A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Peakit - Nelson Rodrigues

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Peakit - Nelson Rodrigues"— Transcrição da apresentação:

1 Peakit - Nelson Rodrigues
Recursos web e catequese 13 de setembro – dia do catequista sameiro, braga

2 Catequizar é comunicar
Todo o acto catequético é um acto de comunicação. O catequista é, assim, um comunicador da linguagem da fé. A catequese é um acto de comunicação porque há uma transmissão de uma Mensagem que é a Boa Nova, o Evangelho. O catequista é comunicador da linguagem de fé porque tem a missao de dar a conhecer ao catequizando e de o fazer participar numa Mensagem que era exclusivamente dele.

3 Catequizar é comunicar
O catequista tem, assim, de repensar e de readaptar, cada vez mais, os instrumentos de comunicação mais adequados para que a mensagem possa chegar ao destinatário, a fim de promover uma profissão de fé viva, explícita e actuante” (DGC 78). o catequista tem de se confrontar continuamente com a sua linguagem, tem de questionar sobre o que quer comunicar e como poderá ele fazer entender ao catequizando as verdades da fé. É, deste modo, importante que este último, enquanto comunicador da fé, se consciencialize das diferentes formas de linguagem, técnicas e metodologias que estão à sua disposição e que melhor se adaptam

4 Catequizar é comunicar
Será, de facto, que a comunicação verbal é suficiente para que haja uma verdadeira adesão do catequizando à Mensagem de Deus? Quantas vezes passamos as nossas sessões de catequese a falar sobre um determinado conteúdo para, depois, verificarmos que não houve uma verdadeira comunicação? A linguagem usada pelo catequista, desadequada dos interesses e das expectativas dos catequizandos, pode ser, de facto, um obstáculo à comunicação da Mensagem de Deus.

5 Catequizar é comunicar
Se quisermos tocar nos corações dos nossos catequizandos, seremos mais eficazes na transmissão da Mensagem divina usando múltiplas linguagens, originais e interactivas. O uso da Internet e das Novas Tecnologias na catequese são uma destas formas de expressão à disposição do catequista. Também Deus, para comunicar o Seu amor, se serviu de todos os recursos de comunicação disponíveis (a palavra, os gestos, os sinais), partindo sempre de experiências feitas e de realidades vividas. Cabe agora ao catequista seguir o exemplo de Deus e levar o catequizando a viver uma experiência de fé viva, explícita e actuante.

6 Os desafios da Internet e das Novas Tecnologias na Catequese
Actualmente, a catequese encontra grandes concorrentes à sua missão, tais como, por exemplo, a televisão, a playstation, os telemóveis, os mp3, etc., defrontando-se, por conseguinte, com uma necessidade urgente, de novas propostas, para que se torne, assim, uma catequese mais dinâmica, interactiva e comunicativa.

7 Os desafios da Internet e das Novas Tecnologias na Catequese
Assim, a Internet e as Novas Tecnologias a ela associadas lançam, hoje, grandes desafios à Pastoral Catequética, uma vez que, pela sua capacidade de abranger texto, imagem e som num único meio de comunicação, conseguem levar, de uma forma virtual, a Mensagem de Jesus a todas as pessoas do nosso tempo.

8 Os meios audiovisuais na Catequese
Senão vejamos:

9 Os meios audiovisuais na Catequese

10 Os desafios da Internet e das Novas Tecnologias na Catequese
É, pois, cada vez mais urgente e necessário que os catequistas se sintam sensibilizados e estimulados para beneficiarem dos aspectos positivos que a Internet comporta. O Evangelho é, antes de mais, “novidade” e “palavra nova”, uma verdadeira “boa notícia”. Hoje, por isso, Evangelho é também imagem, flash, CD-ROM, DVD, vídeo jogo, imagens em movimento, multimédia, páginas Web, , PowerPoint, videoclip, portefólios, etc. e tudo o que for meio de levar a Jesus Cristo onde for possível, no mínimo tempo possível e com a máxima qualidade possível.

11 Os desafios da Internet e das Novas Tecnologias na Catequese
Ser catequista hoje significa saber tudo isto. Mas não só. É preciso ser capaz de usar os instrumentos e as Novas Tecnologias (a Internet, o messenger, o telemóvel, as páginas Web, os vídeos, etc.).

12 Os desafios da Internet e das Novas Tecnologias na Catequese
A Internet e as Novas Tecnologias oferecem um verdadeiro espaço de comunhão e de comunicação interpessoal, com grandes vantagens: informação inesgotável, acessibilidade a realidades antes demasiado distantes, rapidez, instantaneidade, novas possibilidades. Trata-se de uma linguagem com grandes potencialidades comunicativas e criativas. Ainda que a Internet e as Novas Tecnologias não substituam o contacto interpessoal, a experiência de Deus, o Testemunho e a vida sacramental… As novas tecnologias podem, de facto, provocar e ajudar à vivência pessoal e comunitária da fé quando se passa do virtual ao real e assim, também, a um compromisso efectivo, realizando, destarte, o anúncio da Palavra e da nossa fé aos jovens e crianças de hoje, com os meios e as linguagens do nosso presente, de forma a torná-lo mais criativo, mais amplo e cativante. Em boa verdade, o número de sentidos que pode estimular e a potencialidade que estes meios reúnem na retenção e comunicação de informação justificam por si só a nossa atenção no campo catequético.

13 AS Novas Tecnologias na Catequese
CD e DVD-ROMs: Estes oferecem grandes possibilidades num único instrumento multimédia: vídeos, jogos, textos, animações, canções, etc. Tudo de fácil acesso, sempre e quando se queira utilizar, durante o tempo que se quiser, fazendo com que os destinatários aprendam de forma interactiva, voluntária e divertida.

14 AS Novas Tecnologias na Catequese
PowerPoints: Para uma apresentação de um tema, é hoje muito comum recorrer-se ao “PowerPoint” como instrumento de visualização de conteúdos (aos quais se pode acrescentar imagens, textos, vídeos, sons, gráficos, …). Na catequese podem ser usados para ilustrar uma passagem evangélica, para centrar a atenção em assuntos específicos ou como complemento dinâmico.

15 AS Novas Tecnologias na Catequese
Mensagens SMS e MMS: Esta é uma boa forma de comunicar com os catequizandos. Na verdade, um SMS pode conter um pensamento, um convite à oração, um pedido, uma palavra amiga de acompanhamento, a marcação de um encontro, uma partilha, uma recordação, uma citação. Este é um meio diferente e eficaz, se for bem utilizada.

16 AS Novas Tecnologias na Catequese
s: este novo meio de comunicação pode conter imagens, sons, vídeos… Interacção, comunicação, partilha, participação são algumas das características dos s. Na catequese podem ser um veículo de partilha de ideias, de materiais, de boas mensagens. Ao contrário do SMS, podem ser mensagens mais elaboradas e reflexivas.

17 AS Novas Tecnologias na Catequese
“Messenger” : Meio de comunicação de grande sucesso entre os adolescentes, e um excelente meio para “encontrarmos” os nossos catequizandos e fazermos um acompanhamento, interagindo, comunicando, trabalhando dimensões espirituais ou outras.

18 AS Novas Tecnologias na Catequese
Página Web: Há muitas páginas na Internet com informações, técnicas, jogos, temas, utilidades, documentos, sendo todas elas de uso fácil para a catequese e que podem ser úteis para o desenvolvimento da mesma. E… porque não construir uma página Web para o grupo de catequese?

19 Facilidade em encontrar os contactos (emails) dos catequistas
Vantagens em utilizar O WEBSITE DO DAC COMO plataforma de partilha de conteúdos on-line Facilidade em encontrar os contactos das Equipas Arciprestais de Catequese Facilidade em encontrar os contactos ( s) dos catequistas Possibilidade de discutir temas importantes entre todos através do fórum Facilidade em partilhar conteúdos educativos entre a comunidade ……

20 Página Inicial

21 DAC – Apresentação da equipa do DAC

22 Noticias

23 Biblioteca

24 Agenda

25 Catequistas da Arquidiocese

26 Catequistas da Arquidiocese

27 Multimédia

28 Opinião

29 Fórum – Interacção dos utilizadores

30 Partilha de Recursos – Interacção dos utilizadores

31 RSS

32 RSS

33 Inscrições

34 Conclusão As TIC podem ajudar a Catequizar
O portal do DAC se bem usado, é um meio poderoso de intercâmbio e partilha de conteúdos O portal do DAC pode potenciar e ajudar a quebrar barreiras e incentivar a entreajuda de todos os catequistas

35 Sugestões ?


Carregar ppt "Peakit - Nelson Rodrigues"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google