A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ"— Transcrição da apresentação:

1 UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ
DEPARTAMENTO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS CULTURA E ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA MODERNA NA ESCOLA

2 Estudo Etnográfico “Professoras de Alfabetização que constituem a primeira geração em sua família com cultura escolar” Curitiba / 2006

3 Equipe: Caroline Tortato Lauremir Dudek

4 Introdução A formação do professor é uma questão essencial no que diz respeito ao sucesso e/ou ao fracasso da aprendizagem. Em muitos casos, pelas palavras do professor ou pelos seus olhos que as crianças conhecem muitas coisas, formam opiniões, solidificam uma ideologia.

5 Assim, o professor contribui diretamente na formação da visão de mundo do aluno e, não apenas o professor, como também toda a cultura escolar, coloca os indivíduos frente a várias situações que ele não teria oportunidade de enfrentar sem a escolarização.

6 Pensando nisso... Decidimos pelo tema de nossa pesquisa:
Professoras de Alfabetização que constituem a primeira geração em sua família com cultura escolar

7 Professoras de alfabetização por se tratarem das primeiras “formadoras” de opinião
Primeira geração para que possamos contrastar com as dificuldade enfrentadas na própria família

8 O corpus do trabalho - 7 questionários
- Todas trabalham com alfabetização - O tempo de experiência varia de 6 a 30 anos - Todas concluíram o ensino superior sendo que algumas fizeram cursos de especialização - A faixa etária das entrevistadas varia de 28 à 46 anos de idade

9 Da formação para lecionar
100 % das entrevistadas informaram a data de conclusão do ensino médio (antigo magistério) como sendo a data que estavam preparadas para dar aulas Curiosidade: Uma delas começou a lecionar quando ainda estava na 8ª série

10 Dado importante Nenhuma entrevistada iniciou o curso superior imediatamente após a conclusão do magistério

11 Prováveis motivos: 1º - O magistério era um dos poucos cursos que preparava o aluno para uma profissão definida já no segundo grau 2º - Existia como hoje uma grande dificuldade para se cursar o ensino superior

12 Além disso... Em famílias onde os pais mal aprenderam a ler e escrever, ou que ainda na infância tiveram que abandonar os estudos para trabalhar e ajudar no sustento da casa, ter o segundo grau concluído já era um privilégio.

13 O que permitiu que você estudasse mais que seus pais?
“O esforço e dedicação de minha mãe. Ela queria algo melhor para seus 6 filhos. Apesar de viúva, nunca media esforços para que pudéssemos concluir o 2º grau”. (Inês).

14 O que permitiu que você estudasse mais que seus pais?
“Como perdi meu pai muito cedo, minha mãe ficou com 6 filhos para criar sendo 5 meninas e 1 menino. Como ela não tinha muito estudo sofreu muito. Então ela sempre dizia que queria que nós estudássemos, pois não poderia nos oferecer coisa melhor e sempre falava que o estudo era a maior herança que iria nos deixar, que o estudo ninguém tira das pessoas”. (Maria Regina)

15 Como foram as condições para que você estudasse até onde estudou?
100% das entrevistadas responderam... DIFÍCEIS!

16 Como foram as condições para que você estudasse até onde estudou?
“Difíceis, pois para concluir a graduação e a pós-graduação tive que me estabelecer profissionalmente para poder pagar o curso.”(Cristiane) “Difíceis, pois para concluir a faculdade e a pós-graduação tive que trabalhar dois períodos como professora e estudar no período noturno, conciliar problemas particulares e de saúde na família.” (Sandra)

17 Outras dificuldades “Conclui o curso primário numa escola isolada, classe multi-seriada próxima da minha casa. Ia à pé. No ginásio estudei numa escola estadual que ficava três quilômetros de casa, no qual ia com condução escolar. No 2º grau estudei em colégio particular, o qual no 1º ano precisava andar alguns quilômetros para pegar o ônibus.

18 Outras dificuldades No 2º e 3º ano o ônibus já passava em frente a minha casa. 15 anos depois, já casada e com 2 filhos, fiz o curso de Pedagogia em Presidente Prudente - SP. Estudava em casa e ia uma vez por mês para fazer as provas. Terminada a faculdade no ano seguinte fiz o curso de especialização.

19 Outras dificuldades Não foi fácil pois tinha que dividir as tarefas escolares com o trabalho, os cuidados com a casa, com os filhos e com o marido.” (Luci)

20 Que nível de escolaridade você gostaria que seus filhos tivessem?
“Sempre sonhamos mais para nossos filhos.” (Elis) “Hoje as condições de transporte, o acesso a cursos bem como o apoio favorecem para que tenham oportunidades melhores, apesar da concorrência. Mas a escolha deve ser feita por elas. O que vem como imposição pode trazer frustração e infelicidade.” (Inês)

21 Como foi ou tem sido a sua adaptação com as novas tecnologias?
Neste ponto podemos subdividir as entrevistadas... - pelo tempo de formação; - pelo tempo de experiência em sala.

22 Como foi ou tem sido a sua adaptação com as novas tecnologias?
“Foi tranqüila, com o tempo e força de vontade conseguimos nos adaptar com tudo.” (Cristiane, 12 anos de experiência) “Com os novos métodos de ensino já me adaptei com cursos de aperfeiçoamento que fiz. Quanto à tecnologia das máquinas ainda não estou familiarizada. Se tivermos que usar computadores com os alunos acho que vou pedir a aposentadoria” (Maria Regina, 27 anos de experiência)

23 Mudanças no relacionamento
“Através do estudo conhecemos um pouco mais sobre o mundo e as pessoas que nos rodeiam, assim, estamos em constante evolução de aprendizagem e isso é muito importante nos dias de hoje.” (Joziane)

24 Mudanças no relacionamento
“O meu relacionamento com as pessoas é diferenciado quanto às questões de assunto, interesses, necessidades, porém quanto ao fato de manter relacionamentos por amizade, de ajuda às pessoas, é o mesmo de meus pais. Meus pais, apesar da pouca cultura, sempre tiveram facilidade e um ótimo relacionamento com as pessoas. Eu tenho também muita facilidade de estabelecer relacionamentos e isso acho que aprendi com eles.” (Inês)

25 Na prática...

26 Na prática...

27 Na prática...

28 Na prática...

29 Na prática...

30 Na prática...


Carregar ppt "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google