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Elaboração de Projetos para Captação de Recursos

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Apresentação em tema: "Elaboração de Projetos para Captação de Recursos"— Transcrição da apresentação:

1 Elaboração de Projetos para Captação de Recursos
Marlene Carvalho

2 “Para realizar sua missão e atender às necessidades da comunidade, as organizações necessitam de
recursos, de origem nacional ou internacional, advindos de fontes governamentais ou privadas.” (Landim, 1999)

3 Fontes de Financiamento
Indivíduos Empresas Fundações e ONGs (nacionais e internacionais) Agências Internacionais de Cooperação (USAID, CIDA, GTZ, PNUD) Recursos Públicos Governamentais Projetos de Geração de Renda Bancos Eventos

4 Existem muitos recursos...
... faltam bons projetos.

5 Setores Sócio-econômicos
Primeiro Setor Governo Segundo Setor Empresas Terceiro Setor Quarto Setor Sociedade Civil Organizada 5

6 Setor Sócio-econômico
Primeiro Setor A União O Estado O Município Os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário recursos públicos para fins públicos. Política, legislação e serviços Produto Fonte: Mike Hudson

7 Setor Sócio-econômico
Segundo Setor Empresas Profissionais Liberais Os que atuam na livre iniciativa e seus colaboradores recursos privados para fins privados. Produto Bens e serviços. Fonte: Mike Hudson 7

8 Setor Sócio-Econômico Recursos públicos e privados para fins públicos.
Organizações da Sociedade Civil Organizações Voluntárias Organização de Empregados Organizações de Profissionais Igrejas Sindicatos Clubes Terceiro Setor A transformação do ser humano Produto Movimenta 1,55% do PIB Recursos públicos e privados para fins públicos. Fonte: Mike Hudson

9 Setor Sócio-econômico
Tráfico de drogas Crime organizado Corrupção Quarto Setor Produto Contravenção, contrabando, falsificações, criminalidade e violência Movimenta 5% do PIB Fonte: Jeremy Rifkin

10 O que são Projetos Sociais
O que são Projetos Sociais? Projetos são ferramentas de ação que delimitam uma intervenção quanto aos objetivos, metas, formas de atuação, prazos, responsabilidades e avaliação. Projetos sociais são uma forma de organizar ações para transformar determinada realidade social ou alguma instituição.

11 Requisitos para um Projeto Social
Pessoas com vocação; Boa articulação Social e Política; Visibilidade e Sustentabilidade; Transparência

12 Trocas Organização Social Beneficiários Comunidade Governo Empresas
Outras Organizações Parceiros Voluntários

13 Projetos sociais: tendências e desafios
Ênfase na ação local; Articulação entre esferas de governo: união, estados e municípios; Gestão em Rede; Execução de projetos ou programas.

14 Perfil do Gestor – Capacidades
Compreensão dos contextos políticos, sociais e institucionais; Comunicação e negociação; Definir, delegar e cobrar responsabilidades; Agilidade de avaliação; Motivar pessoas, administrar conflitos e frustrações e capacidade de gerenciamento; Valorizar e promover a visibilidade do projeto e seus resultados.

15 Apoio e Fomento - Financiadores; - Agências de Cooperação; - Bancos;
- Fundações e ONGs; - Financiadores; - Agências de Cooperação; - Bancos; Neste nível o projeto se relaciona com a captação de recursos financeiros e a articulação global de políticas. É importante perceber as condições de possíveis financiadores e as relações políticas decorrentes destes possíveis apoios.

16 Mediação e Articulação
Importante haver um equilíbrio entre captação de recursos financeiros e articulação de parcerias em torno do projeto. Desta forma, as articulações em torno de políticas públicas tem sua importância relacionada com a construção de projetos em comum, o que implica nas definições em torno da missão de cada organização.

17 Elaboração do Projeto Formato e Etapas

18 UM BOM PROJETO DEVE: Ter começo, meio e fim;
Ser claro, objetivo e conciso; Ter a participação dos três setores (Público, Privado e 3º Setor); Ser auto-sustentável; Ter objetivos quantificáveis; Ter orçamento real.

19 Estrutura do Projeto Histórico da Instituição; Justificativa;
Objetivo geral; Objetivo Específico; Metodologia Indicadores e Formas de Avaliação; Cronograma; Orçamento; Resumo; Anexos com fotos.

20 Quem é responsável pelo projeto?
Entidade Proponente/Executora Dados da Entidade: Qualificação Identificação

21 Dados da Instituição Dados Cadastrais; Missão; Experiência; Parceiros;
Projetos; Certificados; Sucesso (resultados práticos).

22 Dados de Identificação:
Nome Endereço completo Site e correio eletrônico Registro jurídico (CNPJ, etc)

23 Dados de qualificação Projetos que já realizou Projetos que realiza
Pequeno histórico da Instituição Projetos que já realizou Projetos que realiza Entidades das quais recebe apoio Entidades parceiras

24 Justificativa Por que o projeto deve ser implementado?
Demonstrar relação do projeto com problemas sociais relevantes: importância; Destacar os benefícios que trará à população; Reforçar a missão da Instituição; Destacar o papel estratégico do projeto.

25 (O que se quer transformar a partir do projeto)
Objetivos (O que se quer transformar a partir do projeto) Geral (Justificativa) Específicos (Metas)

26 O acordo em torno dos objetivos e divisão de atribuições é essencial para a coesão do grupo que está viabilizando o projeto, pois o projeto será cobrado por seus resultados e realização dos objetivos específicos.

27 Metodologia : Descrição técnica do “como fazer”;
Cronograma : Feito sobre cada atividade e não sobre o objetivo específico; Orçamento : Também determinado por cada atividade proposta. O custo do projeto será o somatório do custo das atividades. Anexos : Plantas, currículos, fotos etc...

28 Metodologia Como este projeto será executado? Formas de pesquisa
Público Alvo Parcerias Instrumentos de ação Materiais de trabalho

29 Indicadores e Formas de Avaliação
Sua função é provar que o projeto atingiu os objetivos em termos quantitativos e qualitativos.

30 - Durante a elaboração da proposta.
Avaliação - Processo constante de revisão do projeto. - Durante a elaboração da proposta. Durante a execução do projeto. Descrita na metodologia ou à parte.

31 Avaliação e Monitoramento
Objetivo Geral - Impactos a longo prazo Objetivos Específicos - Resultados concretos a curto prazo Monitoramento Objetivos Ações e resultados Metodologia Equipes e parcerias Recursos

32 Orçamento Deve ser objetivo em relação aos gastos;
Indicar contrapartidas; Fontes de contribuição local são importantes; Quando possível, indicar possibilidades de sustentação própria; Citar outros apoios recebidos e outras fontes em negociação.

33 Resumo A primeira imagem do projeto Síntese
Uma página, no começo da proposta. A problemática social A relevância da ação A credibilidade da organização Os objetivos do projeto Os recursos da contrapartida

34 Anexos São materiais de apoio ao projeto Folder da Instituição
Cartas de apoio Mapas, Fotos, Tabelas, Gráficos... Dados estatísticos Breve currículo dos responsáveis Documentação legal

35 Desenvolvimento dos Projetos
Etapa 1 – Idéia Etapa 2 – Elaboração Etapa 3 – Realização Etapa 4 – Conclusão Etapa 5 – Avaliação dos Resultados Um bom projeto se retroalimenta, prevendo continuidade

36 Importante Projeto é planejamento e planejamento é atividade coletiva;
É preciso uma boa relação custo/beneficio; Financiador não é banco e sim PARCEIRO; Não estamos vendendo projetos, mas conquistando parceiros; Conquistar parceiros é ter SUCESSO.

37 sucessivos sucessores
“Sucessos sem sucessivos sucessores bem sucedidos é fracasso”. Robert A Orr

38 “ Distribuir dinheiro é algo fácil e quase todos os homens têm este poder. Porém decidir a quem dar, quanto, quando, para que objetivo e como, não está dentro do poder de muitos e nem tampouco é tarefa fácil.” ARISTÓTELES 384 a 322 a.C.

39 A captação de recursos é
captação de pessoas para pessoas.

40 Obrigada! Marlene Carvalho


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