A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Apresentação Shell Script

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Apresentação Shell Script"— Transcrição da apresentação:

1 Apresentação Shell Script
Nome: João Peil Contato: Curso: ADS

2 Índice 1.1 O que é Shell Script? Listagem de Interpretadores Como funciona? Como é Executado? Características Amostra de Script

3 1.1 O que é Shell Script? Shell é uma linguagem de script (por isso Shell Script), que é usada em diversos sistemas operacionais com diversas formas de linguagem, no que cabe aos interpretadores denominar tais formas.

4 1.2 Listagem de Interpretadores
Bash Sh Ash Csh Tcsh

5 2.1 Como Funciona? O script funciona com base em linhas de comando. Após a inserção dos comandos em um editor de texto executável, o script é executado e então o interpretador processa as linhas de comando de acordo com o seu padrão, e em seguida retorna com a tela do que foi feito para o usuário.

6 2.2 Como é executado? Para demonstrar a execução do shell, será mostrada uma imagem de como ela é feita, e logo em seguida uma breve explicação sobre o que foi feito.

7 É simples, primeiro digita-se o nome do interpretador usado no script, para que não haja nenhum tipo de problema (neste caso usamos o bash). Em seguida é adicionado um espaço e o nome dado ao script que você deseja executar. E pronto, você executou um arquivo em shell.

8 2.3 Características Tendo algum entendimento de linguagens de programação, pode-se dizer que o shell é um artifício poderoso em relação a criação de programas rápidos e de fácil acesso. Além disso, a linguagem baseada no script é fácil de ser compreendida, porém muito detalhista em questão a organização das linhas de comando, ou seja, um mínimo erro pode ser fatal ao script.

9 3.1 Amostra de Script Esta imagem apenas exibe o uso do “#” para descrições do programa a ser trabalhado.

10 Acima é apresentada a função “Preparado” que exibe uma pergunta utilizando o recurso gráfico dialog. Se o usuário apertar sim, o programa vai redireciona-lo a função FOR, se não será fechado.

11 Logo após mostra uma contagem regressiva usando o laço de repetição For e na sequência a imagem de uma bomba feita em Ascii. Depois é feito o processo de passagem para a função “Sucesso”

12 Logo acima, temos o início da função sucesso, que exiba duas mensagens, uma de sucesso na explosão, e outra dando adeus ao usuário. Após isso o programa é fechado.

13 Para que não ocorra nenhum problema a primeira função é chamada abaixo de todo o script, para que ele possa ser rodado.

14


Carregar ppt "Apresentação Shell Script"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google