A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Objetivo dos Congressos Estimular, educar e celebrar o compromisso dos fiéis com a Missão universal da Igreja, como Missão ‘ad gentes’ ou atividade missionária.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Objetivo dos Congressos Estimular, educar e celebrar o compromisso dos fiéis com a Missão universal da Igreja, como Missão ‘ad gentes’ ou atividade missionária."— Transcrição da apresentação:

1

2 Objetivo dos Congressos Estimular, educar e celebrar o compromisso dos fiéis com a Missão universal da Igreja, como Missão ‘ad gentes’ ou atividade missionária no sentido específico, para diferenciar da atenção pastoral ordinária” (Cam 3, 41)

3 Critérios de participação
O Congresso é um momento de encontro, reflexão, partilha e envio, antes de ser um grande evento festivo. Participam pessoas que saibam debater e levar contribuições aos temas propostos, de modo que o resultado da reflexão conjunta seja representativo da caminhada missionária das diversas Igrejas. Os participantes devem ser pessoas que, de fato, estejam envolvidas na animação missionária do Regional

4 Quem pode ser delegado? o bispo responsável pela dimensão missionária; coordenadores dos Comires; representantes dos Comidis; representantes da IAM e JM; representantes de congregações/institutos de carisma especificamente missionário; três seminaristas maiores do Regional envolvidos com os Comises; leigos/as comprometidos com a vida e animação missionária de suas comunidades. número proporcional de padres (3) e Irmãs (4) por Regional;

5 1. Quais as minhas expectativas para o Congresso ?
2. Quais as expectativas que o Congresso tem dos delegados ? 3. Qual o perfil do delegado ? 4. O que se espera dos delegados no Pós-Congresso?

6 2. Quais as expectativas que o Congresso tem dos delegados ?
Eles serão os multiplicadores da reflexão com iniciativas locais coordenadas pelos Conselhos Missionários. Reforçar a animação e a cooperação missionária, sobretudo, daqueles que estão comprometidos com a ação missionária nos Comires.

7 Três fases de participação do 2º CMN: o antes, o durante e o depois
Os participantes: Três fases de participação do 2º CMN: o antes, o durante e o depois 1) Sejam elementos de ligação da área em que atuam, atentos aos desafios da Missão para a humanidade 2) Pontos de referência edificadores, de forma que os corações sejam realmente iluminados pela Missão do Pai, do Filho e do Espírito Santo

8 3. O perfil dos delegados Mística e Espiritualidade
Pessoa que vive com o coração cheio de Deus, coração universal, sensível Como discípulo missionário cultiva os mesmos sentimentos do Mestre.

9 Gratuidade e generosidade
Na generosidade dos missionários se manifesta a generosidade de Deus, na gratuidade dos apóstolos aparece a gratuidade do Evangelho (DA1,32). O “total dom de si” é “o diferencial de cada cristão” e “não pode deixar de ser a característica de sua Igreja” (138)

10 A alegria Que nasce da alegria do encontro com Jesus Cristo,desejosos de transmitir a alegria da Boa-Nova. Essa alegria amplia nosso olhar e alarga o nosso coração.

11 Comunhão eclesial A comunhão é missionária e a missão é para a comunhão (163). (articulando os Conselhos Missionários – POMs, IAM, JM, Organismos, Leigos, Meios de Comunicação Missionários A delegação do Regional Sul 1 deve reunir-se como delegação vibrante de entusiasmo missionário.

12 Comunicador Onde vemos a palavra comunhão, evangelização, testemunho, discipulado e missão, entendemos como ação de comunicar a Cristo e sua mensagem. Formar-informar; criar consciência

13 Conversão eclesial Os delegados do Congresso, assumem um compromisso de transformar as comunidades, paróquias e dioceses em “centros de irradiação missionária” (306).

14 Pessoa informada Conhece a história, o conteúdo, os objetivos, os desafios, as conquistas, o processo de animação missionária da Igreja. O texto-base, cartaz, Oração, Hino, Material de divulgação (Spots para rádio e Web Sites, Home Page, CD, Apresentações, Artigos, Entrevistas, Notícias...)

15 Verbos de ação motivadoras
refletir no projeto missionário da Igreja no Brasil em todas as suas dimensões; acolher práticas missionárias significativas a serviço dos pobres; partilhar o testemunho do nosso engajamento missionário; fortalecer as comunidades missionárias e os Conselhos Missionários, em âmbito diocesano e regional;

16 articular melhor os organismos e as forças missionárias no país;
celebrar a caminhada da dimensão missionária; assumir, a partir da nossa “natureza missionária”, novas responsabilidades e traçar novos caminhos; promover vocações missionárias

17 A grande preocupação é a transformação dos batizados em discípulos-missionários, aqui e além fronteiras, nos confins do mundo. Ao impulsionar a Missão universal da Igreja, estamos preparando “uma nova primavera da Missão ad gentes”.

18 “Nossa capacidade de compartilhar nossos dons espirituais, humanos e materiais com outras Igrejas, confirmará a autenticidade de nossa abertura missionária. Por isso, estimulamos a participação nos congressos missionários..” (DA 379).


Carregar ppt "Objetivo dos Congressos Estimular, educar e celebrar o compromisso dos fiéis com a Missão universal da Igreja, como Missão ‘ad gentes’ ou atividade missionária."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google