A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ARTE- ADAPTAÇÃO CURRICULAR

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ARTE- ADAPTAÇÃO CURRICULAR"— Transcrição da apresentação:

1 ARTE- ADAPTAÇÃO CURRICULAR
Disciplina: Arte Série/Ano: 5º série / 6º ano Volume/Bimestre: 1º Situação de Aprendizagem SEQUÊNCIA DIDÁTICA: TEMA- TRIDIMENSIONALIDADE COMO ELEMENTO ESTÉTICO. ARTES VISUAIS: Recursos audiovisuais sugeridos no caderno 1-Apreciação, observação e conversas sobre as imagens do caderno com objetivo de conceituar a tridimensionalidade e relação desta com o  espaço  nas artes visuais. 2-Observação de imagens do próprio caderno e CD enviado pela SEE. Adaptação: Observar imagens do próprio caderno, e as imagens e/ou materiais sugeridos pelo professor como facilitadores do entendimento da criança.  3-Após a apreciação das imagens realizar uma ação expressiva para criar um objeto bi e tridimensional no papel, na argila, com o próprio corpo, ou outro recurso. Após a própria criação e observação de imagens de artistas, consolidar o conceito de tri e bidimensionalidade por meio de desenho, colagem, e respondendo as questões propostas no caderno do aluno, de forma oral , escrita ou representativa.   4-Avaliar a ação expressiva da ação de criação da criança, utilizando-se da forma de registro orientada pelos gestores da escola.(ex: caderno de registro, fichas de registros, conforme legislação ou outras....)

2 PLANEJAMENTO Situação de Aprendizagem- Sequência didática adaptada
O QUE É BIDIMENSIONAL? Bidimensional: professor mostra figuras bidimensional, devendo ser com figuras recortadas ou outro material palpável. As duas dimensões são comprimento e largura, uma superfície plana, sobre a qual podem ser dispostas marcas visíveis planas, que não tem profundidade. (fazer a atividade de forma palpável com o aluno)

3 O QUE É TRIDIMENSIONAL? Explanação do professor:
Onde vivemos, de fato é em um mundo tridimensional. O que vemos à nossa frente não é uma imagem plana, (mostrar a mesa, cadeira, estojo, etc.) Qualquer objeto pequeno, leve e próximo pode ser pego e girado em nossas mãos. Cada movimento do objeto mostra um formato diferente porque a relação do objeto e nossos olhos foram modificados. É na mente humana que o mundo tridimensional ganha o seu significado.(ex. mostrar objeto da figura plana e a com volume).

4 APRECIAÇÃO Apreciação: o profº mostra as imagens do caderno, esclarecendo a tridimensionalidade da imagem. Ex: O profº mostra as imagens selecionadas por ele como facilitador para a aprendizagem (palpável), e as imagens do caderno do aluno, e pede para o aluno oralizar o que viu. Observe que: O registro desta atividade já é uma avaliação, que deve constar no registro do progresso do aluno.

5 APRECIAÇÃO Momento de criação O Professor deve:
a)  disponibilizar os Materiais a ser utilizados. As crianças deverão fazer a apreciação estética das esculturas, e o professor observar : -A ação Expressiva: a partir do conhecimento adquirido e da apreciação estética, ele deverá esboçar ideias, selecionar materiais, e partir para a criação, sempre sobre o olhar avaliativo do professor, de maneira contínua e permanente

6 Ação Expressiva: Momento de criação

7 ESCULTURA - DO BIDIMENSIONAL AO TRIDIMENSIONAL

8 AVALIAÇÃO Habilidades construídas no decorrer da aula:
-conseguiu com ou sem apoio? -quais recursos foram utilizados? -foram feitas intervenções? Como? Quais?

9


Carregar ppt "ARTE- ADAPTAÇÃO CURRICULAR"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google