriados para alguns produtos e targets

16 Qual o melhor meio para atingir o objetivo?
Planejamento de Mídia Qual o melhor meio para atingir o objetivo? TV em geral é o mais eficiente TV a cabo permite excelente segmentação Revista e Jornal são bem apropriados para alguns produtos e targets

17 Comportamento do consumidor
É o estudo do comportamento do indivíduo perante situações de consumo. Cobra, 1992

18 O estudo do comportamento do consumidor
Conhecer o cliente é a base para um programa de Marketing bem-sucedido no mundo real e também na internet. Cobra, 1992

19 Estímulos de marketing
As influência ou estímulos de marketing são os fatores do composto de Marketing (Os 4P”s), isto é, produto, preço, ponto de distribuição (praça) e promoção, que estão sob controle da empresa e agem como estímulos para provocar as respostas dos consumidores. Os fatores situacionais são, por exemplo, o ambiente físico, o tempo e as circunstâncias do momento da decisão.

20 Os tipos de Compras Podem ser identificados três tipos de compra, são elas: A experimentação; A compra repetida; O compromisso de longo prazo.

21 Os passos no processo de decisão do consumidor.
Reconhecimento de um problema ou oportunidade; Pesquisa; Avaliação das alternativas; Decisão de compra; Ato de compra; Avaliação pós compra;

22 Código de Defesa do Consumidor
O Código de Defesa do consumidor percebe o novo consumidor, uma vez que pensa conforme a mídia lhe impõe, consome o que os outros lhe ditam, cria necessidades, não tem opiniões, e encontra-se cheio de tormentos e dúvidas nessa relação organizacional.

23 Dano: Defeito Se o produto apresentar um defeito (máquina de lavar não funciona), Você poderá reclamar a qualquer um dos Fornecedores: comerciante; fabricante ou produtor; construtor; importador.

24 Planejamento de Vendas
Planejamento significa decidir com antecipação o que deve ser feito e constitui-se na primeira etapa do processo administrativo.

25 Como as empresas planejam
Compilação de dados Percepção e estudos dos fatores que possam reduzir a eficiência e o crescimento futuro da empresa Formulação das suposições fundamentais

26 Como as empresas planejam
Determinação dos objetivos e metas Determinação das atividades que precisam ser exercidas para alcançar os objetivos Preparo de um cronograma dessas atividades

27 Potencial de mercado e potencial de vendas
“ POTENCIAL DE MERCADO SÃO AS VENDAS ESPERADAS DE UM BEM, UM GRUPO DE BENS OU DE UM SERVIÇO, PARA TODO UM RAMO INDUSTRIAL, NUM MERCADO E DURANTE UM PERÍODO DETERMINADO” É A CAPACIDADE MÁXIMA DE UM MERCADO ABSORVER DETERMINADO PRODUTO

28 Previsão de Vendas Intenção de compra Opinião de força de vendas
Vendas passadas Julgamento dos executivos

29 Administração de vendas no Brasil
Quando analisamos o comportamento de um administrador – gestor, gerente – devemos considerar o que ele faz e não o que ele é.

30 Níveis de gerência de vendas
Vice-presidente de Vendas Diretor de vendas Diretor de Marketing Primeiro Nível Gerente Geral de Vendas Gerente de Vendas Gerente Regional de Vendas Gerente de Divisão Segundo Nível Gerente Distrital Supervisor de Vendas Terceiro Nível

31 Seja você um Gestor “Onde os gerentes atuam para limitar escolhas, os líderes trabalham em direção oposta para desenvolver novas abordagens para problemas persistentes e para abrir novas questões visando novas opções” Zalesnick Líder = participação ativa e constante demonstração das suas capacidades

32 ATIVIDADE Escolham um tema de todos já visto em nossas aulas, o qual se identifiquem mais, e faça uma dissertação de 30 linhas com suas palavras, será analisado cada texto, para verificar a compreensão do assunto. 2- Para debate no chat: O que o Marketing agregou de valor para sua vida? Explique.

33 NOSSA ATIVIDADE DEVE TER OS SEGUINTES TÓPICOS:
Capa: Nome do Aluno + Nome do Polo + Nome do Tutor + Módulo + Disciplina + Nome do Professor + Nº da Atividade. Sumário: Tópicos da atividade e sua localização na atividade (nº da página). Introdução: Suas considerações sobre a atividade. Desenvolvimento: Apresentação de todos os tópicos da atividade, atendendo ao solicitado pelo Professor, sempre mostrando sua própria produção. Lembrando que cada tópico corresponde a um subtítulo, que deve estar destacado do texto. Conclusão: Suas considerações finais. Devem ser exclusivamente suas! Bibliografia/Fonte de Pesquisa: Links e livros consultados (Revistas técnicas também são uma ótima opção de pesquisa!) Utilize o Guia “Minha Atividade é SFO!” Disponível no AVA.

34 ATIVIDADE Entrega: 01/12/2012 Até às 23:00 hrs.
EVITE DEIXAR A POSTAGEM DE SUA ATIVIDADE PARA O ÚLTIMO DIA. FAZENDO ISSO, IMPREVISTOS NÃO VÃO LHE PREJUDICAR. * LEMBRANDO QUE SUA ORGANIZAÇÃO TAMBÉM ESTA SENDO AVALIADA

35 DÚVIDAS Acesse o Fórum de dúvidas e discussões. (Vale também para nota da atividade). Chat dia 22/10/2012 Quinta-feira, no horário das 20:00 às 21:30 Hrs


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