A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Aquecimento Global.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Aquecimento Global."— Transcrição da apresentação:

1 Aquecimento Global

2 Principais Pontos O que é ? Porque acontece ? O que podemos fazer ?
Conseqüências Dados Importantes

3 - O que é ? Basicamente é um fenômeno climático de grande proporção, um aumento da temperatura média da superfície terrestre nos últimos 150 anos. Atualmente existe um debate em relação às causas deste aumento na temperatura. Já está comprovado que o aquecimento global está se agravando consideravelmente, o que se deve em grande parte as atividades humanas.

4 - Porque acontece ? Boa parte dos cientistas afirmam que o aquecimento observado se deve ao aumento da concentração de poluentes antropogênicos (provocados pelo homem) na atmosfera que causa o agravamento do efeito estufa. A principal evidência do aquecimento global vem sendo as altas temperaturas registradas em todo o mundo e a mudança brusca da temperatura. No inicio de 2007 as temperatura já bateram recordes. O aquecimento global vem sendo apontado como o elemento agravante das forças dos furacões, do derretimento das calotas polares, enchentes em várias partes do planeta, etc. Várias manifestações estão sendo feitas contra o aquecimento global, uma das mais chamativas foi realizada no dia 01 de fevereiro de 2007, em Paris, França.

5 - O que podemos fazer ? -Reciclar -Conscientizar outras pessoas da urgência do Aquecimento Global -Participar de/contribuir para alguma ONG -Evita usar o carro/e incentiza os outros a evitar também -Não fuma -Economiza energia elétrica (o computador também conta) -Economiza gás -Evita voar de avião (em km um avião joga no ar 150 kg de CO2 enquanto um trem, 3 kg., de acordo com a SUPERINTERESSANTE desse mês) -Evita comer carne bovina (o gado é responsável por quase 1/5 do aquecimento global por emitir gases, especialmente metano, que é pior que CO2 e o desmatamento para o seu pasto) -Economiza água

6 - Conseqüências Devido aos efeitos potenciais sobre a saúde humana, economia e meio ambiente o aquecimento global tem sido fonte de grande preocupação. Importantes mudanças ambientais têm sido observadas e foram ligadas ao aquecimento global. Os exemplos de evidências secundárias citadas abaixo (diminuição da cobertura de gelo, aumento do nível do mar, mudanças dos padrões climáticos

7 - Conseqüências Aumento da temperatura global permite que um ecossistema mude; algumas espécies podem ser forçadas a sair dos seus hábitats (possibilidade de extinção) devido a mudanças nas condições enquanto outras podem espalhar-se, invadindo outros ecossistemas. No entanto, os cientistas não esperam um maior derretimento nos próximos 100 anos e prevê-se um aumento do nível das águas entre 14 e 43 cm até o fim deste século.

8 - Dados importantes A maioria dos cientistas mais ortodoxos acredita que o aumento da emissão de gases que provocam o efeito estufa - particularmente dióxido de carbono - contribuem para o aquecimento do planeta. Este gráfico mostra como níveis de dióxido de carbono aumentaram com a industrialização no mundo.

9 - Dados importantes Acredita-se que o aumento das temperaturas provoque uma elevação do nível do mar na medida em que o derretimento das calotas polares leve a um aumento do volume de água dos oceanos. O IPCC diz que o nível do mar aumentou entre 10 e 20 centímetros no mundo todo durante o século 20. O painel prevê uma elevação entre 9 e 88 centímetros até 2100.

10 - Dados importantes Este mapa parte do princípio de que a atual tendência de emissões vai continuar, com crescimento econômico moderado e poucas medidas para reduzir os gases do efeito estufa. Ele prevê maior aumento de temperatura nas regiões polares do norte da Terra, Índia, África e partes da América do Sul.

11 - Dados importantes Existem 90% de chance de que o atual processo de aquecimento global esteja associado à ação antrópica. A China será a maior emissora de CO2 até hoje 85% da energia secundária no país provêm de termelétricas movidas a carvão mineral. Os EUA emitem 25% dos gases estufa (CO2, metano e óxido nitroso). O Brasil é considerado o 4º maior emissor. Principalmente em virtude das queimadas na Amazônia. A tendência é observarmos a ocorrência de fenômenos meteorológicos mais extremos. Até o final do século XXI, a temperatura do planeta deverá subir entre 2 e 4ºC.

12 - Dados importantes Até o fim do século XXI, 10% das espécies estarão extintas. 700 milhões de pessoas enfrentarão a escassez de alimentos. A calota polar ártica irá derreter completamente no verão. Ocorrerá a extinção dos ursos polares. Milhares de ilhas irão sumir do mapa. Kiribati, Fiji, Indonésia (só nela 2000 ilhas podem sumir) A cobertura de gelo dos Alpes Europeus será reduzida em 40%. O nível dos oceanos deverá subir entre 0,5 e 1 metro. 33% da superfície será coberta por desertos, reduzindo consideravelmente as áreas férteis de plantio.

13

14 - Para refletir "É possível mudar nossas vidas e a atitude daqueles que nos cercam simplesmente mudando a nós mesmos" (Rudolf Dreikurs).

15 - Fontes Wikipedia http://www.terrazul.m2014.net/spip.php?article231

16 - Integrantes Thiago Coelho Felipe Policarpo Lucas Sarmento
Vitor Costa Professor: Giovanni by Thiago Coelho


Carregar ppt "Aquecimento Global."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google