A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CURSO DE FILOSOFIA/PSICOLOGIA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CURSO DE FILOSOFIA/PSICOLOGIA"— Transcrição da apresentação:

1 CURSO DE FILOSOFIA/PSICOLOGIA
PATRICIA MACHADO DOMINGUES -PSICÓLOGA- GRADUAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL UBERLÂNDIA - UFU MESTRADO EM PSICOLOGIA- USP RP

2 Símbolos da Filosofia

3 FILOSOFIA O que é filosofia? Filosofia: palavra de origem grega:
(philos = amigo; sophia = sabedoria) Foi pela admiração (thauma) que os homens começaram a filosofar pela perplexidade, pela admiração e pelo espanto diante das coisas do mundo.

4 O que é filosofia? A filosofia começa quando algo desperta nossa admiração e espanto. Algo chama nossa atenção: (O que é isto? Por que é assim? Como assim? Como funciona?). Espantar-se diante das coisas, interrogá-las é próprio da condição humana. Mas é também normal se acostumar com as coisas após conhecê-las, adaptar-se. E há, ainda, coisas que não chegam a ser questionadas: naturalização.

5

6 Você também pode filosofar!!
Filosofia não é feita apenas pelos filósofos e pensadores, mas é aquilo que fazemos quando estamos livres de nossas atividades cotidianas e temos a chance de nos perguntar o que é a vida e o universo. Ser humano é curioso e vive se perguntado sobre o mundo, sobre a vida, ele raciocina, fantasia... Atitude filosófica

7 Você já observou como um bebê se relaciona com o mundo
Você já observou como um bebê se relaciona com o mundo? Tudo para ele, desperta curiosidade, admiração e espanto. Essa é uma diferença importante entre o adulto e a criança. A criança está descobrindo o mundo, possui características de exploração. Já o adulto está habituado ao mundo, pois tudo o que é conhecido e repetido torna-se hábito.

8

9 Adolescência Você ainda é uma criança capaz de se admirar e se espantar com as coisas do mundo e as novas descobertas? Ou é mais parecido com um adulto acostumado com o hábito e a rotina? Objetivo do nosso curso de filosofia: auxiliar os adolescentes a terem uma vida instigante e curiosa e não se tornarem apáticos e indiferentes às questões da vida e do mundo! Para isso vamos conhecer a história da filosofia.

10 Razão Razão: capacidade de pensar, de refletir sobre as coisas que nos cercam. “O homem é um animal racional”. Filosofia: refletir sobre o sentido da vida, os seus valores, como viver de maneira correta (ética), a felicidade, o amor, etc. Para filosofar é preciso pensar, mas nem todo pensamento é filosófico. A filosofia implica um pensamento sistematizado, voltado para o conhecimento.

11 Conhecimento Desde o início das primeiras civilizações, o homem sempre teve a necessidade de superar o desconhecido e buscar o conhecimento. Observação: ao observar os pássaros bicarem os frutos, os homens podiam diferenciar os que poderia comer, dos venenosos, por exemplo. Conhecimento é a relação que se estabelece entre o sujeito do conhecimento e o objeto a ser conhecido.

12 Formas de conhecimento
Conhecimento mitológico: primeira tentativa de conhecer o mundo, por meio de crenças e fantasias (aproxima-se da religião). O mito é uma representação coletiva, transmitidas por gerações, para explicar o mundo e a si mesmo. Conhecimento Filosófico: conhecimento teórico por meio de uma exaustiva reflexão crítica do mundo, da ação humana e de seus valores. Sistematização do pensamento buscando a realidade e a verdade.

13 Como surgiu a filosofia?
A Filosofia surgiu na Grécia em, aproximadamente, 600 a.C. Os primeiros filósofos foram pensadores insatisfeitos com as explicações dadas pela religião e pelos costumes e começaram a questionar e buscar respostas racionais. Eles encorajavam os alunos a questionarem, discordarem e criticarem. Debates, novas ideias, discussões, análises e críticas.

14 Mitologia Como os homens compreendiam o mundo e os fenômenos da natureza antes da Filosofia? As religiões explicavam as questões dos homens pelos Mitos. Mito: é uma explicação da vida pela visão dos deuses. Explicação mitológica para o funcionamento da natureza e das questões da vida que os homens observavam, mas não compreendiam. Mitologia grega, mitologia romana, mitologia egípicia, mitologia nórdica...

15 O nascimento da Filosofia
A filosofia nasceu da superação do mito, numa busca por explicações racionais e metódicas na Grécia Antiga (e sua vida política e social), transformando o conhecimento existente em ciência. A filosofia é atitude ou contemplação? Filosofia é poder se encontrar para falar de ideias e pensamentos. Se você não pensar por si mesmo, alguém vai pensar e escolher por você.

16 Filosofia ocidental Os primeiros filósofos surgiram na Grécia, por volta do século VI a.C ( a.C.). Os gregos já não se satisfaziam com as explicações mitológicas e sentiram a necessidade de conhecer o mundo de forma mais concreta do que fantasiosa. Os filósofos da natureza: preocupavam-se em explicar a origem e o funcionamento do mundo, os fenômenos da natureza. Ainda não se preocupavam com as questões humanas.

17 Pré-socráticos O primeiro filósofo grego que se preocupou com as questões humanas foi Sócrates, no século V a.C. Por isso, os filósofos gregos que o antecederam foram conhecidos como pré-socráticos, também porque tiveram um interesse comum (os fenômenos naturais e não humanos). Explicar a origem do mundo. Como o mundo surgiu no meio do caos? O princípio (arché) de todas as coisas seria a explicação desta transformação. Água, ar, fogo, terra, átomos e a combinação desses elementos seria a origem do mundo e das coisas.

18 Tales de Mileto Primeiro filósofo grego. Viajante do mundo. Dizem que ele calculou a sombra de uma pirâmide no exato momento em que sua própria sombra tinha o comprimento de sua altura. Para ele, a água seria a origem de todas as coisas. Será que ele observou as enchentes do Nilo no Egito e irrigação das plantações? Observou girinos transformando-se em rãs? Viu a transformação de da água em gelo, vapor e líquido?

19 Parmênides – filosofia do ser: tudo é
a. C, sul da Itália. Nada pode surgir do nada, tudo que existe sempre existiu. Da mesma forma, o que já existe não pode se transformar em outra coisa. Ele dizia que os sentidos dão uma visão distorcida da realidade, a visão não corresponde à razão das pessoas. Racionalista. O movimento só existe para o mundo dos sentidos, para o mundo inteligível (a razão), ele é ilusório. Ou seja só pode ser real para mim, o que eu conseguir pensar.

20 Heráclito Filosofia do devir: tudo flui, tudo se transforma
540 – 480 a.C, Ásia Menor. Tudo flui, tudo está em movimento e nada é para sempre. “Não se pode banhar-se 2 vezes nas mesmas águas de um rio”. Contradições: bem e mal, quente e frio, etc. Ex: precisamos ficar doentes para entender o que é saúde. Em meio a todas as contradições e transformações existe uma unidade que é “Deus” ou “logos”

21 Parmênides X Heráclito
Discussão filosófica que perdura até hoje: O conhecimento filosófico passa pelos sentidos para chegar à razão? Ou é adquirido diretamente pela razão? O que vemos, tocamos e sentimos é somente uma ilusão? Se a razão é fonte de toda sabedoria, então já nascemos sabendo, o conhecimento é inato?


Carregar ppt "CURSO DE FILOSOFIA/PSICOLOGIA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google