A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Pré-Independência e Vinda da Família Real

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Pré-Independência e Vinda da Família Real"— Transcrição da apresentação:

1 Pré-Independência e Vinda da Família Real
Aula 08 Movimentos de Pré-Independência e Vinda da Família Real

2 O que foram os Movimentos de
Pré-independência?

3 Os séculos XVIII e XIX caracterizaram-se, por um lado, pela crise do mercantilismo e dos estados absolutistas e, por outro, pela hegemonia das idéias liberais e pelo desenvolvimento do capitalismo industrial.

4 Na Colônia, as restrições metropolitanas, o controle do comércio e, principalmente, o arrocho tributário geravam descontentamentos.

5 Os movimentos de Pré-Independência refletiram esse estado de insatisfação e procuraram o rompimento com a Metrópole, desfazendo-se o Pacto Colonial.

6 Quais Foram os Principais Movimentos de Pré-independência?

7 Inconfidência Mineira (1789)
Inconfidência Mineira (1789)

8 Este movimento ocorreu em um contexto de decadência das minas, arrocho fiscal e administrativo e ameaças da Metrópole, como a decretação da derrama, ou seja, a cobrança compulsória dos impostos atrasados.

9 Na segunda metade do século XVIII, a produção de ouro dava
claros sinais de “cansaço”.

10 Nos anos 80, a dívida acumulada com a Coroa chegou a 384 arrobas
Nos anos 80, a dívida acumulada com a Coroa chegou a 384 arrobas. A solução era intensificar as derramas.

11 A elite mineira, influenciada pelas idéias iluministas e pelo exemplo da Independência dos Estados Unidos, passou a conspirar para livrar a região do domínio português.

12 O Tiradentes, imaginou em romper com Portugal e proclamar uma República.

13 Inconfidência Mineira
  • estabeleçer a capital em São João del Rei; • criar uma universidade em Vila Rica; • acabar com o monopólio da exploração de diamante; • • estabeleçer o serviço militar obrigatório.

14 A questão da escravatura gerou debates
A questão da escravatura gerou debates.Tiradentes e Peixoto propuseram a abolição. Os demais inconfidentes, no entanto, foram contra.

15 Porém, a insurreição não ocorreu
Porém, a insurreição não ocorreu. Liderados por Joaquim Silvério dos Reis, três inconfidentes delataram o movimento e o governador procedeu à prisão de praticamente todos os envolvidos.

16 Tiradentes foi executado no Rio de Janeiro, no dia 21 de abril de 1792
Tiradentes foi executado no Rio de Janeiro, no dia 21 de abril de Após a execução, seu corpo foi esquartejado.

17 Conjuração Baiana ou Revolta dos Alfaiates (1798)

18 Ao contrário da Inconfidência Mineira, esse movimento teve uma importante participação das camadas humildes da população – soldados e alfaiates.

19 • igualdade jurídica entre as pessoas; • liberdade de comércio;
Tinham propostas mais radicais, tais como:  • proclamação da República; • igualdade jurídica entre as pessoas; • liberdade de comércio; • fim da escravidão; • liberdade religiosa e participação política da população.

20 O movimento, assim como a Inconfidência Mineira, não passou da fase dos planos. Seus líderes foram delatados e o Governador, D.Fernando José de Portugal, ordenou a prisão de todos.

21 Dos seis condenados à morte – todos humildes – quatro foram executados em 8 de novembro de 1799 e, a seguir, esquartejados.

22 Revolução Pernambucana de 1817

23 Único movimento de Pré­Independência a passar da fase dos planos e a ganhar a adesão de grupos em várias outras províncias do Nordeste.

24 Houve também uma considerável influência da Maçonaria e da Igreja, por meio da destacada ação dos padres Roma e Miguelinho, que promoviam reuniões no seminário de Olinda.

25 Tomado o poder, no curto período em que o movimento deu certo, os membros do Governo Provisório aboliram títulos de nobreza, confeccionaram a bandeira da nova república e enviaram emissários às províncias vizinhas e aos EUA, Inglaterra e Argentina.

26 A participação popular no movimento revolucionário foi restrita.

27 Reafirmando o direito de propriedade e a escravidão, os líderes do movimento pernambucano deixaram a população mais humilde à margem do processo.

28 Aproximadamente dois meses após o seu início, as tropas fiéis ao príncipe regente D. João – que estava no Brasil desde 1808 – sufocaram a Revolução Pernambucana.

29 Por que o Príncipe Regente D
Por que o Príncipe Regente D. João Encontrava-se no Brasil neste Período?

30 A vinda de D. João ocorreu em virtude da luta entre França e Inglaterra.

31 monarquias absolutistas “sofriam” com as investidas das idéias da Revolução Francesa “exportadas” pelo Imperador Francês.

32 O único país onde as forças francesas não obtiveram êxito foi a Inglaterra, cuja marinha impedia a ação de Napoleão.

33 Como não conseguiu submeter os ingleses pelas armas, o governante francês resolveu asfixiar o país economicamente, decretando o Bloqueio Continental.

34 Napoleão proibiu, sob pena de invasão, a prática de comércio de todos os países europeus com a Inglaterra.

35 O bloqueio deixou Portugal em uma situação delicada, pois dependia economicamente da Inglaterra.

36 O rompimento significaria a falência do Estado português, mas não romper teria como resultado a invasão francesa.

37 A solução acabou sendo a transferência da Família Real para o Brasil, aliás proposta até pelo próprio governo inglês ao regente D. João.

38 A vinda da Família Real foi, na verdade, uma fuga, já que Napoleão ficou sabendo das intenções de D.João e ordenou a invasão de Portugal.

39 A fuga ocorreu no dia 27 de novembro de 1807
A fuga ocorreu no dia 27 de novembro de Quinze mil pessoas espremeram-se nas embarcações, que zarparam em meio a uma tempestade, sendo possível ouvir ao longe o som dos canhões das tropas francesas.

40 A acidentada viagem durou quase dois meses
A acidentada viagem durou quase dois meses. Somente em 22 de janeiro de 1808 a estropiada Família Real desembarcou em Salvador.

41 Como foi a Administração Joanina no Brasil?

42 D. João decretou, em 28 de janeiro, a abertura dos portos às nações amigas.

43 Fim Pacto Colonial e a independência econômica do Brasil em relação a Portugal, além de um grande alívio para a economia inglesa.

44 Em 1810, D. João assinou o Tratado de Aliança e Amizade, Comércio e Navegação, consolidando a primazia da relação econômica com a Inglaterra:

45 • Os ingleses aqui residentes teriam plena liberdade religiosa e seriam julgados em qualquer caso por juízes ingleses.

46 • O governo português comprometia-se a abolir gradualmente o trabalho escravo.

47 • Os produtos ingleses pagariam tarifas alfandegárias de 15% sobre os seus produtos. Os portugueses pagariam 16% e as demais nações, 24%.

48 O Príncipe Regente criou a Imprensa Régia, a Academia Real Militar, a Biblioteca Pública, o Banco do Brasil, o Jardim Botânico.

49 Em 1815, o Brasil foi elevado à condição de Reino Unido, e D
Em 1815, o Brasil foi elevado à condição de Reino Unido, e D. João determinou que a capital do “novo” reino seria o Rio de Janeiro.

50 Enfim, o Príncipe Regente ainda encontrou tempo para invadir a Guiana Francesa –em represália à invasão napoleônica a Portugal – e anexar a Província Cisplatina.

51 O que Eslava Acontecendo em Portugal durante o Período Joanino?

52 Até 1815, Portugal ficou sob domínio francês
Até 1815, Portugal ficou sob domínio francês. Com a queda de Napoleão, a Inglaterra passou a administrar o reino.

53 A elite portuguesa e o povo não suportaram a situação e tentaram livrar-se da incômoda e humilhante condição. FIM.


Carregar ppt "Pré-Independência e Vinda da Família Real"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google