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Autonomia dos Conselhos de Educação e o sucesso da escola II Encontro Estadual de Conselhos de Educação do Estado do Pará 2013.

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3 Autonomia dos Conselhos de Educação e o sucesso da escola
II Encontro Estadual de Conselhos de Educação do Estado do Pará 2013

4 Qual a função social da escola?
O que a nossa sociedade exige ou espera da escola?

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6 Na foto, em 1924, a escola registra a presença dos seus alunos
Na foto, em 1924, a escola registra a presença dos seus alunos! Vejamos o que ocorreu, na mesma escola, 34 anos depois...

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9 O que as fotos nos dizem? Aconteceram mudanças? Quais? E na sala de aula? O que podemos supor? Por outro lado, que mudanças aconteceram no mundo nesse período? E até os dias de hoje?

10 Em 2013, O mundo mudou. Vivemos atualmente na Sociedade da Informação.
Também chamada de Sociedade do Conhecimento. Fim do Século XX - origem no termo Globalização. Novos paradigmas de sociedade que se baseia num bem precioso, a informação (adquirida de forma cada vez mais rápida) e também na participação social. Em 2013, 55 anos depois da última foto...e quase um século depois da primeira podemos afirmar com segurança: O mundo mudou. 10

11 Por outro lado ... na escola...

12 Ensinar é um desafio tão ANTIGO ...e ao mesmo tempo tão NOVO!
Paraíso, ... de setembro de 1998. Querida Clarice, Pena você não ter podido ir ao Encontro de Educadores. Foi realmente muito bom! Adorei a idéia do "chá pedagógico". Precisamos contatar nossos colegas e agendá-lo. Acho que mais para o fim do ano será mais fácil... Hoje estou um pouco cansada, pois, além de ter tido um dia muito corrido na escola (fazendo, como sempre, mil coisas), ainda tive que ir a uma reunião do meu condomínio para rediscutir regras de convivência entre os vizinhos. (ler o que está na tela) 12

13 Qual a função social da escola?
Como ensinar? Como a criança aprende? Qual a função social da escola? O que a nossa sociedade exige ou espera da escola?

14 A sociedade contemporânea exige letramento

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18 Qual é o desafio da escola?
Proporcionar aos alunos o domínio da língua culta Como garantir isto? 18

19 Ato de ler “Ninguém nasce sabendo ler: aprende-se a ler à medida em que se vive...” Marisa Lajolo A mediação do outro é muito importante para consolidação e o domínio da leitura. Nesse quadro comparar os primeiros slides (cartazes com erros) e o video do Youtube na questão da mediação do adulto. 19

20 Ler é construir significados com possibilidade de:
Compreensão Autonomia Com vistas a Interpretação Independência na leitura Aplicação 20

21 A função social da escola
Sociedade A função social da escola Sala de aula Escola Plano de aula/ ensino Projeto político pedagógico Projeto de sociedade

22 Ao conhecimento sistematizado
Aprendizagens PARA Na família No trabalho Vida social Nos grupos sociais na escola ACESSO Ao conhecimento sistematizado COMO? Seleção e organização de situações planejadas. O QUE ensinar? Seleção de conteúdos relevantes socialmente e significativos para o aluno. Em que CONDIÇÕES? Organizando o tempo, o espaço e o trabalho na sala de aula, diversificando as formas de atendimento.

23 Qual a função social da escola? O quê? Como? A quem? Para quê?
ENSINAR O quê? Como? A quem? Para quê? Vida em sociedade: - Justa - Participativa - Solidária - Melhores condições de vida pessoal, familiar e grupal - Melhores condições econômicas - Construindo novos saberes Habilidades Atitudes Conteúdos A todos os alunos Com foco no processo ensino- aprendizagem Construir saberes 23 23 23

24 Exige planejamento Não se restringe à programação do conteúdo a ser ministrado em cada disciplina. Está inserido dentro do plano global da escola, que inclui a discussão sobre a função social da escola, suas metas e seus objetivos. A escola, por sua vez, faz parte do sistema educacional que determina expectativas de aprendizagem para as diferentes áreas de conhecimento.

25 Bernardo Toro, filósofo e educador colombiano
(Foto de Renata Ursula) Para ele, a educação deve servir a um projeto de sociedade como um todo.

26 O que aprender na escola?
Bernardo Toro propõe – 7 códigos da modernidade: Domínio da leitura e da escrita. Capacidade de fazer cálculo e resolver problemas. Capacidade de analisar, sintetizar e interpretar dados e situações. Capacidade de compreender e operar o seu entorno. Capacidade de receber criticamente os meios de comunicação. Capacidade de acessar informações. Capacidade de trabalhar em grupo.

27 Do que estamos falando? Da faculdade de mobilizar um conjunto de recursos cognitivos – saberes, habilidades e informações – para atuar com pertinência e eficácia nas situações de vida, garantindo: ensino por competências contextualizado em todas as séries e disciplinas

28 Escola de sucesso é aquela onde toda criança aprende
Escola de sucesso é aquela onde toda criança aprende. Onde são formados os cidadãos -uma vida em sociedade mais justa e participativa. para

29 Qual a responsabilidade da escola hoje?
- É o pólo articulador do direito social à educação. - A LDB responsabiliza a escola pela aprendizagem bem sucedida do aluno. - Como garantir isso? - Só a escola é responsável por isso?

30 De forma alguma Educação – é responsabilidade de todos e precisa da participação de todos: do poder executivo; da escola - direção, coordenação pedagógica, professores, pais e comunidade; da sociedade civil.

31 Algumas das atribuições dos Conselhos de Educação que garantem essa participação:
Propositivas: das diretrizes para os planos municipais de educação; de critérios para avaliação institucional das escolas; de medidas de melhoria de fluxo e de rendimento escolar; de medidas para formação, atualização e aperfeiçoamento de professores (formação continuada e em serviço) 1 Consultivas: padrões mínimos de qualidade; pareceres sobre planos de aplicação de recursos do salário educação; pareceres sobre planos de expansão da rede municipal; propostas de convênios com setores públicos e privados; planejamento de políticas públicas. 2

32 3 Relativas à participação social:
acompanhamento e controle social na área de gestão e execução do planejamento das políticas públicas para educação; acompanhamento e controle da aplicação de recursos públicos; para envolver a sociedade nas questões educacionais; manter constante intercambio com os órgão gestores da educação: manifestando posições, sugerindo correções de rumo, alternativas de solução

33 4 Definir estratégias de fortalecimento do próprio conselho municipal em parceria com o CEE e com a Secretaria de Educação com reuniões sistemáticas, fóruns, encontros de estudos com especialistas, pesquisadores e pensadores da educação que orientem e respaldem suas ações. Princípios básicos norteadores indispensáveis para toda e qualquer ação: respeito mútuo e cooperação; objetivo comum: um ensino de qualidade. 5

34 Para concluir ¨ ¨Começar pela vida real¨ (profa. Suely) ¨Não se inventa o CM, se constrói¨(profa. Suely) ¨Os entraves não são maiores do que os nossos sonhos¨(Leda – CM de Canaã de Carajás) ¨O amor invade a gente e o mundo vai ficando diferente.¨ (letra de uma das músicas cantadas) .

35 Assessoria Pedagógica
Para você, um abraço especial! Vera Lucia Wey Assessoria Pedagógica

36 Para você, um abraço especial!


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