A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Redes Sociais O que é uma rede social?

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Redes Sociais O que é uma rede social?"— Transcrição da apresentação:

1 Redes Sociais O que é uma rede social?
2. Possíveis temas para o Enem e Vestibular sobre redes sociais. 3. Qual o vocabulário básico das redes sociais?

2 1. O que é a Internet? “The Internet is a global system of interconnected computer networks that use the standard Internet Protocol Suite (TCP/IP) to serve billions of users worldwide” - Wikipédia. “A Internet não é uma rede de computadores, é uma rede de pessoas.” - Marcelo Tas. Rede de pessoas? A Internet é, em si, uma rede social?

3 Visualização gráfica de várias rotas em uma porção da Internet mostrando a escalabilidade da rede
A Internet é uma rede, não possui um centro nem hierarquia em termos absolutos.

4 Pirâmide do Poder do Coronelismo
Fonte:

5 / Fonte: blog do crédito -

6

7 O que é uma Rede Social? Uma rede social é uma estrutura social composta por pessoas ou organizações conectadas. Fonte :Wikipédia Uma das características fundamentais na definição das redes é a sua abertura e porosidade, possibilitando relacionamentos horizontais e não hierárquicos entre os participantes. "Redes não são, portanto, apenas uma outra forma de estrutura, mas quase uma não estrutura, no sentido de que parte de sua força está na habilidade de se fazer e desfazer rapidamente.“ Fonte :Wikipédia Fonte :Wikipédia

8 Cada ponto branco é uma cidade, e as linhas azuis representam as relações de amizades entre os membros Destacam-se algumas coisas, como a hegemonia do Facebook nos EUA e Europa, a concentração de membros brasileiros nas regiões sul e sudeste do país e o sumiço da China e Rússia.

9 China e Rússia, países com estados com tradição centralizadora, tem suas próprias redes sociais hegemônicas – QQ Zone e V Kontakte.

10 Mapa de Redes Sociais na América Latina, de outubro de 2010 FONTE – Wiki notícia

11 Por que as redes sociais hegemônicas (face, Twitter) crescem tanto?
“O próprio twitter, com sua atual interface, facilita a função Retweet (retuitar). No começo não existia essa função; foram os usuários que inventaram o retuite. A história trending topics foi surgindo depois que os usuários criaram e passaram a usar as hashtags. O interessante é isso: a ferramenta vai ter vida longa se conseguir ir se adaptando às necessidades dos usuários que vão se alternando no decorrer do tempo e também a partir do uso que elas fazem das próprias ferramentas”. As redes evoluem a partir da experiência das pessoas. Depois é só programar. FONTE: Entrevista especial com Sandra Montardo, Pollyana Ferrari, Adriana Amaral e Matheus Lock dos Santos – Site da Revista Carta Capital.

12 Temas possíveis de Redação: Enem e Vestibulares
As redes sociais como ferramentas de participação democrática. Exemplos: Países Árabes (Twitter e facebook) Países em que a população derrubou autoridades despóticas organizando manifestações a partir das redes sociais Twitter ( e Facebook: Egito - Fevereiro de 2011: O ditador Hosni Mubarak, 82, renunciou ao poder depois de comandar uma ditadura com mão de ferro durante 30 anos. Tunísia - Janeiro de 2011: a “Revolução do Jasmim” levou o ditador Ben Ali a abandonar o país. Este episódio ficou conhecido como “revolução na Tunísia foi tuitada”. Líbia – Fevereiro de 2011: a onda de protestos contra o líder Muamar Kadafi, no poder há 41 anos na Líbia, fez com que o governo bloqueasse totalmente o acesso à internet no país. As redes sociais Facebook e Twitter, apontados por especialistas como um dos principais elementos de mobilização para a derrubada do presidente egípcio Hosni Mubarak, foram os principais sites bloqueados.

13

14

15

16

17 As redes sociais decretaram o fim do monopólio da comunicação por grandes grupos de mídia. Qualquer um pode ser uma mídia e participar de várias mídias. Concordam?

18 Interferência do Estado pró internet
EUA criam sistemas paralelos de internet para barrar censura O governo Obama está conduzindo um esforço mundial para estabelecer sistemas "paralelos" de Internet e telefonia móvel, a fim de ajudar dissidentes a solapar governos autoritários, reportou o New York Times. FONTE – Terra notícias -

19

20 “Embora a insaciável sociedade do consumo, alimentada pelo desenfreado capitalismo da pós-modernidade, tenha propagado o exacerbado individualismo, as redes sociais parecem ter motivado o ressurgimento do ideal iluminista da democracia pelo mundo” – Artigo - Redes sociais e mobilização popular – Fonte – Observatório da Imprensa.

21 Mídias sociais como ferramentas de mobilização social: leis, questões ambientais, sustentabilidade etc. Avazz A Avaaz tem guiado e levado adiante o idealismo do mundo. " – Gordon Brown - Ex –primeiro Ministro Britânico. "A Avaaz é inspiradora... e tem feito uma tremenda diferença. " –Al Gore LEI DA FICHA LIMPA - Greenpeace - Presidente dos EUA - Barack Obama VÍDEO – Internet como ferramenta para democracia global -

22 Que acharam do vídeo?

23 Exemplos e “webdemocracia”
Lei da Ficha Limpa - Avazz Eleições do Obama nos EUA Mobilizações por questões de direito humanitário internacional – Avazz (Apedrejamento de Iraniana, Enforcamento de Africana estuprada etc). A Internet permite uma comunidade internacional se comunicar e barrar ilegalidades. As redes sociais espalham a informação com maior velocidade.

24 Redes Sociais Interessantes
LinkedIn? CouchSurfing Rede social para mochileiros. Viaje de graça d os outros ou hospede um mochileiro no seu sofá. NING é a Rede Social para criar redes sociais. ormindo no sofá d SOUNDCLOUD - Rede Social para você postar músicas, comentar na própria timeline, segue artistas e seja seguido. Rede Social da Cultura Digital Brasileira Rede Social da Cultura Digital Brasileira, espaço público e aberto voltado para a formulação e a construção democrática de uma política pública de cultura digital, integrando cidadãos e insituições governamentais, estatais, da sociedade civil e do mercado. Skoob - Rede social para leitores. Compartilhe o que você anda lendo. Gengibre O Gengibre é uma rede social para postar mensagens curtas de voz via celular ou pelo próprio site. O Hulu é a rede social para compartilhar vídeos e assistir filmes e seriados de TV completos

25 Livemocha http://www. livemocha
Livemocha O Livemocha é a Rede Social para aprender indiomas. Last FM Last FM é a Rede Social para ouvir e criar álbuns musicais online. Indica pessoas e músicas pelo seu perfil musical. Modepass - Rede Social com informações sobre Moda Banco de Saúde 1ª Rede Social Brasileira com foco na qualidade de vida e saúde. Mais redes sociais interessantes: Lista de algumas redes sociais interessantes (delicious) - fonte - blog comunicadores.

26 Privacidade, Segurança, Identidade e Exposição em redes sociais
Redação da UFF teve redes sociais como tema: - “A identidade nos sites de relacionamento. Você nunca sabe quem está falando” abordou questões como a segurança em sites de mídias sociais como facebook, twitter e orkut Perfil falso: é possível no Face? Twitter? Orkut?

27 Redes sociais no mundo de trabalho
Muitas empresas incorporaram a análise do perfil das pessoas em redes sociais como parte do processo seletivo – por isso é importante que os seus valores, da “vida real” se reflitam também na Rede Social. “Você informa seu endereço de Facebook, Orkut e Twitter junto com seu currículo, no momento de se candidatar a uma oferta de trabalho? Pode parecer estranho, mas, em tempos de redes sociais, muitas empresas estão lançando mão desta estratégia como mais uma etapa do processo de seleção de novos funcionários. Já não é raro nos depararmos com anúncios nos classificados ou em sites de consultorias de RH pedindo que os candidatos passem seus endereços nas redes de relacionamento juntamente com seus dados profissionais”. Fonte: O Globo Para algumas profissões, a Internet e as redes sociais podem ser parte importante do currículo. Você já experimentou dar um Google no seu nome e ver o que aparece?

28

29 Profissões em redes sociais
Jornalismo, Publicidade, Marketing, Design Gráfico, Programação, Analistas de redes sociais.

30 “Embora eficiente para que o empregador possa enxergar o candidato pelo lado comportamental, os perfis não substituem o currículo ou os processos de entrevistas” “O futuro que se vislumbra é que as pessoas participem de forma mais consistente, com mais conteúdo, não só com abobrinhas. O que vale é se colocar nas redes opiniões sobre temas importantes, revelar como se percebe do ponto de vista de suas competências” José Augusto Figueiredo: especialista em RH e contratações. FONTE – Estadão - Seu futuro emprego pode estar nas redes sociais.

31

32 Glossário de Redes sociais
Mídias sociais são as redes sociais e blogs entendidos como veículos de comunicação em rede, onde o princípio básico é o de compartilhamento de conteúdo na internet. Geração Y – Geração que troca de trabalho o tempo todo, de número de celular e que navega muito na Internet e redes sociais – minha geração. Geração Z - A grande nuance dessa geração é zapear, tendo várias opções, entre canais de televisão, internet, vídeo game, telefone e mp3 players [4] – geração de vocês. Geração O que é?

33 O que a ciência pensa sobre o hábito de fazer tudo ao mesmo tempo?

34 O que é a WEB 2.0 ?

35 Internet Interativa

36

37

38

39 Avatar - Personalidade ou figura online, como no Twitter ou Facebook – Alguém usa avatar nas redes sociais? Widget - pode ser uma janela, menu, ícone ou barra de rolagem. SEO - são técnicas para melhorar a colocação de determinado site nos resultados de buscadores como o Google usando ferramentas como tags relevantes e URLs amigáveis. Tags são palavras-chaves, etiquetas ou marcadores usados para classificar um conteúdo e facilitar que outros usuários o encontrem. Wiki é um software que permite a edição coletiva de documentos na Internet. A palavra é de origem havaiana e significa “rápido”. É também uma abreviação para “what I know is” (“o que eu sei é”). Beta é um termo usado para informar que um programa, site ou aplicativo está em versão de teste. Freeware são programas de uso livre e gratuito. Open Source é o código fonte aberto. Qualquer nerd que entenda de HTML, o “idioma da Internet”, pode fazer um Mash-up de programas Open Source.

40 RSS é um gadget que dispara feeds cada vez que um site onde o usuário se inscreveu faz atualizações.
Feed é o que você vê na home das redes sociais, o conteúdo que “alimenta” o tempo inteiro o seu Sonico, twitter etc. O feed também pode “alimentar” seu ou gadget no browser (Internet Explorer, Mozilla Firefox, Google Chrome). RSS feeds são uma forma de “leitura limpa” de blogs e sites. Quando se lê um RSS feed não há gadgats ou publicidade ao lado do texto. Assinando RSS feeds você pode receber o conteúdo de um blog ou site no seu ou em um gadget do seu navegador. Twitter é a mídia social em que, no primeiro contato, você não acha a mínima graça.  Depois que aprende a brincar com o passarinho, fica viciado. Tweetups são encontros organizados via Twitter. Unfollow é o que você faz com aquele mala que tuíta que foi no banheiro, que saiu, que chegou, que respirou e só para quando tuíta: “4h da manhã, vou dormir”. Viralizar é o que blogueiros e tuiteiros tentam fazer com seus posts o tempo todo na Internet e raramente conseguem. Trackback é um post em resposta a outro post de outro blog. Worldpress e Blogger têm ferramentas para envio e recebimento de trackbacks em que o post resposta aparece como comentário do post original. É uma ótima ferramenta para novos blogueiros conquistarem espaço na blogsfera. Hit é a unidade que mede o número de visitações em páginas de Internet. Cada hit corresponde a uma visitação. Bookmarks é uma lista online de seus sites, blogs e notícias favoritas em um site como o delicious ou o digg. Podcast é um post em áudio, você pode fazer um na rede social Gengibre.

41 Multimídia – sabe quando você está assistindo TV, tuitanto no celular e postando no seu blog ao mesmo tempo? Isto não é multimídia. Multimídia é a combinação de diferentes mídias em uma interface: texto, foto, vídeo, voz, música, animação. Browser é mesmo que navegador, são os programas utilizados para acessar as páginas de Internet. Crack – programas usados para quebrar a segurança de outros programas. Dial - conectar-se usando um provedor. Domain ou Domínio é o nome que vem após dos s. Designa também o próprio endereço de um site. Hiperlink é a ligação entre páginas de Internet. Interface é o rosto de um programa. Aplicativos ou APPs são os programas que você instala no seu computador ou os que instala dentro das redes sociais. Gadget é uma gíria para uma geringonça eletrônica. Pode ser um mini-aplicativo, um PDA, um Celular, um Giroprigles, um módulo para blog, um dispositivo RSS que extrai seus feeds. Tag cloud é um tipo de gadget, uma nuvem de palavras-chave de um blog ou site. Veja esta em 3D. Mash-up ou brend é a “mistura” de aplicativos de diferentes sites em um só. Mixar duas músicas é um tipo de Mash-up. P2P é o “terror do copyright”. A rede P2P troca arquivos entre computadores sem a relação cliente/servidor. É muito usada para pirataria, mas em muitos casos serve para viralizar um produto novo (música, filme ou programa) que depois de fazer sucesso pode ser comprado de forma legal.

42 Análise das redes sociais no Brasil
(3 min.)

43


Carregar ppt "Redes Sociais O que é uma rede social?"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google