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ALIENAÇÃO 02/04/2017 www.nilson.pro.br.

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1 ALIENAÇÃO 02/04/2017

2 02/04/2017

3 Natureza e cultura SER HUMANO: aprende a ser humano
Inteligência concreta; Linguagem; Trabalho; Lazer; Cultura. Produz sua própria história e se torna sujeito de seus atos. 02/04/2017

4 O trabalho alienado desumaniza.
“Para Marx, a pessoa deve trabalhar para si - o que não significa trabalhar sem compromisso com os outros, pois todo trabalho é tarefa coletiva - no sentido de que deve trabalhar para fazer-se a si mesmo um ser humano.” O trabalho alienado desumaniza. 02/04/2017

5 Etimologia Alienação – latim – alienare, alienus
Afastar, distanciar, separar Que pertence a um outro Alius: é o outro Portanto: alienar é tornar alheio, transferir para outro o que é seu. 02/04/2017

6 Conceitos de alienação
Jurídico: perda do usufruto ou posse de um bem ou direito; Psiquiatria: alienado mental é aquele que perde a dimensão de si na relação com os outros; Rousseau: a soberania do povo é inalienável, isto é, pertence somente ao povo, não deve perder o poder; Linguagem comum: pessoa desinteressada de assuntos importantes, como questões políticas e sociais. 02/04/2017

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8 No trabalho Quando segmentos dominantes exploram o trabalho humano, ou ainda quando para sobreviver o indivíduo precisa vender sua força de trabalho em troca de um salário, o homem perde a posse daquilo que ele produz. O produto do trabalho e seu produtor são separados, alienando quem o produziu. O homem não mais se pertence: não escolhe o horário, o ritmo, nem decide sobre o salário. Deixa de ser o centro de referência para si mesmo 02/04/2017

9 Para Marx: a alienação manifesta-se na vida real, a partir da divisão do trabalho, quando o produto do trabalho deixa de pertencer a quem o produziu. A mercadoria (inanimado) passa a ser considerada como se tivesse vida. 02/04/2017

10 A “humanização” da mercadoria leva a “desumanização” da pessoa.
A mercadoria adquire valor superior ao indivíduo – relações materiais e não humanas. Assume formas abstratas: dinheiro, capital e se convertem em realidades soberanas e tirânicas. Ou seja, A “humanização” da mercadoria leva a “desumanização” da pessoa. A própria pessoa transformada em mercadoria 02/04/2017

11 Consumo Aumento da classe média; Multiplicaram-se as profissões;
Individualismo: interesse pela vida privada e menos envolvimento público e político; Busca imediata pelo prazer e lazer. Sociedade do consumo: ato humano por excelência. Não apenas para a subsistência. 02/04/2017

12 - Consumo Alienado: necessidades artificialmente estimuladas.
O ato do consumo requer sensibilidade, imaginação, inteligência e liberdade. - Consumo Alienado: necessidades artificialmente estimuladas. - Desejos nunca satisfeitos. Consumo consciente: escolha autônoma 02/04/2017

13 Lazer Pessoas submetidas a trabalhos mecânicos e repetitivos: tempo livre ameaçado pela fadiga; “O tempo livre não é ocioso e sim um prolongamento de alguma atividade criativa ou inclusão de outras atividades.” 02/04/2017

14 Procuram compensações estimulantes e até violentas que as recuperem;
Propaganda: manipula, orienta escolhas, modismos; Atividades da “moda”: exigem tempo e dinheiro Massificação: meios de comunicação 02/04/2017

15 A sociedade pós-moderna: a revolução da informática
A sociedade atual é um SISTEMA que está passando por transformações muito rápidas e sucessivas no campo científico e tecnológico englobando todas as esferas da vida social. ( Segunda Revolução Industrial) 02/04/2017

16 TRANSFORMAÇÕES INDIVÍDUO SOCIAL
Produto das relações sociais: valores, cultura, formação histórica, etc. INDIVÍDUO SOCIAL 02/04/2017

17 Cibernética: alterou significativamente as relações de trabalho;
Predominância do setor de serviços (terciário), envolvendo atividades tanto de comunicação e informação como de comércio, finanças, saúde, educação, lazer, etc. A robotização e a automação trará mudanças bruscas para a massa. Máquina entre o homem e o mundo 02/04/2017

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19 Simulacro: hiper-real, intensifica e embeleza o real;
Realidade: transformada em simulacro, meios tecnológicos e de comunicação simulando a realidade; Simulacro: hiper-real, intensifica e embeleza o real; Ilusão de conhecimento: conhecer por fragmentos, sem integração das partes e a reflexão sobre as informações recebidas; Empresas: dar a ilusão que a máquina livra o homem do duro conflito patrão-empregado, libera seu tempo para outras atividades, mais prazerosas; Mecanismos de exploração: estão menos evidentes; 02/04/2017

20 Mundo de opulência: contrapõe-se à miséria e a fome
Cultura hedonista (de busca do prazer imediato) e narcisista (egocêntrica); O avanço da tecnologia não exclui a possibilidade de modos de vida alienados. 02/04/2017

21 Usada em função de nossos interesses?
Crítica a sociedade PRODUÇÃO HUMANA: Libertadora??? Usada em função de nossos interesses? Resgatar o que foi perdido em termos de humanização, quando a razão técnica sobrepõe à razão vital; 02/04/2017

22 HOJE: necessidade da reflexão moral e política sobre os fins das ações humanas no trabalho, no consumo, no lazer, nas relações afetivas, observando se estão a serviço do humano ou da sua alienação. “O certo é que quanto mais sabemos sobre a realidade, mais claro será o horizonte de nossa ignorância”(SCHAFF) 02/04/2017


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