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2 SGA: Sistema de Gerenciamento de Armazéns
Nível 2: Gestão por radiofrequência Estudo de caso : Centres Autoequip, S.A.

3 Por que é necessário um armazém? Operações realizadas em um armazém
ÍNDICE SGA O que é um armazém? Por que é necessário um armazém? Operações realizadas em um armazém Ferramentas de gestão da empresa: ERP Objetivos de um armazém Ferramentas de gestão da empresa: SGA Gerenciamento sem SGA: estudo de caso Gerenciamento com SGA: estudo de caso Seleção do SGA Implementação do SGA

4 O que é um armazém? Por que é necessário um armazém? Operações realizadas em um armazém Ferramentas de gestão da empresa: ERP Objetivos de um armazém Ferramentas de gestão da empresa: SGA Gerenciamento sem SGA: estudo de caso Gerenciamento com SGA: estudo de caso Seleção do SGA Implementação do SGA

5 Hoje faz parte da estratégia de negócios.
O QUE É UM ARMAZÉM? Um espaço destinado para armazenamento, gestão e manipulação eficazes e eficientes de bens e materiais. O armazém é um elemento vivo, cujo gerenciamento tem um impacto decisivo no desenvolvimento da atividade comercial. É necessário proporcionar o nível de serviço desejado com o menor custo possível. É o elemento regulador entre a produção/oferta e a demanda (que na maioria dos casos é irregular). Hoje faz parte da estratégia de negócios.

6 O que é um armazém? Por que é necessário um armazém? Operações realizadas em um armazém Ferramentas de gestão da empresa: ERP Objetivos de um armazém Ferramentas de gestão da empresa: SGA Gerenciamento sem SGA: estudo de caso Gerenciamento com SGA: estudo de caso Seleção do SGA Implementação do SGA

7 No entanto, O MELHOR ARMAZÉM É O QUE NÃO EXISTE
POR QUE É NECESSÁRIO UM ARMAZÉM? Para regular os processos de oferta e demanda. Para a criação de um estoque de segurança. Para a construção de um estoque antecipado para eventuais procuras atípicas. Em alguns casos, é exigido por uma necessidade da variabilidade no mercado. Para uso eficaz da unidade de produção contínua ou intermitente. Para otimizar as oscilações na preparação dos processos de seleção de pedidos. No entanto, O MELHOR ARMAZÉM É O QUE NÃO EXISTE

8 O que é um armazém? Por que é necessário um armazém? Operações realizadas em um armazém Ferramentas de gestão da empresa: ERP Objetivos de um armazém Ferramentas de gestão da empresa: SGA Gerenciamento sem SGA: estudo de caso Gerenciamento com SGA: estudo de caso Seleção do SGA Implementação do SGA

9 Armazenamento/Inventário
OPERAÇÕES REALIZADAS EM UM ARMAZÉM Recebimentos Armazenamento/Inventário Preparação de pedidos Expedições

10 Tarefas de recebimento
OPERAÇÕES REALIZADAS EM UM ARMAZÉM Tarefas de recebimento Registrar a entrada do veículo. Aviso para o descarregamento do veículo. Abrir e fechar portas. Verificar a documentação. Descarregar a mercadoria. Revisar os produtos e controlar sua qualidade. Etiquetar os materiais, produtos e paletas. Efetuar a paletização e consolidar. Assinar os documentos de entrega. Introduzir o material recebido no sistema de informações.

11 Obter instruções sobre a localização.
OPERAÇÕES REALIZADAS EM UM ARMAZÉM Armazenamento Obter instruções sobre a localização. Dirigir-se para o local e encontrar as posições. Mover e classificar as paletas. Colocar os materiais ou produtos no devido lugar. Consolidar paletas incompletas. Obter instruções de reposição. Repor a área de seleção de pedidos. Informar e remover produtos danificados. Registrar os locais utilizados.

12 Recolher documentos da seleção de pedidos.
OPERAÇÕES REALIZADAS EM UM ARMAZÉM Preparação de pedidos Recolher documentos da seleção de pedidos. Ajustar o equipamento para o transporte. Localizar o primeiro local para a seleção de pedidos. Verificar e recolher a quantidade adequada do produto. Deslocar-se para as seguintes localizações para a seleção de pedidos. Corrigir irregularidades na mercadoria. Conferir as variações do estoque. Notificar quaisquer discrepâncias e/ou danos nos produtos. Dirigir-se para a área de classificação, consolidação, embalagem e remessa. Notificar as necessidades de reposição. Preencher e transmitir a documentação.

13 Conferir as notas e os produtos. Registrar o lote e números de série.
OPERAÇÕES REALIZADAS EM UM ARMAZÉM Envio Conferir as notas e os produtos. Registrar o lote e números de série. Preparar a documentação. Etiquetar as remessas. Consolidar a carga. Confirmar a carga e documentação. Carregar o veículo por ordem. Permitir a circulação do veículo. Abrir e fechar portas. Documentar o envio.

14 A importância do armazém
Do conhecimento das diferentes alternativas existentes no mercado e do sucesso na concepção e gestão dependem o êxito da instalação, assim como do rendimento, capacidade e durabilidade. Antes. . . Os processos de armazenamento e distribuição foram considerados, na maioria dos casos, como um mal necessário e, portanto, representaram um investimento mínimo e, o que é pior, recebiam pouca atenção da gerência.

15 O armazém sem controle

16 A SOBREVIVÊNCIA DE SUA EMPRESA DEPENDE DISSO
Atualmente. . . Os sistemas de distribuição são considerados um elemento estratégico no gerenciamento da cadeia de abastecimento. Além disso, constituem um fator importante na diferenciação entre as empresas tanto em termos de nível de serviço como em termos de custos. A SOBREVIVÊNCIA DE SUA EMPRESA DEPENDE DISSO

17 O armazém controlado

18 CUSTOS DE UM ARMAZÉM SEM GERENCIAMENTO
Ao automatizar um armazém deve-se identificar os principais geradores de custos e suas ineficácias Expedição no armazém Mão-de-obra 18% Manuseio 5% Instalações 64% Ineficiências Diversos 8% Recebimento de mercadorias Mão-de-obra 19% Manuseio 6% Instalações 63% Diversos 6% Ineficiências 5% REPERCUSSÃO DE CUSTOS POR ÁREA DE ARMAZÉM Armazenamento/ reposição 27% Expedição no armazém 12% Recebimento da mercadoria Preparação de pedidos 49% Preparação de pedidos Instalações 8% Manuseio 23% Mão-de-obra 45% Ineficiências 20% Diversos 4% Armazenamento/Reposição Diversos 6% Mão-de-obra 25% Manuseio 26% Instalações 26% Ineficiências 12% VALOR ANUAL TOTAL 1,724,444 $

19 O que é um armazém? Por que é necessário um armazém? Operações realizadas em um armazém Ferramentas de gestão da empresa: ERP Objetivos de um armazém Ferramentas de gestão da empresa: SGA Gerenciamento sem SGA: estudo de caso Gerenciamento com SGA: estudo de caso Seleção do SGA Implementação do SGA

20 FERRAMENTAS DE GERENCIAMENTO DA EMPRESA
PRODUÇÃO O ERP é uma ferramenta que ajuda a integrar todos os processos de negócio e otimizar os recursos disponíveis. RH COMPRAS ERP LOGÍSTICA FINANÇAS VENDAS

21 O que é um armazém? Por que é necessário um armazém? Operações realizadas em um armazém Ferramentas de gestão da empresa: ERP Objetivos de um armazém Ferramentas de gestão da empresa: SGA Gerenciamento sem SGA: estudo de caso Gerenciamento com SGA: estudo de caso Seleção do SGA Implementação do SGA

22 Quais são os objetivos do gerenciamento de um armazém?
OBJETIVOS DE UM ARMAZÉM Quais são os objetivos do gerenciamento de um armazém? A maximização da capacidade em termos de espaço. A minimização das operações de manipulação. Garantir que o sistema de gerenciamento não só aumente a capacidade produtiva do armazém, mas ao mesmo tempo melhore a qualidade do serviço. Informar permanentemente a situação do inventário. Aumentar a confiabilidade dos clientes. Menor frequência de entrega. Realização de processos de valor agregado para os clientes. Melhorias dos prazos de entrega dos pedidos prontos.

23 O que é um armazém? Por que é necessário um armazém? Operações realizadas em um armazém Ferramentas de gestão da empresa: ERP Objetivos de um armazém Ferramentas de gestão da empresa: SGA Gerenciamento sem SGA: estudo de caso Gerenciamento com SGA: estudo de caso Seleção do SGA Implementação do SGA

24 FERRAMENTAS DE GERENCIAMENTO DO ARMAZÉM
O que é um SGA? Um Sistema de Informações e Gerenciamento para centros de Armazenamento, que visa abordar o gerenciamento físico e documental do fluxo de mercadorias, no momento em que entra no armazém até a saída final. Todo esse processo deve se basear em um planejamento contínuo, proporcionar o acompanhamento global das atividades e o controle de estoques em tempo real.

25 Benefícios e objetivos do SGA
FERRAMENTAS DE GERENCIAMENTO DO ARMAZÉM Benefícios e objetivos do SGA Relacionado com os custos: melhor aproveitamento do espaço, otimização dos recursos humanos e do tempo de manipulação, minimização dos inventários e ajuste dos níveis de investimento em estoques. Relacionados com o serviço: diminuição de erros nas entregas aos clientes, manutenção da rotatividade de estoque em níveis que não gerem ou excessos ou interrupções e previsão da capacidade de adaptação à evolução futura dos mercados em função dos resultados obtidos no passado. Definitivamente, um excelente serviço para nossos clientes.

26 O que é um armazém? Por que é necessário um armazém? Operações realizadas em um armazém Ferramentas de gestão da empresa: ERP Objetivos de um armazém Ferramentas de gestão da empresa: SGA Gerenciamento sem SGA: estudo de caso Gerenciamento com SGA: estudo de caso Seleção do SGA Implementação do SGA

27 GERENCIAMENTO SEM SGA: ESTUDO DE CASO
Meios disponíveis nas paletas Turnos de trabalho 1 turno de 8 horas Tipo de trabalho Gerenciamento de paletas completas, preparação e expedição Referências a serem gerenciadas 500 referências Paletas no estoque 1.500 paletas no estoque 1 empilhadeira 1 preparadora de pedidos Entradas 140 paletas/dia Preparação 550 linhas/dia Expedição 135 paletas/dia DADOS DE PARTIDA CARACTERÍSTICAS GERAIS Quantidade de mercadoria Índice Horas de trabalho Recebimento administrativo 140 60 Entradas físicas 48 Reposições físicas 125 26 Retirada física 550 109 Expedições administrativas 155 72 2,3 2,9 4,8 5,0 2,7 24 3 TOTAL DE PESSOA NECESSÁRIO PALETAS CONVENCIONAIS COM EASY GERENCIAMENTO TRADICIONAL TOTAL DE HORAS DO PESSOAL

28 O que é um armazém? Por que é necessário um armazém? Operações realizadas em um armazém Ferramentas de gestão da empresa: ERP Objetivos de um armazém Ferramentas de gestão da empresa: SGA Gerenciamento sem SGA: estudo de caso Gerenciamento com SGA: estudo de caso Seleção do SGA Implementação do SGA

29 AUMENTO DA PRODUTIVIDADE: 27,9%
GERENCIAMENTO COM SGA: ESTUDO DE CASO Meios disponíveis nas paletas Turnos de trabalho 1 turno de 8 horas Tipo de trabalho Gestão de paletas completas, preparação e expedição Referências a serem gerenciadas 500 referências Paletas no estoque 1.500 paletas no estoque 1 empilhadeira 1 preparadora de pedidos Entradas 140 paletas/dia Preparação 550 linhas/dia Expedição 135 paletas/dia DADOS DE PARTIDA CARACTERÍSTICAS GERAIS Quantidade de mercadoria Índice Horas de trabalho Recebimento administrativo 140 35 Entradas físicas 40 Reposições físicas 125 22 Retirada física 550 68 Expedições administrativas 155 58 4,0 3,5 5,7 8,1 2,7 24 3 TOTAL DE PESSOA NECESSÁRIO PALETAS CONVENCIONAIS GERENCIAMENTO TRADICIONAL TOTAL DE HORAS DO PESSOAL AUMENTO DA PRODUTIVIDADE: 27,9%

30 Principais elementos de melhoria organizacional:
GERENCIAMENTO COM SGA Principais elementos de melhoria organizacional: Melhoria na organização do plano de descarregamentos. Redução de estoques e inventário permanente. Gerenciamento de localizações. Preparação e reposição coordenada segundo os mapas do armazém. Redução de percursos (menor consumo e tempos utilizados). Quanto maior a quantidade de mercadorias, mais complexa será a pesquisa de produtos. O número de referências é um fator importante que precisa de controle de lotes e de vencimentos (que devem ser inseridos manualmente). As melhorias anteriores têm maior incidência quanto maior for a área do armazém e/ou sua capacidade. A metodologia e limpeza nos armazéns afetam diretamente a produtividade do pessoal e a manutenção das instalações.

31 Principais elementos da economia direta e indireta
GERENCIAMENTO COM SGA Principais elementos da economia direta e indireta Agilidade no tratamento das mercadorias. Diminuição de erros de preparação. Redução do prazo do serviço para “A-C” “A-A”. Melhoria no gerenciamento de itens obsoletos e do tempo de permanência das mercadorias no armazém. Os sistemas SGA proporcionam taxas de cobertura para cada necessidade. Diminuição das perdas desconhecidas ou por outros conceitos. Otimização do espaço. Redução do tempo gasto nos inventários (regulação automática dos estoques) Informações em tempo real sobre estoques e melhoria da rede comercial. Controle da produtividade por funcionário (incentivos). Possibilidade de aumentar o número de rotações anuais.

32 Recebimento da mercadoria
CUSTO DE GERENCIAMENTO DE ARMAZÉNS Por meio da implementação de um SGA, é possível reduzir a ineficácia causada por falta de organização e método. Os custos anuais de instalação diminuem, e a produtividade aumenta. Expedição no armazém Mão-de-obra 15% Manuseio 5% Instalações 70% Ineficiências 1% Diversos 9% Recebimento de mercadorias Instalações 73% Mão-de-obra 15% Diversos 7% Ineficiências 1% Manuseio 4% REPERCUSSÃO DE CUSTOS POR ÁREA DE ARMAZÉM Armazenamento/ Reposição 27% Expedição no depósito 12% Recebimento da mercadoria Preparação de pedidos 49% Preparação de pedidos Instalações 13% Mão-de-obra 52% Manuseio 26% Diversos 6% Ineficiências 3% Expedição no armazém Diversos 7% Instalações 40% Mão-de-obra 25% Manuseio 26% Ineficiências 2% VALOR ANUAL TOTAL 1,301,397 $

33 Não se realizam inventários. Redução de erros nas remessas a clientes.
GERENCIAMENTO COM SGA Rentabilidade do SGA Com a implementação de um SGA produz-se um ROI ou retorno sobre o investimento no curto e médio prazo: Retornos financeiros Não se realizam inventários. Redução de erros nas remessas a clientes. Menor espaço de armazenamento para otimizar os espaços vazios. Investimentos menores para controlar de forma mais eficaz os estoques e sua rotatividade. Número reduzido de funcionários e de equipes de preparação dos pedidos. Menor consumo de papel em estoque Retornos estratégicos Melhor serviço ao cliente. Redução de custos de logística. Possibilidade de incorporar um portal de compras ou outras plataformas.

34 O que é um armazém? Por que é necessário um armazém? Operações realizadas em um armazém Ferramentas de gestão da empresa: ERP Objetivos de um armazém Ferramentas de gestão da empresa: SGA Gerenciamento sem SGA: estudo de caso Gerenciamento com SGA: estudo de caso Seleção do SGA Implementação do SGA

35 SELEÇÃO DO SGA PARCEIRO SGA PRODUTO CLIENTE

36 Como deve ser o produto (SGA)?
SELEÇÃO DO SGA Como deve ser o produto (SGA)? Deve ser desenvolvido com tecnologia padrão e de ponta. O SGA deve ser capaz de ser atualizado conforme as tendências do mercado O pior software é o desatualizado. A empresa que desenvolve o SGA deve ter garantias de continuidade e futuro. O gerenciamento deve ser escalável e modular, o que não constitui um empecilho para o crescimento de sua empresa. Precisa ser global. Multicliente, multilíngue, multiempresa, multiarmazém. A funcionalidade do SGA deve atender às exigências de sua empresa hoje e no futuro. Deve ser compatível e integrável com outros sistemas e outras ferramentas da informática.

37 Quais as características que devem ser atendidas pelo PARCEIRO?
SELEÇÃO DO SGA Quais as características que devem ser atendidas pelo PARCEIRO? Entender seu negócio. Perceber que é compreendido. Fornecer referências e certificações. Ser um solucionador e com perspectivas futuras. Ser atendido sempre que sua empresa precisar. Ser capaz de oferecer um serviço de suporte e manutenção global para toda a informática do armazém.

38 O que o CLIENTE deve fazer?
SELEÇÃO DO SGA O que o CLIENTE deve fazer? Procurar adaptar-se, sempre que possível, ao padrão do sistema. É mais econômico, fácil de implantar e manter. Envolver-se no processo de seleção e implementação. Contribuir com todos os departamentos envolvidos. Ver o SGA como uma ferramenta mais produtiva e de forma mais confortável e competitiva. Valorizar o SGA segundo seu valor e utilidade que superam o custo. Uma ferramenta ruim jamais é extinta. Ao implantá-la, o software deve ser atualizado para acompanhar a tecnologia. Não esteja à frente nem fique para trás dos avanços tecnológicos.

39 Todo o gerenciamento deve basear-se na análise de custo/benefício.
SELEÇÃO DO SGA O gerenciamento do armazém permite uma melhoria significativa tanto em redução de custos quanto na melhoria do nível de serviço. Para realizar de forma eficaz deve-se levar em conta os seguintes aspectos: Em primeiro lugar, reorganizar, simplificar... e, depois, gerenciar. Nunca automatizar o caos. Muitas vezes, o gerenciamento envolve uma mudança na forma de conduzir as operações (Reengenharia de processos). Precisamos nos concentrar nas tarefas repetitivas e não nas exceções (Gerenciamento seletivo). Todo o gerenciamento deve basear-se na análise de custo/benefício. Por mais que o gerenciamento seja aprimorado, o funcionário ainda é necessário e, portanto, precisamos dar atenção especial à participação, motivação e treinamento do pessoal envolvido, a fim de atingir os resultados desejados.

40 O que é um armazém? Por que é necessário um armazém? Operações realizadas em um armazém Ferramentas de gestão da empresa: ERP Objetivos de um armazém Ferramentas de gestão da empresa: SGA Gerenciamento sem SGA: estudo de caso Gerenciamento com SGA: estudo de caso Seleção do SGA Implementação do SGA

41 A implementação de um SGA envolve...
IMPLEMENTAÇÃO DO SGA A implementação de um SGA envolve... Controle das operações em tempo real. Gerenciamento automático dos locais: armazém desorganizado. Otimização das recorrências. Minimização de erros. Inventário permanente. Rastreabilidade. Trabalho “sem papel”. Transmissão de ordens aos funcionários. Intercâmbio de informações com o ERP corporativo. O que você ganha com um SGA? Aumento de produtividade. Redução de custos de logística. Melhoria da qualidade do serviço. Inventário permanente.

42 Características básicas do armazém a serem consideradas:
IMPLEMENTAÇÃO DO SGA Características básicas do armazém a serem consideradas: Número de localizações do armazém. Número de funcionários para o recebimento e envio. Número de funcionários para a seleção, preparação e reposição de pedidos. Movimentos realizados: paletas que entram por dia, número de pedidos e de linhas de pedidos por dia... Quantidade de referências. Tipologia das referências. Controle de rastreabilidade. Controle de lotes, vencimentos... etc.

43 Quais as perguntas que devemos fazer para escolher um SGA?
As necessidades de nosso negócio serão atendidas? Isso permitirá uma expansão futura de meu negócio? Isso permitirá um desenvolvimento tecnológico superior? É um produto padrão? Ou é um produto não-padrão? Trata-se de um sistema adequado para as operações que realizo em meu armazém? Reduzirá o custo unitário de manipulação e o tempo de manipulação? Os custos totais de armazenamento diminuirão? É adequado para o correto gerenciamento de meus estoques e serei informado de forma permanente?

44 Metodologia de implementação Arquitetura Conclusões
ÍNDICE NIVEL 2 Introdução Módulos Funcionalidades Metodologia de implementação Arquitetura Conclusões

45 Introdução Módulos Funcionalidades Metodologia de implementação Arquitetura Conclusões

46 APRESENTAÇÃO DA EMPRESA
Mecalux é uma multinacional de engenharia com mais de 40 anos de história. Líder do mercado mundial de estantes industriais e está entre as 5 maiores empresas do mundo em automatização de depósitos. UNIDADES DE NEGÓCIO ESTANTES ROBÓTICA Armazenagem de caixas Armazenagem de paletes Estantes seletivas e dinâmicas Drive-in e Drive-thru Depósitos verticais Sistemas de transporte (caixas e paletes) Estantes dinâmicas e Push Back Cantilever, outros... Informática de Controle e Gerenciamento Sistemas de estacionamento RF

47 Resolver o problema do gerenciamento físico das mercadorias
APRESENTAÇÃO DO PRODUTO é o Sistema de Gerenciamento de Depósitos (SGD) da Mecalux para os depósitos convencionais sem terminal automático guiados por radiofrequência (RF). Resolver o problema do gerenciamento físico das mercadorias (da entrada até a saída, por meio de todos os processos intermediários) Fornece uma coleção de ferramentas poderosas (facilita o trabalho e aumenta a produtividade, eficiência e qualidade de serviço) Permite maior controle de estoque no depósito (são registradas todas as entradas e saídas, disponibilidade de estoque on-line) Ajuda a reduzir erros humanos (fornece movimentos guiados, serviços de assistência e informações em tempo real)

48 HISTOIRE DU PRODUIT Foi criado em 2006 como um novo produto com base na experiência e melhores práticas de SGD da Mecalux (SIMEGA) e de SGD da Thyssen (Thystore). Em 2005, a Mecalux adquiriu a divisão de robótica Thyssen SIMEGA (2003) (2006) THYSTORE (1995)

49 Introdução Módulos Funcionalidades Metodologia de implementação Arquitetura Conclusões

50 (Telas de radiofrequência do Terminal Cliente)
MÓDULOS Application Updater Ferramentas Módulo de radiofre-quência (Telas de radiofrequência do Terminal Cliente) Instaladores Impressora de rótulos Gerente de PTL Gerente de pick to voice Simulador de layouts Importador/ Exportador Console de gerenciamento (Tela principal do PC) GNA (comunicação com o ERP) GALILEO (comunicação com automáticos e SCADA)

51 CONSOLE DE GERENCIAMENTO
É o módulo principal do aplicativo, onde o depósito, o fluxo de trabalho, produtos, embalagens, clientes, etc. estão configurados.

52 MÓDULO DE RADIOFREQUÊNCIA
É o módulo de radiofrequência do aplicativo. Contém todas as funcionalidades necessárias para que o operador execute qualquer trabalho no depósito. Módulo de RF

53 Pastas compartilhadas
GNA - Comunicações com o ERP É o módulo de gerenciamento de interfaces para a comunicação com o ERP do cliente. Protocolo de comunicação Mecalux O sistema permite a comunicação com o ERP por meio do protocolo de intercâmbio de arquivos padronizado pela Mecalux e sem nenhuma modificação ou adaptação. Protocolo de comunicação cliente O sistema também permite a personalização para adaptação ao formato do ERP do cliente. (o nível de personalização é estimado na oferta) Canais de comunicação Pastas compartilhadas O protocolo utilizado é o de pastas compartilhadas do Windows FTP O protocolo utilizado é o de transferência de arquivos por FTP SAP IDOC Utilise l'IDOC du WM-SAP via RFC. MQ-Series Utiliza-se o MQ-Series da IBM

54 APPLICATION UPDATER Módulo responsável pela execução das atualizações automáticas dos demais módulos do aplicativo. Essas atualizações são realizadas pela Internet e distribuídas automaticamente aos terminais de radiofrequência e PC. É usado no momento do lançamento do aplicativo para instalar a última versão disponível, sendo utilizado também pelos técnicos de manutenção remota para aplicar as atualizações críticas. Cliente 1 REDE DO CLIENTE NOVA VERSÃO download upload INTERNET Cliente n download REDE DO CLIENTE Servidores centrais Mecalux

55 Metodologia de implementação Arquitetura Conclusões
Introdução Módulos Funcionalidades Metodologia de implementação Arquitetura Conclusões Nota: as funções marcadas com o símbolo (A) correspondem às funções incluídas no pacote Mecalux Easy Nível 0 (Autoinstalável).

56 CLASSIFICAÇÃO INTERNA

57 RECEBIMENTOS ORDEM DE RECEBIMENTO: o sistema de gerenciamento corporativo do cliente (ERP) informa ao SGD acerca da chegada da mercadoria, por meio de uma ordem de compra ou de produção. Esse conceito não é obrigatório para o funcionamento do SGD. Os recebimentos são o processo que permite a entrada do material (estoque) no depósito, relacionando esse material com a ordem de recebimento correspondente. RECEBIMENTO: este conceito reflete a ação de confirmação de entrada física do produto no depósito, gerando alta de estoque.

58 Planejamento de descargas Captura de dados logísticos
RECEBIMENTOS O Easy WMS otimiza recebimentos de material desde a notificação da ordem de envio pelo sistema de gerenciamento corporativo (ERP) até a entrada física. Planejamento de descargas Planejamento da capacidade de descarga de recebimentos por intervalo de horários. (A) Impressão de relatórios com gráficos que exibem o nível de conformidade na entrega da transportadora ou fornecedor. Possibilidade de realizar recebimentos sem ordem de entrada prévia, ou seja, alta de recebimentos realizada manualmente. (A) Capacidade de criar qualquer quantidade de recebimentos associados com uma ordem de entrada. Dessa forma, é possível receber envios múltiplos. Possibilidade de corrigir quantidades esperadas por excesso ou defeito (erros de envio). Possibilidade de realizar o recebimento operacional por meio do terminal de radiofrequência. Recebimentos Confirmação das informações do recibo de entrega para evitar erros de recebimento. (A) Criação manual de novos artigos no próprio SGD, caso não existam no sistema. Possibilidade de criar novas apresentações de artigos (embalagens, empilhadeiras etc.) relacionadas com cada produto. Controle de lote, número de série, validade... durante o recebimento de artigos com os atributos logísticos necessários. Controle de temperatura e peso durante o recebimento para os artigos com os atributos logísticos necessários. Controle do proprietário das mercadorias. Captura de dados logísticos

59 Documentação de recebimentos
Impressão de relatórios padrão de recebimento. (A) Impressão de relatórios personalizados de recebimento. Impressão de relatórios de diferenças para comparar o material recebido com o esperado (relatório de erros de envio). Etiqueta com código de barras Impressão de etiquetas de unidades de armazenamento (embalagem) com formato padrão. (A) Impressão de etiquetas de unidades de armazenamento (embalagem) em formato personalizado. Impressão de etiquetas de produto em formato padrão. (A) Impressão de etiquetas de produto em formato personalizado. Gerenciamento da maioria das impressoras de etiquetas do mercado. (A) Fechamento de ordens de entrada e recebimentos manualmente associados a elas. (A) Cancelamento de recebimentos para implementar o encerramento parcial da ordem de recebimento. Fechamento de ordens de entrada e dos recebimentos a elas relacionados no sistema de gerenciamento (ERP). Encerramento de recebimentos Devoluções Alta manual de devoluções. (A) Alta de devoluções associadas a uma ordem de recebimento. Tratamento e localização de embalagens segundo as regras estabelecidas em áreas específicas destinadas ao controle de qualidade.

60 Controle de erros de medição
RECEBIMENTOS Reconhecimento de embalagens procedentes de linhas de produção por meio de etiquetas no formato EAN 128. Gerenciamento de envio rápido: Se faltar estoque para atender a um pedido, será gerado um movimento diretamente do ponto de recebimento até o centro de expedições a fim de concluí-lo sem o posicionamento prévio da mercadoria. Controle dimensional da embalagem (altura, controle de lacunas, controle de fichas) em depósitos automáticos. Gerenciamento de envios a locais de trabalho de reembalagem para corrigir erros dimensionais e de qualidade de unidades de armazenamento. Possibilidade de comunicação de alta do material do sistema de gerenciamento corporativo (ERP) em processos de entrada. Entradas de produção Controle de erros de medição Representação visual de erros de medição. Impressão de relatórios e estatísticas de erros de medição. Em depósitos automáticos nos quais se dispõe de controle de medição: Comunicação automática do material recebido no sistema de gerenciamento corporativo (ERP). Comunicação automática do material posicionado no sistema de gerenciamento Comunicações com o ERP

61 Gerenciamento de regras de localização
ARMAZENAMENTO O Easy WMS permite configurar regras de localização a partir de uma série de condições selecionáveis. As regras de posicionamento, ou seja, o comportamento do processo de localização, podem ser constituídas de diferentes estratégias aplicáveis ou não, segundo as necessidades (A): Por região e características dimensionais. Por produto e/ou apresentação. Por fornecedor. Por proprietário. Por rotatividade do produto. Por estado do material. Por peso. Por nível de perigo do produto. Por temperatura. Por tipo de embalagem. Por tipo de produto. Gerenciamento de regras de localização

62 ARMAZENAMENTO Envio rápido Se faltar estoque para atender a um pedido, será gerado um movimento diretamente do ponto de recebimento até o centro de expedições a fim de concluí-lo sem o posicionamento prévio da mercadoria. Consolidação Permite consolidar material por unidade de armazenamento ou de referência. Move o estoque de um local ou unidade de armazenamento para outro, para que haja maio otimização do espaço do depósito. O usuário pode executar comandos de consolidação para poder compactar material segundo os seguintes critérios: Produto. (A) Proprietário. Lote. Número de série. Data de vencimento. Área do depósito. Corredor. Intervalo de coordenadas. Rastreabilidade Registram-se todos os movimentos do estoque e das unidades de armazenamento, obtendo, dessa forma, total rastreabilidade no depósito, da entrada à saída.

63 Reorganização automática
ARMAZENAMENTO Reorganização automática Nos depósitos automáticos, o sistema tem a capacidade de reorganizar as unidades de armazenamento nos corredores por meio de programação de tarefas por intervalo de horários ou nos períodos de inatividade de produção. Reposição manual. (A) Reposição automática nos locais de retirada para que sempre haja estoque disponível. Reposições Associando um determinado estoque a um cliente. Esse estoque deve ser utilizado apenas para atender ao cliente especificado. Associando um determinado estoque a uma ordem de saída. Esse estoque deve ser utilizado apenas para atender essa ordem. Reservas manuais de estoque O sistema realiza reservas de estoque manualmente com os seguintes critérios:

64 INVENTÁRIO O Easy WMS facilita o gerenciamento e controle dos estoques do depósito (estoque) e as alterações de status (correto, vencido, danificado...). Gerenciamento de localizações Gerenciamento da rota de posicionamento a fim de otimizar o movimento até a chegada ao destino. (A) Possibilidade de o operador alterar manualmente a localização sugerida pelo sistema. Reposições: o sistema gera reposições automáticas na localização de sobras configuradas para manter um estoque permanente. Gerenciamento dinâmico de rotatividade Cálculo da rotatividade de cada artigo em um intervalo de datas selecionável e a partir dos movimentos produzidos. Gerar um relatório com sugestões para a alteração de rotatividade. (A) Geração de tarefas de reposicionamento de estoques, com base nas mudanças de rotatividade dos produtos ou alterações de status do material. Gerenciamento de localização L&F O sistema tem uma ferramenta gráfica que exibe uma imagem das estantes com o estoque localizado nelas, no qual é possível identificar e alterar os status e locais de estoque, assim como a aplicação de reservas e bloqueios de posicionamentos e embalagens. (A)

65 Visualização do depósito e do estoque
INVENTÁRIO Visualização do depósito e do estoque O sistema tem uma ferramenta gráfica que exibe uma imagem das estantes com o estoque localizado nelas, no qual é possível identificar e alterar os status e locais de estoque, assim como a aplicação de reservas e bloqueios de posicionamentos embalagens. (A) Contagens O usuário pode gerar e lançar as contagens (tarefas de inventario do depósito) pelas seguintes características (A): Proprietário do produto ou depósito. Produto. Unidade de armazenamento. Lote. Número de série. Corredor. Área do depósito. Intervalo de coordenadas do depósito. A contagem pode ser gerada por meio dos seguintes tipos: Informado. (A) Cego. Parcialmente Informado.

66 CONTAGENS O objetivo é fazer uma contagem (inventários de material), podendo funcionar em dois modos de trabalho: Manual: a pedido do usuário e de forma manual, ou seja, a partir do terminal de rádio, o conteúdo de uma unidade de armazenamento ou localização é consultado. Automática: é gerado pelo gerente do depósito, que atribui o trabalho a um operador. Na geração de uma tarefa de contagem, é possível definir a forma de contagem que se deseja aplicar. Informado: o sistema fornece informações sobre o produto e a quantidade, devendo o operador confirmar ou corrigir a indicação do sistema. Parcialmente informado: o sistema fornece informações sobre o produto, mas não a quantidade e, portanto, o operador deve inserir a quantidade após realizar a contagem. Cego: o sistema não informa nem o produto nem a quantidade; portanto, o operador deverá inserir todos os dados. Os trabalhadores que executam as tarefas de contagem e que têm permissão para fazer isso poderão ajustar e corrigir os estoques. Uma modificação do estoque do depósito gerará automaticamente uma comunicação de variação de estoque para o sistema de gerenciamento corporativo (ERP) do cliente. Modos de contagem

67 EXPEDIÇÕES Por meio deste processo são realizadas as saídas de material do depósito, a partir da preparação de pedidos. As extrações podem ser realizadas de duas maneiras: Manual: o material é extraído ou operações de retirada são realizadas manualmente a partir do terminal de radiofrequência sem associá-lo a nenhuma ordem de envio, ou seja, sem o sistema de gerenciamento corporativo (ERP) relatar a saída do estoque ao SGD. Automática: o material é removido com uma ordem de entrega, ou seja, o ERP informou ao SGD a saída de estoque e, portanto, há um gerenciamento de preparação dessa ordem pelo SGD.

68 O sistema pode lidar com os seguintes conceitos:
EXPEDIÇÕES CENTRO: localização anterior à plataforma de carga, onde as embalagens são depositadas para expedição. Automático Este modo é usado quando são utilizadas as ordens de envio enviadas do ERP ao SGD para implementar as saídas (preparação de pedidos) e as expedições posteriores da mercadoria. O sistema pode lidar com os seguintes conceitos: ORDENS DE EXPEDIÇÃO: São incluídos em cada pedido de um cliente (e têm um único ponto de descarga). PARADA: cada ponto de descarga realizado pelo veículo que transporta o pedido do cliente. PERCURSO: deslocamento realizado por um transporte que sai do depósito e que, normalmente, transporta mais do que um pedido. .

69 EXPEDIÇÕES Manual Aqui, o operador utiliza uma lista (geralmente impressa em papel a partir do ERP) com o material a ser extraído Por meio do terminal de radiofrequência (RF) serão registradas as operações de saída que o sistema descontará do estoque.

70 Termos utilizados EXPEDIÇÕES
Percurso: agrupamento de pedidos de clientes em um transporte comum e sequenciados por paradas. O SGD administrará a carga dos pedidos no veículo na sequência de paradas que tiverem começando a carregar o veículo pelo último pedido a ser distribuído. Ordem de expedição: cada um dos pedidos de clientes ou de saída de material de qualquer conceito, geralmente compra, transferência de estoque ou devolução ao fornecedor. No caso de estarem associados a um percursos, é necessário especificar o número de parada (sequência de paradas). Pode haver mais de uma ordem de expedição ou pedido para cada parada. Parada: cada um dos pontos de descarga de pedidos dentro de um roteiro. O sistema extrairá o material na ordem inversa das paradas para permitir que a primeira carga corresponda à última parada. Agrupamento de ordens de expedição: o sistema permite realizar agrupamentos de ordens de expedição de duas formas: Ondas de pedidos: agrupamento para poder executar de forma conjunta todas as ordens de saída contidas na onda. Isso otimizará os movimentos dos operários na realização do pedido, obtendo maior produtividade. As ordens de saída agrupadas são tratadas em ondas individuais, indicando ao operador a quantidade de produto que deve ser extraída para cada pedido. Grupos de pedidos: somatório de todas as ordens de saída de modo que elas sejam feitas segundo o total de material a ser preparado. Ou seja, ele informa ao operador a extração global do produto, resultante da soma dos pedidos agrupados. Posteriormente, será necessário desagrupar os produtos em suas ordens originais.

71 PLATAFORMAS DE EXPEDIÇÃO
DEPÓSITO MONTAGEM DE KITS CENTROS CONSOLIDAÇÃO PLATAFORMAS DE EXPEDIÇÃO

72 Preparação de encomendas
EXPEDIÇÕES Por meio deste processo são realizadas as saídas de material do depósito, a partir da preparação de pedidos. O sistema permite receber as ordens de expedição por meio de uma interface de comunicação. Elas são equivalentes às ordens de venda ou de saída de material. Podem conter dados das embalagens específicos que sairão ou apenas a quantidade de material de referência, acompanhada das informações logísticas necessárias. Realização manual de saída de material. (A) O sistema permite o planejamento das expedições em intervalos de horários. (A) O sistema permite a impressão de relatórios com gráficos para visualizar o nível de conformidade. (A) O sistema permite imprimir relatórios personalizados. Percursos/ Ordens de expedição Saída de material segundo as seguintes modalidades: Gestão de saídas das embalagens cheias. (A) Gestão de percursos de envio (transporte). Todos os pedidos são agrupados formando um percurso de envio. Gestão de saídas de embalagem cheia, ordenando o pedido por linhas. Preparação de encomendas

73 Transferência manual de estoque Carregamento do caminhão
EXPEDIÇÕES Retirada Retiradas por meio de terminais de radiofrequência ou em posição fixa por meio do PC. (A) Gestão das diferentes apresentações do artigo. Gerenciamento de empilhamento de produtos. Gerenciamento da embalagem-cliente e gerenciamento do retorno da embalagem-cliente ao depósito. Pick / Put to light Gerenciamento de dispositivos PTL (Pick e Put to light) para executar os processos de retirada. Saída do balcão Gerenciamento de pedidos gerados diretamente do balcão de vendas a pedido do cliente e expedidos por radiofrequência O sistema gerenciará a aceitação ou não do produto pelo cliente. Se o produto for rejeitado, o sistema gerenciará a recolocação de armazenamento. Transferência manual de estoque Transferência de estoques manuais entre os pedidos de diferentes clientes (os pedidos são ajustadas na plataforma para atender um cliente com urgência). Carregamento do caminhão O sistema monitora a carga de pacotes de cada pedido no veículo de transporte designado, evitando, assim, erros de envio. Gerenciamento de percursos de entrega.

74 Documentação da expedição Rotulagem da mercadoria
EXPEDIÇÕES Documentação da expedição Notas de entrega por pedido ou por grupo de pedidos. (A) Relatório de diferenças entre o material solicitado e o fornecido. (A) Relatório de material por embalagem (lista de embalagem). (A) Relatório de composição de expedição consolidada, a fim de desfazê-la manualmente nos pedidos. Relação de embalagens, referências e pedidos carregados em um caminhão. Elaboração de relatórios personalizados. Rotulagem da mercadoria Rotulagem de embalagens de formato padrão. (A) Rotulagem de embalagens de formato personalizado. Comunicações com o ERP Comunicação automática do material emitido para o sistema de gerenciamento corporativo (ERP). Comunicação automática ao ERP do material carregado no veículo de transporte.

75 Gerenciamento de estações Designer de relatórios
FERRAMENTAS Possibilitam padronizar e personalizar a aplicação segundo critérios do próprio cliente e da aplicação das regras de segurança necessárias. Gerenciamento de estações Capacidade de gerenciar bloqueios e alterações básicas de funcionamento nas estações de trabalho (computadores, terminais de radiofrequência etc.) do sistema. O sistema é fornecido com um designer de relatórios dentro do próprio aplicativo. Isso permite que a equipe de TI do cliente adapte os relatórios existentes a suas necessidades ou crie novos relatórios. Na mesma instalação podem ser gerados relatórios personalizados e padrão. Designer de relatórios Designer de rótulos O sistema é fornecido com um designer de rótulos. Isso possibilita que a equipe de TI do cliente adapte formatos de rótulos adequados às próprias necessidades.

76 Relatórios e estatísticas
FERRAMENTAS O sistema permite gerenciar usuários e grupos de usuários, administrando a segurança de acesso ao aplicativo, o uso e a visualização das diferentes opções e a restrição de operação para cada usuário. O gerenciamento de autorizações de usuários, no caso da estrutura multidepósito, pode ser configurado independentemente para cada depósito. Segurança Consultas gerais O sistema tem uma grande coleção de consultas e relatórios gerais que podem ser adaptados pelo cliente segundo suas necessidades de informação. Navegação Possibilidade de acesso a diferentes níveis de informação em uma mesma tela, facilitando a melhor ergonomia da aplicação. Manuseio O sistema pode ser utilizado no terminal de radiofrequência, posição fixa do computador ou com apoio de formulários em papel. O sistema é fornecido com um designer de relatórios dentro do próprio aplicativo. Isso permite que o cliente adapte os relatórios existentes a suas necessidades ou crie novos relatórios. Na mesma instalação podem ser gerados relatórios personalizados e padrão. Relatórios e estatísticas

77 Editor de regras e estratégias de localização
FERRAMENTAS Editor de regras e estratégias de localização

78 Configurador de plug-ins e interface gráfica
FERRAMENTAS Configurador de plug-ins e interface gráfica

79 FERRAMENTAS Gestor de projetos

80 Manutenção de trabalhos
FERRAMENTAS Manutenção de trabalhos

81 Visualizador de fluxos de trabalho (processos)
FERRAMENTAS Visualizador de fluxos de trabalho (processos)

82 FERRAMENTAS Gerente de segurança

83 O sistema dispõe dos seguintes relatórios pré-configurados:
RELATÓRIOS E ESTATÍSTICAS O sistema dispõe dos seguintes relatórios pré-configurados: Entradas e saídas do sistema. Discrepâncias no recebimento. Atividades do depósito por item. Atividades do depósito por localização. Atividades do depósito por operador. Lista de itens ordenados por código. Lista de itens ordenados por descrição. Detalhes da produtividade por operador. Faltas de estoque. Lista de pedidos de retirada. Contagens designadas. Locais sem uma contagem. Contagem de produtividade. Variação da contagem por localização. Sessões iniciadas no sistema. Tarefas incompletas. Inventário por código de produto e localização. Inventário por descrição de produto e localização. Inventário de uma localização. Inventário de um código do produto. Estoque recebido. Lista de locais por área. Comparação dos tempos de trabalho dos operadores. Relatório do material expedido.

84 Designer gráfico de relatórios
RELATÓRIOS E ESTATÍSTICAS Designer gráfico de relatórios O sistema é fornecido com um configurador gráfico de relatórios que permite que o cliente crie seus próprios relatórios a partir do zero ou aproveite os já existentes, a fim de obter informações que sejam mais úteis e necessárias a qualquer momento.

85 MAIS CARACTERÍSTICAS inclui mais recursos para adequar-se à diversidade do negócio de nossos clientes em todo o mundo. Permite administrar mercadorias de terceiros Ideal para operadores logísticos. Multiproprietário Multisite É instalado em um único servidor. É utilizado em todas os depósitos em diferentes localizações geográficas. Multilinguagem O aplicativo está traduzido em vários idiomas e em vários alfabetos. Extensível A aplicação é projetada para incluir atributos específicos dos processos de negócio do cliente. Segundo o conceito de modularidade, a aplicação é uma coleção de plug-ins (ou funções) a partir da qual você pode criar outros novos recursos com facilidade. Baseado em plug-ins Interface gráfica A aplicação tem uma interface gráfica, simples, confortável, rápida e amigável, o que facilita uma aprendizagem rápida.

86 Introdução Módulos Funcionalidades Metodologia de implementação Arquitetura Conclusões

87 CICLO DE VIDA é configurado e desenvolvido segundo as normas vigentes e segundo o modelo de ciclo de vida tradicional de um sistema de informações. FASE I: Coleta de dados do cliente FASE II: Configuração e parametrização FASE III: Implementação e treinamento FASE IV: Saída para produção e documentação INVENTÁRIO PARTIDA Fase I A coleta de dados de cada cliente é realizada para configurar e parametrizar o sistema em termos das características de trabalho do cliente. Fase II São processos configurados e parametrizados com base nos dados obtidos de cada cliente Os documentos são elaborados a partir das especificações detalhadas e casos de teste. Fase III Os equipamentos de hardware são instalados e realiza a implementação do aplicativo no depósito do cliente. Realiza-se o treinamento em nível operacional e técnico. Ponto de partida da entrada em produção do sistema SGD. Usando as ferramentas habilitadas para inventário, realiza-se uma contagem de todo o depósito para iniciar as operações com o SGD. Inventário de partida Inicia-se a produção real da aplicação do SGD. Os implementadores da Mecalux comparecem pessoalmente e entregam a documentação do SGD (manuais do usuário, manuais técnicos...). Fase IV

88 Introdução Módulos Funcionalidades Metodologia de implementação Arquitetura Conclusões

89 Interface de usuário (C#.NET)
ARQUITETURA tem uma arquitetura cliente-servidor moderna, na qual o servidor contém as regras do negócio e o cliente só contém recursos gráficos para melhorar a velocidade de resposta. Para os clientes de PC Utiliza-se Windows XP SP 2 (requisito mínimo) Para os clientes de RF Utiliza-se Windows CE versão 5.0 ou superior Para o servidor Utiliza-se Windows 2003 R2 server e DB: Oracle 10g R2 Arquitetura de 3 camadas Interface de usuário (C#.NET) Serviços (C#.NET) Lógica e acesso a dados (Oracle PL-SQL)

90 REQUISITOS DE HARDWARE
instala-se em dispositivos móveis que atendam aos seguintes requisitos mínimos: Sistema operacional Windows CE 5.0 ou superior Microprocessador InTel. X-Scale PXA270 a 624 MHz Memória RAM 64 Mb Memória flash 64 Mb Capacidade do monitor QVGA [240x320 píxeis] VGA [480x640] Colorido/Monocromático Comunicação WLAN Rádio Outros (opcional) Leitor de etiquetas

91 instala-se nos principais fabricantes do mercado. Alguns exemplos são:
REQUISITOS DE HARDWARE instala-se nos principais fabricantes do mercado. Alguns exemplos são: SÍMBOLO Teklogix Intermec Terminais de radiofrequência leves/celulares Terminais de radiofrequência robustos Terminais de transporte

92 REQUISITOS DE HARDWARE
recomenda-se o uso de Symbol, Intermec e Cisco, com as seguintes características: Interfaces físicas 802 3 abg Ports LAN Bandas 2 412 – GHz 5 150 – GHz 5 150 – GHz 5 470 – GHz (segundo as especificações do país)

93 Introdução Módulos Funcionalidades Metodologia de implementação Arquitetura Conclusões

94 Sabe-se onde o estoque está o tempo inteiro.
POR QUE USAR UM SGD? Sabe-se onde o estoque está o tempo inteiro. Otimiza-se o trabalho de pesquisa de localização e preparação de pedidos. É possível fazer as estatísticas de trabalho no depósito (tempos de recebimento, localização, preparação de pedidos etc.). É possível obter informações em tempo real sobre produtos, embalagens, locais e tarefas que o operador está desenvolvendo. É possível desencadear tarefas em outros sistemas de informação. IMPLICAÇÕES Maior eficiência no trabalho do depósito. Mais controle sobre o estoque do depósito. Mais controle sobre o trabalho dos funcionários do depósito. Funcionários que podem mudar de área sem problemas.

95 Conhecemos o negócio de armazenamento há mais de 40 anos.
POR QUE USAR MECALUX EASY? Conhecemos o negócio de armazenamento há mais de 40 anos. Temos escritórios e suporte local. Temos uma plataforma tecnológica moderna que evolui a cada mês. Temos uma plataforma flexível que permite que o software seja adaptado às necessidades do cliente e não o cliente às restrições do software. Oferecemos preço competitivo. Fornecemos um serviço de pós-venda 7 dias por semana, 24 horas por dia, 365 dias por ano. Nosso software pode ser instalado em diversos fabricantes de terminais de radiofrequência. Estamos com o cliente da pré-venda até o pós-venda passando por etapas de análise, concepção, configuração, programação, treinamento e implementação. Nosso software pode ser integrado com sistema automático da Mecalux e outros fabricantes.

96 ESTUDO DE CASO Centres Autoequip, S.A.

97 APRESENTAÇÃO A Centres Autoequip, S.A. é uma empresa dedicada a serviços rápidos de manutenção e cuidados com os veículos, especializada na distribuição de pneus. Em 1988, Rafael Bosch, atual presidente da empresa, começou a vender pneus em um pequeno local de Premià de Mar chamado Neumáticos N-II. Posteriormente, mudou-se para Vilassar de Dalt e inaugurou a Neumáticos Vilassar (1992). O negócio se expandiu e se tornou a AutoEquip (1995), a primeira rede catalã especializada em serviços rápidos para manutenção de veículos. Desde então, a empresa evoluiu até chegar à fase de expansão e crescimento atual com 17 pontos de venda na Catalunha, divididos entre as províncias de Barcelona e Girona. Em 2009 foi adquirido um novo depósito logístico de distribuição para pontos de venda na cidade de Argentona, onde foi implantado um sistema de gerenciamento por meio de radiofrequência

98 NEGÓCIO Os negócios da Centres Autoequip baseiam-se nas seguintes divisões: Manutenção rápida de veículos. Venda e substituição de pneus. Venda e substituição componentes para veículos (freios, amortecedores, faróis, rodas, arrefecimento...). Venda e instalação de equipamentos de áudio, navegação, multimídia e vivavoz para automóveis. Mais de referências O mercado-alvo da Centres Autoequip é: Todos os proprietários de veículos. Rapidez Qualidade Profissionalismo O melhor preço do mercado Os principais fatores de sucesso da Centres Autoequip são:

99 Total rapidez na preparação de pedidos.
NECESSIDADES LOGÍSTICAS Total rapidez na preparação de pedidos. Número de referências elevado e variável. Alta capacidade de otimização do espaço e armazenamento.

100 DEPÓSITO Área total: 3.156 m² Área de serviços e escritórios: 448 m²
Área do depósito: m² Prateleiras convencionais Área de armazenamento no solo 8 corredores para armazenamento 2 plataformas de recebimento 5 plataformas de envio 8 terminais de radiofrequência 5 empilhadeiras 1 estação de trabalho de recebimento/envio 1 impressora de etiquetas

101 DEPÓSITO Área do solo Área de Pneus - Azul Área de Pneus - Laranja
Área de Pneus - Cinza Área da loja Área de Áudio para Automóveis Plataformas de recebimento/envio

102 Recebimento e localização: Otimização do espaço e armazenamento
PROCESSOS Recebimento e localização: Otimização do espaço e armazenamento Descarregamento do veículo. Consolidação de produtos em embalagens completas. Gerenciamento de envio rápido. Localização da embalagem cheia. Consolidação de embalagens para preencher os espaços vazios com excessos de mercadoria. Localização de excessos de mercadoria; recebimento em áreas de excessos.

103 Preparação de pedidos e envio: Total rapidez na preparação de pedidos
PROCESSOS Preparação de pedidos e envio: Total rapidez na preparação de pedidos 1) Gerenciamento da área de envio rápido; previsão de pedidos. 2) Otimização de quantidades e gerenciamento da redução de excessos de mercadoria. 3) Agrupamento de pedidos em etapas. 4) Otimização do percurso do funcionário. 5) Delimitação do depósito em áreas de rotatividade de mercadorias A, B, C. 6) Fechamento automático dos envios.

104 Inventário permanente e geração de tarefas de contagens.
OUTROS PROCESSOS Inventário permanente e geração de tarefas de contagens. Cálculo automático de rotatividade das mercadorias. Assistente de consolidação de referências em um mesma embalagem armazenada. Geração de etiquetas de embalagem e localizações. Atribuição em bloco de tarefas a funcionários. Geração de relatórios e estatísticas.

105 Capacidade do produto armazenado
MELHORIAS OBTIDAS Capacidade do produto armazenado Capacidade no recebimento de mercadorias 100% Aumento 60.000 Com Mecalux Easy 30.000 Sem Mecalux Easy 50% Aumento 150 Com Mecalux Easy 100 Sem Mecalux Easy 20.000 40.000 60.000 1 Sem Mecalux Easy Com Mecalux Easy 50 100 150 1 Sem Mecalux Easy Com Mecalux Easy

106 Preparação de encomendas Expedições
MELHORIAS OBTIDAS Preparação de encomendas 50% Aumento 1.200 Com Mecalux Easy 800 Sem Mecalux Easy Linhas/dia Expedições 40% Aumento 70 Com Mecalux Easy 50 Sem Mecalux Easy Pedidos/dia 200 400 600 800 1.000 1.200 1 Sem Mecalux Easy Com Mecalux Easy 10 20 30 40 50 60 70 1 Sem Mecalux Easy Com Mecalux Easy

107 Automatização dos movimentos. Otimização do armazenamento.
MELHORIAS OBTIDAS Automatização dos movimentos. Otimização do armazenamento. Minimização dos movimentos internos do depósito. Redução do tempo de treinamento para os funcionários. Integração aos sistemas computadorizados.

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