A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Relações públicas, Cerimonial e Etiqueta.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Relações públicas, Cerimonial e Etiqueta."— Transcrição da apresentação:

1 Relações públicas, Cerimonial e Etiqueta.
Prof.ª Fabiana Santos

2 O que são Cerimonial, Protocolo e Etiqueta?
Considerações Gerais Como conseqüência das facilidades modernas, cada vez mais as pessoas tem interesse em reunir-se para trocar conhecimentos, estreitar relações, realizar acordos e negociações, em convenções, congressos, conferências, simpósios e outros tipos de eventos, seja em nível regional, nacional ou internacional.

3 O que são Cerimonial, Protocolo e Etiqueta?
O Cerimonial e o protocolo fazem parte dos costumes do ser humano desde o nascimento até a morte. Quando da chegada do Bebê, há todos os preparativos para recebê-lo, tais como o enxoval, o chá de bebê, a decoração do quarto e as lembrancinhas no hospital. Depois vêm o batismo, o primeiro aniversário, a festa de 15 anos, a formatura, com todo o protocolo que é devido, até o dia de seu falecimento, em que a cerimônia fúnebre também requer formalidades.

4 O que são Cerimonial, Protocolo e Etiqueta?
Mas, afinal, o que são o cerimonial e o protocolo? Segundo o dicionário Aurélio, Cerimonial significa “Conjunto de formalidades que se devem seguir num ato solene ou festa pública”. Já Protocolo de acordo com o dicionário Houaiss, significa: 2. Ata, registro de atos oficiais; 2.1 Na Idade Média, registro de atos públicos;

5 O que são Cerimonial, Protocolo e Etiqueta?
2.2 Registro das audiências nos tribunais; 2.3 Registro de uma conferencia internacional ou negociação diplomática; 2.4 Livro de registro da correspondência oficial de uma empresa, universidade, repartição pública, etc.

6 O que são Cerimonial, Protocolo e Etiqueta?
Nos eventos oficiais de governo, o cerimonial e o protocolo são regidos por leis. No Brasil, a regulamentação dessas normas se dá por meio do Decreto nº , de 9 de março de 1972, assinado pelo então presidente Emílio G. Médici. Esse documento aprova as normas do cerimonial público e a ordem geral de precedência que devem ser observadas na solenidade oficiais realizadas na capital da República, nos estados e nas missões diplomáticas.

7 O que são Cerimonial, Protocolo e Etiqueta?
Já na atividade profissional, o cerimonial ocorre em todos os atos solenes e nas festas públicas e privadas e tem por objetivo codificar as regras protocolares de modo a proporcionar a cada um dos participantes as prerrogativas, os privilégios e as imunidades a que têm direito, assegurando, assim, o pleno êxito desses eventos.

8 O que são Cerimonial, Protocolo e Etiqueta?
Cerimonial: Relativo a cerimônias, vem do latim caeremonia e é definido como “O conjunto de formalidades regulamentada por lei, tradição, uso ou costumes, que se devem observar num ato solene ou festa pública, quer seja de um culto religioso ou atividade profana!

9 O que são Cerimonial, Protocolo e Etiqueta?
Protocolo: Deriva do latim protocollum e este do grego protokollon, que na antiguidade se referia à primeira folha que se colava aos rolos de papiro, como um resumo do texto , e que aparecia em certos documentos de caráter formal. Hoje, refere-se a atos notariais e escrituras, quando devem ser ordenadas.

10 O que são Cerimonial, Protocolo e Etiqueta?
Etiqueta: Etimologicamente, o termo provém do francês étiquette. Segundo Adolfo J. Urquiza, etiqueta “é o conjunto de estilos, usos e costumes que devem ser observados em casas reais e em atos públicos solenes, assim como nas manifestações externas da vida social”.

11 O que são Cerimonial, Protocolo e Etiqueta?
Refere-se ao tratamento formal entre as pessoas, sendo este tratamento diferente daquele que se usa quando existe certo grau de confiança e familiaridade.

12 O que são Cerimonial, Protocolo e Etiqueta?
Os conhecimentos de etiqueta nos ajudam a saber como nos comportamos socialmente, facilitando a nossa relação com os demais, e também com os nossos superiores e subordinados com quem temos contato diário e cuja convivência requer o conhecimento de determinadas normas, imprescindíveis para ter uma correta conduta social, em todos os momentos em que seja necessário

13 O que são Cerimonial, Protocolo e Etiqueta?
Resumo: Cerimonial – Termo que usamos para nos referirmos às formas comuns de atos solenes e formais, públicos ou privados. Protocolo – Refere-se às normas relacionadas a atos e gestões relativos às atividades oficiais. Etiqueta – Está relacionada ao comportamento social de uma pessoa, em suas relações com as demais, especialmente nos ambientes formais.


Carregar ppt "Relações públicas, Cerimonial e Etiqueta."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google