A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Aula 3- Classificações de pesquisa

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Aula 3- Classificações de pesquisa"— Transcrição da apresentação:

1 Aula 3- Classificações de pesquisa
Profa. Leila Larisa Medeiros Marques

2 Classificação de pesquisa
nquanto a pesquisa básica se aplica ao desenvolvimento científico buscando conhecimentos gerais sobre um tema e sem objetivos mercadológicos ou industriais, a pesquisa aplicada visa o desenvolvimento de conhecimento específico sobre um assunto definido e, geralmente, associado ao desenvolvimento de setores econômicos mediante aplicação direta dos resultados obtidos.

3 Classificação de pesquisa

4 Classificação de pesquisa
Tipos de Pesquisa Científica Classificação de pesquisa Do ponto de vista da forma de abordagem do problema: Pesquisa quantitativa Pesquisa qualitativa

5 Abordagens qualitativa e quantitativa: algumas características
Tipos de Pesquisa Científica Abordagens qualitativa e quantitativa: algumas características QUALITATIVA QUANTITATIVA Dados qualitativos Experimental Trabalho de campo Dados quantitativos Estudo de caso Empírica Processo Hipóteses Desenvolver a compreensão Encontrar relações entre variáveis Observação Experimentos

6 Classificação de pesquisa
Tipos de Pesquisa Científica Classificação de pesquisa Objetivos da pesquisa: Pesquisa exploratória: ampliar o conhecimento sobre o assunto a ser pesquisado; Pesquisa descritiva: observar e registrar fatos e fenômenos, procurando descrevê-los e interpreta-los. Pesquisa explicativa: conhecimento mais aprofundado dos fenômenos, pois procura o porquê das coisas. Pesquisa exploratória: explora um fenômeno ou situação. Essa exploração do assunto, além de permitir que o pesquisador explicite melhor o problema, ajuda a identificar a relavância do assunto, a aprimorar ideia e auxilia na proposições de hipóteses.

7 Tipos de Pesquisa Científica
Pesquisas exploratórias e pesquisas descritivas: Ex.: “Ocorrência de cisticercose bovina em um matadouro frigorífico no município de Campo Mourão – PR” (Carlos Roberto Pianho) “Diagnóstico Situacional das Vigilâncias Sanitárias Municipais Pertencentes a 11ª regional da Saúde do Estado do Paraná” (Kelly Cristina Romanhuk) Pesquisas explicativa: Ex. “Causas da cisticercose bovina em um......) “Estudo da precária situação da Vigilância Sanitária ”

8 Tipos de Pesquisa Científica
Conforme o procedimento utilizado: Levantamento Pesquisa documental Pesquisa Bibliográfica Pura Trabalhos experimentais: Pesquisa Experimental

9 Tipos de Pesquisa Científica
Levantamento Pesquisa exploratória que se caracteriza pela interrogação direta ou indireta de pessoas para a obtenção de informações. Vantagens: A informação é obtida diretamente das pessoas envolvidas na situação; Instrumentos como o questionário possibilitam obter grande número de informações; Estudos descritivos ou explicativos; Possibilidade de quantificação dos dados pelo agrupamento em tabelas e gráficos.

10 Tipos de Pesquisa Científica
Levantamento Instrumentos utilizados: Questionário -Conjunto de questões que são respondidas pelo pesquisado. Formulário ou entrevista padronizada -Técnica em que o pesquisador formula questões previamente elaboradas e anota as respostas. Entrevista não padronizada (ou simplesmente entrevista) -Duas pessoas “face a face” em que uma delas formula questões e a outra responde.

11 Tipos de Pesquisa Científica
Levantamento Questionário, formulário ou entrevista?? Qual o mais rápido? Questionário Qual o mais barato? Questionário Não sabe ler ou escrever? Entrevista Requer anonimato? Questionário Impressões não verbais? Formulário/Entrevista Facilidade de tratar dados? Formulário

12 Tipos de Pesquisa Científica
Levantamento – A entrevista Objetivos da entrevista: - Averiguar fatos. - Determinar opiniões sobre fatos. Tipos de entrevista: -Padronizada ou Formulário: entrevistador segue um roteiro pré-determinado. -A padronização das perguntas possibilita a comparação entre os entrevistados. -Não Padronizada: o entrevistador tem a liberdade de desenvolver o tema de acordo com a situação. - As perguntas são abertas e são respondidas numa conversa informal.

13 Tipos de Pesquisa Científica
Levantamento – A entrevista Vantagens: Entrevistado não precisa saber ler ou escrever; Maior flexibilidade: reformular a pergunta, explicar seu conteúdo... Obtenção de dados que não estão disponíveis pela Pesquisa Documental; Submissão dos dados à análise estatística. Limitações: Dificuldade de expressão de ambas as partes; Influência do entrevistado pelo pesquisador; Disposição do entrevistado em fornecer informações; Em geral ocupa mais tempo que os questionários.

14 Tipos de Pesquisa Científica
Levantamento – A entrevista Alguns pontos importantes: Conquistar a confiança do entrevistado (Você depende dele...) Procurar ouvir mais que falar, mantendo o controle da entrevista. As respostas devem ser anotadas no momento da entrevista. Uso do gravador. Não discutir as respostas obtidas.

15 Tipos de Pesquisa Científica
Levantamento – A entrevista Deve-se ainda levar os seguintes pontos em consideração: As pessoas possuem conhecimentos suficientes para responder às perguntas? As perguntas sugerem respostas? As perguntas podem provocar resistência ou ressentimentos? Possuem significado claro e preciso? O número de perguntas é adequado? O entrevistador conhece o assunto?

16 Tipos de Pesquisa Científica
Levantamento – O questionário São perguntas a serem respondidas sem a presença do entrevistador. Vantagens: Economia de tempo. Obtenção de grande volume de dados. Maior número de pessoas simultaneamente. Maior precisão nas respostas. Certeza do anonimato. Sem a influência do pesquisador. Escolha do tempo para responder.

17 Tipos de Pesquisa Científica
Levantamento – O questionário Desvantagens: Pequena porcentagem de questionários que voltam. Possibilidade de perguntas sem resposta. Pessoas analfabetas. Sem ajuda no caso de perguntas não compreendidas. Dificuldade de compreensão não pode ser detectada. Influência de uma pergunta sobre a outra. Quem respondeu o questionário?

18 Tipos de Pesquisa Científica
Levantamento – O questionário Elaboração do Questionário: Deve conter de 20 a 30 perguntas e demorar não mais que 30 minutos. Nota explicativa e instruções de preenchimento. Classificação das perguntas em relação à redação: Perguntas abertas: permitem ao informante responder livremente. Possibilita informações mais profundas porém são difíceis de analisar. Qual é a sua opinião sobre os alimentos transgênicos? ________________________________________________________________________________________________________________________________________ Em sua opinião, como são as condições de higiene em restaurantes por quilo? ________________________________________________________________________________________________________________________________________

19 Tipos de Pesquisa Científica
Levantamento – O questionário Classificação das perguntas em relação à redação: Perguntas fechadas: o informante escolhe entre duas (ou três) opções. Restringe a liberdade das respostas porém facilita a análise. Enunciar sempre as duas alternativas na própria pergunta. Você é favorável ou contrário ao uso de colher de madeira na preparação de alimentos? Favorável ( ) Contrário ( ) Os alimentos transgênicos deveriam ou não deveriam ser permitidos no Paraná? Sim ( ) Não ( ) Não sei ( )

20 Tipos de Pesquisa Científica
Levantamento – O questionário Classificação das perguntas em relação à redação: Perguntas de múltipla escolha: pergunta fechada cujas respostas abrangem uma série de possibilidades de resposta. Podem ser classificadas de acordo com a forma que são formuladas. Perguntas com mostruário: sugestão de respostas. Qual é, na sua opinião, a maior vantagem em utilizar os restaurantes por quilo? Economia de tempo ( ) Poder escolher entre os diversos restaurantes da cidade ( ) Variedade de opções oferecidas pelos restaurantes ( ) Garantia de consumir alimentos de qualidade ( )

21 Tipos de Pesquisa Científica
Levantamento – O questionário Perguntas de estimação ou avaliação: as respostas sugeridas são quantitativas e indicam graus de intensidade. As relações com seus companheiros na VISA de Campo Mourão são, em média: Ótimas ( ) Boas ( ) Regulares ( ) Más ( ) Péssimas ( )

22 Tipos de Pesquisa Científica
Levantamento – O questionário Perguntas de estimação ou avaliação: as respostas sugeridas são quantitativas e indicam graus de intensidade. Você almoça em restaurantes por quilo? Sempre ( ) Às vezes ( ) Raramente ( ) Nunca ( ) Você se interessa por alimentos orgânicos? Muito ( ) Pouco ( ) Nada ( )

23 Tipos de Pesquisa Científica
Levantamento – O questionário A combinação de respostas de múltipla escolha com respostas abertas aumenta a quantidade de informações obtidas sem prejudicar a análise. Você escolhe um restaurante por quilo pelo: Preço ( ) Localização ( ) Indicação de conhecidos ( ) Variedade de opções ( ) Sabor ( ) Outro ( ) Qual?____________________________________ __________________________________________________________

24 Tipos de Pesquisa Científica
Levantamento – O questionário Ordenamento das perguntas: A ordem das perguntas pode influenciar as respostas. Deve-se iniciar com as perguntas fáceis. Perguntas pessoais ou delicadas devem vir no final. Você se preocupa com a saúde da sua família? Na sua opinião, os alimentos devem ser preparados com higiene? Você conhece alguma cozinha de restaurantes por quilo? Você prefere almoçar em casa ou em restaurantes por quilo?

25 Tipos de Pesquisa Científica
Levantamento – O questionário Alguns pontos importantes: As perguntas fechadas devem tentar esgotar a possibilidade de respostas. Evitar perguntas que provoquem respostas defensivas. Evitar o uso de personalidades famosas nas perguntas.

26 Tipos de Pesquisa Científica
Levantamento – O pré-teste Aplicação de pré-teste: O questionário, formulário e o roteiro da entrevista devem ser testados antes de sua aplicação definitiva. Aplicado entre 10 a 20 indivíduos representativos da população estudada. Devem ser avaliados: complexidade excessiva das questões; ambigüidade ou linguagem inacessível; perguntas redundantes; número excessivo de questões; ordenamento das perguntas; melhoria da introdução.

27 Tipos de Pesquisa Científica
Levantamento Exercitando... Tema: Consumo de alimentos minimamente processados vendidos em supermercados de Campo Mourão. Problema: Qual a aceitação de vegetais minimamente processados pela população de Campo Mourão – PR? Hipótese: ______________________________________________________. Objetivo geral:_________________________________________________. Objetivos específicos:__________________________________ .

28 Tipos de Pesquisa Científica
Observações e descrições: Levantamento Pesquisa documental Pesquisa Bibliográfica Pura Trabalhos experimentais: Pesquisa Experimental

29 Tipos de Pesquisa Científica
Pesquisa Documental A fonte de informação são documentos que não passaram por tratamento analítico. Documentos estão mais dispersos: arquivos de órgãos públicos, privados, associações. Além de documentos, podem ser: cartas, gravações, filmagens. Documentos de ordem descritiva como tabelas, estatísticas, relatórios.

30 Tipos de Pesquisa Científica
Pesquisa Documental Vantagens: Proporcionam uma visão geral do problema. Baixo custo. Informações únicas sobre dados específicos (localização geográfica e temporal). Desvantagens: Dificuldade de localização de certos documentos. Falta de contato com os sujeitos da pesquisa.

31 Tipos de Pesquisa Científica
Pesquisa Documental Fases da pesquisa documental: Tema, problema, hipótese. Elaboração do projeto de pesquisa. Identificação das fontes. Localização das fontes e obtenção do material. Tratamento dos dados. Confecção das fichas de leitura. Redação da Monografia.

32 Tipos de Pesquisa Científica
Pesquisa Documental Confecção das fichas de leitura : Armazenar de forma ordenada dados como: Identificação das obras consultadas. Registro dos conteúdos e dos comentários pessoais. Composição das fichas: Cabeçalho Referência Bibliográfica Texto As fichas são nomeadas de acordo com o Projeto de Pesquisa.

33 Tipos de Pesquisa Científica
Pesquisa Documental Cabeçalho: Titulo da seção, subtítulo e número de ordenamento. Referência Bibliográfica: Maior número de informações possíveis sobre o documento: No caso de artigos: Autor Título Título do periódico Local de publicação Número do volume Número das páginas inicial e final do artigo Data

34 Tipos de Pesquisa Científica
Observações e descrições: Levantamento Pesquisa documental Pesquisa Bibliográfica Pura Trabalhos experimentais: Pesquisa Experimental

35 Tipos de Pesquisa Científica
Pesquisa Bibliográfica Abrange toda a bibliografia pública. Boletins, jornais, revistas, pesquisas, monografias, teses..... Rádio, gravações, filmes, televisão... Artigos científicos e livros. O principal objetivo é o de colocar o pesquisador em contato com tudo o que já foi escrito sobre determinado assunto. Não é preciso inventar a roda todos os dias...

36 Tipos de Pesquisa Científica
Pesquisa Bibliográfica Como escrever a Revisão Bibliográfica?? Lenzi et al. (2003) propuseram uma metodologia para produção de partículas plásticas com larga distribuição de pesos moleculares. As partículas consistiram num núcleo formado de polietileno e uma superfície contínua formada por poliéster de baixa massa específica. A eficiência na formação da casca se mostrou dependente da conversão de monômero das sementes no momento do início da alimentação, e do tamanho das partículas originadas da suspensão. Contudo, os autores não conseguiram explicar porque a taxa de reação diminuiu para partículas de diâmetros maiores que um milímetro.

37 Tipos de Pesquisa Científica
Pesquisa Bibliográfica Como escrever a Revisão Bibliográfica?? Lenzi et al. (2003) propuseram uma metodologia para produção de partículas plásticas com larga distribuição de pesos moleculares. As partículas consistiram num núcleo formado de polietileno e uma superfície contínua formada por poliéster de baixa massa específica. A eficiência na formação da casca se mostrou dependente da conversão de monômero das sementes no momento do início da alimentação, e do tamanho das partículas originadas da suspensão. Contudo, os autores não conseguiram explicar porque a taxa de reação diminuiu para partículas de diâmetros maiores que um milímetro.

38 Tipos de Pesquisa Científica
Pesquisa Bibliográfica Como escrever a Revisão Bibliográfica?? Lenzi et al. (2003) propuseram uma metodologia para produção de partículas plásticas com larga distribuição de pesos moleculares. As partículas consistiram num núcleo formado de polietileno e uma superfície contínua formada por poliéster de baixa massa específica. A eficiência na formação da casca se mostrou dependente da conversão de monômero das sementes no momento do início da alimentação, e do tamanho das partículas originadas da suspensão. Contudo, os autores não conseguiram explicar porque a taxa de reação diminuiu para partículas de diâmetros maiores que um milímetro.

39 Tipos de Pesquisa Científica
Pesquisa Bibliográfica Como escrever a Revisão Bibliográfica?? Lenzi et al. (2003) propuseram uma metodologia para produção de partículas plásticas com larga distribuição de pesos moleculares. As partículas consistiram num núcleo formado de polietileno e uma superfície contínua formada por poliéster de baixa massa específica. A eficiência na formação da casca se mostrou dependente da conversão de monômero das sementes no momento do início da alimentação, e do tamanho das partículas originadas da suspensão. Contudo, os autores não conseguiram explicar porque a taxa de reação diminuiu para partículas de diâmetros maiores que um milímetro.

40 Tipos de Pesquisa Científica
Pesquisa Bibliográfica Como escrever a Revisão Bibliográfica ?? “Alguns autores utilizaram a técnica de secagem contínua para obter materiais cristalizados com baixo teor de umidade (KOHLHAMMER e DOBLER, 1994; KIM et al., 2001; BYUN et al., 2004). Nessa técnica, ...“ Uma análise da literatura aberta mostra que a maior parte dos trabalhos sobre a produção de plásticos biodegradáveis se concentra no campo das embalagens (RAJATAPITI et al., 1997; HERRERA et al., 2006; KEUSCH e WILLIAMS, 1996). González-Ortiz e Asua (1996) estudaram as mudanças na morfologia em...

41 Tipos de Pesquisa Científica
Pesquisa Bibliográfica Como construir as Referências Bibliográficas: Nos artigos científicos, cada periódico tem sua própria norma. A ABNT normatiza a forma como elas são escritas em trabalhos científicos. A maioria dos traz os dados importantes da revista no rodapé da página.

42 Tipos de Pesquisa Científica Pesquisa Bibliográfica -e a internet?????
Pesquisas bibliográficas na internet dever ser feitas com cuidado redobrado. Fontes confiáveis: Portal da CAPES: www3.interscience.wiley.com Comutação bibliográfica.

43 Tipos de Pesquisa Científica
Pesquisa Bibliográfica E a internet?? Devem ser feitas por afunilamento. Escolher o site; Escolher as palavras-chave; Anotar os termos utilizados ou separar na forma de pastas no computador. Utilizar as citações dos artigos encontrados para aprofundar a pesquisa.

44 Tipos de Pesquisa Científica
Pesquisa Bibliográfica Pesquisando na Internet... Exemplo: Tema: Condições de vegetais minimamente processados utilizados com frequência nos restaurantes por quilo em Campo Mourão – PR. Problema: Qual a influência das condições de higienização sobre a qualidade dos vegetais minimamente processados? Hipótese: Cada vegetal minimamente processado possui uma concentração de cloro ótima para a sua higienização.

45 Tipos de Pesquisa Científica
Pesquisa Bibliográfica Pesquisando na Internet... Exemplo Site de busca: Google Scholar Artigo encontrado: Efeito do cloro na água de lavagem para desinfecção de alface minimamente processada (Berbari et al., 2001).

46

47

48

49

50

51

52

53

54 Trabalho: revisão bibliográfica
Normas de elaboração de trabalhos acadêmicos: Base de dados: Para entrar no portal capes em casa: Configurações avançadas >alterar configurações de proxy> configurações de LAN> endereço: proxyautenticado.utfpr.edu.br e a porta: 3128

55 Exemplo de referência de artigo
SOBRENOME DO AUTOR DO ARTIGO, Prenomes por extensos (outros sobrenomes abreviados). Título da parte, artigo ou matéria. Título da publicação, local da publicação, numeração correspondente ao volume e/ou ano, fascículo ou número, paginação inicial e final, quando se tratar de artigo ou matéria, data ou intervalo de publicação e particularidades que identificam a obra (se houver). BARAN, E. T; ÖZER, N; HASIRCI, V. In vivo half life of nanoencapsulated Lasparaginase. Journal of Materials Science: Materials in Medicine, v. 13, p , 2002. BASTOS, V. D. Biopolímeros e polímeros de matérias-primas renováveis alternativos aos petroquímicos. Revista do BNDES, v. 14, n. 28, p , 2007. FERROLI, Paulo Cesar M. et al. Método paramétrico aplicado em design de produtos. Revista Produção On-Line, Florianópolis, v. 7, n. 3, nov Disponível em: < Acesso em: 17 ago

56 Exemplo de referência de livro
SOBRENOME DO AUTOR, Prenomes do autor por extenso e intermediários abreviados. Título: subtítulo. Edição. Local de publicação: Editora, ano. ANDRADE, Rui O. B. de; TACHIZAWA, Takeshi; CARVALHO, Ana B. de. Gestão ambiental: enfoque estratégico aplicado ao desenvolvimento sustentável. São Paulo: Makron Books, 2000. Dicas: ordem alfabética, alinhamento à margem esquerda, espaçamento simples, indicar todos os autores.

57 Tipos de Pesquisa Científica
Observações e descrições: Levantamento Pesquisa documental Pesquisa Bibliográfica Pura Trabalhos experimentais: Pesquisa Experimental

58 “Ensaio científico destinado à verificação de um fenômeno”
Tipos de Pesquisa Científica Pesquisa experimental “Ensaio científico destinado à verificação de um fenômeno” Determinar: objeto de estudo e variáveis. Exemplos: “Avaliação do Teor de Fibra Bruta em Pão de Forma Integral” (Ticiana Bougo) “Avaliação e controle de qualidade físico-química, microbiológica, sensorial e rotulagem de margarina e creme vegetal com 20% de lipídeos” (Luciana Bispo de Freitas). “ Experimento de Newton: decomposição da luz com um prisma” ( Isacc Newton) Neste tipo de pesquisa, primeiramente é preciso determinar um objeto de estudo, depois selecionar as variáveis passíveis de influencia-lo.

59 Referências CARVALHO, Lúcia. H. Metodologia do trabalho científico. Araras: Uniararas, 2005. UTFPR. Normas de elaboração de trabalhos acadêmicos da UTFPR. Disponível em: >. Acesso em: 10 mai. 2012


Carregar ppt "Aula 3- Classificações de pesquisa"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google