A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

“Semana das profissões” Iniciativa: Sistema Energia de Ensino

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "“Semana das profissões” Iniciativa: Sistema Energia de Ensino"— Transcrição da apresentação:

1 “Semana das profissões” Iniciativa: Sistema Energia de Ensino
Palestra sobre as profissões: Design de Interiores Paisagismo Palestrante: Profa. Maria Pilar Martins Diez Arantes (designer, arquiteta, diretora do Centro de Artes e Design)

2 Perguntas para o grupo Cada um deve se perguntar no mínimo sobre estes quesitos, antes de fazer sua escolha por uma profissão ou instituição de ensino: Qual é a imagem que lhe vem à cabeça, quando você pensa num profissional de design?

3 Como você gostaria de ser reconhecido quando se formasse em design?

4 Quais são suas expectativas em relação ao mercado de trabalho para o profissional de design?

5 A partir de sua percepção, quais são os maiores problemas em relação às escolas de design em Santa Catarina?

6 Quais características você mais valorizará ao escolher o curso de design?
(preço, localização, nome da instituição, grade curricular, corpo docente, empregabilidade, etc)

7 Quais as atividades deste profissional. Como é o seu dia-a-dia
Quais as atividades deste profissional? Como é o seu dia-a-dia? Quais as atividades mais suaves, quais as mais duras, quais são os maiores desafios?

8 DESIGN DE INTERIORES PAISAGISMO
Habilitações da área de DESIGN

9 Designer de Interiores
TITULAÇÕES Designer de Interiores Paisagista

10 Níveis de formação existentes para as profissões
Técnica: foco no mercado de trabalho. Formação voltada para a prática, com desenvolvimento específico de conhecimentos que possam ser aplicados imediatamente à conclusão do curso na realização de projetos. Tecnológica: intermediário entre a formação técnica e o bacharelado. Tem foco no mercado de trabalho, porém desenvolve competências gerenciais (conhecimento mais aprofundado do processo e das relações interpessoais do que a formação técnica). É graduação. Bacharelado: formação mais generalista. Capacita para a pesquisa, a docência, para o gerenciamento. Também habilita o profissional para a prática, mas como não tem foco no mercado, geralmente acaba sendo deficiente nos conhecimentos técnicos específicos.

11 O que faz o Designer de Interiores?
Planeja todo tipo de interferências no espaço interno construído, de qualquer natureza de uso (lazer, comercial ou residencial).

12 O que faz o Paisagista? Planeja interferências no espaço externo livre – na paisagem, de qualquer natureza de uso (lazer, comercial ou residencial).

13 Etapas do trabalho do designer e do paisagista e habilidades mínimas exigidas

14 Etapas Diagnóstico Planejamento Desenvolvimento do projeto
Apresentação para o cliente Execução da obra

15 Diagnóstico: fase de identificação
Entrevista com clientes: entender suas necessidades concretas e subjetivas. Levantamento de dados: pesquisar legislação, fazer estudo de casos semelhantes, estudar aspectos específicos do projeto (materiais apropriados, tecnologias disponíveis, etc.) Para isto, são exigidas várias habilidades comportamentais (atitudes), organização, dinamismo, capacidade de interpretação de textos.

16 Planejamento: fase de planejar as etapas envolvidas no trabalho, definir a fundamentação estética do projeto, definir prazos e sistema de comunicação com cliente, definir orçamentos, realizar o programa de necessidades. Habilidades: organização, dinamismo, capacidade de interpretação de textos, conhecimentos técnicos de orçamentação, senso estético, .

17 Desenvolvimento do projeto: fase de criação, pesquisa de materiais, representação gráfica (desenho).
Habilidades: criatividade, percepção espacial, interesse pela inovação, disciplina, espírito de equipe, conhecimento técnico específico em desenho e normas técnicas, visão multidisciplinar.

18 Planta baixa em detalhe, de uma cozinha.
Fonte: 2020Design.com.br

19 Planta baixa técnica de paisagismo
Fonte: Rosalba Paisagista

20 Perspectiva de um armário
Fonte: 2020Design.com.br

21 Fonte: Rosalba Paisagista

22 Perspectiva de um banheiro
Fonte: 2020Design.com.br

23 Apresentação para o cliente: munido de desenhos, perspectivas, amostras e de excelente fundamentação estética, o profissional “vende” sua idéia. Habilidades: capacidade de comunicar-se de forma clara, objetiva e precisa, bom relacionamento interpessoal, empatia.

24 O Designer de Interiores planeja todos os elementos que constituem um espaço interno: mobiliário, iluminação, decoração, cores, layout. Esteticamente, funcionalmente e ergonomicamente corretos. Perspectiva de um dormitório Fonte: 2020Design.com.br

25 Projeto de um gazebo para paisagismo
Fonte: Revista Natureza Atividades de um paisagista: projetar elementos decorativos, gazebos, pisos e outros elementos contrutivos para jardins.

26 Perspectiva de uma cozinha
Fonte: 2020Design.com.br

27 Execução da obra: compra de materiais, administração dos recursos financeiros, acompanhamento dos trabalhos de terceiros, prestação de contas para o cliente, contratação de equipes de trabalho. Habilidades: honestidade, humildade, paciência, visão sistêmica, conhecimentos de orçamento e fluxo de caixa, conhecimentos básicos da legislação trabalhista, facilidade de comunicação.

28 Mercado de trabalho do designer de interiores
Autônomo ou com empresa própria, realizando projetos; Colaborador em escritórios de design, arquitetura, engenharia, construtoras; Consultor para empresas, auxiliando em definições estratégicas que envolvam otimizaçao do espaço, conceituação estética; Colaborador em empresas do ramo de decoração, design, artes: vendedor, projetista, gerente de vendas; Especialização em diversas ramos: móveis, objetos, paisagismo; Docência (para graduados).

29 Mercado de trabalho do paisagista
Autônomo ou com empresa própria, realizando projetos; Proprietário de empresa do ramo de produtos para paisagismo e jardinagem (tem conhecimento técnico, falta o conhecimento administrativo que pode ser obtido em cursos do Sebrae e empresas afins); Colaborador em escritórios de design, arquitetura, engenharia, construtoras; Consultor para empresas, auxiliando em definições estratégicas que envolvam ajardinamentos ou modificação da paisagem e onde seja necessário ter-se clara a conceituação estética; Colaborador em empresas do ramo de floricultura, paisagismo: vendedor, projetista, gerente de vendas.

30 Outros cursos oferecidos pelo Centro de Artes e Design (curta duração – 3 a 4 meses)
Decoração de Interiores Desenho em Perspectiva Paisagismo e Jardinagem Desenho Artístico a mão livre Técnicas de artes decorativas para reutilização de mobílias História da arte e do mobiliário Maquetaria Escultura em papel

31 Onde estudar Design de Interiores e Paisagismo em Florianópolis?

32 224-6530 Profissionais formando Profissionais
Av. Mauro Ramos, 1.450/ 2o. andar – Centro Ed. Platinum Tower


Carregar ppt "“Semana das profissões” Iniciativa: Sistema Energia de Ensino"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google