A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

IMPOSTO ÚNICO CPMF DESONERAÇÃO DA FOLHA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "IMPOSTO ÚNICO CPMF DESONERAÇÃO DA FOLHA"— Transcrição da apresentação:

1 IMPOSTO ÚNICO CPMF DESONERAÇÃO DA FOLHA
Pesquisa Quantitativa de Opinião Pública – 9 capitais IMPOSTO ÚNICO CPMF DESONERAÇÃO DA FOLHA Julho/ agosto de 2007

2 Temas abordados

3 Nota metodológica UNIVERSO: moradores de nove capitais brasileiras a partir de 18 anos de idade. AMOSTRAGEM: abordagem em pontos de fluxo populacional, com controle de quotas de sexo e idade e sorteio aleatório dos entrevistados. AMOSTRA: foram realizadas entrevistas ponderadas para entrevistas. A abordagem foi pessoal (face a face). MARGEM DE ERRO: até ±3,0 pontos percentuais, para os resultados totais, com intervalo de confiança de 95%. Data do campo: 24 de julho a 02 de agosto de 2007 Observação Para obter leitura analítica para cada capital, a amostra foi desbalanceada e ponderada posteriormente de acordo com seu peso populacional. (2) Foi realizada uma sub-amostra de 134 entrevistas com empregadores para leitura analítica deste segmento, que posteriormente foi somado ao conjunto da amostra.

4 Perfil da amostra

5 Perfil da amostra TT 1º grau 28% TT 2º grau 43%

6 Perfil da amostra

7 Perfil da amostra

8 Capítulo I IMPOSTO ÚNICO

9 GRAU DE INFORMAÇÃO SOBRE O IMPOSTO ÚNICO [em %]
TOTAL DA AMOSTRA EMPREGADOR

10 GRAU DE INFORMAÇÃO SOBRE O IMPOSTO ÚNICO
DESTAQUES COM PERCENTUAIS ACIMA DO TOTAL GERAL (Capitais, renda familiar, grau de instrução, classe social, possui conta corrente e condição de atividade econômica) GRAU DE INFORMAÇÃO MÉDIA (TOTAL 32%) (mais ou menos informado) Salvador (37%) Brasília (39%) Escolaridade superior (42%) Renda familiar +5/10 sm (47%) e +10 sm (44%) Classe social A (43%) e B (40%) Empregador (53%) GRAU DE INFORMAÇÃO ALTA (TOTAL 15%) (está informado) Rio de Janeiro (23%) Salvador (25%) Escolaridade superior (25%) Renda familiar +5/10 sm (27%) e +10 sm (38%) Classe social A (40%) Empregador (25%) Aposentado (22%)

11 GRAU DE INFORMAÇÃO SOBRE O IMPOSTO ÚNICO
DESTAQUES COM PERCENTUAIS ACIMA DO TOTAL GERAL (Capitais, renda familiar, grau de instrução, classe social, possui conta corrente e condição de atividade econômica) NÃO ESTÁ INFORMADO (TOTAL 29%) Manaus (48%) Renda familiar até 2 sm (34%) Desempregado (37%) Somente estuda (40%) NUNCA OUVIU FALAR (TOTAL 24%) Belo Horizonte (33%) Curitiba (62%) Porto Alegre (38%) Recife (41%) Escolaridade até o 1o grau (34%) Renda familiar até 2 sm (36%) Classe social C (29%) e D/E (33%) Não tem conta corrente (41%) Desempregado (32%) Dona de casa (35%)

12 CONCEITO “IMPOSTO ÚNICO” APRESENTADO AOS ENTREVISTADOS
O IMPOSTO ÚNICO É A COBRANÇA DE UM IMPOSTO SOBRE A MOVIMENTAÇÃO BANCÁRIA QUE SUBSTITUIRIA TODOS OS IMPOSTOS FEDERAIS, ESTADUAIS E MUNICIPAIS. POR EXEMPLO, ACABARIA O IMPOSTO DE RENDA, ICMS, ISS, IPVA, IPTU E TODOS OS DEMAIS IMPOSTOS.

13 FAVORABILIDADE EM RELAÇÃO À IMPLANTAÇÃO DE UM SISTEMA DE IMPOSTO ÚNICO - [em %]
TOTAL DA AMOSTRA EMPREGADOR

14 GRAU DE INFORMAÇÃO SOBRE O IMPOSTO ÚNICO
FAVORABILIDADE EM RELAÇÃO À IMPLANTAÇÃO DE UM SISTEMA DE IMPOSTO ÚNICO - [em %] A favorabilidade em relação à implantação de um sistema de imposto único aumenta conforme cresce o grau de informação que a população tem sobre o Imposto Único. GRAU DE INFORMAÇÃO SOBRE O IMPOSTO ÚNICO

15 DESTAQUES COM PERCENTUAIS ACIMA DO TOTAL GERAL
FAVORABILIDADE EM RELAÇÃO À IMPLANTAÇÃO DE UM SISTEMA DE IMPOSTO ÚNICO DESTAQUES COM PERCENTUAIS ACIMA DO TOTAL GERAL (Capitais, renda familiar, grau de instrução, classe social, possui conta corrente e condição de atividade econômica) A FAVOR (TOTAL 78%) Salvador (87%) Renda familiar +10 sm (85%) CONTRA (TOTAL 9%) Porto Alegre (18%)

16 É MAIS PRÁTICO PAGAR VÁRIOS IMPOSTOS OU UM ÚNICO IMPOSTO DE MESMO VALOR? - [em %]
TOTAL DA AMOSTRA EMPREGADOR

17 É MAIS PRÁTICO PAGAR VÁRIOS IMPOSTOS OU UM ÚNICO IMPOSTO DE MESMO VALOR? – [em %]
As taxas referentes aos que afirmam que é mais prático pagar um único imposto de mesmo valor são majoritárias e mantém-se praticamente uniformes, independente do grau de informação sobre o Imposto Único. Válido notar também, que é um pouco superior a taxa dos que acham que é mais prático pagar vários impostos entre os que se dizem informados. GRAU DE INFORMAÇÃO SOBRE O IMPOSTO ÚNICO Entre os que são favoráveis à implantação do sistema de imposto único, a grande maioria diz que é mais prático pagar um único imposto de mesmo valor. Entre os que são contrários, a maior parte também tem essa opinião, apesar de uma parcela considerável achar que é mais prático pagar vários impostos. FAVORABILIDADE EM RELAÇÃO À IMPLANTAÇÃO DO SISTEMA DE IMPOSTO ÚNICO

18 É MAIS PRÁTICO PAGAR VÁRIOS IMPOSTOS OU UM ÚNICO IMPOSTO DE MESMO VALOR?
DESTAQUES COM PERCENTUAIS ACIMA DO TOTAL GERAL (Capitais, renda familiar, grau de instrução, classe social, possui conta corrente e condição de atividade econômica) MAIS PRÁTICO UM ÚNICO IMPOSTO DE MESMO VALOR (TOTAL 86%) Curitiba (91%) Salvador (95%) MAIS PRÁTICO PAGAR VÁRIOS IMPOSTOS (TOTAL 9%) Belo Horizonte (29%) Empregador (14%)

19 VOTARIA NUM PARTIDO QUE DEFENDE O IMPOSTO ÚNICO? - [em %]
TOTAL DA AMOSTRA EMPREGADOR

20 VOTARIA NUM PARTIDO QUE DEFENDE O IMPOSTO ÚNICO? - [em %]
Apesar de majoritária, a intenção de votar num partido que defende o Imposto Único diminuiu um pouco conforme cresce o nível de informação sobre o Imposto Único. Ocorre o inverso em relação aos que não votariam: aumenta, conforme cresce o grau de informação sobre o Imposto Único. GRAU DE INFORMAÇÃO SOBRE O IMPOSTO ÚNICO A grande maioria dos que se posicionam favoravelmente à implantação do sistema de imposto único votariam num partido que defende o Imposto Único. Entre os que se posicionam contrariamente, mais da metade não votaria (apesar de quase 1/3 afirmar que votaria). FAVORABILIDADE EM RELAÇÃO À IMPLANTAÇÃO DO SISTEMA DE IMPOSTO ÚNICO

21 AVALIAÇÃO GOVERNO LULA E PARTIDO DE PREFERÊNCIA
VOTARIA NUM PARTIDO QUE DEFENDE O IMPOSTO ÚNICO? - [em %] A intenção de votar num partido que defende o Imposto Único é majoritária independente da avaliação que a população tem do governo Lula (um pouco inferior entre os que o desaprovam). Segundo a preferência partidária, as maiores taxas de intenção são notadas entre os peemedebistas e entre os petistas. AVALIAÇÃO GOVERNO LULA E PARTIDO DE PREFERÊNCIA

22 DESTAQUES COM PERCENTUAIS ACIMA DO TOTAL GERAL
VOTARIA NUM PARTIDO QUE DEFENDE O IMPOSTO ÚNICO? DESTAQUES COM PERCENTUAIS ACIMA DO TOTAL GERAL (Capitais, renda familiar, grau de instrução, classe social, possui conta corrente e condição de atividade econômica) VOTARIA (TOTAL 69%) Curitiba (77%) Salvador (82%) Recife (79%) Manaus (77%) NÃO VOTARIA (TOTAL 13%) Porto Alegre (18%) Brasília (18%) Renda familiar +10 sm (20%)

23 Capítulo II CPMF

24 TOTAL DA AMOSTRA EMPREGADOR
GRAU DE INFORMAÇÃO SOBRE A CPMF [em %] TOTAL DA AMOSTRA EMPREGADOR

25 GRAU DE INFORMAÇÃO SOBRE A CPMF
DESTAQUES COM PERCENTUAIS ACIMA DO TOTAL GERAL (Capitais, renda familiar, grau de instrução, classe social, possui conta corrente e condição de atividade econômica) GRAU DE INFORMAÇÃO MÉDIA (TOTAL 37%) (mais ou menos informado) Curitiba (51%) Dona de casa (42%) Somente estuda (48%) GRAU DE INFORMAÇÃO ALTA (TOTAL 41%) (bem informado) Rio de Janeiro (51%) Belo Horizonte (50%) Brasília (47%) Escolaridade superior (66%) Renda familiar +5/10 sm (66%) e +10 sm (76%) Classe social A (58%), B (76%) e C (54%) Pertencem ao mercado formal de trabalho (51%) Empregador (66%) Aposentado (48%)

26 GRAU DE INFORMAÇÃO SOBRE A CPMF
DESTAQUES COM PERCENTUAIS ACIMA DO TOTAL GERAL (Capitais, renda familiar, grau de instrução, classe social, possui conta corrente e condição de atividade econômica) NUNCA OUVIU FALAR (TOTAL 6%) Porto Alegre (11%) Recife (18%) Escolaridade até o 1o grau (11%) Somente estuda (12%) GRAU DE INFORMAÇÃO BAIXA (TOTAL 16%) (mal informado) Salvador (27%) Recife (23%) Manaus (34%) Escolaridade até 1o grau (26%) Renda familiar até 2 sm (24%) Desempregado (36%) Dona de casa (27%) Somente estuda (25%)

27 CONCEITO “CPMF” APRESENTADO AOS ENTREVISTADOS
A CPMF - CONTRIBUIÇÃO PROVISÓRIA SOBRE MOVIMENTAÇÃO FINANCEIRA -, É UM IMPOSTO QUE RECOLHE O VALOR DE 0,38% SOBRE TODA A MOVIMENTAÇÃO FINANCEIRA BANCÁRIA.

28 Saldo concorda menos discorda
CONCORDÂNCIA EM RELAÇÃO À ALGUMAS FRASES RELACIONADAS À CPMF - [em %] A CPMF por ser um imposto arrecadado sobre movimentação bancária: TOTAL DA AMOSTRA Saldo concorda menos discorda (em p.p) + 23 + 8 - 11 - 11 - 14 - 24 - 26 - 34

29 Saldo concorda menos discorda
CONCORDÂNCIA EM RELAÇÃO À ALGUMAS FRASES RELACIONADAS À CPMF - [em %] A CPMF por ser um imposto arrecadado sobre movimentação bancária: Saldo concorda menos discorda (em p.p) EMPREGADOR + 35 + 4 - 9 - 22 - 27 - 30 - 43 - 43

30 CONCORDÂNCIA EM RELAÇÃO À ALGUMAS FRASES RELACIONADAS À CPMF

31 CONCORDÂNCIA EM RELAÇÃO À ALGUMAS FRASES RELACIONADAS À CPMF
Quanto maior o grau de informação acerca da CPMF, mais alta é a discordância em relação aos atributos positivos relacionados à CPMF. Exceto no que se refere ao argumento “Alcança operações modernas como o comércio eletrônico”, que obtém concordância considerável entre os que se dizem bem informados sobre à CPMF´. GRAU DE INFORMAÇÃO SOBRE A CPMF Saldo concorda menos discorda (em pontos percentuais)

32 A CPMF É UM IMPOSTO MELHOR OU PIOR SE COMPARADA A OUTROS IMPOSTOS
A CPMF É UM IMPOSTO MELHOR OU PIOR SE COMPARADA A OUTROS IMPOSTOS? - [em %] TOTAL DA AMOSTRA EMPREGADOR

33 GRAU DE INFORMAÇÃO SOBRE A CPMF
A CPMF É UM IMPOSTO MELHOR OU PIOR SE COMPARADA A OUTROS IMPOSTOS? - [em %] Entre os que se dizem mal informados sobre a CPMF é maior a percepção de que a CPMF é melhor ou igual aos outros impostos. A avaliação de que a CPMF é pior que os outros impostos cresce à medida em que a população se considera bem informada sobre a CPMF. Entre os que se dizem bem ou mais ou menos informados sobre a CPMF são maiores as taxas dos que afirmam que a CPMF é um imposto igual aos outros. GRAU DE INFORMAÇÃO SOBRE A CPMF

34 A CPMF É UM IMPOSTO MELHOR OU PIOR SE COMPARADA A OUTROS IMPOSTOS?
DESTAQUES COM PERCENTUAIS ACIMA DO TOTAL GERAL (Capitais, renda familiar, grau de instrução, classe social, possui conta corrente e condição de atividade econômica) A CPMF É MELHOR (TOTAL 22%) São Paulo (27%) Belo Horizonte (29%) Porto Alegre (28%) Recife (40%) Escolaridade até o 1o grau (27%) Renda familiar até 2 sm (27%) A CPMF É PIOR (TOTAL 28%) Curitiba (40%) Brasília (36%) Escolaridade superior (35%) Renda familiar +10 sm (39%) Classe social A (33%) e B (43%) Empregador (37%) A CPMF É IGUAL (TOTAL 39%) Rio de Janeiro (48%) Belo Horizonte (46%) Salvador (45%) Manaus (52%) Renda familiar +5/10 sm (45%) Dona de casa (46%) Somente estuda (46%)

35 TOTAL DA AMOSTRA EMPREGADOR
FAVORABILIDADE EM RELAÇÃO À CPMF COMO ÚNICO IMPOSTO A SER PAGO - [em %] PERGUNTA: Se acabassem todos os impostos ficando somente a CPMF com uma taxa de 2,65% como único imposto a ser pago, diante disto você diria que é a favor ou contra a CPMF como imposto único, lembrando que acabariam os outros impostos tais como Imposto de Renda que tem taxa de 15% a 25%, ICMS de 17%, IPVA, IPTU e todos os demais? TOTAL DA AMOSTRA EMPREGADOR

36 GRAU DE INFORMAÇÃO SOBRE A CPMF
FAVORABILIDADE EM RELAÇÃO À CPMF COMO ÚNICO IMPOSTO A SER PAGO - [em %] A favorabilidade em relação à CPMF se tornar o único imposto a ser pago é majoritária e apresenta-se com taxas uniformes independente do grau de informação sobre a CPMF (entre os que nunca ouviram falar da CPMF, é um pouco superior). Nota-se que entre os que se dizem bem informados, um em cada quatro mostra-se contrária. GRAU DE INFORMAÇÃO SOBRE A CPMF

37 A CPMF É MELHOR QUE OUTROS IMPOSTOS?
FAVORABILIDADE EM RELAÇÃO À CPMF COMO ÚNICO IMPOSTO A SER PAGO - [em %] Entre os que têm a percepção de que a CPMF é melhor que os outros impostos, é significativa a parcela dos que são favoráveis a que a CPMF se torne o único imposto a ser pago. Entre os que acham que a CPMF é pior, pouco mais de ¼ é contrária a que a CPMF se torne o único imposto (embora também entre estes seja majoritária a taxa de favorabilidade). A CPMF É MELHOR QUE OUTROS IMPOSTOS?

38 FAVORABILIDADE EM RELAÇÃO À IMPLANTAÇÃO DE UM SISTEMA DE IMPOSTO ÚNICO
FAVORABILIDADE EM RELAÇÃO À CPMF COMO ÚNICO IMPOSTO A SER PAGO - [em %] Entre os que são favoráveis à implantação de um sistema de imposto único, três em cada quatro são a favor de que a CPMF se torne o único imposto a ser pago. Mesmo entre os que são contrários à implantação de um sistema de imposto único, metade é favorável a que a CPMF se torne o único imposto, apesar de uma parcela semelhante ser contra. FAVORABILIDADE EM RELAÇÃO À IMPLANTAÇÃO DE UM SISTEMA DE IMPOSTO ÚNICO

39 FAVORABILIDADE EM RELAÇÃO À CPMF COMO ÚNICO IMPOSTO A SER PAGO
DESTAQUES COM PERCENTUAIS ACIMA DO TOTAL GERAL (Capitais, renda familiar, grau de instrução, classe social, possui conta corrente e condição de atividade econômica) A FAVOR (TOTAL 68%) Curitiba (75%) Porto Alegre (81%) Salvador (73%) Recife (79%) Classe social B (73%) CONTRA (TOTAL 19%) Rio de Janeiro (32%) Manaus (29%) Escolaridade superior (29%) Renda familiar +10 sm (25%)

40 E O FIM DA CONTRIBUIÇÃO PATRONAL AO INSS
Capítulo III A CPMF E O FIM DA CONTRIBUIÇÃO PATRONAL AO INSS

41 CONCEITO “CPMF E O FIM DA CONTRIBUIÇÃO AO INSS” APRESENTADO AOS ENTREVISTADOS
EXISTE UMA PROPOSTA PARA O FIM DA CONTRIBUIÇÃO AO INSS PATRONAL SOBRE A FOLHA DE SALÁRIOS DAS EMPRESAS. PARA QUE ISSO ACONTEÇA A CPMF AUMENTA DE 0,38% PARA 0,88%, MAS ESSE AUMENTO É REEMBOLSADO PELAS EMPRESAS PARA OS SEUS FUNCIONÁRIOS. COM ESSA MUDANÇA, ESTUDOS INDICARAM QUE EXISTE UMA TENDÊNCIA DOS PREÇOS DOS PRODUTOS DIMINUÍREM E DE AUMENTAR O NÚMERO DE EMPREGADOS CONTRATADOS.

42 TOTAL DA AMOSTRA EMPREGADOR
FAVORABILIDADE EM RELAÇÃO À MEDIDA [em %] TOTAL DA AMOSTRA EMPREGADOR

43 GRAU DE INFORMAÇÃO SOBRE A CPMF
FAVORABILIDADE EM RELAÇÃO À MEDIDA [em %] O apoio à medida é majoritário independente do grau de informação sobre a CPMF. Vale notar, que entre os que se dizem bem informados em relação à CPMF, 1/3 são contrários à medida. GRAU DE INFORMAÇÃO SOBRE A CPMF

44 A CPMF É MELHOR QUE OUTROS IMPOSTOS?
FAVORABILIDADE EM RELAÇÃO À MEDIDA [em %] Cerca de oito em cada dez dos que acham que a CPMF é melhor que os outros impostos, são favoráveis à medida. Mesmo entre os que dizem que a CPMF é pior ou igual a outros impostos, a favorabilidade em relação à medida atinge percentuais expressivos. Nota-se também, que entre os que acham que a CPMF é pior cerca de 1/3 é contrária à medida. A CPMF É MELHOR QUE OUTROS IMPOSTOS?

45 FAVORABILIDADE EM RELAÇÃO À IMPLANTAÇÃO DE UM SISTEMA DE IMPOSTO ÚNICO
FAVORABILIDADE EM RELAÇÃO À MEDIDA [em %] Entre os favoráveis à implantação de um sistema de imposto único, sete em cada dez são a favor da medida. Entre os que contrários à implantação de um sistema de imposto único, as opiniões encontram-se divididas no que se refere à medida. FAVORABILIDADE EM RELAÇÃO À IMPLANTAÇÃO DE UM SISTEMA DE IMPOSTO ÚNICO

46 FAVORABILIDADE QUANTO À CPMF COMO ÚNICO IMPOSTO A SER PAGO
FAVORABILIDADE EM RELAÇÃO À MEDIDA [em %] Entre os que se mostram favoráveis à CPMF como único imposto a ser pago, cerca de oito em cada dez são favoráveis à medida. Entre os que se mostram contrários, a maioria absoluta é contrária à medida (embora pouco menos de 1/3 seja favorável). FAVORABILIDADE QUANTO À CPMF COMO ÚNICO IMPOSTO A SER PAGO

47 FAVORABILIDADE EM RELAÇÃO À MEDIDA
DESTAQUES COM PERCENTUAIS ACIMA DO TOTAL GERAL (Capitais, renda familiar, grau de instrução, classe social, possui conta corrente e condição de atividade econômica) A FAVOR (TOTAL 64%) Salvador (86%) Recife (78%) Escolaridade até o 1o grau (69%) Desempregado (74%) CONTRA (TOTAL 25%) Rio de Janeiro (33%) Curitiba (30%) Manaus (30%) Escolaridade superior (35%) Renda familiar +10 sm (35%) Classe social B (36%) Empregador (36%)

48 ESSA MEDIDA PODERÁ TRAZER BENEFÍCIOS AO CRESCIMENTO DAS EMPRESAS
ESSA MEDIDA PODERÁ TRAZER BENEFÍCIOS AO CRESCIMENTO DAS EMPRESAS? - [em %] TOTAL DA AMOSTRA EMPREGADOR

49 GRAU DE INFORMAÇÃO SOBRE A CPMF
ESSA MEDIDA PODERÁ TRAZER BENEFÍCIOS AO CRESCIMENTO DAS EMPRESAS? - [em %] Quanto maior o grau de informação em relação à CPMF, maior o percentual dos que acham que a medida poderá trazer muitos benefícios ao crescimento das empresas. Entre os que se dizem mais ou menos informados sobre a CPMF, é um pouco maior a taxa dos que acham que a medida poderá trazer algum benefício. GRAU DE INFORMAÇÃO SOBRE A CPMF

50 A CPMF É MELHOR QUE OUTROS IMPOSTOS?
ESSA MEDIDA PODERÁ TRAZER BENEFÍCIOS AO CRESCIMENTO DAS EMPRESAS? - [em %] Entre os que percebem a CPMF como melhor que outros impostos, a maior parte acha que a medida poderá trazer muito benefício para o crescimento das empresas (uma parcela considerável entre estes também acha que poderá trazer algum benefício). Mesmo entre os que acham que a CPMF é pior ou igual aos outros impostos, é considerável a taxa dos que acham que a medida poderá trazer muito ou algum benefício para as empresas. A CPMF É MELHOR QUE OUTROS IMPOSTOS?

51 ESSA MEDIDA PODERÁ TRAZER BENEFÍCIOS AO CRESCIMENTO DAS EMPRESAS?
DESTAQUES COM PERCENTUAIS ACIMA DO TOTAL GERAL (Capitais, renda familiar, grau de instrução, classe social, possui conta corrente e condição de atividade econômica) MUITO BENEFÍCIO (TOTAL 31%) Curitiba (39%) Salvador (52%) Recife (50%) ALGUM BENEFÍCIO (TOTAL 36%) Porto Alegre (50%) Manaus (48%) Renda familiar +2/5 sm (41%) Classe social C (41%) Pertence ao mercado informal de trabalho (41%) NENHUM BENEFÍCIO (TOTAL 13%) Belo Horizonte (23%) Classe social B (25%) Empregador (25%)

52 CONCORDA QUE COM ESSA MEDIDA AS EMPRESAS SIMPLIFICARIAM A ARRECADAÇÃO E FICARIAM REGULARES COM O INSS? - [em %] TOTAL DA AMOSTRA EMPREGADOR

53 GRAU DE INFORMAÇÃO SOBRE A CPMF
CONCORDA QUE COM ESSA MEDIDA AS EMPRESAS SIMPLIFICARIAM A ARRECADAÇÃO E FICARIAM REGULARES COM O INSS? - [em %] A concordância quanto às empresas simplificarem a arrecadação e ficarem regulares com o INSS com essa medida é majoritária e uniforme, independente do grau de informação dos entrevistados sobre a CPMF (entre os que não ouviram falar, a concordância é um pouco superior) A discordância, embora minoritária, cresce um pouco conforme o nível de informação sobre a CPMF. GRAU DE INFORMAÇÃO SOBRE A CPMF

54 A CPMF É MELHOR QUE OUTROS IMPOSTOS?
CONCORDA QUE COM ESSA MEDIDA AS EMPRESAS SIMPLIFICARIAM A ARRECADAÇÃO E FICARIAM REGULARES COM O INSS? - [em %] Entre os que acham a CPMF melhor que os outros impostos, nota-se que as taxas de concordância são consideráveis, e mesmo entre os que acham que é a CPMF é pior ou igual, as taxas de concordância são majoritárias. Por outro lado, entre estes (acham a CPMF pior ou igual), pouco mais de um em cada quatro entrevistados, discordam. A CPMF É MELHOR QUE OUTROS IMPOSTOS?

55 CONCORDA QUE COM ESSA MEDIDA AS EMPRESAS SIMPLIFICARIAM A ARRECADAÇÃO E FICARIAM REGULARES COM O INSS? - [em %] Entre os favoráveis ao aumento da CPMF e o fim da contribuição ao INSS, a concordância de que com essa medida as empresas simplificariam a arrecadação e ficariam regulares com o INSS atinge taxas expressivas. Entre os contrários, metade discorda do aumento da CPMF e o fim da contribuição ao INSS. FAVORABILIDADE EM RELAÇÃO AO AUMENTO DA CPMF E O FIM DA CONTRIBUIÇÃO AO INSS

56 CONCORDA QUE COM ESSA MEDIDA AS EMPRESAS SIMPLIFICARIAM A ARRECADAÇÃO E FICARIAM REGULARES COM O INSS? DESTAQUES COM PERCENTUAIS ACIMA DO TOTAL GERAL (Capitais, renda familiar, grau de instrução, classe social, possui conta corrente e condição de atividade econômica) CONCORDA (TOTAL 58%) São Paulo (64%) Porto Alegre (65%) Salvador (81%) Recife (76%) Desempregado (68%) DISCORDA (TOTAL 21%) Rio de Janeiro (27%) Curitiba (30%) Manaus (29%) Escolaridade superior (26%) Classe social B (33%)

57 TOTAL DA AMOSTRA EMPREGADOR
CONCORDA QUE COM ESSA MEDIDA AS EMPRESAS QUE TRABALHAM NA INFORMALIDADE NÃO FICARIAM MAIS EM SITUAÇÃO IRREGULAR COM O INSS? - [em %] TOTAL DA AMOSTRA EMPREGADOR

58 GRAU DE INFORMAÇÃO SOBRE A CPMF
CONCORDA QUE COM ESSA MEDIDA AS EMPRESAS QUE TRABALHAM NA INFORMALIDADE NÃO FICARIAM MAIS EM SITUAÇÃO IRREGULAR COM O INSS? - [em %] As taxas de concordância referentes à essa medida - as empresas que trabalham na informalidade não ficariam mais em situação irregular com o INSS -, são majoritárias e uniformes, independente do grau de informação sobre a CPMF. Válido notar, que a taxa de discordância cresce conforme o nível de informação sobre a CPMF. GRAU DE INFORMAÇÃO SOBRE A CPMF

59 A CPMF É MELHOR QUE OUTROS IMPOSTOS?
CONCORDA QUE COM ESSA MEDIDA AS EMPRESAS QUE TRABALHAM NA INFORMALIDADE NÃO FICARIAM MAIS EM SITUAÇÃO IRREGULAR COM O INSS? - [em %] Entre os que acham que a CPMF é melhor que os outros impostos, nota-se que as taxas de concordância são significativas, e mesmo entre os que acham que a CPMF pior ou igual, as taxas de concordância são majoritárias. Por outro lado, entre estes (acham a CPMF pior ou igual), pouco mais de um em cada quatro entrevistados, discordam. A CPMF É MELHOR QUE OUTROS IMPOSTOS?

60 CONCORDA QUE COM ESSA MEDIDA AS EMPRESAS QUE TRABALHAM NA INFORMALIDADE NÃO FICARIAM MAIS EM SITUAÇÃO IRREGULAR COM O INSS? - [em %] Entre os que são favoráveis ao aumento da CPMF e o fim da contribuição ao INSS, a concordância atinge taxas expressivas. Entre os que contrários, quase a metade discorda. FAVORABILIDADE EM RELAÇÃO AO AUMENTO DA CPMF COM O FIM DA CONTRIBUIÇÃO AO INSS

61 CONCORDA QUE COM ESSA MEDIDA AS EMPRESAS QUE TRABALHAM NA INFORMALIDADE NÃO FICARIAM MAIS EM SITUAÇÃO IRREGULAR COM O INSS? DESTAQUES COM PERCENTUAIS ACIMA DO TOTAL GERAL (Capitais, renda familiar, grau de instrução, classe social, possui conta corrente e condição de atividade econômica) CONCORDA (TOTAL 58%) São Paulo (64%) Porto Alegre (67%) Salvador (81%) Recife (70%) Desempregado (65%) DISCORDA (TOTAL 23%) Rio de Janeiro (35%) Manaus (30%) Escolaridade superior (33%) Renda familiar +10 sm (35%) Classe social B (42%) Empregador (28%)

62 TOTAL DA AMOSTRA EMPREGADOR
SE FOSSE UM TRABALHADOR COM REGISTRO DE AUTONÔMO, ACEITARIA PAGAR ESSE AUMENTO? - [em %] PERGUNTA: As pessoas que trabalham no regime de autônomo pagam, hoje, 20% de INSS. Se você fosse um trabalhador com registro de autônomo, você aceitaria pagar esse aumento de 0,50% da CPMF para substituir a contribuição de 20% de INSS? TOTAL DA AMOSTRA EMPREGADOR

63 GRAU DE INFORMAÇÃO SOBRE A CPMF A CPMF É MELHOR QUE OUTROS IMPOSTOS?
SE FOSSE UM TRABALHADOR COM REGISTRO DE AUTONÔMO, ACEITARIA PAGAR ESSE AUMENTO? - [em %] A aceitação quanto a pagar o aumento cresce conforme o nível de informação sobre a CPMF. GRAU DE INFORMAÇÃO SOBRE A CPMF A aceitação é significativamente maior entre os que acham a CPMF melhor que os outros impostos, e mesmo entre os que acham a CPMF pior ou melhor, as taxas de aceitação são majoritárias. Vale notar também, que pouco mais de 1/3 dos que acham a CPMF pior, não aceitaria pagar o aumento. A CPMF É MELHOR QUE OUTROS IMPOSTOS?

64 SE FOSSE UM TRABALHADOR COM REGISTRO DE AUTONÔMO, ACEITARIA PAGAR ESSE AUMENTO?
DESTAQUES COM PERCENTUAIS ACIMA DO TOTAL GERAL (Capitais, renda familiar, grau de instrução, classe social, possui conta corrente e condição de atividade econômica) ACEITARIA (TOTAL 58%) Curitiba (69%) Salvador (70%) Renda familiar +5/10 sm (66%) Classe social B (67%) NÃO ACEITARIA (TOTAL 28%) Recife (36%)

65 TOTAL DA AMOSTRA EMPREGADOR
VOTARIA NUM PARTIDO QUE DEFENDE O FIM DAS CONTRIBUIÇÕES PATRONAIS SOBRE A FOLHA DE SALÁRIOS DAS EMPRESAS, PARA GERAR MAIS EMPREGOS E REDUZIR O TRABALHO INFORMAL? - [em %] TOTAL DA AMOSTRA EMPREGADOR

66 GRAU DE INFORMAÇÃO SOBRE A CPMF A CPMF É MELHOR QUE OUTROS IMPOSTOS?
VOTARIA NUM PARTIDO QUE DEFENDE O FIM DAS CONTRIBUIÇÕES PATRONAIS SOBRE A FOLHA DE SALÁRIOS DAS EMPRESAS, PARA GERAR MAIS EMPREGOS E REDUZIR O TRABALHO INFORMAL? - [em %] Votariam sobretudo os que estão mais ou menos informados, mal informados ou nunca ouviram falar da CPMF, embora entre os que estão bem informados também é expressiva a intenção de votar. GRAU DE INFORMAÇÃO SOBRE A CPMF Entre os que acham a CPMF melhor que outros impostos, a intenção de votar é consideravelmente alta. Entre os que acham a CPMF pior ou igual, também é expressiva (porém menor), a intenção de votar. A CPMF É MELHOR QUE OUTROS IMPOSTOS?

67 AVALIAÇÃO GOVERNO LULA E PARTIDO DE PREFERÊNCIA
VOTARIA NUM PARTIDO QUE DEFENDE O FIM DAS CONTRIBUIÇÕES PATRONAIS SOBRE A FOLHA DE SALÁRIOS DAS EMPRESAS, PARA GERAR MAIS EMPREGOS E REDUZIR O TRABALHO INFORMAL? - [em %] A intenção de votar é majoritária independente da avaliação que os entrevistados têm do governo Lula (entre os que desaprovam, é um pouco menor e a não intenção um pouco superior ao total geral). Segundo a preferência partidária, entre os peemedebistas e entre os petistas, a intenção é maior. AVALIAÇÃO GOVERNO LULA E PARTIDO DE PREFERÊNCIA

68 DESTAQUES COM PERCENTUAIS ACIMA DO TOTAL GERAL
VOTARIA NUM PARTIDO QUE DEFENDE O FIM DAS CONTRIBUIÇÕES PATRONAIS SOBRE A FOLHA DE SALÁRIOS DAS EMPRESAS, PARA GERAR MAIS EMPREGOS E REDUZIR O TRABALHO INFORMAL? - DESTAQUES COM PERCENTUAIS ACIMA DO TOTAL GERAL (Capitais, renda familiar, grau de instrução, classe social, possui conta corrente e condição de atividade econômica) VOTARIA (TOTAL 63%) São Paulo (70%) Curitiba (76%) Salvador (79%) Recife (79%) Desempregado (71%) NÃO VOTARIA (TOTAL 21%) Rio de Janeiro (36%) Porto Alegre (36%) Classe social B (26%)

69 CONSIDERAÇÕES FINAIS

70 CONSIDERAÇÕES FINAIS A implantação de um sistema de imposto único, que reúna todos os impostos em um único imposto, é amplamente aceita pela população e pelos empregadores. O argumento testado e aprovado pela maioria – é mais prático pagar um único imposto de mesmo valor do que pagar vários impostos -, é uma das variáveis que dão sustentação à aceitação de um sistema de imposto único. A CPMF, que hoje tem uma imagem mais negativa que positiva (já que comparada a outros impostos é pior ou igual), obtém apoio considerável como o substituto de todos os outros impostos, com uma taxa de 2,65% como único imposto a ser pago.

71 CONSIDERAÇÕES FINAIS Quanto à proposta para o fim da contribuição ao INSS patronal sobre a folha de salários das empresas, é amplamente aceita desde que o aumento da CPMF seja reembolsado pela empresas para os seus funcionários e a tendência de queda dos preços dos produtos aconteça de fato e aumente o número de empregados contratados. Os benefícios que a proposta traria para o crescimento das empresas são relativos para a população (mais ainda para os empregadores), mas os argumentos de que com a medida as empresas simplificariam suas arrecadações e ficariam regulares com o INSS, juntamente com a afirmação de que as empresas que trabalham na informalidade, não ficariam mais em situação irregular com o INSS, são fatores que sustentam positivamente a medida perante a opinião pública, e em particular, perante os empregadores.

72 CONSIDERAÇÕES FINAIS A intenção majoritária de votar em um partido que defende o Imposto Único reflete a aceitação da população em relação à implantação de um sistema de imposto único. Também, a intenção de votar num partido que defende o fim das contribuições patronais sobre a folha de salários das empresas para gerar mais empregos e reduzir o trabalho informal, reflete a aceitação da população em relação à proposta, sobretudo se associada à geração de mais empregos. É válido ressaltar também, que a maior parte dos argumentos favoráveis à CPMF não obtém a concordância majoritária da opinião pública (e em especial dos empregadores), porque os impostos, de uma maneira geral - e a CPMF é percebida hoje mais como um imposto ou uma taxa e menos como uma contribuição -, têm uma imagem mais negativa que positiva: para os entrevistados, o que é arrecadado através de impostos transita por caminhos desconhecidos e não se reverte em benefícios. Isso explica porque a CPMF perde credibilidade quando é associada com a diminuição da corrupção, com a transparência dos impostos, com a sonegação e com o baixo custo para o contribuinte.


Carregar ppt "IMPOSTO ÚNICO CPMF DESONERAÇÃO DA FOLHA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google