A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A Ciência é metodológica

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A Ciência é metodológica"— Transcrição da apresentação:

1 A Ciência é metodológica
Professora Fernanda Landim

2 Você já assistiu algum filme que possuía um cientista maluco?
Os cientistas têm a tarefa de observar, pesquisar, elaborar métodos classificatórios e, em colaboração com outros profissionais, como os técnicos de laboratório e os estudantes das universidades, criam instrumentos eficazes para conhecer melhor a natureza, especialmente os seres vivos e as suas interações com o ambiente.

3

4

5

6 Método científico Os cientistas têm um método de trabalho - o método científico. Esse está dividido em etapas: Observar um fato (ou um fenômeno) e coletar os dados. Levantar um problema (uma dúvida ou um questionamento). Formular uma hipótese (uma possível resposta para o problema). Realizar experimentos controlados. Avaliar os experimentos e, se necessário, testar novamente. Elaborar conclusões

7 VAMOS VER AGORA ALGUNS CIENTISTAS:

8 Albert Einstein ( ) Foi um físico alemão radicado nos Estados Unidos. Muito cedo em sua vida, manifestou curiosidade pela ciência: aos cinco anos, ao ganhar de presente uma bússola, ele ficou maravilhado com o instrumento. Desde então, Einstein decidiu nunca mais se afastar da ciência. Acabou sendo mais conhecido por desenvolver a teoria da relatividade. Ganhou o Prêmio Nobel da Física de 1921 pela correta explicação do efeito fotoelétrico; no entanto, o prêmio só foi anunciado em O seu trabalho teórico possibilitou o desenvolvimento da energia atômica, apesar de não prever tal possibilidade. Albert Einstein, em uma pose famosa por sua irreverência.

9 Antoine de Lavoisier A frase lhe parece familiar?
"Na natureza, nada se cria, nada se perde, tudo se transforma" A frase lhe parece familiar? Pois ela tem a ver com a Química e foi dita pelo químico francês Antoine Laurent de Lavoisier. Fascinado por estudos e descobertas, ele não só revolucionou essa área da ciência como também trabalhou em outros campos do conhecimento. Lavoisier nasceu em Paris, em Filho de uma família de classe média alta, estudou nas melhores escolas francesas. Formou-se em Direito, mas nunca exerceu a profissão. Fisgado pela Química, tornou-se um grande cientista. Aos 23 anos foi eleito membro da Academia Francesa de Ciências e, por seu talento, logo indicado ao posto de diretor da Administração da Pólvora, um dos comitês da academia.

10 Charles Darwin Em todo o lugar aonde ia, Darwin reunia grandes coleções de rochas, plantas e animais (fósseis e vivos) enviadas à sua pátria. Imediatamente, após seu regresso à Inglaterra, Darwin iniciou um caderno de notas sobre a evolução, reunindo dados sobre a variação das espécies, dando assim os primeiros passos para a Origem das Espécies. No começo, o grande enigma era explicar o aparecimento e o desaparecimento das espécies. Assim surgiram, em sua cabeça, várias questões: por que se originavam as espécies? Por que se modificavam com o passar dos tempos, diferenciavam-se em numerosos tipos e freqüentemente desapareciam do mundo por completo? Naturalista inglês, nasceu em 12 de fevereiro de 1809, em Shrewsbury. Robert Darwin, seu pai, era Físico, filho de Erasmus Darwin, poeta, filósofo e naturalista. A mãe de Charles, Susannah Wedgood Darwin morreu quando ele contava apenas oito anos de idade.

11 Os cientistas são pesquisadores que buscam, por meio do método científico, respostas para as questões relacionadas conosco e com o mundo à nossa volta. Em geral, podem ser encontradas várias respostas para a mesma pergunta.

12 Importância Os cientistas utilizam etapas definidas, estabelecidas.
Caso deixe de realizar alguma etapa, pode-se chegar a resultados e conclusões erradas em relação a um fato. Deve-se utilizar o grupo controle e o grupo experimental. Utiliza-se a imparcialidade

13 Leis e teorias Lei É uma regra com base em algum fenômeno que ocorra com regularidade. É uma relação entre o fenômeno e sua causa. Teoria É a forma de entender algum fenômeno através da observação. A lei está contida na teoria. A teoria pode gerar várias hipóteses específicas que podem ser testadas.

14 Ciência forense Ciência Forense, ou criminalística ( vinculado a justiça), deve ser compreendida como o conjunto de todos os conhecimentos científicos e técnicas que são utilizados para desvendar crimes. Em casos de homicídio, por exemplo, são utilizados meios pelos quais descobrem, por exemplo, a hora, a data e a causa da morte, que matou, o que levou ao homicídio etc.

15


Carregar ppt "A Ciência é metodológica"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google