A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

TEXTOS NARRATIVOS Hoje, vamos falar um pouco sobre narrativa, um dos gêneros textuais que, normalmente, são estudados no Ensino Fundamental 1 e 2, mas.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "TEXTOS NARRATIVOS Hoje, vamos falar um pouco sobre narrativa, um dos gêneros textuais que, normalmente, são estudados no Ensino Fundamental 1 e 2, mas."— Transcrição da apresentação:

1 TEXTOS NARRATIVOS Hoje, vamos falar um pouco sobre narrativa, um dos gêneros textuais que, normalmente, são estudados no Ensino Fundamental 1 e 2, mas também, algumas vezes, cobrados em vestibular. Uma narrativa, nada mais é do que um mini livro. Os princípios são os mesmos, a diferença é que, para uma prova de vestibular, por exemplo, há limitação de linhas.

2 Narração e Narratividade
Em nosso cotidiano encontramos textos narrativos; contamos e/ou ouvimos histórias o tempo todo. Mas os textos que não pertencem ao campo da ficção não são considerados narração, pois essas não têm como objetivo envolver o leitor pela trama, pelo conflito. Podemos dizer que nesses relatos há narratividade, que quer dizer, o modo de ser da narração.

3 OS ELEMENTOS DA NARRATIVA SÃO:
Foco narrativo (1ª e 3ª pessoa - narrador); Personagens (protagonista, antagonista e coadjuvante); Tempo (cronológico e psicológico); Espaço; Enredo.

4 FOCO NARRATIVO É quem conta o fato: o narrador. Pode ser em primeira pessoa, o qual por participar da história é chamado narrador-personagem, ou em terceira pessoa, o qual não participa dos fatos, e é denominado narrador-observador. PERSONAGENS São os aqueles que participam do acontecimento e que estão sendo citados pelo narrador. Há sempre um núcleo principal da narrativa que gira em torno de um ou dois personagens, chamados de personagens centrais ou principais (protagonistas).

5 Ainda sobre o foco narrativo
NARRAÇÃO 1ª PESSOA Ocorre quando o fato é contado por um participante, isto é; alguém que se envolva nos acontecimentos ao mesmo tempo em que o conta A narração na 1ª pessoa torna o texto muito comunicativo porque o próprio narrador conta o fato e assim o texto ganha o tom de conversa . Além disso, esse tipo de narração é muito comum na conversa diária, quando o sujeito conta um fato do qual ele também é participante. NARRAÇÃO NA 3ª PESSOA O narrador conta a ação do ponto de vista de quem vê o fato acontecer. Entretanto o contador do caso não participa da ação. Os verbos ficam na 3ª pessoa. O narrador sabe de tudo o que acontece e, por isso, recebe o nome de narrador onisciente.

6 TEMPO O intervalo de tempo em que o(s) fato(s) ocorre(m). Pode ser um tempo cronológico, ou seja, um tempo especificado durante o texto, ou um tempo psicológico, onde você sabe que existe um intervalo em que as ações ocorreram, mas não se consegue distingui-lo. ESPAÇO O espaço é imprescindível, e deve ser esclarecido logo no início da narrativa, pois assim o leitor poderá localizar a ação e imaginá-la com maior facilidade.

7 enredo Passos Importantes

8 O relato de um episódio implica interferência dos seguintes elementos:
fato - o quê? personagem - quem? ambiente - onde? momento - quando? Desta forma, ao enfocarmos a trama, o enredo, teremos, obrigatoriamente, de fazer descrições para caracterizar tal cenário. Assim, percebe-se: narração também envolve descrição.

9 DIÁLOGOS DIRETOS INDIRETOS São aqueles em que o próprio personagem “fala”. Neste caso, usamos o travessão “—” antes do texto. Ex: — Estou muito chateado com você, Maria — falou José. Nos indiretos, fica por conta do narrador descrever as falas. Ex: José falou para Maria que estava muito chateado com ela.

10 o texto narrativo apresenta uma determinada estrutura:
Esquematizando temos:  - Apresentação ou introdução;  - Complicação ou desenvolvimento;  - Clímax (ponto alto da história);  - Desfecho. 

11 Para que no seu texto estejam presentes esses elementos, é necessário que na organização do texto você faça alguns questionamentos: O quê aconteceu (enredo), quando aconteceu? (tempo), onde aconteceu? (espaço), com quem aconteceu? (personagens), como aconteceu? (trama, clímax, desenlace). Para uma redação escolar o melhor é que se distribuam as informações dessa forma:

12 Introdução: Com quem aconteceu? Quando aconteceu? Onde aconteceu?
Desenvolvimento: O que aconteceu? Como aconteceu? Por que aconteceu? Conclusão: Qual a consequência desse acontecimento? Se essas dicas forem seguidas com certeza a narração estará completa e não faltará nenhuma informação para que se possa entender os fatos.

13 DICAS Pergunte a você mesmo, na preparação do texto, os elementos acima. Dessa forma, suas respostas servirão de base para a estrutura do texto. Em toda narrativa é imperativo que existam sempre o fato e a personagem, sem os quais não há narrativa. Na composição narrativa, o enredo gira em torno de um fato acontecido. Toda história tem um cenário onde se desenvolve a trama, desta forma, ao enfocarmos a trama, o enredo, teremos obrigatoriamente que fazer descrições para caracterizar cenários e personagens. Use a criatividade. Verbos para dar ação ao texto. Frases curtas para dar suspense. Evite o “lugar comum”, ou seja, temas muito batidos, com desfechos previsíveis. Seja original.

14 Leia o texto de stanislaw ponte preta: a velha contrabandista
E encontre os Elementos da Narrativa


Carregar ppt "TEXTOS NARRATIVOS Hoje, vamos falar um pouco sobre narrativa, um dos gêneros textuais que, normalmente, são estudados no Ensino Fundamental 1 e 2, mas."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google